Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?

Primeiramente me desculpem se esta informação já está disponibilizada nos fóruns, mas não encontrei nada específico ainda (nem pela busca). Imagino que o momento ideal para retirar os prints seja quando o chapéu começa a adquirir a forma côncava, mas assim que o chapéu se rompe este já está esporulando ou só irá realmente "desprender" os esporos quando já tiver amadurecido mais um pouco?

Você já se auto respondeu-se a si mesmo! :rolleyes:

Mais info: https://teonanacatl.org/threads/cultivo-de-psilocybe-cubensis.19/

É melhor inocular deixar que um bolo colonize com ou sem luz solar (indireta).

até agora fiz com luz solar e o resultado foi satisfatório?

alguem sabe de algum estudo a respeito?

Obrigado.

Estou com problemas de contaminados.
1- tinha um bolo contaminado com duende verde ai deixei ele no quintal aqui de casa. domingo de manha meu pai vio aquele trem verde dentro do copo e resolveu espalhar pelo quintal ai fui pergunta pq ele fez isso ele disse assim - Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma- Gostaria da opinião de vcs se tem algo que possa ser feito ou já era o duende definitivamente virou um inquilino aqui de casa?
2- Estou tentando trabalhar com placas de petri e aguar, porem algumas contaminaram e eu não sei como descartá-las, as placas são de vidro e eu não quero jogá-las fora nem abrir esse coisa aqui em casa
DSC00826 (Medium).JPGDSC00823 (Medium).JPGDSC00824 (Medium).JPGDSC00825 (Medium).JPG

retire o material contaminado, lave a placa com sabao, e coloque de molho em soluçao de agua+cloro por 24 horas....
descarte os contamintes em saco plastico e coloca pro lixeiro levar...

espere amadurecer, o chapeu precisa estar completamente aberto para retirada dos prints...

Valew tchescko... a minha dúvida estava mais relacionada com a questão da esporulação afetando o casing... como sabes as vezes é difícil pegar os danados bem antes de romperem o véu... acredito que mesmo com o véu rompido a liberação dos esporos ainda é pequena antes que o chapéu comece a adquirir a forma côncava correto?

Pessoal,

Gostaria da opinião de vocês sobre esse "balde"...
Utilizei 1/2 fibra de côco, 1/2 pó de pinus e casca de ovo moída esterilizados na camada de casing (bem fina), por cima e por baixo do bolo.
Coloquei-o em condições de frutificação assim que apareceu o primeiro sinal de micélio na superfície (há 7 dias) mas nada de pins. O micélio está se desenvolvendo rápido e por isso estou com medo de ocasionar overlay.

Foto-0087.jpgFoto-0088.jpg

Bom, eu estou com alguns bolos colonizando a mais o menos 20 dias.. eles estão 70% mais o menos...
O problema é que o arroz nao foi moido, ele está em grãos inteiros.. Como eu usei a formula 1/4 arroz 2/4 vermiculita e 1/4 agua, creio que o arroz não esteja bem divido como deveria estar, será que isso que está atrasando a colonização ?
As condições de temp, etc etc, estao todas certas. Até chegar em mais o menos 50%, a colonização estava muito rapida, mais agora eu sinto há dificuldade do micélio ir aonde existem menos grãos..
Ele ira colonizar mais demoradamente por causa disso ou haverá espaços de vermiculita, aonde não tem arroz, que ficara sem micélio ?

Amigo, dei uma pesquisada, aprendi muita coisa, muita coisa mesmo. Bom, meu objetivo é fazer um casing de PC. Porém como é algo mais para hobby, quero fazer na maneira mais difícil: caçando um PC selvagem. Só que pelo que vi, usar seus esporos fica meio complicado pela contaminação. Então creio que devo partir para a clonagem. Vou tentar com o método do papelão, mas estive pensando em tentar também com gelatina de colágeno hidrolisado. Pois imagino que de para conseguir algo parecido com o agar. Estou certo em começar assim?

Estou com meus potes (pequenos por sinal) a mais o menos um mes colonizando.. Existe um tempo maximo de colonização, ou quando estiver pronto, os pins começaram a aparecer?

Estou com meus potes (pequenos por sinal) a mais o menos um mes colonizando.. Existe um tempo maximo de colonização, ou quando estiver pronto, os pins começaram a aparecer?

Os pins podem aparecer se o ambiente for propício à pinagem. Como luz e troca gasosa.

copos de whisky ou copos de água normal

colonizaçao extremamente rápida= ate 5 dias (consegui so uma vez)
colonização super rápida= ate 7 dias
colonização normal= ate 15 dias
colonização vagarosa= ate 20 dias
colonização super vagaroza= ate 30 dias

colonização acima de 30 dias= alguma coisa esta errado com seu substrato ou a temperatura não esta adequada,reveja!

Esses são meus números e minhas experiencias pessoais

Olá amigos do CM...
Qual é o primeiro aspecto da aparição do micélio? antes mesmo da coloração branca?
Pergunto pois notei que justamente nos pontos de inoculação o PF parece começar a adquirir um aspecto de um ligeiro "embaçado"... Importante: não há gotículas de água... o PF está bem aerado... então aí vai:
Pela experiência de vocês, esse aspecto de ligeiro embaçamento é algo promissor? Provável surgimento do micélio?

Olá amigos do CM...
Qual é o primeiro aspecto da aparição do micélio? antes mesmo da coloração branca?
Pergunto pois notei que justamente nos pontos de inoculação o PF parece começar a adquirir um aspecto de um ligeiro "embaçado"... Importante: não há gotículas de água... o PF está bem aerado... então aí vai:
Pela experiência de vocês, esse aspecto de ligeiro embaçamento é algo promissor? Provável surgimento do micélio?

Eu já notei um amarelamento do local da inoculação.

Back