Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?

faço o casing com a vermiculita :), pode ser?

Sim, assim está bem melhor. Pode prosseguir com a esterilização no micro-ondas, mas sugiro que deixe no mínimo uns 10 minutos, com cuidado para não deixar a vermiculita ficar muito seca, se não a temperatura sobe muito e pode queimar o seu aparelho. Ah, e já que a cobertura é apenas vermiculita, não precisa deixar uma semana, pode pô-la no mesmo dia em que for aniversariar os bolos.

Boa sorte! :)

Não é necessário esperar o micélio começar a sobrepor a vermiculita p aniversariar?

Bem, você pode se quiser, mas não há nenhuma razão para esperar. É um desperdício de tempo e energia do micélio. Somente em bulks ou casings nutritivos é necessário esperar o micélio sobrepor a camada. Porque assim evita-se que contaminantes tenham acesso as partes nutritivas. No seu caso é diferente, a vermiculita é inorgânica.

Bem, você pode se quiser, mas não há nenhuma razão para esperar. É um desperdício de tempo e energia do micélio. Somente em bulks ou casings nutritivos é necessário esperar o micélio sobrepor a camada. Porque assim evita-se que contaminantes tenham acesso as partes nutritivas. No seu caso é diferente, a vermiculita é inorgânica.

Aaah, então ta ok! Obrigado pela ajuda! ;)

Mais duas dúvidas Cosmik:
- Quando for esterilizar a vermiculita no microondas, em que tipo de recipiente eu a coloco? deixa o recipiente aberto msm?
- A camada casing de vermiculita sobre o substrato, tem q estar umida ou seca?

Última edição por um moderador:
Quando for esterilizar a vermiculita no microondas, em que tipo de recipiente eu a coloco? deixa o recipiente aberto msm?

Sim aberto. Recomendo algum recipiente de vidro, porque como eu disse acima, a vermiculita fica bem quente. Recipiente de plástico por exemplo pode acabar derretendo ou pegando fogo.

Lembre-se de não deixar a vermiculita ficar seca, se não a esterilização fica incompleta.

A camada casing de vermiculita sobre o substrato, tem q estar umida ou seca?

Úmida, mas não encharcada (escorrendo água).

A umidade dentro do copo com o substrato pode interferir na estrutura do micélio?
Ex: Exatamente mesmo processo de preparo para 2 substratos(milho de pipoca); 1 micélio com aparência mais forte, bem rizomórfico e o outro com micélio ainda rizomórfico porém mais algodado aparência mais leve sem muito contraste. Ambos confirmado sem contaminação (inclusive cobweb).

Abraços!

A umidade dentro do copo com o substrato pode interferir na estrutura do micélio?

Se a umidade for excessiva pode ser que atrapalhe-os e talvez altere a estrutura. Embora, micélio risomórfico ou algodoado não parece ser algo tão relevante assim, já que o micélio tende alterar a característica conforme os nutrientes disponíveis. Há um post bem interessante sobre o tema: https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/page-3#post-146985

É viável utilizar um secador de cabelo adapatado na potência maxima p secar os cogu de maneira mais rapida?

O calor pode degradar a psilocibina. Melhor secar no túnel de vento e depois usar a sílica gel. Tente seguir as técnicas bem estabelecidas e discutidas aqui no fórum. Não dá para você ficar desviando do caminho e nos perguntar se vai dar certo.

Mesmo usando vento frio, me parece que o consumo de energia é muito alto. Há meios bem mais simples e baratos.

E por favor, caro @hualson, pesquise antes para saber se já não existe uma discussão sobre o tema: https://teonanacatl.org/threads/secador-dá-certo.4316/

Aproveite o embalo para ler sobre as normas da casa, obrigado. :)

se tudo der certo dentre alguns dias irei postar meu diário de cultivo, já inoculei os substratos etc... metade do caminho já foi percorrido. agora tenho umas duvidas.
dei o meu melhor, comprei todos os materiais necessários, fiz tudo certo, mas até agora só tive um problema por mais simples que fosse, tive severas dificuldades de arrumar potes adequados o suficiente, consegui 12, dentre eles potes de palmito, copos de requeijão, de whisky, e pp de queijo, enfim é historia para outro dia...
e para ajudar a quantidade de vermiculita dimy saco 2 litros foi insuficiente, os potes ficaram com um espacinho razoável da tampa nem tanto assim mas não o ideal, faltou um pouco.
na inoculação de 9 potes dia 16/11 na hora H percebi que a AGULHA talvez em 3 a 4 potes não passaria do selo de vermiculita, ou se passaram chegaram bem no inicio do substrato pf classic, hoje, consegui agulhas maiores e fiz o mesmo procedimento desta vez com agulha entrando bem em contato com o substrato.
é possivel haver sucesso de uma inoculação apenas alcançar metade ou o topo do selo de vermiculita? ou seja se inocular 1ml apenas no selo há chances de sucesso?

é possivel haver sucesso de uma inoculação apenas alcançar metade ou o topo do selo de vermiculita? ou seja se inocular 1ml apenas no selo há chances de sucesso?
Sim é possivel, eu particularmente não inoculo em contato com o selo de vermiculita a muito tempo, apenas direciono a ponta da agulha contra a parede interna do PF-Tek, a solução de esporos escorre facilmente pela lateral do frasco.
Quanto menos contatos fisicos durante o processo de inoculação, melhor.

Olá pessoal,
A falta de experiência com Bulk me levou a perguntar qual a impressão dos amigos em relação a essa bacia montada com spaw de milho, esterco bovino, vermiculita e pó de coco?

Anexos

• unnamed (1).jpg
    unnamed (1).jpg
    62.7 KB · Visualizações: 28
  • unnamed (5).jpg
    unnamed (5).jpg
    45.7 KB · Visualizações: 30
Back