Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Pessoal, posso secar os selvagens crack-dry e armazenar para futuras experiências?
Colhi alguns e fiz chá, mas a área ainda terá bastante pela quantidade de pins que vi surgindo. Estou pretendendo colhê-los para secar, mas não sei se isso é seguro (lógico, eu pegaria os mais limpos e perfeitos para fazer isso), já que por ser selvagem pode ter alguma bactéria e ela se desenvolver durante esse período de estocagem, mas por outro lado penso que o processo de secagem pode eliminar bem impurezas, então fico na dúvida.
Se alguém poder esclarecer, fico grato.
Paz e luz!
 
Pessoal, posso secar os selvagens crack-dry e armazenar para futuras experiências?


Sim.

Mesmo procedimento dos cultivados. Se ficarem cracker dry e forem conservados assim não vão estragar. Você pode inclusive guardar no freezer.
 
Obrigado @Ecuador!

Irei preparar os materiais para poder fazer a secagem.

Colhi belíssimos selvagens e fiz chá para próximas experiências, deixei na geladeira, um pote feito com 38 gramas de cubensis (esperando uma experiência moderada) e outro com 50 gramas (para uma experiência forte futura) ambos resfriados, o primeiro irei utilizar no próximo domingo.

Fiquei em dúvida lendo um post há pouco tempo sobre congelar o chá (na minha cabeça colocar na geladeira não era pra congelar, mas resfriar) mas como não vou passar mais de duas semanas pra fazer uso desse chá mais forte irei deixar apenas resfriando mesmo, espero que não esteja vacilando.
 
Pessoal, dia 01 dez inoculei 5 potes com MDK, 4 deles apresentaram mancha preta na parte que o micélio ainda não havia dominado, isolei eles e deixei pra ver a evolução. 1 deles o micelio engoliu todas as manchas escuras e ficou branquinho, com um pouquinho de "xixi" do micélio. Os outros estão quase todos dominados pelo micelio branco do cogumelo. Vale a pena enterrar esse branquinho pra ver os frutos ou jogar fora?
 
Pessoal, dia 01 dez inoculei 5 potes com MDK, 4 deles apresentaram mancha preta na parte que o micélio ainda não havia dominado, isolei eles e deixei pra ver a evolução. 1 deles o micelio engoliu todas as manchas escuras e ficou branquinho, com um pouquinho de "xixi" do micélio. Os outros estão quase todos dominados pelo micelio branco do cogumelo. Vale a pena enterrar esse branquinho pra ver os frutos ou jogar fora?
Sou apenas um iniciante, mas eu não descartaria...no pior vira adubo =] com sorte nasce um ou dois...
 
Boa noite! Por favor, alguém me diz se são eles? *_____*
 

Anexos

  • P_20201217_200544.jpg
    P_20201217_200544.jpg
    2.9 MB · Visualizações: 18
  • P_20201217_200430.jpg
    P_20201217_200430.jpg
    3.7 MB · Visualizações: 18
Pessoal, dia 01 dez inoculei 5 potes com MDK, 4 deles apresentaram mancha preta na parte que o micélio ainda não havia dominado, isolei eles e deixei pra ver a evolução. 1 deles o micelio engoliu todas as manchas escuras e ficou branquinho, com um pouquinho de "xixi" do micélio. Os outros estão quase todos dominados pelo micelio branco do cogumelo. Vale a pena enterrar esse branquinho pra ver os frutos ou jogar fora?
Vale a pena testar enterrar eles sim... é bem comum conseguir algum cogumelo assim.
E outra, enterrar nao passa da forma correta de jogar fora... um bolo colonizado é uma fonte de nutrientes, já disponiveis e metabolizados, excelente para a terra.
 
Última edição:
Kkkkk, a primeira lição que tive no cultivo foi paciência... , Mas vira e mexe temos que se relembrar disso, hoje tava fazendo umas transferências g2g e tinha um copo inoculado da mesma data que os que já estavam prontos para primeira transferência e que não tinha aparecido nada ainda, abri para fazer a transferência nele também pois parecia que não tinha inoculado nada, para minha surpresa um micélio tímido no centro se desenvolvendo, fechei e voltei para espera dele .
 
Vale a pena testar enterrar eles sim... é bem comum conseguir algum cogumelo assim.
E outra, enterrar nao passa da forma correta de jogar fora... um bolo colonizado é uma fonte de nutrientes, já disponiveis e metabolizados, excelente para a terra.
O lance é a coragem de colher para consumir ou não rssrs
 
Gente ai vai uma pergunta eu estouncom 6 bolos e 3 dele colonizou completo a vista em 16 dias. Eu havia visto em tutoriais que se eu esporulasse com a seringa no centro do copo qnd estivesse completo estava pronto para o terrario, mas eu fiz um pouco diferente eu pus um no centro e um em cada lateral oposta e qnd completou eu pus no terrario. Eu fiz certo? Corro algum risco? E quando eles estao no terrario apos o pre aniversario e aniversario o micelio ainda continua se desenvolvendo no bolo pra comer o resto de substrato que falta?
 
Gente ai vai uma pergunta eu estouncom 6 bolos e 3 dele colonizou completo a vista em 16 dias. Eu havia visto em tutoriais que se eu esporulasse com a seringa no centro do copo qnd estivesse completo estava pronto para o terrario, mas eu fiz um pouco diferente eu pus um no centro e um em cada lateral oposta e qnd completou eu pus no terrario. Eu fiz certo? Corro algum risco? E quando eles estao no terrario apos o pre aniversario e aniversario o micelio ainda continua se desenvolvendo no bolo pra comer o resto de substrato que falta?
Pode ser que sim, pode ser que não. Vai depender da temperatura do terrário e a troca gasosa pra ele continuar uma "Incubação". Caso queira aniversariar bolos que não estão 100% colonizados, raspe com uma colher ou corte com uma faca estéril a parte que não estiver colonizada. Ou você pode esperar mais um pouco.
 
Não, não está a absover a psilocibina.
Podes confirmar isso deixando a sílica laranja (ainda não saturada) ao ar livre, longe de cogumelos, e verás que fica na mesma azulada/esverdeada.

Pela descrição penso é que estás a usar pouca sílica ou então tens os cogumelos com a sílica num recipiente pouco estanque. Ou as duas opções.

Os cogumelos têm de ficar BEM secos, e não é comum a sílica mudar de cor logo na primeira secagem pois tem bastante capacidade de absorção.
Gratidão hermano, era realmente isso. Muitos cogumelos pra pouca sílica. Agora já coloco logo toda a sílica no balde pra desidratar mais rápido e ficarem crocantes. Ainda mais depois de saber que ela pode ser desidratada no micro-ondas.

Paz
 
Pessoal ,quando clonamos um cogumelo que colhemos de nosso cultivo ,obtemos uma genética adaptada as condiçoes nossas de cultivo? Por exemplo, um cogu que a temperatura de frutificação era 10- 20 C ,frutificou bem bonito aos 26, digamos que eu clonando ele possivelmente ele se adaptou as condiçoes não ideiais de frutificação?
 
E ai gente!
A minha questão é se vocês acham que é tranquilo usar aqueles saquinhos de sílica que não é laranja pra manter seco o pote de armazenamento dos cogus. Já que ta dentro do saquinho é de boa usar pra guardar mesmo não sendo a laranja? 🤨
 
E ai gente!
A minha questão é se vocês acham que é tranquilo usar aqueles saquinhos de sílica que não é laranja pra manter seco o pote de armazenamento dos cogus. Já que ta dentro do saquinho é de boa usar pra guardar mesmo não sendo a laranja? 🤨
Bom dia! Sou iniciante, mas diria que não há problemas desde que não tenha contato entre os cogus e q sílica. Já pedi pela internet geralmente vem saquinho (TNT?) com sílica dentro. Cloreto de Cálcio também funciona. Mas como ele vira água quando satura é bom mantê-lo num pote, igual os potes anti-mofo..assim ele escorre para a parte inferior do pote.
 
Back
Top