Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Pela minha experiência percebi que os cubensis têm uma tendência geotrópica, ou seja, eles crescem no sentido ascendente, contra a força gravitacional, independentemente da iluminação. Os cogumelos são geotrópicos e não fototrópicos. A iluminação pode até estimular e facilitar a frutificação, mas os cogumelos não se guiam pela luz mas sim pela força da gravidade.

2013-09-23 20.00.02.jpg
 
Última edição por um moderador:
No meu terrário o higrômetro indica unidade de 93%, porem as paredes não tem condensação de água.
São limpas e sem gotículas. Dentro Tem um pote de vidro com o borbulador de ar. Um copo com água, e no fundo um pouco de água.

É normal nao ter cotículas, está certo essa umidade?
 
É normal essa condensação, se for clara e sem cheiro, sendo amarela e fedida é bactéria.
meu casing está com várias primórdias ao 10º dia... tem na lateral uma pequena mancha amarela clara, mas o aspecto geral é bem saudável, será que tem algum risco para o desenvolvimento destas primórdias?
 
No meu terrário o higrômetro indica unidade de 93%, porem as paredes não tem condensação de água. São limpas e sem gotículas.

Quando o ar está úmido não necessariamente deve ocorrer condensação.
A condensação ocorre quando o vapor é resfriado e depende do equilíbrio entre a pressão e temperatura.

Dentro Tem um pote de vidro com o borbulador de ar. Um copo com água, e no fundo um pouco de água.
Tá bom o set

É normal nao ter cotículas, está certo essa umidade?

Sim
 
Gostaria de saber se posso injetar cultura líquida em bolos pf e se sim, qual a qtdade em mls para um copo de 200 mls de substrato. Alguém já fez isso?
 
Gostaria de saber se posso injetar cultura líquida em bolos pf e se sim, qual a qtdade em mls para um copo de 200 mls de substrato. Alguém já fez isso?

Pode ser feito sim, mas eu não aconselho. Esporos se dão muito bem diretamente nos bolos, ao contrário dos grãos, por exemplo.

Quanto à quantidade, eu não posso afirmar pois nunca trabalhei dessa maneira.
 
Pode ser feito sim, mas eu não aconselho. Esporos se dão muito bem diretamente nos bolos, ao contrário dos grãos, por exemplo.

Quanto à quantidade, eu não posso afirmar pois nunca trabalhei dessa maneira.

Vou tentar então, a nível de experiência e posto aqui o resultado pra sabermos se pode ser feito no caso de quem tem uma cultura líquida e não está conseguindo inocular potes de milho e não tem carimbos (meu caso). Valeu...
 
Em caso de não germinação de uma CL, significa que os esporos estavam estéreis, algum tipo de contaminação no conteúdo da CL ou ainda há chance de colonização? Tem como saber se uma CL está contaminada só vendo na seringa?
Neste caso, o melhor seria tentar um bolo PF ou mesmo sem uma CL no milho de pipoca teria chances de sucesso?
 
Em caso de não germinação de uma CL, significa que os esporos estavam estéreis,

É uma das hipóteses, mas pode ser que o açúcar ou água são inadequados, por exemplo.

algum tipo de contaminação no conteúdo da CL

Alumas contaminações são perceptíveis outras não.

ou ainda há chance de colonização?

Esporos mais antigos respondem com maior tempo para eclodirem.

Tem como saber se uma CL está contaminada só vendo na seringa?

Algumas sim, outras só quando aplicada no substrato.


Neste caso, o melhor seria tentar um bolo PF

Melhor testar em pequenas quantidades, para não perder muito material.

ou mesmo sem uma CL no milho de pipoca teria chances de sucesso?

CL a vantagem é colonizar mais rapidamente, esporos funcionam tão bem quanto CLs
 
Alguma dica para cultivo em espaço limitado (ou BASTANTE limitado)?

Moro em um quitinete, de no máximo 10x20m². Sendo que todo o ambiente é um cômodo só, tirando o banheiro que é a única parte separada por uma porta ou por qualquer coisa.
A região da pia é bem contaminada principalmente, direto fica louça sobrando, restos de comida e além disso ela fica próxima do lixo e do fogão, apenas alguns centímetros de distância deles. Fora isso, além de ser pequeno, tenho um gato e ele convive em todos os ambientes da casa (ou seja, pêlos nas roupas e em todo o ambiente). Além disso não tenho nenhum tipo de mesa ou bancada para fazer os procedimentos, salvo por uma pequena mesa improvisada de madeira.

A parte da inoculação, acho que talvez não tenha problema se feito em uma glovebox, afinal lá dentro vai estar tudo esterilizado mesmo. Minha preocupação é do momento de abertura da panela de pressão (inclusive tem alguma importância a panela estar esterilizada por fora/dentro?), retirada dos copos até colocar eles na glovebox e depois, no momento de quebrar o Spawn para fazer bulk ou manusear o bolo. Qual seria o melhor lugar pra fazer esses procedimentos assépticos? Jogar lysol no ambiente onde será feito o procedimento, seria melhor fazer na "sala" (ambiente único) mesmo ou no banheiro? Existe algum procedimento opcional para grandes ambientes mas que seja bastante recomendado para pequenos ambientes?

Nas opiniões mais experientes, o Lysol substitui completamente ou apenas complementa o álcool 70º?

Desde já agradeço pelas respostas.
 
Moro em um quitinete, de no máximo 10x20m².

10X20=200 é grande

Se você só tem esse ambiente, tem que fazer uma limpeza total nele, até no gato.

tem alguma importância a panela estar esterilizada por fora/dentro?),

Esterilizar a panela ? É só lavá-la

retirada dos copos até colocar eles na glovebox e depois, no momento de quebrar o Spawn para fazer bulk ou manusear o bolo. Qual seria o melhor lugar pra fazer esses procedimentos assépticos?

Só limpe muito bem o ambiente.

Jogar lysol no ambiente onde será feito o procedimento, seria melhor fazer na "sala" (ambiente único) mesmo ou no banheiro?


Ajuda , mas não é essencial

Existe algum procedimento opcional para grandes ambientes mas que seja bastante recomendado para pequenos ambientes?

O espaço necessário para cultivar não é necessariamente grande, você pode fazer tudo em 2 metros quadrados.

Nas opiniões mais experientes, o Lysol substitui completamente ou apenas complementa o álcool 70º?

Lysol não é prioridade, água sanitária substitui ambos muito bem na limpeza.
 
Errei feio no cálculo. Na verdade não tenho muito essa noção de metros quadrados. Enfim, um kitnet normal, provavelmente não existe kitnet grande. Pensem em uma sala normal de apartamento transformada em quarto, com um banheiro pequeno.
O espaço em si não é o problema, mas sim a grande quantidade de possíveis contaminantes, é um espaço onde estou o tempo todo, sem contar meu gato. Eu tenho essa paranoia de que ao ar aberto, nem que sejam 10 segundos, os contaminantes estão no ar o tempo todo, por isso tenho medo de contaminar antes de colocar na glovebox. E na hora de fazer o casing, tenho medo de que algum pelo venha voando pela roupa ou pelo ar mesmo e que seja invisível ao olho nu.

Próxima vez vou fazer tudo na água sanitária então. Obrigado por todas as respostas até agora!



Aproveitando pra deixar mais uma pergunta: O melhor pH para uma CL seria neutro ou alcalino?
 
Última edição:
olá queria saber, para se fazer um out com um bolo contaminado, depende da contaminação?(ou seja existe contaminaçoes especificas) se apenas a contaminação se mostrar presente tb é possível? abraço a todos
 
Back
Top