Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Gostaria de saber dos amigos mais experientes se alguém já fez um comparativo de desempenho de strains em relação ao clima quente?

Em clima quente mesmo eu só cultivei Matias Romero. Resistiram bem.

As outras eu cultivei no inverno ou tomei cuidados para baixar a temperatura.
 
Eu utilizo a fibra de coco da marca Vitaplan, no PHmetro ela marca em média PH 2,5.

Então é um coco excepcional. Porque maioria das fibras de coco naturais não ficam com o pH abaixo de 5.
 
Olá amigos , não sei se aqui é o local certo , mais tenho uma pergunta na temática aquário/caixa-organizadora /caxa-papelão.
Alguém já usou barraca de camping ? pois estou estudando muito e entendo que é preciso se empoderar com muitas informação e é ótimo que todos compartilhem aqui suas experiencias. Falo da barraca pois estou com um grupo de amigo vegetariano pensando em promover o cultivo de cogumelos comestível para nossa própria alimentação, e o cultivo em pequena escala , como em aquário , ou em isopor não seria suficiente para 15 pessoas. Nas minhas leitura esbarrei com fóruns que Falavam da importância de manter o cultivo em local protegido ou até mesmo usar telinha ou tipo véu de noiva para a proteção de insetos. Gostara de sabe alguém ja tentou ? sera que rola ? sem mais abraço fraterno caros amgos
 
Boa noite. Sou iniciante no assunto a respeito dos Cogumelos Mágicos e gostaria primeiramente de dizer que estou gostando muito de estar participando desta comunidade! Eu gostaria de saber se
o Autoclave pode substituir a panela de pressão para esterilização?
 
Última edição por um moderador:
Saalve galeraa! Tudo tranquilo? Tive lendo sobre tecnicas de clonagem e isolamente. Entendi tudo direitinho e vou comecar a testar, porem restou algumas duvidas:

1. Apos varios isolamentos seja BDA ou mesmo no papelao, com sucesso irei conseguir um micelio rizoformico e heterogêneo. Inoculo ele em grãos, e tenho uma otima colheita. Como irei manter o isolamento ? Carimbo de esporos, pegando um pedaco e efetuando clonagem...?

2. Tenho uma colheita normal, sem isolamento. Pego o cogumelo mais forte, e carimbo seus esporos. Tera algum aprimoramento na genetica no proximo cultivo ?
 
Olá sgarbi,
1. Apos varios isolamentos seja BDA ou mesmo no papelao, com sucesso irei conseguir um micelio rizoformico e heterogêneo. Inoculo ele em grãos, e tenho uma otima colheita. Como irei manter o isolamento ? Carimbo de esporos, pegando um pedaco e efetuando clonagem...?
Para você manter o nível da produção,o mais aconselhável seria pela clonagem do melhor espécime mesmo.
2. Tenho uma colheita normal, sem isolamento. Pego o cogumelo mais forte, e carimbo seus esporos. Tera algum aprimoramento na genetica no proximo cultivo ?
É bem provável que logo na primeira produção desse modo não haja nenhum tipo de "melhoria".Pense comigo:
  • Através da clonagem o produto obtido é um cogumelo exatamente idêntico ao anterior.
  • Através do carimbo de esporos,a produção terá uma miscigenação de qualidade pois cada esporo possui um material genético único.(Mesmo se você retirá-los do seu melhor cogumelo)
  • Agora se você está falando de misturar ambas as técnicas(clonagem do melhor cogumelo com os seu esporos)também não haverá uma melhoria devido ao mesmo fator que eu abordei no item anterior.
Agora se você quer de uma vez por todas melhorar a qualidade de uma strain(espécie) o meio em questão deve ser dado pela mutação.
Pesquise mutação e então entenderá melhor o que você quer.
Um abraço.

me interessei muito em um tecnica de c.l. incrível.
há poucas informações sobre essa tek: https://teonanacatl.org/threads/cultura-líquida-feita-com-spawn-colonizado.9405/
dá certo com pf (fai+verm.) ou só com grãos(milho ,etc...)?
é uma c.l certo, tem as mesmas vantagens que as cls desenvolvidas por ae com dextrose, karo, mel?
alguém já fez e tem algumas dicas de sucesso na tek?
Leia mais os fóruns o obterás todas as respostas para as suas inquietações.
Grato.
 
Fala @Ecuador ,
O que eu quis dizer ali foi que o único modo de se conseguir uma strain com aspectos físicos diferentes das já existentes é dada através da mutação.
Dê uma olhada nessas citações:
Existem quatro explicações normalmente oferecidas para a variação observada dentro de uma espécie e entre espécies diferentes: influências ambientais, mutação, recombinação e seleção natural.
Mutação

A mutação pode ser definida como um evento que dá origem a alterações qualitativas ou quantitativas no material genético. Podem ser de dois tipos:

-Mutação gênica ou mutação de ponto

São alterações muito pequenas que não afetam os cromossomos de maneira visível, pois envolvem alterações num número reduzido de nucleotídeos da molécula de DNA. Podem ser substituições de bases ou adições ou deleções de nucleotídeos na molécula de DNA.

-Mutação cromossômica ou aberração cromossômica

São mutações que alteram de maneira visível ao microscópio, seja o número, seja a estrutura dos cromossomos.

As aberrações cromossômicas podem ser:

1. Numéricas: envolvem alterações no número cromossômico. Estas podem ser subclassificadas em euploidias e aneuploidias.

Euploidias - um indivíduo ou célula diplóide normal tem dois genomas (2n). Euplóides são células ou organismos nos quais o número de genomas (n) ocorre em múltiplos inteiros (n, 3n, 4n, 5n, etc.).

Aneuploidias - neste tipo de modificação, o número de cromossomos do genoma fica alterado, formando complementos somáticos que são múltiplos irregulares do genoma característico da espécie. Assim, o indivíduo tem cromossomos a mais ou a menos em um dos pares, mas não em todos.

2. Estruturais: afetam a estrutura dos cromossomos, ou seja, o número ou o arranjo dos genes nos cromossomos. Podem ser subclassificadas em:

Deficiência ou deleção - é a perda de uma porção maior ou menor do cromossomo, resultando na falta de um ou mais genes.

Duplicação - é o produto da presença de uma porção extra de cromossomo, resultando na repetição de um ou mais genes.

Inversão - ocorre quando, num determinado segmento de cromossomo, houver duas fraturas, seguidas da subsequente soldadura do fragmento mediano, agora, porém, colocado em posição invertida.

Translocação - ocorre quando os fragmentos de um cromossomo são transferidos para outro cromossomo não homólogo.

O fenômeno da mutação é um componente da maior importância do modelo evolucionista. Este precisa pressupor algum mecanismo que produza o processo ascendente requerido em termos de complexidade, que caracteriza o modelo em sua dimensão mais ampla. E a mutação é supostamente este mecanismo.

Porém, alguns fatos experimentais sobre as mutações devem ser considerados:

1. As mutações são feitas ao acaso, e não dirigidas.

Não há forma alguma de controlar as mutações, para fazer com que elas produzam as características que possam ser necessárias. A seleção natural precisa simplesmente aproveitar-se do que der e vier.

2. As mutações são raras.

A freqüência estimada da maioria das mutações nos organismos superiores é de uma em dez mil a uma em um milhão por gene por geração.

3. A maioria das mutações é deletéria.

As aberrações cromossômicas geralmente têm efeitos bastante drásticos sobre os indivíduos que as possuem. Com relação às aberrações numéricas, as alterações fenotípicas produzidas pela adição ou subtração de um cromossoma (aneuploidia) são tão drásticas que tornam estes tipos de aberrações praticamente sem importância na evolução. Euploidias são muito raras em animais, mas em vegetais podem originar novas espécies. As aberrações cromossômicas estruturais também podem ter efeitos bastante graves. Pequenas deficiências podem comprometer substancialmente a viabilidade de seus portadores. Já as duplicações são mais comuns e menos prejudiciais que as deficiências. Segundo alguns autores, as duplicações fornecem um meio de introduzir novos genes numa população. Estes novos genes poderiam sofrer mutação sem causar grandes danos ao organismo, pois as enzimas indispensáveis estão sendo sintetizadas pelo gene não alterado.

A maioria das milhares de mutações gênicas estudadas é deletéria e recessiva. É altamente improvável que uma mutação possa ser construtiva. Mudanças casuais em qualquer sistema complexo integrado provavelmente perturbarão o sistema. Por exemplo, mutações nos genes das moscas das frutas podem causar perda ou redução das asas, mudanças na cor dos olhos e outras. O fato de que as mutações são normalmente neutras ou deletérias contradiz o ponto de vista de que as mutações constituem um mecanismo para o avanço de uma espécie.

Apesar de que a maioria das mutações torna os organismos menos eficientes, sendo assim desvantajosas, existe a possibilidade de desenvolver novas características desejáveis através da indução de mutações, principalmente em plantas. Por exemplo, já foram obtidos mutantes de cevada que apresentam aumento na produção, resistência a doenças causadas por fungos, caule mais rijo, aumento no conteúdo de proteínas e sementes sem casca.

Algumas mutações são neutras, ou seja, não diminuem a sobrevivência das espécies.

Para que uma espécie se torne mais complexa, é necessário mais que uma simples mutação em um gene: são requeridos novos genes. Mas adicionar simplesmente um novo gene pode não funcionar. Genes não trabalham isolados. Ao contrário, o conjunto de genes de um organismo trabalha junto para produzir o organismo. Um novo gene precisa interagir apropriadamente com todos os outros genes para que o organismo sobreviva. Além disso, vários novos genes seriam necessários para produzir uma nova estrutura e um organismo mais complexo. Cada novo gene requereria um gene regulador. Além disso, cada novo gene teria que operar em um determinado momento no desenvolvimento para que a nova estrutura se desenvolvesse corretamente. Não parece razoável esperar que mesmo um novo gene apareça por acaso, quanto mais diversos genes altamente coordenados trabalhando juntos para produzir uma nova estrutura.
Cientistas da Universidade da Califórnia em San Diego (EUA) mostraram que a evolução das espécies pode muito bem seguir o mote da teoria do caos: eventos discretos, grandes efeitos. Mudanças mínimas em um certo gene de um organismo podem levar a outro bicho, cuja estrutura corporal é totalmente diferente.
Mutação e seleção natural são fatores que podem gerar diversidade em populações naturais, levando provavelmente, aliadas a outros fatores, à formação de novas raças e espécies, ou seja, mudança genética limitada. Mutação e seleção natural podem modificar informações, mas elas não podem criar novas informações. Portanto, estes fatores nunca poderiam levar a um aumento de complexidade, indispensável para a teoria da evolução. E não existe nenhum mecanismo genético plausível que possa levar a este aumento de complexidade.
Acho que é isso.
 
O que eu quis dizer ali foi que o único modo de se conseguir uma strain com aspectos físicos diferentes das já existentes é dada através da mutação.

As mutações, principalmente as benéficas, são eventos bem raros, @danielfcooo. Se você quer modificar caracteres de um strain via mutação prepare-se para um longo tempo de trabalho.

O que selecionamos de modo geral é a variabilidade genética já existente nos cogumelos coletados na natureza.
 
Após os frutos passarem pelo túnel de vento, 500g de silica laranja são suficientes para secagem? (uma quantidade razoável de cogumelos, uns 10,15~)...
 
uma quantidade razoável de cogumelos

Uma quantidade razoável de cogumelos não é medida. Nem número de cogumelos é medida.

A silica gel absorve 30% do seu peso em água. A partir daí é fácil fazer um cálculo, ainda que você ter á de estimar quantos porcento de água já foram secos no túnel de vento.

Se fosse de cogumelos frescos daria para secar na média entre 160 e 170g.
 
O cloreto de cálcio pode ser tóxico se colocado abaixo de 2 camadas de papel toalha dobrados e com os frutos acima do papel toalha? Coloquei em um pote uns 100g, para poucos frutos, 2 de tamanho médio e 3 pequenos.
 
Ok..eu abri o pote agora, e coloquei os frutos dentro de um copo de plástico, que está em cima do papel toalha...terei menos problemas agora? Li a respeito do cloreto de cálcio, só nao posso deixar pegar calor, senão emite gases tóxicos...mas está aqui comigo, em temperatura ambiente, acho que nao terei problemas entao...
 
Ok..eu abri o pote agora, e coloquei os frutos dentro de um copo de plástico, que está em cima do papel toalha...terei menos problemas agora? Li a respeito do cloreto de cálcio, só nao posso deixar pegar calor, senão emite gases tóxicos...mas está aqui comigo, em temperatura ambiente, acho que nao terei problemas entao...

Agora está tudo certo, não há com o que se preocupar.
 
Back
Top