Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Galerinha, quando se tem um bolo contaminado a gente costuma falar pra enterrar..

Não é prejudicial comer o cogumelo provindo deste bolo? A terra faz alguma mudança nesse bolo/fruto?

Gosto sempre de lembrar as pessoas de que tem pessoas que consomem cogumelos selvagens que estão crescendo em esterco, ou seja, contaminados com tudo que é tipo de contaminantes.

Se tens alguma dúvida quanto a limpeza de um cogumelo faça chá com ele e pronto.

Só não se pode consumir um cogumelo que esteja podre, porque daí pode ocorrer intoxicação alimentar.
 
Gosto sempre de lembrar as pessoas de que tem pessoas que consomem cogumelos selvagens que estão crescendo em esterco, ou seja, contaminados com tudo que é tipo de contaminantes.

Se tens alguma dúvida quanto a limpeza de um cogumelo faça chá com ele e pronto.

Só não se pode consumir um cogumelo que esteja podre, porque daí pode ocorrer intoxicação alimentar.

Neste sentido, então, eu posso comer os cogus provenientes de bolos "contaminados"? Tá lá uma mancha amarela no bolo, mas o cogu frutificou belezinha, sem estar podre, pode mandar pra dentro sem risco?
 
Neste sentido, então, eu posso comer os cogus provenientes de bolos "contaminados"? Tá lá uma mancha amarela no bolo, mas o cogu frutificou belezinha, sem estar podre, pode mandar pra dentro sem risco?

Acredito que sim, mas para evitar dores de barriga e afins acho que o melhor ainda é o chá.
 
Ja cultivei com ultrassonico e fiz duas experiências
com dunk and roll e sem
A conclusao foi
o bolo seco direto do potinho pro terrario com umidificador ficou azulado , já o bolo dunkado frutificou 4 flushes
Logo :
Sem dunk não rola :LOL:

Na natureza eles crescem apos uma boa chuvarada (dunk)
Onde costumo caçar é regiao de serra e tem muita neblina o ano todo mas nunca encontrei em epoca sem chuva !!

Um dunk bem feito e um terrário com argila ou perlita é mais do que suficiente


O bolo azulado então seria falta de umidade? Recentemente dunkei 2 bolos, que saíram com algumas manchas azuis (vide foto). Seria então algum tipo de contaminação por causa do metodo que usei para dunkar?
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2019-03-13 at 16.43.50.jpeg
    WhatsApp Image 2019-03-13 at 16.43.50.jpeg
    153.5 KB · Visualizações: 33
  • WhatsApp Image 2019-03-14 at 14.32.23.jpeg
    WhatsApp Image 2019-03-14 at 14.32.23.jpeg
    105.1 KB · Visualizações: 33
  • WhatsApp Image 2019-03-14 at 14.36.41.jpeg
    WhatsApp Image 2019-03-14 at 14.36.41.jpeg
    95.6 KB · Visualizações: 33
  • WhatsApp Image 2019-03-15 at 09.35.17.jpeg
    WhatsApp Image 2019-03-15 at 09.35.17.jpeg
    75.2 KB · Visualizações: 32
Última edição:
O bolo azulado então seria falta de umidade? Recentemente dunkei 2 bolos, que saíram com algumas manchas azuis (vide foto). Seria então algum tipo de contaminação por causa do metodo que usei para dunkar?
Sim eles azulam por falta de umidade , por falta de FAE , quando vc toca neles , quando vc colhe eles ... Cóqué coisinha eles ficam azul ....
 
Viável utilizar panela de pressão elétrica ? Se sim, alguem sabe me dizer tempos para esterilização de milho ?

Grato desde Ja.

Sim é viável.
 
O bolo azulado então seria falta de umidade? Recentemente dunkei 2 bolos, que saíram com algumas manchas azuis (vide foto). Seria então algum tipo de contaminação por causa do metodo que usei para dunkar?

Se estás com dúvida se é uma contaminação numa mancha que ficou num cogumelo, esfregue um cotonete se sair no cotonete é mofo.
 
Bom dia pessoal. Estou com meu primeiro bolo no terrário a 5 dias, porém ainda não apareceram os primeiros pins. Essas pontinhas saindo do bolo seriam nós hifais? Utilizo um terrário de garrafa pet de 2,5l com argila expandida no fundo, borrifo água na lateral umas 3 vezes ao dia, momento em que realizo a troca de ar. A temperatura média na minha região está entre 22-26°C. Utilizei a PF tek 2:1:1 (fibra de coco, farinha de arroz e água), a colonização foi muito rápida, sem sinais de contaminação. Não fiz dunk/roll nesse primeiro bolo. Poderiam me ajudar? Muito obrigado pela atenção.
IMG_20190325_090640.jpg

IMG_20190325_090634.jpg

IMG_20190325_090623.jpg
 
Bom dia pessoal. Estou com meu primeiro bolo no terrário a 5 dias, porém ainda não apareceram os primeiros pins. Essas pontinhas saindo do bolo seriam nós hifais? Utilizo um terrário de garrafa pet de 2,5l com argila expandida no fundo, borrifo água na lateral umas 3 vezes ao dia, momento em que realizo a troca de ar. A temperatura média na minha região está entre 22-26°C. Utilizei a PF tek 2:1:1 (fibra de coco, farinha de arroz e água), a colonização foi muito rápida, sem sinais de contaminação. Não fiz dunk/roll nesse primeiro bolo. Poderiam me ajudar? Muito obrigado pela atenção.
View attachment 105947

View attachment 105948

View attachment 105949

Está me parecendo que falta troca de ar e parece estar muito úmido também, seria bom por uma vermiculita em cima do bolo para ter um indicador de umidade.

Temos exemplo de como são os nós hifais: Clique aqui.
 
Última edição:
Deveria ter feito dunk and roll .

Isso aí é micélio aéreo ,, devido à falta de troca de
Bom dia pessoal. Estou com meu primeiro bolo no terrário a 5 dias, porém ainda não apareceram os primeiros pins. Essas pontinhas saindo do bolo seriam nós hifais? Utilizo um terrário de garrafa pet de 2,5l com argila expandida no fundo, borrifo água na lateral umas 3 vezes ao dia, momento em que realizo a troca de ar. A temperatura média na minha região está entre 22-26°C. Utilizei a PF tek 2:1:1 (fibra de coco, farinha de arroz e água), a colonização foi muito rápida, sem sinais de contaminação. Não fiz dunk/roll nesse primeiro bolo. Poderiam me ajudar? Muito obrigado pela atenção.
View attachment 105947

View attachment 105948

Vc deveria ter feito o dunk and roll!
As pontinhas são Micélio Aéreo. A situação aí está tão sufocante que o micélio está tentando até fugir do bolo .
Remova esse bolo , faça um dunk e o roll , faça furos nessa garrafa e os tampe com manta acrílica , não borrife nas paredes , borrife diretamente o bolo dunkado e rolado até que ele brilhe (não borrife demais , a vermiculita muito úmida fica escura , na umidade certa ela brilha basta duas borrifadas e ela já brilhará )

E eu tenho varios anos aqui e nunca aprendo à postar , sempre sai errado ...?
 
Um link para apresentação:
Pasteurização – Wikipédia, a enciclopédia livre

O micélio depois que coloniza 100% o substrato ele é dominante e difícil de ceder a outro micro, então os micros oriundos da pasteurização não competem com o micélio.

Ola, dias atras chegou meu livro sobre fungos neste há uma frase que diz algo como, enquanto houver substrato o micelio estará vivo, no entanto me surgiu a duvida, montando o terrario pftek é só realizar a manutenção do substrato ou eu sempre vou ter que fazer o processo completo? já que a frutificação vai soltar esporos dentro do terrario existe essa possibilidade de um cultivo, digamos que "permanente"??

ps: ainda não montei o meu cultivo
 
Última edição por um moderador:

Que terrário é o terrário pftek?

Como que iria evitar contaminações no substrato que receberia os esporos do terrário?
 
Que terrário é o terrário pftek?

Como que iria evitar contaminações no substrato que receberia os esporos do terrário?

A pergunta ficou um pouco confusa, mas vou tentar explicar da melhor maneira possível.

Terrário (o próprio fórum marca a palavra, você pode verificar colocando o cursor ou clicando na palavra no seu próprio post, que foi sublinhada) é qualquer compartimento no qual você manterá uma umidade e temperatura/condições adequadas pros bolos (no caso da pf tek). O terrário não terá substrato, geralmente só perlita ou argila expandida para manter a umidade em níveis altos no terrário, mas existem vários tipos diferentes. O substrato é o bolo, que será inoculado em um copo ou recipiente que será lacrado até a colonização completa, de maneira que ao remover, estará resistente à maioria das contaminações, que precisam do substrato para colonizar. O bolo colonizado está sujeito apenas à contaminações predatórias, que são raríssimas e costumam só atacar o bolo quando está chegando próximo ao fim do ciclo de vida, geralmente 3 a 5 flushes.
 
Back
Top