Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Boa tarde pessoal. Fiz minha colheita na segunda, fiz a secagem na frente do ventilador, em seguida coloquei-os em um saquinho de tela em um pote plástico vedado com cloreto de cálcio. Agora eles estão crack & dry, porém, minha dúvida é se posso manter nesse pote por tempo indeterminado assim como feito com a sílica. Não encontrei essa informação em minhas pesquisas. Obs.: Os cogumelos não estão em contato com o dessecante.
 
Ola, gostaria de sabe si eu consigo preservar uma bolo colonizado depois de dois flush? (pensei em congelar com água comum mineral, daria certo?) é me preparar melhor para continuar a frutificação de outros aniversários, com equipamentos mais eficientes! o que acham? si posivel me ajudem a resolver isso de uma melhor maneira... nao tenho experiência ainda!
 
Ola, gostaria de sabe si eu consigo preservar uma bolo colonizado depois de dois flush? (pensei em congelar com água comum mineral, daria certo?) é me preparar melhor para continuar a frutificação de outros aniversários, com equipamentos mais eficientes! o que acham? si posivel me ajudem a resolver isso de uma melhor maneira... nao tenho experiência ainda!

Você não tirou nenhum carimbo de esporos? recomece pelo carimbo, ou tire um clone do micélio retirado do bolo e transfere pra grãos. Um bolo depois de alguns flushes já é um micélio relativamente velho, não sei congelando ele depois dê frutos de novo, acredito que o congelamento enfraqueça o micélio.
 
Última edição:
Você não tirou nenhum carimbo de esporos? recomece pelo carimbo, ou tire um clone do micélio retirado do bolo e transfere pra grãos. Um bolo depois de alguns flushes já é um micélio relativamente velho, não sei congelando ele depois dê frutos de novo, acredito que o congelamento enfraqueça o micélio.

obrigado! estou prestes a colher o segundo flushe, tentarei tirar carimbo desta vez! Eu nao sabia que dava pra tirar clone do micélio, daria pra me explicar como funciona?
 
estou com alguns cogumelos "adiantados" que pinaram antes dos demais! como posso proceder? é comum isso acontece? alguns deles estao bem desenvolvido prestes a romper o véu e outros estão começando a pinar (são poucos "adiantados").
 
Última edição:
estou com alguns cogumelos "adiantados" que pinaram antes dos demais! como posso proceder? é comum isso acontece? alguns deles estao bem desenvolvido prestes a romper o véu e outros estão começando a pinar (são poucos "adiantados").
Sim é comum, principalmente se for multiesporos, você pode tirar os mais desenvolvidos (com cuidado, claro), e esperar os menores a se desenvolver
 
Certo mas quando sei que completou a colonização? Hoje faz 21 dias que está na incubadora (com uma semana o bolo todo Jan apresentava micélio).
o micélio já está ao redor do bolo todo, algumas partes vejo micélio na vermiculita e outras partes vejo só micélio.
 

Anexos

  • D856D493-5B86-4E62-9FFA-B99F4DA0A4D0.jpeg
    D856D493-5B86-4E62-9FFA-B99F4DA0A4D0.jpeg
    1 MB · Visualizações: 14
Depois de vc ver que o micelio cubre toda a parte nutritiva do substrato.. aguarde uma semana e aniverse....
Boms Cultivos
Boa tarde pessoal. Fiz minha colheita na segunda, fiz a secagem na frente do ventilador, em seguida coloquei-os em um saquinho de tela em um pote plástico vedado com cloreto de cálcio. Agora eles estão crack & dry, porém, minha dúvida é se posso manter nesse pote por tempo indeterminado assim como feito com a sílica. Não encontrei essa informação em minhas pesquisas. Obs.: Os cogumelos não estão em contato com o dessecante.
Cloreto de Calcio quando absorve a umedade toda se transforma em liquido... a silica nao..
Por isso um vez cracker dry retira do cloreto e almacena ao vacuo se e possivel..
Melhor para almacenar assim como vc fala e a silica laranja...
ao vacuo com um poico de silisca na sacola selada...
Boms Cultivos !
 
Última edição:
Sim, pode ser que hajam esporos de Trichoderma também no carimbo. Assim como pode haver no ambiente, nos utensílios, terrário, copos, grãos etc etc etc...

O único jeito de averiguar é revisando todos os seus processos de cultivo e assepsia.
 
Olá, gostaria de saber se posso fazer a esterilização de grãos de milho e guardar pra só fazer a inoculação uma semana depois, há algum problema? Queria esterilizar logo agora e só inocular quando minha seringa de esporos chegar.
 
E se o milho estourar depois de esterilizado? E se tiver um pedaço de papel toalha lá? Mesmo depois da esterilização ainda pode ter contaminação? Eu acho que tem um pedaço de cabelo também kkkhjk
O milho não irá estourar, no máximo papar, e isso seria devido a uma etapa errônea da esterilização, já o pedaço de papel e o cabelo, tenha mais cuidado quando confeccionar, isso não deve causar tantos problemas, eu mesmo colonizei um spawn bag que tinha bichinhos de farinha dentro, coitados, morreram queimados, mas enfim, não atrapalhou em nada.
 
Oi, gostaria de saber sobre iluminação artificial, nunca usei até agora, recentemente olhei um cultivo de um inglês, ele instalou uma estufa no quarto, tudo muito bem feito, dentro dela, uma prateleira com algumas caixas organizadoras e nelas, alguns casings.

Sobre a luz, eu só vi ser branca, mas não sei se precisa ser alguma específica, ou se pode ser qualquer desde que ilumine. O cultivo dele deu muito certo, os cogumelos crescendo com muita qualidade.

Não havia nada de climatização, ele abria e abanava as caixas, a temperatura estava adequada. Porém, por ser dentro de um ambiente fechado ele usa luz, será que led pode ser usada? Ou tem que ser alguma outra?


Edit:
Consegui ver a lâmpada no vídeo dele, é daquelas brancas fluorescentes.
2019-05-08.png
 
Última edição:
Boa noite galera. Queria fazer duas perguntas.
1- A água que cobre até a metade da argila dentro do terrário, pode ser da torneira ou mineral?

2- Os furos que irá ser feito na caixa, fecho eles com fita microporosa ou com filtro de café?
Desde já agradeço a atenção.
 
Back
Top