Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Eu tambem não gostei desse micélio, os outros que tive eram bem branco e brilhosos.
Mas isso só aconteceu depois dos dois dias de calor que fez aquí. Também pensei ser excreção do micélio.
E não foi somente neste, foi em praticamente todos os que eu tinha, uns mais e outros menos.
Se eles amarelarem mais, irei enterrar com um pouco de esterco no quintal e irei preparar mais milho.
Vou aguardar um pouco mais.

@Mortandello, @tupy, Obrigado pela ajuda amigos!
 
sei não , esse marrom parece ser
clear.png
clear.png
necrochorume do milho mesmo. deve ter acontecido algo na preparação do milho...
 
@mountainee pode parecer na imagem mas não é marrom é amarelo, essa parte maior é o milho encostado no pote.
O que é necrochorume?
Conheço "chorume" como um liquido que se forma em sacos de lixo formado pela decomposição de material organico, mas necrochorume nunca ouvi falar.
 
é do chorume mesmo que estou falando, acho que usei o termo errado !!! mas então, para estar vazando milho líquido assim, pode estar umido demais... ou os grãos estão malcozidos ??? só uma ideia pois realmente parece problema com o grão. de qualquee forma, o micelio não está mal assim.
 
O problema foi que a temperatura subiu de 27° para 31° durante 2 dias e ele ficou assim. Até então os grãos estavam ok. Feitos na receita do @Mauricio, não tem erro. O problema ai não foi na preparação do milho. Creio ter sido temperatura mesmo, gerando essas goticulas e consequentemente essas coticulas geranto esse amarelamento do micélio.
 
Galera seguinte, tenho um bolo PF que depois de uma semana não pinou, ficou totalmente inerte.

Ai dunkei ele de novo pq percebi que ele estava seco, e notei uns pontos azuis. Sei que o micélio fica azul quando ferido ai não pensei que fosse contaminação.
Porem agora sinto um cheiro forte de fermentação (vinagre)...

IMG_0525[1].JPG

É contaminação mesmo?
 
Outra pergunta.

IMG_0522[3].JPG

Cogumelos (PESA) já formados, tirei todos os chapéus para fazer carimbo...
Só que tem ainda alguns pins que não são abortos, estão crescendo.

A pergunta é... Posso tirar as estirpes e manter os pins que estão crescendo que é na parte inferior do bolo, ou quando tirar devo tirar TODOS?
 
Última edição por um moderador:
Me surgiu uma dúvida, sabemos que existem 5 parâmetros básicos para frutificação,
(Temperatura, Ar, Umidade, Segurança e Luz), como já nos aclarou o Maurício em um post...

Em outro post ele comenta sobre a simplificação dos métodos para obter os bons frutos, fazendo analogia com a sábia natureza onde nada se pasteuriza ou se controla temperatura por exemplo...

A minha questão é se seria eficaz durante o período da noite desligar a temperatura do terrário, (exemplo: de 28º <dia> cair para 12º <noite>) esse choque "natural" de temperatura poderia induzir a formação das primórdias, assemelhando-se ao que ocorre na natureza, no dia seguinte liga-se a temperatura novamente, renova o ar e mantêm até a chegada da noite de novo...

esse choque poderia até prevenir a instalação e desenvolvimento de alguns contaminantes sensíveis ao frio, claro que isso varia de cidade pra cidade, aqui onde moro nas noites costuma-se cair bem a temperatura... em outros lugares esse choque talvez nem ocorreria.

Tem lógica minhas colocações? ou valia para alguma coisa?
 
A minha questão é se seria eficaz durante o período da noite desligar a temperatura do terrário, (exemplo: de 28º <dia> cair para 12º <noite>) esse choque "natural" de temperatura poderia induzir a formação das primórdias, assemelhando-se ao que ocorre na natureza, no dia seguinte liga-se a temperatura novamente, renova o ar e mantêm até a chegada da noite de novo...

Desligar os sustentadores (ar, umidade, temperatura) pelo período noturno não prejudicará a pinagem a não ser que a temperatura alcance valores muito baixos ou altos. Exemplo é um monotub que se auto sustenta dentro do terrário.
 
Percebi nos cultivos do @AshtarSherry que os talos dos mexicans são bem compridos se comparados com outros cultivos que ví, e ele havia me dito uma vez que sua iluminação é feita apenas pela luz do teto do lab.
Será que a intensidade da iluminação influência em algo além do próprio direcionamento dos mesmos?
Fiquei na dúvida, e pensando a respeito.

2013-08-25 17.39.05.jpg
Exemplares de @AshtarSherry.

Alguem ai sabe me informar se a altura do tálo (estipe) dos cogumelos pode ser alterado por algum fator?
Algum método de deixar os tálos mais altos? Pensei na iluminação, mas foi só uma ideia que passou pela cabeça.
 
Alguem ai sabe me informar se a altura do tálo (estipe) dos cogumelos pode ser alterado por algum fator?
Algum método de deixar os tálos mais altos? Pensei na iluminação, mas foi só uma ideia que passou pela cabeça.
Acho que isso é da genética de cada micélio, pois aquele cultivo de Florida White que abri um diário foi feito 24h por dia com luz direta, dentro do terrário e não subiram os talos como esses...
 
Back
Top