Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Dai coloquei eles em um Ziplock com umas 2 pitadas de sílica laranja atóxica. A sílica tá ficando azul/esverdeada.


A sílica com inidcador muda de cor para indicar que está ficando saturada por causa da absorção de umidade. "A sílica gel apresenta cor laranja no seu estado ativo e uma cor verde quando se encontra saturada, pelo que é facilmente perceptível o momento em que a mesma deve ser substituída ou regenerada." - http://www.quimidrol.com.br/media/blfa_files/Silica_Gel_Laranja_2.pdf

Daí se segue que: ou os seus cogumelos não estão realmente secos, e isso é provável, pois ventilador geralmente não deixa os cogumelos totalmente secos, ou o ziplock está deixando entrar umidade do ambiente. Ou ambos.
 
A sílica com inidcador muda de cor para indicar que está ficando saturada por causa da absorção de umidade. "A sílica gel apresenta cor laranja no seu estado ativo e uma cor verde quando se encontra saturada, pelo que é facilmente perceptível o momento em que a mesma deve ser substituída ou regenerada." - http://www.quimidrol.com.br/media/blfa_files/Silica_Gel_Laranja_2.pdf

Daí se segue que: ou os seus cogumelos não estão realmente secos, e isso é provável, pois ventilador geralmente não deixa os cogumelos totalmente secos, ou o ziplock está deixando entrar umidade do ambiente. Ou ambos.
Valeu man gratidão. Esclareceu bastante!

Tenho mais uma dúvida:
Então quer dizer que ela não está "Absorvendo Psilocibina"?

Coloquei ontem na sílica então será que faltam ainda bons 3 dias para ela absorver o restante de umidade? (Algumas tão ficando transparentes.)

Gratidão pela informação da coloração dela mudar por conta da retenção de umidade. O Zip está bem vedado..

"Pelo que é facilmente perceptível o momento em que a mesma deve ser substituída ou regenerada." Deveria substitui-las por novas sílicas até ficar "Cracker Dry"?

Valeu!
 
Então quer dizer que ela não está "Absorvendo Psilocibina"?

Não estou entendendo porque essa ideia. Só porque a sílica laranja, conforme as especificações do fabricante, fica verde? A resposta continua a mesma. Não, não está absorvendo psilocibina.


Coloquei ontem na sílica então será que faltam ainda bons 3 dias para ela absorver o restante de umidade? (Algumas tão ficando transparentes.)

Quando a silica mudar de cor, conforme a especificação dela, já está saturada. Quanto tempo vai levar depende da relação quantidade de silica vs cogumelos.



Deveria substitui-las por novas sílicas até ficar "Cracker Dry"?

Ou por outra sílica já seca ou secar essa que saturou e voltar para o ziplock.


Talvez ajude se você ler os vários tópicos que temos a respeito, como:



 
Não, não está a absover a psilocibina.
Podes confirmar isso deixando a sílica laranja (ainda não saturada) ao ar livre, longe de cogumelos, e verás que fica na mesma azulada/esverdeada.

Pela descrição penso é que estás a usar pouca sílica ou então tens os cogumelos com a sílica num recipiente pouco estanque. Ou as duas opções.

Os cogumelos têm de ficar BEM secos, e não é comum a sílica mudar de cor logo na primeira secagem pois tem bastante capacidade de absorção.
 
Bom dia comunidade, cometi um vacilo de primeira viagem gostaria de saber se há solução, iniciei cultivo de shimofuri porém nao vi a faixa de temperatura de frutificação que é 10 - 20ºC ,aqui em casa nesse verão o lugar mais fresco que consegui bate 24ºC ,vocês acham que irá desenvolver? a palha já está 100% colonizada, agora não sei se armo uma mini estufa com gelo pra ele ou guardo na geladeira... Tamo Junto
 
Boa tarde, pessoal.

Inoculei, hoje, meus primeiros três potinhos de 500 ml, com aproximadamente 1 ml de esporos (TKSSS) cada. Havia um quarto que não resistiu às alturas temperaturas e derreteu na panela. No substrato utilizei vermiculita, água e uma mistura triturada de arroz integral, quinoa, girassol, trigo, lentinha, linhaça e gergelim, na proporção 4-2-2 copos, respectivamente (Foi o mais próximo de arroz integral que achei na minha cidade). Inicialmente, pretendia usar centeio, mas não encontrei.

Contudo, achei que a mistura ficou com aspecto bastante arenoso. Abaixo algumas imagens do bolo. Alguém sabe se ficou ressecado?
 

Anexos

  • IMG_20201212_140136127.jpg
    IMG_20201212_140136127.jpg
    2.7 MB · Visualizações: 11
  • IMG_20201212_140156130~2.jpg
    IMG_20201212_140156130~2.jpg
    1.5 MB · Visualizações: 12
  • IMG_20201212_140150741.jpg
    IMG_20201212_140150741.jpg
    3 MB · Visualizações: 15
  • IMG_20201212_140144686.jpg
    IMG_20201212_140144686.jpg
    3 MB · Visualizações: 13
  • IMG_20201212_140054288.jpg
    IMG_20201212_140054288.jpg
    2.4 MB · Visualizações: 11
Última edição:
Bom dia comunidade, cometi um vacilo de primeira viagem gostaria de saber se há solução, iniciei cultivo de shimofuri porém nao vi a faixa de temperatura de frutificação que é 10 - 20ºC ,aqui em casa nesse verão o lugar mais fresco que consegui bate 24ºC ,vocês acham que irá desenvolver? a palha já está 100% colonizada, agora não sei se armo uma mini estufa com gelo pra ele ou guardo na geladeira... Tamo Junto
Acho que a mini estufa vai ser sua solução para controlar o ambiente. Até onde eu sei eles preferem temperaturas baixas e bastante troca de ar.
 
Olá, boa noite!
Quanto tempo recomenda-se para retirar os copos de dentro da PP? Desliguei o fogo era por volta de 19:50h. Melhor só no dia seguinte mesmo?
 
Olá, boa noite!
Quanto tempo recomenda-se para retirar os copos de dentro da PP? Desliguei o fogo era por volta de 19:50h. Melhor só no dia seguinte mesmo?
Boa noite Matus, para a inoculação, os copos devem estar a uma temperatura inferior a 40º C (bem morno e confortável ao toque), acima disso, os exporos/CL morrerão.
Só abra a PP quando estiver tudo pronto e organizado para a inoculação.
Na dúvida, espere um pouquinho mais, não custa nada.
 
Boa noite Matus, para a inoculação, os copos devem estar a uma temperatura inferior a 40º C (bem morno e confortável ao toque), acima disso, os exporos/CL morrerão.
Só abra a PP quando estiver tudo pronto e organizado para a inoculação.
Na dúvida, espere um pouquinho mais, não custa nada.
Valeu! Obrigado pelo retorno. Então amanhã inóculo. Melhor aguardar =D
 
Olá, boa tarde! Os bolos foram inoculados hoje. Surgiram dois questionamentos:

1) a segunda camada de alumínio por cima do alumínio da vedação é necessária?

2) tem uns dois dias abri um tópico 'Carimbo fraquinho' falando que minha tentativa de carimbar produziu um carimbo muito fraquinho. Ecuador disse que tem milhões de esporos mesmo que a impressão no alumínio esteja fraca e que dá sim pra inocular. Fiquei contente e prossegui! Aí hoje na hora de inocular foi difícil raspar porque estava muito fraco. Raspei e bati a colherzinha (usei potinho de coleta que já vem esterelizado) no potinho com a água que havia fervido e esperado esfriar um bocado. Não vi quase nada a olho nu..dos pozinhos pretos. Tomara que estejam lá... Era 4 copos. Em 3 fiz um furo no meio. No último fiz um no meio e um na borda. O que acham?
 
Olá, boa tarde! Os bolos foram inoculados hoje. Surgiram dois questionamentos:

1) a segunda camada de alumínio por cima do alumínio da vedação é necessária?

2) tem uns dois dias abri um tópico 'Carimbo fraquinho' falando que minha tentativa de carimbar produziu um carimbo muito fraquinho. Ecuador disse que tem milhões de esporos mesmo que a impressão no alumínio esteja fraca e que dá sim pra inocular. Fiquei contente e prossegui! Aí hoje na hora de inocular foi difícil raspar porque estava muito fraco. Raspei e bati a colherzinha (usei potinho de coleta que já vem esterelizado) no potinho com a água que havia fervido e esperado esfriar um bocado. Não vi quase nada a olho nu..dos pozinhos pretos. Tomara que estejam lá... Era 4 copos. Em 3 fiz um furo no meio. No último fiz um no meio e um na borda. O que acham?
1) se os furos de inoculação estiverem com micropore nao precisa da outra camada, vai até melhorar
2) logo vc vai saber...
 
Boa tarde! 1) não é necessária, só é usada para evitar que, durante o processo de esterilização, a água condensada na parte interna da tampa da PP entre no copo/pote, se caso o pode já tiver sido furado de antemão. É comum seu uso quando se utiliza potes com tampa metálica, que deve ser furada antes de ir para a PP.
2) É suficiente sim. O detalhe é que você deveria ter confeccionado a seringa com antecedência, para a hidratação/eclosão dos esporos. Acredito que dará certo, mas pode demorar um pouco mais para aparecer a olho nu o desenvolvimento do micélio.

Seria legal você abrir um diário para ir atualizando o processo, assim, mais gente consegue acompanhar e te ajudar. Torcendo aqui, abraço!
 
Boa tarde! 1) não é necessária, só é usada para evitar que, durante o processo de esterilização, a água condensada na parte interna da tampa da PP entre no copo/pote, se caso o pode já tiver sido furado de antemão. É comum seu uso quando se utiliza potes com tampa metálica, que deve ser furada antes de ir para a PP.
2) É suficiente sim. O detalhe é que você deveria ter confeccionado a seringa com antecedência, para a hidratação/eclosão dos esporos. Acredito que dará certo, mas pode demorar um pouco mais para aparecer a olho nu o desenvolvimento do micélio.

Seria legal você abrir um diário para ir atualizando o processo, assim, mais gente consegue acompanhar e te ajudar. Torcendo aqui, abraço!
Obrigado! Vou ver essa do diário, então. Tenho algumas fotos aqui. Preparando os bolos. E hoje inoculando. Obrigado pelo retorno! =D quando aparecer algum sinal atualizo, de repente já no diário. Não sabia desse detalhe dos esporos e preparação da seringa com antecedência. Agora na próxima já faço a seringa antes. Deixo na geladeira dentro de um papel alumínio?
 
Alguém já passou por isso???

Argila Expandida não gera mais umidade em eficiência 100%.

Enquanto o terrário estava em stand by eu deixe a argila dentro de um balde vazado por vários dias secando expostas ao sol. Isso é o que me leva a crer que de alguma forma elas foram pro saco.
Montei tudo de novo e desde então até umedece um pouco mas ineficiente não ultrapassando os 90%.

Poderia ser algum fator externo? tipo estação.
Poderia a exposição ao Sol torna-las inaptas?


Porque ao meu ver deveria gerar umidade igual era antes ... indiferente que outro cultivo tenha sido no inverno ... penso que de qualquer forma deveria gerar gotículas nas paredes e colar nos 100% ....

Mas parece que perdeu a eficiencia, alguém ai ... alguma dica ou observação ???
 
Última edição:
Alguém já passou por isso???

Argila Expandida não gera mais umidade em eficiência 100%.

Enquanto o terrário estava em stand by eu deixe a argila dentro de um balde vazado por vários dias secando expostas ao sol. Isso é o que me leva a crer que de alguma forma elas foram pro saco.
Montei tudo de novo e desde então até umedece um pouco mas ineficiente não ultrapassando os 90%.

Poderia ser algum fator externo? tipo estação.
Poderia a exposição ao Sol torna-las inaptas?


Porque ao meu ver deveria gerar umidade igual era antes ... indiferente que outro cultivo tenha sido no inverno ... penso que de qualquer forma deveria gerar gotículas nas paredes e colar nos 100% ....

Mas parece que perdeu a eficiencia, alguém ai ... alguma dica ou observação ???

Bom dia! Tenho uma observação sim. Então, a condensação ocorre quando há uma diferença de temperatura na superfície que divide ambientes, ou seja, se dentro da sua caixa está com uma temperatura e umidade maior do que a temperatura externa, a umidade interna, ao encontrar uma superfície mais fria, condensará e formará as gotículas de água.

Perceba que em dias quentes e úmidos (principalmente depois de chover), a formação de gotículas diminui muito. Perceba também que logo pela manhã, em locais úmidos, é comum as janelas estarem "suadas", assim como é mais propício ocorrer a condensação no terrário.

A umidade está aí, embora esteja menos visível. A vermiculita de dentro do terrário é um bom parâmetro para verificar a umidade, basta colocar um pouco na mão e sentir com as pontas dos dedos.

Agora realmente não sei se a argila expandida perde eficiência, pois se trata de um material duro e poroso, para perder a eficiência ela teria que perder sua porosidade interna, talvez com algo que a corroesse internamente...mas, se fosse corroída por dentro não ficaria ainda mais porosa? e também afundaria quando colocada na água.

Acho que a única forma de testar é colocando argila expandida nova e velha, em recipientes semelhantes, fechados, no mesmo ambiente. Seria legal fazer esse teste se estiver afim. abraço!
 
Bom dia! Tenho uma observação sim. Então, a condensação ocorre quando há uma diferença de temperatura na superfície que divide ambientes, ou seja, se dentro da sua caixa está com uma temperatura e umidade maior do que a temperatura externa, a umidade interna, ao encontrar uma superfície mais fria, condensará e formará as gotículas de água.

Perceba que em dias quentes e úmidos (principalmente depois de chover), a formação de gotículas diminui muito. Perceba também que logo pela manhã, em locais úmidos, é comum as janelas estarem "suadas", assim como é mais propício ocorrer a condensação no terrário.

A umidade está aí, embora esteja menos visível. A vermiculita de dentro do terrário é um bom parâmetro para verificar a umidade, basta colocar um pouco na mão e sentir com as pontas dos dedos.

Agora realmente não sei se a argila expandida perde eficiência, pois se trata de um material duro e poroso, para perder a eficiência ela teria que perder sua porosidade interna, talvez com algo que a corroesse internamente...mas, se fosse corroída por dentro não ficaria ainda mais porosa? e também afundaria quando colocada na água.

Acho que a única forma de testar é colocando argila expandida nova e velha, em recipientes semelhantes, fechados, no mesmo ambiente. Seria legal fazer esse teste se estiver afim. abraço!


É isso mesmo, acabei de confirmar a temperatura e analisei a informação e realmente tem tudo haver ... Saudades do inverno ... kkk digo isso pq quando abro o terrário eu sinto falta daquele ecossistema conseguido no inverno ... sinto que daquela forma era o ideal ... eu abria a caixa e parecia até que subia um arzinho de estou feliz aqui kkkkk ... fato esse tb confirmado na eficiencia do cultivo .... Esse é o segundo que vem dessa forma onde noto esse falta ... sendo que o primeiro colhido no fim de outubro ... vieram poucos e contaminaram com muita facilidade no terrário.

Mas é isso ... valeu irmão!!! sigo observando e com um cuidado maior!
 
Galera,alguém sabe onde vende aquelas sacolas plásticas grandes(geralmente transparentes)pra cultivar(colonizar) cogumelos comestíveis? Serve pra cultivar cubensis tb?🙏
 
Última edição:
Back
Top