Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Olá pessoal,
Depois de decidir que não faria mais tentativas com milho de pipoca, encontrei um pacote jogado e não resisti, resolvi sem muita pretensão fazer mais uma tentativa reunindo algumas formas de sucesso que achei aqui no CM, inoculei 3 potes com uma CL e estão colonizando muito bem, sem contaminações e quase no ponto de rolar, gostaria de saber dos amigos mais experientes se usam a glove-box para a montagem de casings ou se fazem este procedimento aleatoriamente:?::?:
 
gostaria de saber dos amigos mais experientes se usam a glove-box para a montagem de casings ou se fazem este procedimento aleatoriamente:?::?:

Depende. Se o casing/bulk for pasteurizado, não é necessário usar GB. Se o material for esterilizado, obviamente, se faz necessário o uso de GB.
 
Depende. Se o casing/bulk for pasteurizado, não é necessário usar GB. Se o material for esterilizado, obviamente, se faz necessário o uso de GB.
Ok amigo cosmik obrigado, se outros amigos pudessem opinar sobre o assunto ficaria muito agradecido, sou inseguro e me baseio muito em informações variadas para poder aprender e encontrar a minha própria forma.
 
Para procedimentos de montagem de bulk e casings, eu nunca utilizo glovebox. Fico com ela somente nos procedimentos de inoculação.

Depois de estabelecido, o micélio é mais resistente, porém vai depender da limpeza do seu ambiente, e da qualidade da pasteurização do material pro bulk, ou da esterilização da camada de casing. ;)
 
Estou pensando em colonizar um pasto estéril, qual seria o melhor jeito ? Cultura líquida, seringa de esporos normal, raspar o esporo em cima do bolo ou a técnica do papelão ? Devo me preocupar com contaminantes na hora de confeccionar a seringa ? Não tenho condições de fazer um spawn e nem agar ainda... Mas futuramente vou começar
 
qual seria o melhor jeito ?

Os links abaixo podem dar uma luz, mas lembrando que as chances de sucesso são muito baixas.
Devo me preocupar com contaminantes na hora de confeccionar a seringa ?

Bem, se é outdoor, o ambiente já está cheio de contaminantes. Então é perca de tempo esterilizar para depois usar ao ar livre.
 
qual seria o grão mais indicado para iniciantes?

Para inciantes o mais indicado é a PFTek.

Mas, dentre esses grãos citados por você, centeio parece o menos problemático. Centeio é um clássico no cultivo amador de cogumelos.
 
E se usar uma bombinha que faz 1,6 L/H num terrário de 60 L, é recomendado manter ligado constantemente?

Sim, não há problema. Em meus cultivos eu deixo ligado 24 horas, mas se notar que a umidade está muito alta, seria bom diminuir um pouco. Cabe ao cultivador observar e fazer alguns experimentos.
 
Olá loucos!
Ainda não me dei ao luxo de cultivos com teks certinhas, por isso dependo da sorte com esterco que aproveito quando coleto os cogumelos e trago pra casa, porém os insetos, aparentemente, andam curtindo meus cogumelos também, e estão devorando os pins que surgem, o chapéu raramente chega a abrir antes de serem devorados, o que poderia fazer para evitar que os insetos os comam? Cobri-los com um pano furado?
 

Anexos

  • IMG_20141020_132207611.jpg
    IMG_20141020_132207611.jpg
    95.8 KB · Visualizações: 20
  • IMG_20141020_132219068.jpg
    IMG_20141020_132219068.jpg
    110.5 KB · Visualizações: 17
Cobri-los com um pano furado?
De que adiantaria se os ovos ou larvas podem vir já no esterco? Ao meu ver, não tem o que fazer. Encare isso como a seleção natural. Se você conseguir retirar um ou outro cogumelo inteiro e saudável, está no lucro! :p,
No mais, cultive!
 
No fundo sabia que a resposta era essa, mas tava positivo.

Só espero que aqueles caramujos nojentos não dêem um role por cima dos cogumelos, porque se forem comer que comam tudo, não quero nada com gosma de caramujo. :ressaca:
 
tentei fazer um teste de preparar 1 casing e 2 bulks com apenas 1 spawn
Já faz 2 semanas e nem sinal do micélio... é possível que o micelio nao conseguiu se desenvolver por eu ter dividido em 3?
 
é possível que o micelio nao conseguiu se desenvolver por eu ter dividido em 3?

Depende. A proporção de spawn foi muito baixa em relação ao substrato? Pode ser também que contaminantes tenham inibido o desenvolvimento.
 
tentei fazer um teste de preparar 1 casing e 2 bulks com apenas 1 spawn

E já tinha feito algum bulk ou casing antes?

Ou mesmo um cultivo com sucesso, com qualquer técnica?

1 spawn não é medida. Você pode fazer um spawn com 100 ml de substrato ou com 1.000 ml, por exemplo. O que você faz depois, o que usa no bulk e no casing, em quais quantidades e como, é que faz a diferença.
 
sim, esse não é o primeiro... sempre usei o spawn inteiro pra cada casing e a colonizaçao sempre foi rápida mas dessa vez o micélio não está se desenvolvendo em nenhum pote
usei cerca de 500ml de substrato colonizado dividido em 3 potes de 600ml, a proporção foi baixa sim

mas nenhum sinal de contaminação
 
Back
Top