Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?

Eu faço CLs em potes festa de 140 ml.
Eles podem ir na panela de pressão, porém, ponha um suporte no fundo para que fiquem acima do nível d'água, nem que eles encostem na parede interna.
Depois de inoculados eu guardo em caixa de isopor no meu quarto onde a temperatura fica em torno de 27º.
tenho potes de CL de 2 meses, colonizados, sem contaminação.

Eu faço CLs em potes festa de 140 ml.
Eles podem ir na panela de pressão, porém, ponha um suporte no fundo para que fiquem acima do nível d'água, nem que eles encostem na parede interna.
Depois de inoculados eu guardo em caixa de isopor no meu quarto onde a temperatura fica em torno de 27º.
tenho potes de CL de 2 meses, colonizados, sem contaminação.

Mauricio e seus potes de alegria, fico imaginando a quantidade de festa do cogu que vocês não se fazem por ai!

Sabemos que existe um envelhecimento do fungo independente do meio em que ele tenha se desenvolvido. A refrigeração da CL pode retardar este envelhecimento.

Sabendo que o congelamento dos bolos 100% colonizados é possivel, seria também possivel e funcional congelar uma CL?

Acho que se congelar mesmo acaba. Talvez se colocar algum anti-congelante, como glicerol, funciona.

Em soluções de esporos 10 a 20% de glicerol funcionam.

Estou meio preguiçoso nesse inicio de férias, mas derrepente eu faço o teste. Muito obrigado, ótimo tópico!

É possível reutilizar perlita? Qual melhor método para esterilizá-la?

É possível sim! Não sei se é o "melhor" método, mas eu deixo 24 horas de molho em água com hipoclorito de sódio. Nunca tive problemas. :)

Dúvida com Casing's

Olá pessoal,

Estou com alguns potes colonizando (em milho) e gostaria de algumas sugestões de materiais alternativos para fazer o casing e se posso substituir o pó de côco por outros materias como serragem ou folhas secas de árvores, misturadas ao húmus ou à turfa (e um corretor de PH). Minha cidade é bem pequena, quase impossível encontrar vermiculita por aqui.
Se o objetivo do casing é a aeração e umidificação do substrato, não seria vasto o campo dos materiais a serem usados (exceto, claro, materiais nutritivos)?

Sei que o ideal é pasteurizar, para manter vivos os microorganismos que ajundam o micélio a se desenvolver porém, acho a esterilização uma técnica mais prática. Esterilizando o casing, as chances de me deparar com uma contaminação se torna muito maior?

sim cara , substrato esterelizado e muito mais propenso a contaminçoes...
quando pasteurizado os microorganismos do bem combatem as contaminaçoes...
quanto ao material pra casing vc pode usar uma infinidade de substratos...
e so dar uma pesquizada basica...;)

É possível reutilizar perlita? Qual melhor método para esterilizá-la?
Lave numa bacia com bastante água, até sair as impurezas.
Depois ponha na panela de pressão e esterilize, por 30 minutos.

Pode também lavar e deixar de molho em água com hipoclorito.
Porém enxague bastante para remover todo hipoclorito.

Dúvida com Casing's

Olá pessoal,

Estou com alguns potes colonizando (em milho) e gostaria de algumas sugestões de materiais alternativos para fazer o casing e se posso substituir o pó de côco por outros materias como serragem ou folhas secas de árvores, misturadas ao húmus ou à turfa (e um corretor de PH). Minha cidade é bem pequena, quase impossível encontrar vermiculita por aqui.

Serragem e folhas não servem.
Para casing basta vermiculita ou pó de coco, o que você não tem.
Mas você pode montar um bulk, então estrume de cavalo ou boi e palha é o suficiente.

Se o objetivo do casing é a aeração e umidificação do substrato, não seria vasto o campo dos materiais a serem usados (exceto, claro, materiais nutritivos)?

A vermiculita é o material mais apropriado, para manter a umidade nos casings.

Sei que o ideal é pasteurizar, para manter vivos os microorganismos que ajundam o micélio a se desenvolver porém, acho a esterilização uma técnica mais prática. Esterilizando o casing, as chances de me deparar com uma contaminação se torna muito maior?

Não se trata de ser pratico, mas de conseguir ou não seu objetivo.
Se fizer um bulk de estrume e palha, esse material só pode ser pasteurizado.
Esterilizar esse material e montar o bulk é 100% certo que vai contaminar.

Minha sujestão e montar um bulk de estrume e palha.
Você tem acesso a esses materiais ?

Última edição por um moderador:
Valeu, @tchescko! :)

Maurício, tenho acesso à esses materiais sim.
Mas ainda não havia pensado em fazer um bulk, nem tenho um bom conhecimento desta técnica.
Vou pesquisar sobre aqui no fórum, já que é mais adequado que o casing, nessa situação.
Obrigado pela dica! :)

A forma de pasteurizar o substrato bulk que encontrei na biblioteca é mantê-lo a 76°C por 1 hora ou mais.
Outros lugares dizem que a pasteurização lenta deve ser feita a 65°C por no máximo 30 minutos e, aumentando a temperatura, diminui-se o tempo.

Mantendo-o a 76°C por 1 hora não seria muito tempo, pra essa temperatura?

Estou um pouco receoso de fazer um bulk, por ser iniciante.
Mas os resultados de quem já o fez por aqui são muito animadores :D

Mantenha 70º C por 1 hora.
Repita essa mesma operação por mais 2 dias, totalizando 3 aquecimentos.
Entre cada aquecimento intervalo de 24 horas.
É importante monitorar a temperatura com termômetro para não ultrapassar 70º C.
A melhor maneira de realizar essa tarefa é por o material numa bacia e colocar a bacia em banho maria.
O material deve estar bem umidecido, pois vai perder água.
Você deve mexe de quando em quando para homogenizar.

uma maneira facil e barata pra pasteurizar...
vc precisa de uma caixa organizadora , um ebulidor( em algumas regioes do pais sao chamados de mergulhoes),potes de vidro ou plastico
coloca o substrato nos potes e fecha, enche com agua ate onde os copos nao boiem, liga o ebulidor e tampa a caixa, dai e so medir a temperatura com um termometro....

Primeiramente se forem utilizarem esterco ou outro composto este deve ter passado pelo processo de compostagem para então poder pasteurizar. Para o processo de de fermentação é importante usar ureia para acelerar o processo e obter um composto de qualidade pois muitos dos microorganismos presentes neste processo consomen N. Nunca deve-se expor o composto ao sol direto. todo o processo de fermentação e pasteurização deve ocorrer ao abrigo do sol e em condições aeróbicas para inibir o desenvolvimento de serem anaeróbicos e também para os serem benéficos presentes no composto não morrem por asfixia. Caso forem pasteurizar esterco que não passou previamente por uma fermentação adequada usem húmus de minhoca. Compostos amoniacais presentes em matérias orgânicas não fermentadas ou mal fermentadas sera prejudicial para a cultura. O processo de compostagem e pasteurização são importantes para transformar o composto numa forma assimilável pelo fungo desejado e selecionar os microrganismos benéficos para a cultura e caso ocorra alguma falha por menor que seja acarretara em compostos de péssima qualidade e propicio a contaminantes, na pratica compostos bem formulados podem serem inoculados ate em meio aberto (outdoor).

Pasteurização seletiva e finalização dos processo biológicos.

Materiais necessários:

:teo_seta_direita: Resistência de chuveiro elétrico ou aquecedor de aquário (ou algum outro tipo de aquecedor que fique submerço)

:teo_seta_direita:Balde resistente ao calor ou um Tambor

:teo_seta_direita: Bacia resistente ao aquecimento

:teo_seta_direita:Composto previamente fermentado

:teo_seta_direita:Agua

:teo_seta_direita:Termostato digital

Coloque agua dentro do tambor ou balde ambos devem possuírem tampa; instale o termostato e coloque a resistência ou aquecedor dentro da agua; distribua o composto numa bacia e coloque em banho maria dento do balde ou tambor; posicione o sensor do termostato próximo ao composto; tampe o balde e de inicio ao processo que consiste em:

:teo_seta_direita:1°- aquecer a 48° ate 50° por 24:00hs
:teo_seta_direita:2°-aumentar 1,2° por hora ate atingir de 58° ate 60° por 12:00 a 15:00hs
:teo_seta_direita:3°- reduzir 1,2° por hora ate chegar a 50°
:teo_seta_direita:4°- queda suave de 50° para 45° em 5 dias ( e nesta fase que os microrganismos benéficos estabeleceram-se no composto e terminara os processos biológicos)
:teo_seta_direita:5°- queda brusca para 27° e inoculação imediatamente em seguida.

Boa sorte:!:(:

gostaria de saber mais sobre a esterilização em panela de pressão convencional... apesar das informações do site acho que esse tema gera muitas dúvidas para quem vai iniciar o cultivo como eu (afinal é uma panela de pressão!)
1. qual é a quantidade de água na panela para esterilização entre 1 e 2 horas? a que nível dos potes a água pode ficar?
2. quais os materiais "alternativos" podem ser usados como 'anteparo' para que os potes não toquem o fundo da garrafa? (vi um tutorial utilizando fundos de latinha furado... alguém já tentou?)
3. há problemas se os potes tocarem as laterais da panela? podem 'trincar'?
Desde já agradeço por todos os posts e por toda a comunidade... tem sido leitura diária para mim há semanas!

...
1. qual é a quantidade de água na panela para esterilização entre 1 e 2 horas? a que nível dos potes a água pode ficar?
2. quais os materiais "alternativos" podem ser usados como 'anteparo' para que os potes não toquem o fundo da garrafa? (vi um tutorial utilizando fundos de latinha furado... alguém já tentou?)
3. há problemas se os potes tocarem as laterais da panela? podem 'trincar'?
...

1. A quantidade de água depende do volume da sua panela e a potência/tempo que vai ficar no fogo. O importante é não deixar a água entrar nos potes. Aqui por exemplo, os copos chegam ficar até 1cm na água. Para você ter uma base, faz um teste antes, (sem os bolos, claro!) coloca uma certa quantidade de água e deixa uma hora no fogo. Depois que sair toda a pressão, basta você medir o quanto de água diminuiu em 1 hora.
2. Qualquer material que suporte temperaturas acima de 120 °C. Metais em gerais suportam altas temperaturas, ou vide Google.
3. Se forem resistentes à altas temperaturas... Não, não "trincam".

Primeiramente me desculpem se esta informação já está disponibilizada nos fóruns, mas não encontrei nada específico ainda (nem pela busca). Imagino que o momento ideal para retirar os prints seja quando o chapéu começa a adquirir a forma côncava, mas assim que o chapéu se rompe este já está esporulando ou só irá realmente "desprender" os esporos quando já tiver amadurecido mais um pouco?

Back