Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Pq não prendeu com a fita isolante?

O negócio é levantar , sacudir a poeira e seguir em frente !
.:)

Vi, em alguns tópicos e diários, que quando era para esterilizar o substrato era necessário colocar apenas as tampas de alumínio e depois vedar os copos.

É isso, não vou desanimar não! Mas agora que eu fui na cozinha vi que um dos copos já estava crescendo contaminação (mas eu abri a tampa de alumínio faz uns 3-4 dias), então será que não foi por causa dos esporos mesmo? Fiz a seringa dentro de uma glove, embalei-a dentro de papel alumínio e deixei 2 dias na geladeira para hidrata-los; acho que fiz tudo certo né?
 
Vi, em alguns tópicos e diários, que quando era para esterilizar o substrato era necessário colocar apenas as tampas de alumínio e depois vedar os copos.

É isso, não vou desanimar não! Mas agora que eu fui na cozinha vi que um dos copos já estava crescendo contaminação (mas eu abri a tampa de alumínio faz uns 3-4 dias), então será que não foi por causa dos esporos mesmo? Fiz a seringa dentro de uma glove, embalei-a dentro de papel alumínio e deixei 2 dias na geladeira para hidrata-los; acho que fiz tudo certo né?

Como sabe que é uma contaminação? Algum cheiro de ranço?

Bactérias ao contrário dos fungos contaminantes demoram pra mostrar sinais visíveis nos copos, tinha um copo meu que estava com uma contaminação bacterial e não tinha cheiro quando abri o copo, mas quando eu joguei o substrato fora subiu um baita cheiro de ranço. A impressão que dava era que não tinha nada crescendo ali.
 
Eu não deixo minhas seringas na geladeira para hidratá-las, apenas para guardá-las caso sobre . Eu as deixo na SAB (still air box) uma noite e inoculo em seguida !
Uso água mineral de copinho para inocular (dica dos antigos) e uso álcool em tudo , flambo a agulha à cada pote ...
Fiz uns videos sobre PF tek e postei em algum lugar por aqui . São meio chatos e entediantes pra quem manja do bagulho , mas pra quem tá aprendendo é bem útil. . Dá uma fuçada
 
Como sabe que é uma contaminação? Algum cheiro de ranço?

Bactérias ao contrário dos fungos contaminantes demoram pra mostrar sinais visíveis nos copos, tinha um copo meu que estava com uma contaminação bacterial e não tinha cheiro quando abri o copo, mas quando eu joguei o substrato fora subiu um baita cheiro de ranço. A impressão que dava era que não tinha nada crescendo ali.

Bom, na hora que eu abri o pote não tinha nenhum cheiro, quando descartei-o também não senti nenhum cheiro diferente do substrato. Entretanto, ao olhar para as laterais do copo, pude perceber algumas manchas verdes e outras vermelhas, junco com uma secreção amarelada. Acredito que tenha contaminado quando eu abri e deixei perto do tanque para poder lavar quando tiver mais tempo.


-----------------------------------------------------------

Quanto ao Speisepilz, eu imaginei que talvez fosse um problema hidratar os esporos na geladeira. Na próxima eu não faço! Mas quanto aos seus vídeos eu acredito que vi! Se não me engano é um vídeo sobre PF tek com cremogema; pensei até em fazer, mas aqui em PT eu não sei o nome para isso e como já tenho a vermiculita que sobrou dos outros cultivos... Dentro do que você fez nos seus vídeos eu também segui, acredito que não foi muito diferente, apesar que você utiliza potes e não copos, cremogema e não vermiculita.

Bom... acho que vou pesquisar mais, ver mais cultivo e tentar de novo. Vou já fazer uma seringa com metade do carimbo que sobrou, que se o problema for ele eu já peço um carimbo para o banco de esporos.

Também farei o meu diário de cultivo para ser mais útil e informativo, só não tinha feito antes pois estava com problemas para me cadastrar (um erro chato no recaptcha).
 
Última edição:
Bom, na hora que eu abri o pote não tinha nenhum cheiro, quando descartei-o também não senti nenhum cheiro diferente do substrato. Entretanto, ao olhar para as laterais do copo, pude perceber algumas manchas verdes e outras vermelhas, junco com uma secreção amarelada. Acredito que tenha contaminado quando eu abri e deixei perto do tanque para poder lavar quando tiver mais tempo.


-----------------------------------------------------------

Quanto ao Speisepilz, eu imaginei que talvez fosse um problema hidratar os esporos na geladeira. Na próxima eu não faço! Mas quanto aos seus vídeos eu acredito que vi! Se não me engano é um vídeo sobre PF tek com cremogema; pensei até em fazer, mas aqui em PT eu não sei o nome para isso e como já tenho a vermiculita que sobrou dos outros cultivos... Dentro do que você fez nos seus vídeos eu também segui, acredito que não foi muito diferente, apesar que você utiliza potes e não copos, cremogema e não vermiculita.

Bom... acho que vou pesquisar mais, ver mais cultivo e tentar de novo. Vou já fazer uma seringa com metade do carimbo que sobrou, que se o problema for ele eu já peço um carimbo para o banco de esporos.

Também farei o meu diário de cultivo para ser mais útil e informativo, só não tinha feito antes pois estava com problemas para me cadastrar (um erro chato no recaptcha).

Ainda bem que eu reportei esse erro do reCaptcha então hahahaha.

Cremogema é uma receita pronta de amido de milho enriquecido para fazer mingau. Os ingredientes são "Amido, açúcar, vitaminas (A, B1, B3, B6, B12, C e ácido fólico) e minerais (ferro e zinco), antiumectante fosfato tricálcico, aromatizante e corante urucum" retirei do site https://www.maizena.com.br/Produtos/cremogema-tradicional.html. Na minha opinião, seria bom de utilizar como um aditivo ao substrato, mas não um substituto da vermiculita, porque a vermiculita diminui as chances de contaminação justamente por não ser nutritiva.

Quanto a usar meio carimbo pra fazer uma seringa https://teonanacatl.org/biblioteca/...ura-nem-sempre-é-uma-seringa-de-qualidade.1/

Tá aí meu pitaco.
 
Ainda bem que eu reportei esse erro do reCaptcha então hahahaha.

Cremogema é uma receita pronta de amido de milho enriquecido para fazer mingau. Os ingredientes são "Amido, açúcar, vitaminas (A, B1, B3, B6, B12, C e ácido fólico) e minerais (ferro e zinco), antiumectante fosfato tricálcico, aromatizante e corante urucum" retirei do site https://www.maizena.com.br/Produtos/cremogema-tradicional.html. Na minha opinião, seria bom de utilizar como um aditivo ao substrato, mas não um substituto da vermiculita, porque a vermiculita diminui as chances de contaminação justamente por não ser nutritiva.

Quanto a usar meio carimbo pra fazer uma seringa https://teonanacatl.org/biblioteca/...ura-nem-sempre-é-uma-seringa-de-qualidade.1/

Tá aí meu pitaco.

Então, vc não viu o vídeo direito , deve ter acelerado ou pulado partes !
Cremogema não é substituta de vermiculita nem aqui nem na china !

É só um aditivo para o substrato e não é indispensável

Talvez o problema seja esse aqui ó

View: https://youtu.be/UUpvbGN070E


Obrigado pessoal, vou pesquisar muito mais sobre o cultivo para o próximo! Talvez tente com cremogema, mas vai ser difícil agora por causa da faculdade!

Conto com vocês
 
COMO FAZ PRA DAR UPLOAD EM FOTOS?

Boa tarde psiconautas.

Sou novo no forum, ando lendo sobre suas sabedorias faz alguns meses, tenho que dizer que o assunto aqui é muito extenso, o acervo de informação e lindo de se ver, tem me sido muito útil, agradeço cada um de vocês por fazerem esse lindo trabalho.

vamos lá! eu estou cultivando alguns bolos PF ( daqui alguns dias posto um diário :feliz: ) e me surgiu uma duvida referente à um dos BOLOS PF, esse copo em questão estava crescendo normalmente, até que, um dia, percebi um crescimento diferenciado em um dos locais ainda não colonizado no substrato, num ponto de inoculação ( foram 4 pontos em cada copo ) q não vingou, nesse local nasceu tem um micélio mais algodoado e denso, aparentemente também pouco mais agressivo, mesmo vendo em alguns diario semelhança com o micelio em questão, por favor, podem averiguar com suas vivências no assunto? obrigado! PS:vale dizer também que apareceu algumas gotas de agua no local.
 
COMO FAZ PRA DAR UPLOAD EM FOTOS?

Boa tarde psiconautas.

Sou novo no forum, ando lendo sobre suas sabedorias faz alguns meses, tenho que dizer que o assunto aqui é muito extenso, o acervo de informação e lindo de se ver, tem me sido muito útil, agradeço cada um de vocês por fazerem esse lindo trabalho.

vamos lá! eu estou cultivando alguns bolos PF ( daqui alguns dias posto um diário :feliz: ) e me surgiu uma duvida referente à um dos BOLOS PF, esse copo em questão estava crescendo normalmente, até que, um dia, percebi um crescimento diferenciado em um dos locais ainda não colonizado no substrato, num ponto de inoculação ( foram 4 pontos em cada copo ) q não vingou, nesse local nasceu tem um micélio mais algodoado e denso, aparentemente também pouco mais agressivo, mesmo vendo em alguns diario semelhança com o micelio em questão, por favor, podem averiguar com suas vivências no assunto? obrigado! PS:vale dizer também que apareceu algumas gotas de agua no local.

Para fazer upload em fotos, pelo computador tu pode dar um ctrl c na foto e colar ela direto com ctrl v no post e no celular tem uma opção carregar um arquivo e para por no post é só por o inserir miniatura.

Geralmente fungos concorrentes colonizam o substrato em poucos dias e mudam de cor quando maturam, água é normal ter condensada no copo pois o micélio gera calor com a decomposição do substrato.
 
Então, voltado... tomara que seja os meninos magicos ai, não os meninos maus, a paranoia grita fundo na mente. caso não de pra reparar os detalhes eu posto mais, valeu galera e Ankardo. ( to vendo q vou apanhar pra aprender a usar as ferramentas do forum )

upload_2019-2-26_0-47-52.jpeg
 
Obrigado, eu li bastante esse topico, teve um outro que me fugiu e não encontrei, ele falava sobre uma neve algodoada q suava na maioria dos casos e era um contaminante, enfim, UFAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA :contente:, logo logo um belo conto de fadas com gnomos e seres magicos de diversas dimenções me esperam. valeu novamente BRO.
 
Fala galera, tudo ok?
Me digam uma coisa, meu cultivo parece ok ou tem algum problema? acho estranho essa parte algodoada que cresceu.
20190302_194710.jpg20190301_085738.jpg20190302_194732.jpg
 
Boa noite galera, eu sou nova no grupo e em breve estarei iniciando meu cultivo (e quem sabe não faço um diário para compartilhar com vocês). Estou com uma dúvida que pode ser o tanto boba, mas peço que tenham paciência e compaixão para me ajudar kkkk
Em breve estarei recebendo um spawn 100% colonizado para iniciar meu cultivo, como posso proceder a partir desse micélio? Qual método eu posso utilizar para armazenar as sementes e multiplicá-las?
Agradeço desde já
 
Eu não tenho um número certo pq varia mto de acordo com a época do ano . Atualmente a umidade aqui esta em 50 % e está mto quente então estou usando um terrário shotgun com perlita junto com o umidificador e este ligado num Timer ajustado para 15 min à cada 3 horas.
:)
E isso que eu fiz acabou gerando frutos com
Eu não tenho um número certo pq varia mto de acordo com a época do ano . Atualmente a umidade aqui esta em 50 % e está mto quente então estou usando um terrário shotgun com perlita junto com o umidificador e este ligado num Timer ajustado para 15 min à cada 3 horas.
:)
.....e acabou dando tudo errado , frutos deformados ,peludos , chapéus pequenos !!!
Eu havia feito esse Shotgun do meu jeito , sem furar os 6 lados do terrário e acrescentei o umidificador ultrasonico para tentar substituir as tradicionais borrifadas e acabou dando tudo errado.
Depois disso fiz um Shotgun original como manda o figurino e estou impressionado com os resultados e com a simplicidade da coisa toda !!!!
 
Galerinha, quando se tem um bolo contaminado a gente costuma falar pra enterrar..

Não é prejudicial comer o cogumelo provindo deste bolo? A terra faz alguma mudança nesse bolo/fruto?
 
Back
Top