Primeiramente se forem utilizarem esterco ou outro composto este deve ter passado pelo processo de compostagem para então poder pasteurizar. Para o processo de de fermentação é importante usar ureia para acelerar o processo e obter um composto de qualidade pois muitos dos microorganismos presentes neste processo consomen N. Nunca deve-se expor o composto ao sol direto. todo o processo de fermentação e pasteurização deve ocorrer ao abrigo do sol e em condições aeróbicas para inibir o desenvolvimento de serem anaeróbicos e também para os serem benéficos presentes no composto não morrem por asfixia. Caso forem pasteurizar esterco que não passou previamente por uma fermentação adequada usem húmus de minhoca. Compostos amoniacais presentes em matérias orgânicas não fermentadas ou mal fermentadas sera prejudicial para a cultura. O processo de compostagem e pasteurização são importantes para transformar o composto numa forma assimilável pelo fungo desejado e selecionar os microrganismos benéficos para a cultura e caso ocorra alguma falha por menor que seja acarretara em compostos de péssima qualidade e propicio a contaminantes, na pratica compostos bem formulados podem serem inoculados ate em meio aberto (outdoor).
Pasteurização seletiva e finalização dos processo biológicos.
Materiais necessários:
Resistência de chuveiro elétrico ou aquecedor de aquário (ou algum outro tipo de aquecedor que fique submerço)
Balde resistente ao calor ou um Tambor
Bacia resistente ao aquecimento
Composto previamente fermentado
Agua
Termostato digital
Coloque agua dentro do tambor ou balde ambos devem possuírem tampa; instale o termostato e coloque a resistência ou aquecedor dentro da agua; distribua o composto numa bacia e coloque em banho maria dento do balde ou tambor; posicione o sensor do termostato próximo ao composto; tampe o balde e de inicio ao processo que consiste em:
1°- aquecer a 48° ate 50° por 24:00hs
2°-aumentar 1,2° por hora ate atingir de 58° ate 60° por 12:00 a 15:00hs
3°- reduzir 1,2° por hora ate chegar a 50°
4°- queda suave de 50° para 45° em 5 dias ( e nesta fase que os microrganismos benéficos estabeleceram-se no composto e terminara os processos biológicos)
5°- queda brusca para 27° e inoculação imediatamente em seguida.
Boa sorte:!
: