Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Oi, gostaria de saber sobre iluminação artificial, nunca usei até agora, recentemente olhei um cultivo de um inglês, ele instalou uma estufa no quarto, tudo muito bem feito, dentro dela, uma prateleira com algumas caixas organizadoras e nelas, alguns casings.

Sobre a luz, eu só vi ser branca, mas não sei se precisa ser alguma específica, ou se pode ser qualquer desde que ilumine. O cultivo dele deu muito certo, os cogumelos crescendo com muita qualidade.

Não havia nada de climatização, ele abria e abanava as caixas, a temperatura estava adequada. Porém, por ser dentro de um ambiente fechado ele usa luz, será que led pode ser usada? Ou tem que ser alguma outra?


Edit:
Consegui ver a lâmpada no vídeo dele, é daquelas brancas fluorescentes.
View attachment 106829
Pode ser led sim, dê preferência para as brancas.

Boa noite galera. Queria fazer duas perguntas.
1- A água que cobre até a metade da argila dentro do terrário, pode ser da torneira ou mineral?

2- Os furos que irá ser feito na caixa, fecho eles com fita microporosa ou com filtro de café?
Desde já agradeço a atenção.

1 - O melhor seria água mineral, eu utilizo água potável da torneira mesmo, mas é aquela história faça o que eu falo, não faça o que eu faço ;)

2 - Procure por lã acrílica, é super barato em lojas de tecido
 
Boa noite galera. Queria fazer duas perguntas.
1- A água que cobre até a metade da argila dentro do terrário, pode ser da torneira ou mineral?

2- Os furos que irá ser feito na caixa, fecho eles com fita microporosa ou com filtro de café?
Desde já agradeço a atenção.

1- Dependendo da qualidade da água pode ser da torneira, se tiver como filtrar melhor, tem gente que ferve por 10 minutos mas não é estritamente necessario.

2 - Nenhum dos dois, use lã acrílica também conhecida como perlon.
 
Pode ser led sim, dê preferência para as brancas.



1 - O melhor seria água mineral, eu utilizo água potável da torneira mesmo, mas é aquela história faça o que eu falo, não faça o que eu faço ;)

2 - Procure por lã acrílica, é super barato em lojas de tecido
Massa, vou usar mineral então, e lã acrílica. Valeu ai o/

1- Dependendo da qualidade da água pode ser da torneira, se tiver como filtrar melhor, tem gente que ferve por 10 minutos mas não é estritamente necessario.

2 - Nenhum dos dois, use lã acrílica também conhecida como perlon.

Valeu jow. o/
 
Boa noite galera. Queria fazer duas perguntas.
1- A água que cobre até a metade da argila dentro do terrário, pode ser da torneira ou mineral?

2- Os furos que irá ser feito na caixa, fecho eles com fita microporosa ou com filtro de café?
Desde já agradeço a atenção.

Costumo ferver a água da torneira antes de colocar no terrário.

Filtro de café permite uma melhor troca gasosa que a microporo. Tenho usado gaze cortada e enfiada nos buraquinhos. Algodão tb é uma boa.
 
Boa tarde galera. Estou com dificuldade em achar sílica laranja na minha cidade, e no momento não estou com tanta grana livre para comprar pelo mercado livre. A minha pergunta é:

1- Existe outro método que eu possa usar sem ser a sílica laranja?

2- Sílica gel sem ser laranja serve para secagem?

3- Deixar no ventilador por mais tempo dá pra alcançar mais a secagem que realmente é pra ser?
 
Boa tarde galera. Estou com dificuldade em achar sílica laranja na minha cidade, e no momento não estou com tanta grana livre para comprar pelo mercado livre. A minha pergunta é:

1- Existe outro método que eu possa usar sem ser a sílica laranja?
Existem alguns relatos sobre esquentar no forno (temperatura controlada) mas nunca tentei.
2- Sílica gel sem ser laranja serve para secagem?
As outras sílicas possuem substâncias tóxicas, eu sei que o cogumelo não chega a entrar em contato com ela mas eu não arriscaria, pode render alguns tumorezinhos
3- Deixar no ventilador por mais tempo dá pra alcançar mais a secagem que realmente é pra ser?
Nunca vai alcançar o crack-dry assim, mas grande parte da secagem pode ser no vento sim. (até pra evitar o desgaste rápido da sílica)
 
Boa noite, camaradas!

Estou com um casing que está no terrário há uns 5 dias. É um cultivo no milho multiesporos sem qualquer problema na colonização, casing montado e 10 dias incubado para então ir ao terrário. Tudo lindo e maravilhoso até então. Porém, eu venho percebendo que a partir do 2º dia, começou a surgir uma suave nuvemzinha branca surgindo sorrateiramente na camada da vermiculita. No meu cultivo anterior tudo aconteceu como previsto, mas no terrário acabou contaminando com trichoderma, algo que nunca tinha acontecido comigo, ainda mais nessa fase. E começou também assim, uma massa suave crescendo na camada de vermiculita que depois esverdeou passado uns dias.

Até o momento, no cultivo atual, não esverdeou. Então, excluindo a possibilidade de trichoderma (por enquanto), fico entre cobweb e crescimento ainda vegetativo do micélio anormalmente rápido. Não consigo detectar no momento uma diferenciação clara de cor. Entretanto, o micélio não apresenta qualquer rizomorfismo. Não vejo hifas grossas saindo pela vermiculita. Tudo está muito algodoado e se houver um cobweb será bem difícil de notar.

A rotina é comum: abano vigorosamente 2 a 3x ao dia. A temperatura é ambiente e varia entre 22º a 28º graus. É um sistema simples, caixa organizadora com 4 furos grandes em cada lado, argila expandida no fundo, sem grande controle de umidade ou temperatura, apenas o feeling. A "tampa" é um plástico filme, de modo que a claridade entra sem nenhuma barreira. Por muitos cultivos isso foi suficiente e deu muito certo até então.

Devo esperar mais dias e ver a evolução do casing? Partir para uma água oxigenada para tentar matar o suposto cobweb? Cold shock para parar o crescimento vegetativo? Espero uma iluminação dos mais experientes. Upei 3 fotos, mas não sei se consegui contemplar bem a situação nelas.

Grande abraço!
 

Anexos

  • _DSC6527.jpg
    _DSC6527.jpg
    2.3 MB · Visualizações: 38
  • _DSC6529.jpg
    _DSC6529.jpg
    2.4 MB · Visualizações: 34
  • _DSC6531.jpg
    _DSC6531.jpg
    2.2 MB · Visualizações: 30
Até o momento, no cultivo atual, não esverdeou. Então, excluindo a possibilidade de trichoderma (por enquanto), fico entre cobweb e crescimento ainda vegetativo do micélio anormalmente rápido. Não consigo detectar no momento uma diferenciação clara de cor. Entretanto, o micélio não apresenta qualquer rizomorfismo. Não vejo hifas grossas saindo pela vermiculita. Tudo está muito algodoado e se houver um cobweb será bem difícil de notar.

Grande abraço!
Duende Verde cresce muito rápido, também descartaria, mas a cor dessas nuvenzinhas está estranha, provavelmente cobweb (pelo que vi está um pouco acinzentado).
 
Duende Verde cresce muito rápido, também descartaria, mas a cor dessas nuvenzinhas está estranha, provavelmente cobweb (pelo que vi está um pouco acinzentado).

É, até o momento não esverdeou e eu estou concluindo também que não é cobweb ou o crescimento dele estagnou. Pelas fotos parece meio acinzentado, mas é mais porque a nuance do branco bem suave em contraste com o escuro da vermiculita deu essa distorção. Na real, não dá pra distinguir qualquer variação de cor olhando de perto e por isso fiquei na dúvida.

Aumentei a circulação de ar e dei uma baixada na temperatura com bolsas de gelo. Vamos na fé.

Até mais!
 
Boa noite galera. Queria fazer duas perguntas.
1- A água que cobre até a metade da argila dentro do terrário, pode ser da torneira ou mineral?

2- Os furos que irá ser feito na caixa, fecho eles com fita microporosa ou com filtro de café?
Desde já agradeço a atenção.
Dale mano.
1- eu usei água mineral de filtro no meu e até agora tudo ok. Eu fico meio receoso de usar água de torneira pra qualquer coisa, mas talvez nem faça diferença.
2- no meu terrário usei filtro de café para tapar os furos mas acabei retirando e deixando aberto mesmo. Acho que, se tens que abanar de qqr forma, não faz diferença. Os bolos depois de 100% colonizados são difíceis de contaminar. Outra coisa que tens que pensar é na umidade com e sem os filtros. Paz irmão!
 
Co
Salve, @Poeiraviva !

Dependendo do lugar onde fica o terrário, deixar os furos tampados impede que formigas ou outros insetos entrem nele.
Concordo totalmente. Aqui em casa por exemplo é um verdadeiro formigueiro. Foi a primeira coisa que me fez pensar no filtro. Mas depois que tirei nunca notei nenhum inseto dentro do terrário. Eu deixo os potes sem tocar nas paredes e acho que a perlita úmida não é mto convidativa. Mas já vi que as formigas sobem no meu umidificador e conseguem entrar nele, então vedei com micropore. Acho valido que seja usado filtro em ambientes com mosquitos e outros insetos voadores.
 
Eu fiz algumas seringas de esporos um tempo atrás apenas usando água mineral de copinho. Sugando diretamente com a seringa sem abrir o copo claro. E funcionaram bem...
Agora fui pesquisar e vejo que geral aqui indica fazer fervendo a água.
Mas será q o copinho é um método viável ou dei sorte ? E água pra injeção alguém usa ?
Como vocês preferem fazer As seringas de vocês?
 
Eu fiz algumas seringas de esporos um tempo atrás apenas usando água mineral de copinho. Sugando diretamente com a seringa sem abrir o copo claro. E funcionaram bem...
Agora fui pesquisar e vejo que geral aqui indica fazer fervendo a água.
Mas será q o copinho é um método viável ou dei sorte ? E água pra injeção alguém usa ?
Como vocês preferem fazer As seringas de vocês?

Eu costumo ferver água mineral pra esterilizar ela. ai pego a seringa esterilizada e sugo a água fervendo pra dentro e a descarto algumas vezes na pia. Ai sugo a água fervente ate encher a seringa e deixo esfriar. Depois preparo a seringa de esporos normalmente.
 
Boa tarde galera. Mantenho o terrário no meu quarto onde durmo com a mulher e meu filho de 1 ano. Queria saber se existe algum risco em manter o terrário no quarto próximo a gente? Desde já agradeço a ajuda.
 
Back
Top