Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Eu ja havia pesquisado de cabo a rabo e encontrado esse: https://teonanacatl.org/threads/tutorial-como-lacrar-potes-e-inocular-grãos.2223/
mas não serviu pra nada ta incompreensível. Queria saber como fazer o filtro naqueles potes de azeitona com tampa de ferro.


Esse tópico que você encontrou está bem explicado. Ensina como lacrar e dá dicas de esterilização e inoculação. Os "View attachment" do meio do texto é que estão apontando para imagens erradas (estavam, ajustei agora), mas no final tem a sequência de imagens certas. Basta clicar na primeira e ir seguindo.

Quanto à troca gasosa na colonização, não é obrigatória desde o início, e o vidro pode mesmo chegar a 100% de colonização sem troca gasosa. Mas se for necessário basta furar o lacre de alumínio e cobrir o furo com um filtro que barre os contaminantes. O pessoa usa micropore e lã acrílica para isso.
 
Última edição:
Obrigado Cosmik e Ecuador. Depois de anos de estudos, de coletas e boas experiências, graças aos ensinamentos contidos aqui nesse site, agora vou iniciar o primeiro cultivo. Ainda estou comprando os materiais. Já tenho turfa, vermiculita, carbonato de cálcio e fitas medidoras de pH. Depois que obtiver sucesso e estar com uns dois ou três potes de micélio na geladeira vou começar a pesquisar aqui sobre confecções de estufas. Grato a todos que colaboram com informações.
 
graças aos ensinamentos contidos aqui nesse site, agora vou iniciar o primeiro cultivo.


O conselho que sempre damos aos principiantes é: comece com uma PFTek bem básica, certinha, sem se desviar do recomendado.

Outras técnicas são arriscadas no início, e a maioria dos principiantes se enrola com elas. Depois que você tiver dominado a PFTek e estudado mais vai sentir facilidade com as outras técnicas.
 
Bom dia @F.J.P.
Foi no seu diario mesmo que tomei conhecimento desta tecnica.
Você repetiu o processo? Fez isso só uma vez?
30 min. é realmente suficiente?
Sim repeti, mas na verdade o esterco foi de minhoca, mais conhecido como húmus, dou esterco de vaca para minhas minhocas e elas comem e defecam húmus. Nestes últimos tempos fiz uns dois bulks assim, tinha tanto micélio pronto que não abri diário para todos... mas confesso que em 1 deles deixei 60 minutos fervendo... se quiser faz 40min. vai testando... é sempre bom medir bem as proporções, coloca junto ao esterco ou húmus um pouco de pó de coco e vermiculita para segurar a umidade... 1 colherzinha de calcário etc... boa sorte!
 
Eu ja havia pesquisado de cabo a rabo e encontrado esse:https://teonanacatl.org/threads/tutorial-como-lacrar-potes-e-inocular-grãos.2223/
mas não serviu pra nada ta incompreensível. Queria saber como fazer o filtro naqueles potes de azeitona com tampa de ferro.

@Psilocinógeno, Eu particular mente não uso o serviço de busca daqui. Acho que não é muito bom por isso uso o google.

Dá uma olhada:
https://teonanacatl.org/threads/pesquisando-no-fórum-método-alternativo.9214/
 
bom dia galera , estou com umas duvidas na construção do meu terrario se poderem me ajuda obrigado , primeiro o terrario é constituido por enquanto só de uma caixa de isopor de 60 litros ,argila expandida e um termometro, estou pensando em colocar uma bomba de aquario para fazer a troca de ar, para que eu não precise ter que estar abrindo o terrario para fazer manualmente . mas estou pençando bem, como aqui aonde eu moro faz muito calor eu vou precisar estar colocando garrafas congeladas dentro do terrario todos os dias e vou ter que abrilo e não sei se a proposta da bomba de aquario seria viável, já que ela serviria para que eu não abrisse o terrario, e ai galera eu coloco o não a bomba de aquario ? e uma outra duvida aqui não teria nenhum forum ou diario de cultivo explicando como montar um terrario de isopor, a maioria dos diarios de cultivo que vejo é de caixa organizada e tenho duvidas de como fazer a iluminação do meu terrario. se alguem poder me ajudar agradeço.
 
bom dia galera , estou com umas duvidas na construção do meu terrario se poderem me ajuda obrigado , primeiro o terrario é constituido por enquanto só de uma caixa de isopor de 60 litros ,argila expandida e um termometro, estou pensando em colocar uma bomba de aquario para fazer a troca de ar, para que eu não precise ter que estar abrindo o terrario para fazer manualmente . mas estou pençando bem, como aqui aonde eu moro faz muito calor eu vou precisar estar colocando garrafas congeladas dentro do terrario todos os dias e vou ter que abrilo e não sei se a proposta da bomba de aquario seria viável, já que ela serviria para que eu não abrisse o terrario, e ai galera eu coloco o não a bomba de aquario ? e uma outra duvida aqui não teria nenhum forum ou diario de cultivo explicando como montar um terrario de isopor, a maioria dos diarios de cultivo que vejo é de caixa organizada e tenho duvidas de como fazer a iluminação do meu terrario. se alguem poder me ajudar agradeço.
Dyg... não tem muito segredo não, meu terrário é uma caixa de isopor de 50 litros, eu não uso borbulhador, para troca de ar fiz janelas, na tampa tem uma janela de 10cm x 20cm, na lateral mais larga outra janela de 10cm x 20cm, nas outras laterais mais estreitas uma janela em cada, uma mais baixa com 10cm x 10cm e outra do outro lado mais alta de 10cm x 10cm... tampe elas com um tecido fino, eu uso TNT, um tecido super barato e eficiente na troca de ar...

Na tampa coloque um visor, uma tampa de plástico transparente ou vidro para visualizar o interior.

Umidade é argila expandida e água, para esse tamanho de terrário 1 litro já é o suficiente. A umidade no interior fica ótima e ocorre também boa troca de ar. Quanto a temperatura se for muito quente onde você mora busque o lugar mais fresco da casa para deixar o terrário, se passar de 30º terá que dar um jeito de baixar... creio que a água com a argila poderá ajudar a estabilizar a temperatura ... faça uns testes. Boa sorte!
 
Dyg... não tem muito segredo não, meu terrário é uma caixa de isopor de 50 litros, eu não uso borbulhador, para troca de ar fiz janelas, na tampa tem uma janela de 10cm x 20cm, na lateral mais larga outra janela de 10cm x 20cm, nas outras laterais mais estreitas uma janela em cada, uma mais baixa com 10cm x 10cm e outra do outro lado mais alta de 10cm x 10cm... tampe elas com um tecido fino, eu uso TNT, um tecido super barato e eficiente na troca de ar...

Na tampa coloque um visor, uma tampa de plástico transparente ou vidro para visualizar o interior.
é acho que vou tentar colocar um vidro na tampa do meu isopor assim a luz vai poder entrar . sobre o TNT ai fica a duvida, eu vou precisar abrir o terrario de qualquer forma para colcar as garrafas para coseguir baixar a temperatura sendo assim vai aver troca ar nessa hora, mas vou fazer uns testes antes, e assim eu vou verificando o que precisa ,mas gostei dessa do TNT é uma forma barata e facíl , obrigado pelas dicas
 
é acho que vou tentar colocar um vidro na tampa do meu isopor assim a luz vai poder entrar . sobre o TNT ai fica a duvida, eu vou precisar abrir o terrario de qualquer forma para colcar as garrafas para coseguir baixar a temperatura sendo assim vai aver troca ar nessa hora, mas vou fazer uns testes antes, e assim eu vou verificando o que precisa ,mas gostei dessa do TNT é uma forma barata e facíl , obrigado pelas dicas
ficar abrindo (na minha opinião) traz riscos e as vezes é desnecessário, claro que se terá que intervir na temperatura é inevitável, mas pensando agora poderia fazer um canal com uma mangueira e ligá-la em uma garrafa, virando a garrafa de água bem gelada ela escorreria para dentro do terrário, ou uma pequena entrada para por gelo, sei lá...teria que pensar bem como fazer essa intervenção para baixar a temperatura...

onde moro é frio então nunca passei por essa situação, eu imagino que mesmo estando bem quente no ambiente externo dentro do terrário não elevará muito a temperatura.

Um vidro grande como tampa ajuda a temperatura ficar mais baixa, essa experiencia eu já tive aqui, pode ajudá-lo.

Quando coloca no terrário para frutificar o ideal é não abrir até dar uns dias, um tempo necessário para o micélio começar a "ir pra cima".

Bom cultivo:)
 
mas será que dentro do terrário chega a essas alturas?
Sempre precisei esquentar o terrário ao invés de esfriar. Usar garrafas de gelo faz decair a umidade, eu faria como disse o @F.J.P. , tentar uma diminuição na temperatura externa (terrário em local mais fresco possível). Abrir o terrário frequentemente pode ser arriscado se houver uma carga de contaminantes no ambiente.

Existem sistemas de troca de ar com TNT/cooler também, só fazer alguns testes para o cooler não extrair em excesso a umidade!
 
Ficar abrindo (na minha opinião) traz riscos e as vezes é desnecessário, claro que se terá que intervir na temperatura é inevitável, mas pensando agora poderia fazer um canal com uma mangueira e ligá-la em uma garrafa, virando a garrafa de água bem gelada ela escorreria para dentro do terrário, ou uma pequena entrada para por gelo, sei lá...teria que pensar bem como fazer essa intervenção para baixar a temperatura...

onde moro é frio então nunca passei por essa situação, eu imagino que mesmo estando bem quente no ambiente externo dentro do terrário não elevará muito a temperatura.

Um vidro grande como tampa ajuda a temperatura ficar mais baixa, essa experiencia eu já tive aqui, pode ajudá-lo.

Quando coloca no terrário para frutificar o ideal é não abrir até dar uns dias, um tempo necessário para o micélio começar a "ir pra cima".



Bom cultivo:)
muito obrigado F.J.P. pelas dicas, é o meu primeiro cultivo por isso muitas duvidas , mas por enquanto vou colocar as garrafas congeladas , mas pra frente vou tentar fazer o que voce falou vou bolar uma engenhoca para resfriar o meu terrario , penso em um umididicador mas se eu estiver sem grana para isso ai o jeito vai ser bolar uma ideia.
Sobre o vidro eu estava pensando em dar um geito de colocalo na tampa do isopor tipo voce fez com TNT .mas não sei de que forma sera melhor, F.J.P. sobre abrir o terrario só depois de dois dias acho que isso se aplica para bolo PFTK qualquer coisa me corrija se tiver errado , mas no meu caso vou fazer casing vou deixalos antes na incubadora , quantos dias é o ideal para eu aniversariar meu casing? e sera que eu poderia colocalo direto no terrario sem passar pela incubadora .

Sempre precisei esquentar o terrário ao invés de esfriar. Usar garrafas de gelo faz decair a umidade, eu faria como disse o @F.J.P. , tentar uma diminuição na temperatura externa (terrário em local mais fresco possível). Abrir o terrário frequentemente pode ser arriscado se houver uma carga de contaminantes no ambiente.

Existem sistemas de troca de ar com TNT/cooler também, só fazer alguns testes para o cooler não extrair em excesso a umidade!
anatman é verdade abrir o terrario frequentemente é arriscado , mas se toda vez que eu for abrilo eu der uma linpada no ambiente com lisol , acho que diminuiria a chances de contaminção, mas vou dar uma olhada vou montalo e vou colocalo em um um lugar fresco da casa e vou regulando a temperatura assim vou ver o que precisa ...É pra quem mora no Nordeste é difícil o calor pega aqui .
 
Última edição por um moderador:
Não, a troca geralmente é manual. Mas dependendo das configurações, não há nem necessidade de terrário, o próprio recipiente do "casing" ja providencia o necessário. Bolos PF so tem uma pequena cobertura de vermiculita na volta, muitas vezes nem isso, por isso precisam de terrario para manter a umidade adequada. No casing/bulk, quem faz esse papel é o substrato. Geralmente pó de côco e vermiculita, ambos com bastante capacidade de retenção dágua.
 
Não, a troca geralmente é manual. Mas dependendo das configurações, não há nem necessidade de terrário, o próprio recipiente do "casing" ja providencia o necessário. Bolos PF so tem uma pequena cobertura de vermiculita na volta, muitas vezes nem isso, por isso precisam de terrario para manter a umidade adequada. No casing/bulk, quem faz esse papel é o substrato. Geralmente pó de côco e vermiculita, ambos com bastante capacidade de retenção dágua.
obrigado pela informação. mas é que na minha região o clima é um pouco quente por isso vou ter que colocar garrafas de gelo dentro do terrario, por isso acho que devo colocalos dentro do terrario , por que se eu fosse deixalos fora acho que seria mais dificil de controlar a temperatura.
 
Back
Top