Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Vi que o pessoal aqui tem um problema quando agente fala em rapidez... Acho que cada um tem seus empecilios.
O meu é que não posso demorar muito. Pq eu faço quando minha mãe sai de casa, já que ela em casa é muito reclamona e reclamaria demais pela sujeira etc etc etc


Então vá de PFTek.

Rápido de montar, e depois é só esterilizar.

Já tentou um cultivo com essa técnica?
 
Já tentou um cultivo com essa técnica?

Inoculei hoje 4 copos pf.
Me desejem sorte dessa vez.

Mas estou com um outro copo de milho sem sinal de contaminaçao.

Só mais uma pergunta se eu ja n estiver chato....

Com esse copo contaminado serve pra tentar um out????
 
Eu costumo enterrar os bolos contaminados no gramado aqui de casa. Acho que no próximo verão teremos surpresas cogumelísticas brotando no gramado... rsrsrs. Quanto ao reuso do pote, basta lavar bem com detergente, deixar 1h submerso em solução de água sanitária 15% e ferver por uns 15min antes de reutilizar. Não tem erro.
 
Boa tarde!

Meu primeiro post :)
Primeiramente, agradecer todo o material disponível e a riqueza de detalhes e tecnicas espalhadas pelo CM, vocês estão de parabéns.

Pesquisei bastante antes de perguntar, baixei o material do tupy (Iniciantes - Bolo PF) e tenho uma dúvida quanto a contaminação. Inicialmente achei que fosse exagero, ambiente totalmente limpo, cuidado com o ar, etc, visto que naturalmente os sagrados nascem em lugares nada limpo mas pesquisando mais vejo que nao é, certo? (Alguem poderia explicar porque na natureza eles nascem e se fortificam em um ambiente sujo e quando cultivamos indoor a pegada é outra?)

O fato é que achei dificil, mesmo o básico BOLO PF, por essa questão de não vingar (contaminação) e minha dúvida é, a contaminação é no preparo do bolo (até a fase de incubação) 'somente' ou depois ainda há perigo?

Outra dúvida, vou usar micélio no lugar do esporo/carimbo, o que devo fazer de diferente tendo como base o manual do tupy?

Galera, se por um acaso já possui esta informação no forum e eu nao encontrei, me orientem. Não é minha intenção 'poluir'.

Obrigado,
 
Boa tarde!

Meu primeiro post :)
Primeiramente, agradecer todo o material disponível e a riqueza de detalhes e tecnicas espalhadas pelo CM, vocês estão de parabéns.

Pesquisei bastante antes de perguntar, baixei o material do tupy (Iniciantes - Bolo PF) e tenho uma dúvida quanto a contaminação. Inicialmente achei que fosse exagero, ambiente totalmente limpo, cuidado com o ar, etc, visto que naturalmente os sagrados nascem em lugares nada limpo mas pesquisando mais vejo que nao é, certo? (Alguem poderia explicar porque na natureza eles nascem e se fortificam em um ambiente sujo e quando cultivamos indoor a pegada é outra?)

O fato é que achei dificil, mesmo o básico BOLO PF, por essa questão de não vingar (contaminação) e minha dúvida é, a contaminação é no preparo do bolo (até a fase de incubação) 'somente' ou depois ainda há perigo?

Outra dúvida, vou usar micélio no lugar do esporo/carimbo, o que devo fazer de diferente tendo como base o manual do tupy?

Galera, se por um acaso já possui esta informação no forum e eu nao encontrei, me orientem. Não é minha intenção 'poluir'.

Obrigado,

O menor perigo é durante a confecção dos bolos, tendo em vista que após isso vão para esterilização. Após esterilizados e lacrados há riscos na inoculação, na incubação e na frutificação.
 
E ae galera tem alguma forma fácil e rápida e eficiente para pasteurizar o substrato (casing) no microondas no caso o substrato seria 50%vermiculita e 50%pó de coco?

Valeu!;)
 
E ae galera tem alguma forma fácil e rápida e eficiente para pasteurizar o substrato (casing) no microondas no caso o substrato seria 50%vermiculita e 50%pó de coco?

Valeu!;)

Molhe o substrato, um bocado mais de água comparando a um bolo PF.
10min no microondas em recipiente de vidro destampado.
 
Boa tarde!

Meu primeiro post :)
Primeiramente, agradecer todo o material disponível e a riqueza de detalhes e tecnicas espalhadas pelo CM, vocês estão de parabéns.

Pesquisei bastante antes de perguntar, baixei o material do tupy (Iniciantes - Bolo PF) e tenho uma dúvida quanto a contaminação. Inicialmente achei que fosse exagero, ambiente totalmente limpo, cuidado com o ar, etc, visto que naturalmente os sagrados nascem em lugares nada limpo mas pesquisando mais vejo que nao é, certo? (Alguem poderia explicar porque na natureza eles nascem e se fortificam em um ambiente sujo e quando cultivamos indoor a pegada é outra?)

O fato é que achei dificil, mesmo o básico BOLO PF, por essa questão de não vingar (contaminação) e minha dúvida é, a contaminação é no preparo do bolo (até a fase de incubação) 'somente' ou depois ainda há perigo?

Outra dúvida, vou usar micélio no lugar do esporo/carimbo, o que devo fazer de diferente tendo como base o manual do tupy?

Galera, se por um acaso já possui esta informação no forum e eu nao encontrei, me orientem. Não é minha intenção 'poluir'.

Obrigado,

Olá Raul, em relação aos cogumelos na natureza:
Leve em consideração que bilhões ou talvez trilhões de esporos são jogados no ar por cada flush que ocorre, desses todos, apenas algumas centenas vão conseguir colonizar e frutificar uma bosta. Que mesmo assim possui outros contaminantes, se você carimbar um cogumelo in natura, ele virá cheio de "intrusos".

Você pode até obter sucesso em um bolo sem esterilizar, mas quer arriscar tentar um bilhão de vezes como na natureza?

Sobre contaminação pode ser que teu carimbo esteja contaminado ou a seringa. Você está usando glovebox?

O processo de inocular micélio ou esporo é o mesmo, basicamente pegue uma seringa encha com micélio e manda pro bolo esterilizado.

:!: Importante: A confecção da seringa é o processo mais delicado de todo o cultivo, é ai onde você deve ter o maior cuidado e higiene total.
 
Daria para eu utilizar a incubadora como terrário? Estou com essa curiosidade faz um bom tempo, e como não achei nada por aí, resolvi pedir ajuda a quem entende.

A incubadora você vai usar para fazer com que o micélio de cada copo colonize o mesmo 100%, para isso o ser vivo vai precisar de um ambiente escuro e com temperatura em volta de 27~29 C º

O terrário é onde irá se finalizar o ciclo, o corpo frutífero (cogumelo) virá para tentar se reproduzir abrindo seu chapéu e lançando os esporos, você colhe eles antes disto acontecer, próximo ao momento em que o véu do chapéu se rompe, apenas irá deixar passar disso se quiser carimbar. Para que isso aconteça, o ambiente deve ter fatores muito importantes que são : umidade, troca de ar e temperatura e luz, sendo a umidade em 90%, a troca de ar completa feita no mínimo 1 vez por hora e a temperatura em 24~26 º C (um pouco menor que na incubadora).

Tendo isto, você decide, me concelho é ter sim um ambiente para incubação e outro para frutificação, assim ficam mais organizado e você poderá incubar micélios enquanto frutifica outros.

Existe uma ideia de junção entre incubadora e terrário aqui:

https://teonanacatl.org/threads/incubário-inteligente.6376/

grande abraço!
 
pessoal, eu reparo aqui em casa que cascas de banana são rapidamente tomadas por fungos...

Fungos são decompositores: morreu fungo comeu!

alguem ja tentou torrar e usar como aditivo no substrato?

A casca de banana torrada adicionaria o que ?

Achei !!!


A casca de tangerina é superior, abacaxi, abacate e mamão equivalem a de banana.



clareamento-banana.jpgtabela_casca_frutas.jpg
 
Última edição por um moderador:
Olá Raul, em relação aos cogumelos na natureza:
Leve em consideração que bilhões ou talvez trilhões de esporos são jogados no ar por cada flush que ocorre, desses todos, apenas algumas centenas vão conseguir colonizar e frutificar uma bosta. Que mesmo assim possui outros contaminantes, se você carimbar um cogumelo in natura, ele virá cheio de "intrusos".

Você pode até obter sucesso em um bolo sem esterilizar, mas quer arriscar tentar um bilhão de vezes como na natureza?

Sobre contaminação pode ser que teu carimbo esteja contaminado ou a seringa. Você está usando glovebox?

O processo de inocular micélio ou esporo é o mesmo, basicamente pegue uma seringa encha com micélio e manda pro bolo esterilizado.

:!: Importante: A confecção da seringa é o processo mais delicado de todo o cultivo, é ai onde você deve ter o maior cuidado e higiene total.


Grande Entmelos, MUITO obrigado pelas explicações!!

Eu ainda nao realizei o procedimento, pra falar a verdade, você aconselha somente realizar usando a glovebox ou poderia tentar sem ela?

Abraços
 
Grande Entmelos, MUITO obrigado pelas explicações!!

Eu ainda nao realizei o procedimento, pra falar a verdade, você aconselha somente realizar usando a glovebox ou poderia tentar sem ela?

Abraços

É tudo uma questão de chance de acerto. dentro de uma GB as chances são MUITO maiores do que fora.
Mas na falta de uma GB utilize uma caixa organizadora virada 90° borrifa pinhosol, lysol ou algo do tipo, bota uma luva, mete pinhosol na luva e esfrega uma na outra, depois com a luva encharcada do produto esfrega o material de cultivo na luva, depois borrifa pinhosol em tudo ja dentro da "gb", borrifa mais na luva e pronto. Tenho feito assim com 0% de contaminação. É um pouco exagerado, mas tenho tido sucesso. Ah, não esqueca de fechar qualquer corrente de ar dentro do local onde você esteja trabalhando e se não tiver uma máscara de face e de cabelo, usa uma camisa amarrada na cabeça como se fosse um traficante saca? E tenta ser rápido pois como é uma GB aberta, pode ser que entre alguns esporos contaminantes. mas não seja rápido a ponto de arriscar perder o cultivo, só tenha em mente todo o processo antes de começar, e não se distrair com besteiras como trocar uma música (é sempre bom por um som de fundo) ou algo do gênero..

Boa sorte!
 
Pra fazer os bolos PF, eu devo cobrir com agua quente por 12h a FAI?

É o que está escrito, não?!


Não, não é o que está escrito.



@ViniciusLasCasas,

Como eu respondi em https://teonanacatl.org/threads/qual-receita-devo-usar-para-fazer-os-bolos-pf.217/#post-134970

A FAI não precisa ser pré cozida, e se for mesmo FAI ou arroz moído bem fino não precisa nem deixar de molho.

Misture e use direto.

E por favor não faça a mesma pergunta em diferentes tópicos, como fez dessa vez.




O que está escrito no post do Mauricio é:

Bater no liquidificador (só para quebrar, não para virar farinha), por numa bacia e cobrir com água quente (só cobrir para não sobrar água), deixar por 12 horas para amolecer (pré-cozinhar).


Então essa técnica da água quente acima vale para arroz batido no liquidificador, mas não ao ponto de virar farinha.

Se for farinha de arroz integral use direto para fazer a mistura do substrato.
 
Alguém sabe quanto tempo um micélio pode sair colonizando substratos, me refiro no sentido de colonizar um bolo, e usar ele como spawn para um bolo maior e assim por diante...
 
Valeu Cosmik, mas eu gostaria de saber por quanto tempo posso ir aumentando o substrato e ir colonizando

Acho que agora captei a vossa mensagem. Bom, não existe um tempo determinado, pelo menos eu não lembro de nenhum estudo específico, mas na minha opinião, a cada nova transferência do mesmo micélio, a tendência é que os cultivos fiquem cada vez mais fracos.

Quanto maior a variabilidade genética (novas gerações de esporos), maior são as chances de adaptação e consequentemente, cultivos mais resistentes e saudáveis.
 
Back
Top