Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Algumas dúvidas sobre técnicas de esterilização:

Até que ponto a famosa mistura de água sanitária pode ser prejudicial para os esporos? Caso eu utilize uma faca esterilizada com essa mistura, ela pode matar os esporos durante a raspagem?
Ou, por exemplo, limpar um recipiente (balde) para casing/bulk com água sanitária e depois colocar o micélio lá dentro, caso ainda hajam vestígios de água sanitária, estes podem prejudicar o micélio em excesso?
Pergunto pois, qual seria o sentido em esterilizar a mesma, para depois secá-la com um guardanapo ou pano, que não estão esterilizados? Ou há alguma maneira de esterilizar um pano completamente para secar a faca?

Quantos minutos no micro-ondas, em média, para esterilizações (vermiculita, copos, panos)? Esterilizar um pano de prato no micro-ondas, é possível/recomendado?
 
Se quer garantir um bom trabalho, ter certeza de que não está usando materiais contaminados, para raspagem de esporos, compre laminas de bisturi, são de procedimento cirúrgico, esterilizadas e custam centavos.
Proceder a limpeza do balde ou potes com hipoclorito de sódio é normal, pode fazer sem medo, não vai prejudicar os fungos.
Para secar, deixe virado de cabeça para baixo, escorrendo, em superfície previamente esterilizada.
 
Pergunto pois, qual seria o sentido em esterilizar a mesma, para depois secá-la com um guardanapo ou pano, que não estão esterilizados? Ou há alguma maneira de esterilizar um pano completamente para secar a faca?

Eu costumo esterilizar no forno os materiais de metal (lâminas/bisturi) e vidro.
Uma vez que estão dentro da GB eu passo algodão umedecido com álcool nas pontas das lâminas.
 
Eu passo hipoclorito no casing, seco com guardanapos limpos e passo álcool e já seco com guardanapos na sequencia, o guardanapo fica umedecido com o álcool e a medida que passo vai evaporando deixando o recipiente bem seco.

Se for bandeja de alumínio 15 minutos no fogão em temperatura máxima já é o suficiente.

Para raspar eu uso uma ferramenta que eu mesmo fiz, como sou artesão fiz uma pazinha sob medida para raspar esporos, deixo ela no fogo, fica vermelha, esfrio com água, passo guardanapo com álcool e pronto, em poucos segundos já tenho tudo esterilizado e pronto para uso... o mesmo com o copinho de cachaça, passo hipoclorito, retiro, passo álcool, seco com guardanapo e pronto.
 
Olá.
Quanto as dúvidas anteriores, agradeço às respostas, mas acabei optando por uma opção mais simples, sugerida por alguém aqui no fórum mesmo (acho que foi o @tupy), comprei um daqueles coletores universais (aqueles potinhos de fezes e urina), que já vem com a pazinha previamente esterilizada e fiz o procedimento nela, utilizando água mineral de copinho, que encontrei.

Uma dúvida agora é sobre a esterilização da seringa. Pelo que vi, o método é pegar a água ainda fervendo (ainda com o fogo ligado?) e puxar 3 ou 4 vezes e jogar de volta, para assim esterilizar a seringa. Essa água precisa ser mineral ou pode ser da torneira? Lembrando que é apenas para esterilizar a seringa, visto que a água a ser utilizada será a do copinho, que já é esterilizada. Ou existe outra forma melhor de esterilizar a seringa?
Outra questão, há alguma técnica específica para não ficar aquele pequeno espaço de ar (aproximadamente 1ml) na seringa? Por mais que eu tente, não consigo encher a seringa completamente, sempre fica este pequeno espaço de ar. Os 20ml da seringa são preenchidos, mas ela tem um pouco de espaço a mais. Este espaço pode ser muito propício para contaminantes?

Mais uma pergunta, aproveitando que já estamos aqui mesmo... Um carimbo é muito fácil de contaminar? Fiz os procedimentos na boca do fogão hoje, com a pazinha esterilizada, porém em algum momento acho que ela possa ter tocado na porta do fogão ou em algo que não estivesse completamente esterilizado (mas claro, também nada imundo), os esporos estão muito comprometidos? Ou seja, de acordo com a experiência de vocês, é muito fácil de um carimbo contaminar?

Menos de 24h é muito pouco tempo de hidratação para os esporos?

Desde já agradeço.
 
@Anão, se der use seringa lacrada, já esterilizada... mas caso tenha que reaproveitar o procedimento pode ser esse mesmo, puxar a água fervente ainda com o fogo ligado, umas 3 ou 4 vezes... particularmente eu deixo a seringa cheia de hipoclorito de um dia para o outro antes de sugar água fervente... dai se tiver algum endósporo de contaminante já morre com o hipoclorito... mas fica a seu critério, ainda o ideal é seringa nova.

Sobre o carimbo e sua vulnerabilidade a contaminação creio que se a taxa de germinação tá boa, carimbo novo e limpo o micélio vem com tudo e toma conta, um detalhe é que não precisa raspar muito os esporos, só uma pequena raspinha já é o suficiente. Conselho: Use luvas e máscara!

Esse espaço ai da seringa, não esquente cara, não dá nada...se ela estiver limpa, água limpa, tudo feito certo não vai contaminar...

É bom deixar os esporos hidratando? É, mas se eles são "jovens" não precisa disso, vão eclodir rapidamente, é melhor hidratar esporos mais velhos...

Manda vê! boa sorte ai!
 
Galera to com uma duvida aqui e pode ser que eu tenha feito um coisa errada no meu cultivo:

Após o ficar na pressão pra matar os micro-organismos e ficar de repouso na panela, na hora em que fui inocular percebi que os copos estavam meio úmidos com gotas dentro deles e tudo mais. A duvida é, isso seria prejudicial na incubação?
 
Após o ficar na pressão pra matar os micro-organismos e ficar de repouso na panela, na hora em que fui inocular percebi que os copos estavam meio úmidos com gotas dentro deles e tudo mais. A duvida é, isso seria prejudicial na incubação?

Depende. É normal sempre ter gotas devido a umidade excessiva. Agora, se estiverem assim, aí é um caso quase perdido.
 
Acham que há muita diferença entre arroz integral comercial e o mais "rústico"? E nos produtos para substrato em geral (grãos, pipoca etc)?
 
esse mais rustico seria oque exatamente? direto do produtor?

Quero dizer não-industrial, sem marca. Por exemplo, aqui onde moro tem o mercado público, e lá eles vendem os grãos em aberto, por peso e não embalados comercialmente. Foram os que utilizei da última vez e funcionaram perfeitamente, porém não sei se todo mundo costuma fazer isso ou se compra arroz integral no supermercado mesmo, por exemplo.
 
Quero dizer não-industrial, sem marca. Por exemplo, aqui onde moro tem o mercado público, e lá eles vendem os grãos em aberto, por peso e não embalados comercialmente. Foram os que utilizei da última vez e funcionaram perfeitamente, porém não sei se todo mundo costuma fazer isso ou se compra arroz integral no supermercado mesmo, por exemplo.


Já usei os dois, e ambos funcionaram.

Mas se puder escolher eu prefiro esse mais rústico, geralmente encontrado em mercadões e casas de produtos naturais.
 
E no caso de eu ter um saco aqui, porém que já foi aberto há muito tempo? Eles têm algum tipo de "validade" ou crus tanto faz?
Tenho um resto que sobrou do outro cultivo, de abril. O saco não estava completamente aberto mas não estava vedado.
 
E no caso de eu ter um saco aqui, porém que já foi aberto há muito tempo? Eles têm algum tipo de "validade" ou crus tanto faz?
Tenho um resto que sobrou do outro cultivo, de abril. O saco não estava completamente aberto mas não estava vedado.


Acho que para cultivo não tem prazo de validade não. Ou se tiver é um prazo bem mais elástico que o para consumo humano.

Se tiverem alguns insetos lá, por exemplo, é só suplementação de proteína :D
 
Boa noite galera, estou com um plobleminha para manter a temperatura ideal detro da incubadora, no caso estou usando uma caixa de isopor de 60L, tentei usa apenas um aquecedor de aquario dentro de um garrafa cortada ao meio, primeira vez usei um de 60 w, mais passando de umas 2 a 3 horas ele esquenta de mais, chegando ai por 50c, ai troquei por um de 1w ai foi ao contrario não esquentou absolutamente nada,estou pensando em compra um aquecedor com termostato, queria saber quanto W, seria o ideial para manter a temperatura na casa dos 27 a 30 c no max ? me ajudem.... grato!!
 
Se a temperatura na sua cidade estiver adequada (entre 23 e 27C°) não precisará de uma incubadora. O interior dos potes é ligeiramente mais quente, manter seu exterior em 30C° irá retardar a incubação, veja Reiniciando o Início. Mas como a temperatura de minha cidade oscila muito, chegando a >30 e <23C°, comprarei o termostato TIC-17RGTi pois já foi testado e aprovado por alguns membros.
 
Última edição:
O ideal pra manter uma temperatura estável é um termostato.
 
Última edição:
Galera um duvida:

.Se o spawn com milho se contaminar eu poderia jogar na terra pra fazer um outdoor?
 
Back
Top