Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Vlw @tupy ...
Vou enviar outra assim que se desenvolver mais.

Outra perguntinha: Esse como falei tá incubado a 4 dias (desde o dia 06).
É melhor eu esperar mais tempo pra poder agitar o copo??

Outra: O segundo copo, o milho parece estar bem mais seco (pus uma camada de vermiculita abaixo como dá pra ver na foto.) E não há sinal de micélio. Seco sei que é mais seguro de não contaminar, mas o micelio se desenvolve r mais lentamente mesmo??

Não se preocupe em agitar o copo, é um copo pequeno, logo coloniza tudo e tá tudo certo.
Sim faz sentido, onde tem mais umidade o fungo se desenvolve mais rápido.
 
E ae galera! Estou com umas pequenas duvidas em relação aos materiais para colocar no terrário:

1°: Eu achei a argila expandida aqui na minha cidade, tenho duas opções para escolher, a primeira são pedras de argila de tamanho de 2,7cm à 3,0cm o problema é que tem algumas meio quebradas e estão bem ressecadas, a outra opção apresenta pedras menores porem quase nenhuma quebrada e também estão ressecadas. Qual opção eu escolho?

2°: Não achei o Pó de fibra de coco por aqui porém achei a fibra de coco seca. Tem alguma forma fácil de fazer o pó com esse material?


Grato pela ajuda de vocês!:)
 
E ae galera! Estou com umas pequenas duvidas em relação aos materiais para colocar no terrário:

1°: Eu achei a argila expandida aqui na minha cidade, tenho duas opções para escolher, a primeira são pedras de argila de tamanho de 2,7cm à 3,0cm o problema é que tem algumas meio quebradas e estão bem ressecadas, a outra opção apresenta pedras menores porem quase nenhuma quebrada e também estão ressecadas. Qual opção eu escolho?

2°: Não achei o Pó de fibra de coco por aqui porém achei a fibra de coco seca. Tem alguma forma fácil de fazer o pó com esse material?


Grato pela ajuda de vocês!:)

A argila é essa mesmo, tanto faz a pequena ou a grande, compre a mais barata. São quebradiças e secas.
 
.Tem algum processo para hidratar a argila expandida?

.E em relação a transformação da fibra de coco para pó de fibra de coco?
 
Eu quero saber: O fato da camada colonizada de um casing, estar abaixo da boca do pote(uns 5cms abaixo), estaria influenciando negativamente na frutificação? Vi cultivos em que o pessoal corta o pote para deixa-lo rente a camada...

OBS: A troca de ar é feita por bombinha de ar que fica embaixo da argila expan.

Obrigado!
 
... estaria influenciando negativamente na frutificação? Vi cultivos em que o pessoal corta o pote para deixa-lo rente a camada...

5 centímetros é muito pouco. Creio que não afetará em nada, mas se você acha que a circulação ar está baixa, faça ventilação manual, umas 3x ao dia.
 
Argila Expandida

Descrição:

Agregado leve, a Argila Expandida apresenta forma de bolinhas. São leves e arredondadas, podem ser utilizada em forração de jardim, vasos e cachepos.

A Argila Expandida mantém a umidade do solo, preserva os nutrientes e, também, pode ser utilizado para decoração em geral.



Argila graúda ou barro


29argila-expandida.jpgargila-pascoal.jpg
 
Único Pó de Fibra de Coco que eu achei alguém pode conferir se é esse mesmo que serve pra cultivo!



?
100_8311.JPG
 


Então vamos esperar o @Mauricio responder.

Na PFTek tradicional você pode moer o arroz até ficar bem quebrado, próximo de uma farinha, e não precisa pré cozinhar. Basta misturar com vermiculita e água nas proporções padrões (a quantidade de água pode variar um pouco) e montar os bolos.


Mas pelo que está escrito no post dele a técnica descrita se destina ao preparo de casings.
 
Qual é a forma mais rapida de pré cozinhar o Arroz moido??
Tenho que deixar na agua quente por 12 horas msm?

12 horas é demorado, então você nem deve começar a cultivar, porque um cultivo requer paciência.

Ou posso cozinhar diretamente na panela pra ser mais rapido???

É difícil auxiliar quem quer tudo na mão e ainda que seja rápido.
Se o que está explicado no link não lhe satisfaz, invente.

https://teonanacatl.org/threads/considerações-sobre-o-isolamento-em-agar.6461/
 
12 horas é demorado, então você nem deve começar a cultivar, porque um cultivo requer paciência.

Vi que o pessoal aqui tem um problema quando agente fala em rapidez... Acho que cada um tem seus empecilios.
O meu é que não posso demorar muito. Pq eu faço quando minha mãe sai de casa, já que ela em casa é muito reclamona e reclamaria demais pela sujeira etc etc etc (acho que todos aqui tem ou teve mãe, sabe do que to falando hehehe)....

Então não é questão de impaciência... É questão de necessidade.

Mas valeu....
 
Vi que o pessoal aqui tem um problema quando agente fala em rapidez ...

Não temos nenhum problema quanto a rapidez. O problema é quando uma pessoa quer seguir um caminho rápido, quando na verdade este caminho requer tempo, paciência e principalmente estudos.

Já usou a busca? (Momento déjà-vu!)

Próximo...
 
Já usou a busca? (Momento déjà-vu!)

Sempre uso a busca amigo. Quando venho aqui é pq realmente não encontrei respostas em outro lugar...

SOCORRO :estrondoso:

Ok amigos... Agora trago um problema pratico que seria otimo se vocês me ajudassem.

Eis ai meu Milho colonizando. Dá pra vê um lindo micélio bem branco e aparentemente forte.

ijc7.jpg

Eis que surge a Problemática....

vhvi.jpg

Um milho verde, aparentemente com trichoderma.

E agora?? Sacrifico tudo, não tem jeito, ou ainda tem chance???

O micélio pode ganhar essa? :confused:
 
Última edição por um moderador:
... O micélio pode ganhar essa? :confused:

Dificilmente. Nem perca tempo, o duende verde é veloz... Em pouco tempo ele dominará metade do substrato.

Melhore a esterilização do milho e boa sorte na próxima tentativa.
 
Back
Top