Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Errei feio no cálculo. Na verdade não tenho muito essa noção de metros quadrados. Enfim, um kitnet normal, provavelmente não existe kitnet grande. Pensem em uma sala normal de apartamento transformada em quarto, com um banheiro pequeno.
O espaço em si não é o problema, mas sim a grande quantidade de possíveis contaminantes, é um espaço onde estou o tempo todo, sem contar meu gato. Eu tenho essa paranoia de que ao ar aberto, nem que sejam 10 segundos, os contaminantes estão no ar o tempo todo, por isso tenho medo de contaminar antes de colocar na glovebox. E na hora de fazer o casing, tenho medo de que algum pelo venha voando pela roupa ou pelo ar mesmo e que seja invisível ao olho nu.

Próxima vez vou fazer tudo na água sanitária então. Obrigado por todas as respostas até agora!



Aproveitando pra deixar mais uma pergunta: O melhor pH para uma CL seria neutro ou alcalino?
Faz no banheiro! é mais fácil limpar e cortar a ventilação externa. Fora que deixa teu gato de fora, gatos são curiosos, de cara ele vai em cima de você se vê tu fazendo algo e vai por tudo a perder. Se não tiver GB usa uma caixa organizadora 90° que quebra um galho, tenho feito isso. Ah, não esquece de touca, máscara e luva! Se não tiver mascara e touca usa uma camisa igual aos traficantes do noticiário que resolve.
 
@Mauricio, meu terrário não tem espaço para mais bulks no momento, porem estou com spawn prontos para fazer bulks.
Eu tenho varios baldes de 5 Litros e estava pensando em fazer algo com eles para aproveitar apesar de serem pequenos.
Pensei nesse esquema mais ou menos.

O único problema aquí, a meu ver seria a umidade.
Pensei em colocar a mangueirinha de ar dentro de um frasco desses de conserva de pimenta com água destilada para manter a umidade. Você acha que é viável?
frasco.jpgProjeto em Baldes.JPG
 
Use toucas nos baldes é suficiente.
Amarre com barbante para não soltar.
Segure o centro da touca e movimente para cima e para baixo para aerar a superfície.
Se forem pequenas para o diametro do balde compre o material da touca( TNT) e faça do tamanho adequado

touca  descartavel sanfonada com 100.jpg
Coloque uma camada de vermiculita no fundo bem úmida e cubra com outra camada.
 
Última edição por um moderador:
E ae galera do CM tenho umas duvidas que vem me intrigando a um tempo, as dúvidas são!

.Qual agua eu usaria para montar a camada do casing, para tindilização do milho?

.Tenho os seguintes componentes para botar na camada do casing: pó de coco, pó de casca de pinus, terra com esterco bovino, vermiculita. Qual os preferencias para montar este casing e se eu botar todos pode gerar algum problema?

.Uma forma de pasteurizar o casing sem ser no microondas?

Grato pela ajuda galera.;)
 
@Shamuska, quando eu preparei o meu casing eu utilizei água de torneira mesmo, levei no microondas.
Quando eu preparei o meu milho, durante os 3 dias, tambem utilizei agua de torneira.
Tenho os seguintes componentes para botar na camada do casing: pó de coco, pó de casca de pinus, terra com esterco bovino, vermiculita. Qual os preferencias para montar este casing e se eu botar todos pode gerar algum problema?
Utilize 50% Vermiculita 50% pó de coco na camada casing, é o mais adequado.
Bulk necessita de material nutritivo, já o casing material menos nutritivo.

Uma forma de pasteurizar o casing sem ser no microondas?
Pode ser feito em panela normal, amarre o material dentro de panos e deixe na panela com água na temperatura de 65 á 70° durante algumas horas.
Pode ser feito no formo convencional tambem. Umedeça o material e controle a temperatura do forno.
 
Última edição:
.Qual agua eu usaria para montar a camada do casing, para tindilização do milho?

Para a montagem da camada de casing, eu aconselho a mineral. Já para a tindalização, pode ser água tratada da torneira mesmo!


.Tenho os seguintes componentes para botar na camada do casing: pó de coco, pó de casca de pinus, terra com esterco bovino, vermiculita. Qual os preferencias para montar este casing e se eu botar todos pode gerar algum problema?

Camada de casing não pode ser nutritiva. Utilize somente vermiculita na mesma.

.Uma forma de pasteurizar o casing sem ser no microondas?

Casing com vermiculita pode ser esterilizado. Lave a vermiculita em uma solução de 5/1 (Água/Água Sanitária) e depois de deixar lá por algumas horas, enxágue bem até que saia o cheiro da água sanitária.
 
Saudações ao pessoal do fórum.

Acompanho o fórum já faz um bom tempo, inclusive já realizei três cultivos bem sucedidos, sempre me utilizando do conhecimento aqui disponível. Agradeço a todos que estão sempre por aí ajudando. Pois então, nunca precisei fazer nenhuma pergunta, sempre achei as respostas nos posts antigos. Hoje tenho uma:

Comecei um cultivo novo ontem (MDK - com carimbos meus), estou seguindo o método PF Tek, e os copos já estão na incubadora.
Como moro no sul, estou utilizando um incubadora com aquecimento para manter a temperatura em 27ºC. Eis que, hoje de meio dia ao chegar em casa, me deparo com a temperatura em 43ºC na incubadora (medição feita por termômetro digital). Foi um problema no termostato, que estava velho e dando problema. Imediatamente retirei os copos de dentro e resolvi o problema do termostato (trocando por um novo) e agora está tudo OK. Minha dúvida é, sera que esse período de 3 horas que fiquei fora e aconteceu essa lástima foi suficiente pra aniquilar com os esporos recém inoculados?! Sei que em 3 dias vou ter minhas resposta, mas a dúvida está me matando! Alguém já passou por uma dessas e pode me dar uma luz?

Grato pela atenção!
 
Lave a vermiculita em uma solução de 5/1 (Água/Água Sanitária) e depois de deixar lá por algumas horas, enxágue bem até que saia o cheiro da água sanitária.


Dei um útil pelo conjunto da obra :D - mas você já experimentou pessoalmente essa técnica da água sanitária aí de cima?

Mexer com hipoclorito de sódio pode ser bem irritante.




Minha dúvida é, sera que esse período de 3 horas que fiquei fora e aconteceu essa lástima foi suficiente pra aniquilar com os esporos recém inoculados?! Sei que em 3 dias vou ter minhas resposta, mas a dúvida está me matando! Alguém já passou por uma dessas e pode me dar uma luz?


Acho que só esperando mesmo, @amarelo. E pode levar mais que três dias para saber o resultado.

Mas se ficou muito tempo a 43º C os esporos devem estar mortos.
 

Dei um útil pelo conjunto da obra :D - mas você já experimentou pessoalmente essa técnica da água sanitária aí de cima?

Mexer com hipoclorito de sódio pode ser bem irritante.

Sim, hehe.. por sinal quase gastei todas as impressões digitais... :p

Quando estou sem preguiça utilizo uma luva daquelas cirúrgicas (que no final do processo se desgastam também).
 
Dependendo do caso, esse procedimento não é aconselhado.

Mas parece que aqui pode ser uma boa pedida.

Ainda tenho 4ml restante na seringa. Será que não vale a pena inocular novamente agora do que esperar pra ver se os esporos morreram ou não? Daqui a 5 dias vai aumentar a chance de contaminação e provavelmente terei que refazer todo o processo.
O problema é que tenho apenas 4ml e 7 copos. Acho que vou distribuir esse resto entre 4 copos e deixar os outros 3 como estão, de teste, pra ver se os esporos sobreviveram a essa temperatura.
O que acham?
 
Ainda tenho 4ml restante na seringa. Será que não vale a pena inocular novamente agora do que esperar pra ver se os esporos morreram ou não? Daqui a 5 dias vai aumentar a chance de contaminação e provavelmente terei que refazer todo o processo.
O problema é que tenho apenas 4ml e 7 copos. Acho que vou distribuir esse resto entre 4 copos e deixar os outros 3 como estão, de teste, pra ver se os esporos sobreviveram a essa temperatura.
O que acham?

Espere. É melhor ter certeza que os esporos não germinaram antes.

4 ml's é muito pouco para uma re-inoculação, você vai precisar fazer uma nova seringa (pode utilizar o que sobrou, é claro).
 
Olá... :)
Posso usar apenas vermiculita como camada de cima no casing??? Precisa ser algo não-nutritivo, certo? Só tenho vermiculita disponível aqui...

Ela tem que estar úmida, ou posso jogar seco e ir regando na medida que o micélio "suba" ?

Se ela precisar estar úmida antes, como faço? Tem algum jeito especial?
 
Posso usar apenas vermiculita como camada de cima no casing???

Pode.

Precisa ser algo não-nutritivo, certo?

Certo.

Ela tem que estar úmida, ou posso jogar seco e ir regando na medida que o micélio "suba" ?
Se ela precisar estar úmida antes, como faço? Tem algum jeito especial?

Umedeça sem deixá-la encharcada e esterilize na panela de pressão ou micro-ondas.

https://teonanacatl.org/threads/vermiculita-cuidado-com-contaminantes.6805/
 
Algumas dúvidas.

1 - Água mineral de garrafa é estéril? Os recipientes que tenho para ferver aqui não são 100% limpos e por mais que eu tente, não consigo deixá-los totalmente limpos. São panelas e sempre que fervo a água, percebo que há óleo nelas (mesmo após várias lavagens e fervidas de água). O mais correto seria utilizar a água de garrafa, caso não encontre a de copinho, ou vale a pena o risco?

2 - Após esterilizados os copos com milho (depois das 24h de hidratação), posso deixá-los por mais 24h na panela fechada até a inoculação, ou seria tempo demais? O motivo disso é que só tenho das 18h às 22h para fazer os procedimentos, e acredito que não seja tempo suficiente para a panela esfriar.

3 - Há muita diferença entre esterilizar a ponta da agulha com álcool e fogo ou apenas o fogo até a agulha ficar vermelha seria suficiente?
 
Algumas dúvidas.

1 - Água mineral de garrafa é estéril? Os recipientes que tenho para ferver aqui não são 100% limpos e por mais que eu tente, não consigo deixá-los totalmente limpos. São panelas e sempre que fervo a água, percebo que há óleo nelas (mesmo após várias lavagens e fervidas de água). O mais correto seria utilizar a água de garrafa, caso não encontre a de copinho, ou vale a pena o risco?
Não tem água de copinho onde você mora? Ela é a ideal, é só sugar com a agulha esterilizada e pronto. Eu espeto umas 4 agulhas de uma só vez, encho as 4 e guardo na geladeira as que usarei depois... Outra opção é esterilizar a água juntamente com os grãos, coloca um copo de pp (requeijão) e tampe com alumínio e deixe na pressão por 1hora. Dai usa ela assim que tirar os grãos da panela.
2 - Após esterilizados os copos com milho (depois das 24h de hidratação), posso deixá-los por mais 24h na panela fechada até a inoculação, ou seria tempo demais? O motivo disso é que só tenho das 18h às 22h para fazer os procedimentos, e acredito que não seja tempo suficiente para a panela esfriar.
É só se programar, põe na pressão as 19h (exemplo) e as 18h do dia seguinte abra a panela para inocular. Creio que não tenha problemas assim.
3 - Há muita diferença entre esterilizar a ponta da agulha com álcool e fogo ou apenas o fogo até a agulha ficar vermelha seria suficiente?
Na minha opinião apenas o fogo é o suficiente. Ficou bem vermelho já mata tudo. Inclusive eu faço isso com colher também, deixo ela lá no fogo, fica vermelhona, esfrio na água passo álcool seco e já uso.
 
Por incrível que pareça, acho que talvez eu não encontre essa água em copinho aqui. Mas qual a diferença dela para a de garrafa?
E água destilada, nunca encontrei pra vender, se não utilizaria. As coisas mais simples eu não consigo achar. Nem se eu abrir a garrafa dentro da glovebox e jogar direto em cima dos esporos no copo de shotglass, seria seguro?
 
Por incrível que pareça, acho que talvez eu não encontre essa água em copinho aqui. Mas qual a diferença dela para a de garrafa?
E água destilada, nunca encontrei pra vender, se não utilizaria. As coisas mais simples eu não consigo achar. Nem se eu abrir a garrafa dentro da glovebox e jogar direto em cima dos esporos no copo de shotglass, seria seguro?
O @Ecuador explicou em um post aqui como essa água é envazada... ela vai em alta temperatura e lacrada, ficando assim bem preservada. A água de garrafa creio que seja arriscado, mas se é a única que tem vai com ela... deixa ferver por uns 15 minutos e suga ela com a seringa ainda fervendo e guarda para esfriar... boa sorte ai!
 
Back
Top