Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
A falta de experiência com Bulk me levou a perguntar qual a impressão dos amigos em relação a essa bacia montada com spaw de milho, esterco bovino, vermiculita e pó de coco?

Está boa, mas ao meu ver, está um pouco ressecado. Aumentando um pouco mais a umidade ou adicionando um casing (ou um pouco de vermiculita úmida por cima) pode deixar o micélio um pouco mais feliz.
 
Ola pessoal, encontrei nesta manhã um copo com manchas laranja, é uma contaminação ou algo comum de acontecer com os grãos de milho?
IMG_20141201_140303757.jpg
 
Ola pessoal, encontrei nesta manhã um copo com manchas laranja, é uma contaminação ou algo comum de acontecer com os grãos de milho?
View attachment 75593
Acumulo de agua ao fundo do pote favorece essa fermentação do milho, não é um contaminante, porem quando ocorre estaciona colonização.
O micélio da cepa KSSS costuma fermentar os grãos dessa forma, mesmo sem excessos de água.
 
Boa noite pessoal, li bastantes posts e consegui solucionar grande parte das minhas duvidas porem estou com dificuldade em achar alguns artigos. Gostaria de saber se todos os generos de micelios podem ser reproduzidos atraves dos carimbos? (Cogumelos adquiridos em uma caçada) E qual seria o outro metodo de coleta de um possivel agente reprodutor, sem ter que tira lo da natureza?
 
Gostaria de saber se todos os generos de micelios podem ser reproduzidos atraves dos carimbos? (Cogumelos adquiridos em uma caçada)

Bem, antes é preciso entender o que é carimbo. Ou seja, apenas um método para coleta se esporos. Então você quer saber se todos os micélios são reproduzidos a partir de esporos? É isso? :confused:

E qual seria o outro metodo de coleta de um possivel agente reprodutor, sem ter que tira lo da natureza?

Uma alternativa seria remover um pedaço de micélio para depois cultivá-los em placas, e então poder isolar um setor saudável.
 
Gostaria de saber se todos os generos de micelios podem ser reproduzidos atraves dos carimbos? (Cogumelos adquiridos em uma caçada)

A partir de esporos pode-se fazer um cultivo completo, é claro.

É assim o Ciclo de vida do cogumelo.

E há outras opções além de coletar esporos de cogumelos coletados. Aliás esporos coletados diretamente na natureza costumam vir contaminados e tem que serem isolados antes de originarem uma strain viável. Veja Banco de Esporos.

Como o @Cosmik escreveu acima é preciso entender, e, para isso, muita leitura e estudo.
 
Desculpa pela confusao, a pergunta na verdade seria: eu adquiro um cogumelo na natureza e tento reproduzir ele atraves dos carimbos, gostaria de saber como faco para descontamina-lo de possiveis ameacas? Por exemplo eu acho um Amanita muscari ou qualquer outro genero raro, seria adquado fazer sua reproducao no metodo do carimbo? E se existira outra forma de recolher os esporos sem machucalo ou arrancar ele? Nao sei se ficou claro :/
 
Por exemplo eu acho um Amanita muscari ou qualquer outro genero raro

A primeira informação a pesquisar é se a espécie é cultivável.

Amanita muscaria, por exemplo, é simbionte com raízes de árvores e depende dessa associação para sobreviver. Logo, não é cultivável.

Já para espécies com psilocibina / psilocina que são cultiváveis, como Psilocybe cubensis, você pode garimpar no sub-fórum de Diários de Cultivo exemplos de cultivadores que coletaram esporos de exemplares selvagens e cultivaram com sucesso.
 
a pergunta na verdade seria: eu adquiro um cogumelo na natureza e tento reproduzir ele atraves dos carimbos, gostaria de saber como faco para descontamina-lo de possiveis ameacas?

Acho que você está querendo dar um passo maior que as pernas, ir por esse caminho requer mais experiência avançada na área da micologia. Adquira em um banco de esporos um carimbo de uma strain popular/domesticada. Depois inicie com técnicas simples como a PF Tek, lembrando que o fato de ser uma técnica simples não quer dizer que a colheita será medíocre em comparação a outras técnicas de cultivos. Com métodos simples as suas chances de sucesso aumentam!

E se existira outra forma de recolher os esporos sem machucalo ou arrancar ele? Nao sei se ficou claro :/

Se você por um papel embaixo do chapéu, em poucas horas estará cheio de esporos.
 
Acho que você está querendo dar um passo maior que as pernas, ir por esse caminho requer mais experiência avançada na área da micologia. Adquira em um banco de esporos um carimbo de uma strain popular/domesticada. Depois inicie com técnicas simples como a PF Tek, lembrando que o fato de ser uma técnica simples não quer dizer que a colheita será medíocre em comparação a outras técnicas de cultivos. Com métodos simples as suas chances de sucesso aumentam!



Se você por um papel embaixo do chapéu, em poucas horas estará cheio de esporos.

Muito obrigado :) era isso mesmo que gostaria de saber, vou fazer minha primeira experiencia atraves dos esporos de um banco e vou tentar ir me aprimorando... Realmente quis pular etapas indispensaveis, foi muito esclarecedor. Valeu @Cosmik e @Ecuador !
 
Olá pessoal, tô com um copo pf tek com uma parte do substrato que queimou na panela de pressão...vocês acham que o micélio coloniza a parte queimada?
 

Anexos

  • IMG_7435.JPG
    IMG_7435.JPG
    121 KB · Visualizações: 43
  • IMG_7438.JPG
    IMG_7438.JPG
    119.5 KB · Visualizações: 38
Tá no ponto de fazer uma experiência em tirar carimbos?

Geralmente estão prontos para carimbar quando o véu rompeu completamente e as lamelas estão escuras. A foto acima não ajuda muito, tenta tirar uma foto que mostre a parte abaixo do chapéu.

Não esqueça que a biblioteca está sempre ao dispor para solucionar dúvidas básicas:
 
duvida sobre o ph camada de casing 50+50 de vermiculita e pó de coco:
nesta mistura é necessária o corretor de ph?
eu tenho pó de conchas, mas não disponho de medidor de ph de solo.
há muitas informações desencontradas, uns dizem que é assim ou dizem que é assado nos posts, grande parte que mexem com ph vai no olhômetro,
!!!exemplo: 2 copos whisky 300 ml de vermiculita + 2 copos 300ml pó de coco quanto de pó de conchas eu adiciono a mistura? qual a porcentagem média?!!!!
não peçam para min ler o fórum inteiro de novo, já li e li horas e horas e não encontrei essa informação.
 
Olá amigos,
Esta é a imagem do meu segundo flush da strain Ecuador na bacia e o que pude observar é que entre as strains que cultivei essa foi a que se mostrou mais agressiva em termos de colonização e recuperação entre flushs aqui no meu clima quente do nordeste. Gostaria de saber dos amigos mais experientes se alguém já fez um comparativo de desempenho de strains em relação ao clima quente?
 

Anexos

  • unnamed.jpg
    unnamed.jpg
    61.3 KB · Visualizações: 29
Back
Top