Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?

Olá e boa noite, estou começando a fazer um substrato de milho para pipoca, vou ser direto e sem formalidades, a minha primeira dúvida é se o bicarbonato de sódio serviria como regulador de pH para a água sanitária, e qual a sua proporção, supondo que foram colocadas 2 colheres de sopa de água sanitária, qual seria a quantidade a ser colocada de bicarbonato de sódio ?

Desde já, obrigado...​

O milho é muito bom para cultivar cubensis, porém tem que ter paciencia e cuidado para não por a perder.
Eu já usei molho em água sanitária por 24 horas, seguido de molho em calcáreo e esterilização. Deu certo.

Hoje eu uso 4 passos sem água sanitária, nem mais nada.
1º morte aos micros
fervo água, despejo o milho, ferve por 10 minutos, desligo o fogo e deixo 24 horas de repouso, panela fechada.

2º morte aos micros que eclodiram dos esporos
aqueço até ferver, desligo o fogo e deixo 24 horas de repouso, panela fechada.

3º morte aos remanescentes.
aqueço até ferve, desligo o fogo, espero esfriar, escorro e ponho coberto com prato raso, na geladeira frost free, deixo 24 horas. Depois desse tempo sai bem seco.

4º esterilização ( morte a todos micros presentes)
distribuo em copos e esterilizo 2 horas em panela de pressão.

Colocando água até cobrir o milho e sempre usando fogo baixo, não precisa adicionar água no decorrer do processo.
1 kilo de milho de pipoca, rende 17 copos de requeijão, que podem ser usados na panela de pressão.

Está aprovado em diversos cultivos sem nenhuma contaminação.

muito legal mesmo Mauricio! :) vou anotar aqui no caderninho essa! vou esperar o verão e mando as news!!!

Mauricio, tive a impressão de que apos a suspensão do uso de hipoclorito de sodio os Basidiocarpos estão desenvolvendo mais saudáveis (maiores do que antes).

A pregunta é a seguinte: Você Tem notado alguma diferença?

Seus cultivos recentes estão magníficos esbanjando cogumelos exuberantes.

A principal diferença é que praticamente eliminei trichoderma no grão de milho, aquele que resistia ao processo anterior com água sanitária, calcáreo seguido de esterilização.
Quanto aos frutos maiores foi porque voltei a utilizar esterco, que dá um nível acima na quantidade e tamanho.

EU QUERO SABER:
Apos dunk, cold-shok e roll quantas vezes por dia e quanto de agua devo borrifar na vermiculita que ficou aderida ao bolo? ao surgirem os pins devo continuar borrifando?
Meu terrario fica no chão então tento evitar ao maximo abrilo
Fiz um sistema de troca de ar por bombinha de aquario
Obrigrado
Abrass

Olá galera, dei uma pesquisada rápida aqui no forum e não achei nenhuma dúvida parecida... Pois então, comecei o cultivo de Cubensis B+ a algum tempo e já obtive 2 fluxos, porém vou ter que fazer uma viagem longa (pouco menos de 1 mês) e não me agrada a idéia de pedir (e ensinar) alguem para cuidar deles. Existe algum modo de pausar, congelar, ou algo do tipo o fluxo e recomeçar quando eu voltar da viagem?
Obrigado desde já!

@Mauricio,

Tenho uma cultura liquida feita numa Mamadeira com 100ml de aguá com 5ml de mel karo diluído com uma minuscula raspa de esporos e uma bola de gude... Esta incubada a 27° constantes e com 5 dias ja apresenta algumas nuvens no fundo do recipiente...

Eu quero saber: Posso agitar a C.L. para acelerar a colonização?, caso possa: de quanto em quanto tempo???

Eu quero saber: Eu fiz a esterilização do milho na PP, mais tem goticulas de agua no vidro, e existe um pouco de agua no fundo.. oque eu posso fazer?
Obrigado!

Se sobrou muita água nem comece. Escorra a água e esterilize de novo.

Fez a esterilização fracionada para milho que o Mauricio recomendou?

Fiz sim.. Nao foi MUITA agua, tanto que só da pra ver que tem, quando eu inclino o pote um pouco.. e fica aquele cantinho de agua..
A unica solução é essa mesmo?

@Mauricio,

Tenho uma cultura liquida feita numa Mamadeira com 100ml de aguá com 5ml de mel karo diluído com uma minuscula raspa de esporos e uma bola de gude... Esta incubada a 27° constantes e com 5 dias ja apresenta algumas nuvens no fundo do recipiente...

Eu quero saber: Posso agitar a C.L. para acelerar a colonização?, caso possa: de quanto em quanto tempo???

Espera a nuvem ficar densa, não misture agoa.
Outra coisa, a bola hoje é dispensável.
Estou usando uma seringa sem agulha para puxar a cultura, evita entupimento.
Abro buraco com a agulha no tampão de alumínio e injeto a CL nos potes.
depois fita adesiva, tudo na glove.

Eu quero saber: Eu fiz a esterilização do milho na PP, mais tem goticulas de agua no vidro, e existe um pouco de agua no fundo.. oque eu posso fazer?
Obrigado!

Goticulas é diferente de acúmulo.
Quando for injetar a solução de esporos é mais água que adiciona, se o fundo ficar com muita água, a chance de contaminar é maior.
Melhor reiniciar.

Espera a nuvem ficar densa, não misture agoa.
Outra coisa, a bola hoje é dispensável.
Estou usando uma seringa sem agulha para puxar a cultura, evita entupimento.
Abro buraco com a agulha no tampão de alumínio e injeto a CL nos potes.
depois fita adesiva, tudo na glove.
Muito Obrigado por esta sempre disposto a ajudar:).

Se não existe nenhuma desvantagem usar a bolinha continuarei com ela, comigo não corre o risco de entupimento pois o diâmetro da agulha que uso é maior do que o da seringa.

Ja esta Bem densa a C.L. utilizarei-a em mais um projeto de contribuição a Micologia Amadora.
Farei todos procedimentos numa Capela de Fluxo Laminar:)
Me aguardem:!::!:

Não sei se já perguntaram, mas vamos as minhas perguntas.

Qual o melhor método testado para conservar uma C.L.?

Quanto tempo o micélio pode ficar guardado nestas condições?

Back