Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Oi galera!
Uma dúvida:
O bolo da ponta direita (foto) apresentava "xixi" do micélio já no copo mas seguiu sua colonização completa e rápida. Agora no terrário a mancha amarela ficou mais alaranjada. será essa excreção do micélio mesmo? Tá tudo certo? Esse bolo ainda não apresentou pins. Estão no terrário a 6 dias.

Gracias:positivo:
 

Anexos

  • 20201023_103534.jpg
    20201023_103534.jpg
    2.7 MB · Visualizações: 19
Agora no terrário a mancha amarela ficou mais alaranjada. será essa excreção do micélio mesmo? Tá tudo certo? Esse bolo ainda não apresentou pins.


Se eu fosse você isolava esse bolo em um recipiente à parte.

Logo vai dar para saber se é um contaminante ou mesmo se são bactérias que provocaram a excreção micelial, e que podem ter dominado o bolo.
 
Se eu fosse você isolava esse bolo em um recipiente à parte.

Logo vai dar para saber se é um contaminante ou mesmo se são bactérias que provocaram a excreção micelial, e que podem ter dominado o bolo.
Faala, Ecuador!

Segui seu conselho e logo isolei o bolo.
A mancha alaranjada cresceu um pouco tbm.
Veja a foto.
Coloquei o bolo em um mini ternário improvisado, e surpresa! Lindos cogumelinhos! Inclusive 2 mergulharam a cabeça.
Parece ser contaminação mesmo, pois é bem laranja?
Será que é seguro colher esses cogus para uso e enterrar o bolo no jardim?

Obrigado mais uma vez pela dica!
 

Anexos

  • laranjah.jpg
    laranjah.jpg
    1.1 MB · Visualizações: 14
Legal, nunca tive bons resultados com arroz branco, mas ja consegui um flush ou outro.
Salve!

Usei o arroz mais caro da loja em um cultivo, arroz cateto integral com selo de orgânico, paguei uns R$30 o kg. O micélio demorou muito tempo para colonizar. Logo depois utilizei um arroz que tinha em casa mesmo, meio velho, arroz agulhinha integral bem simples, daqueles que até parboilizado é, custou uns R$4,00/kg. Resultado: com arroz barato o micélio se desenvolveu muito rápido (usando as mesmas técnicas e temperatura que o outro arroz). 😂 😂 😂🤭🤪:ahhque: Cada um com seu gosto. rsrs
 
Salve!

Usei o arroz mais caro da loja em um cultivo, arroz cateto integral com selo de orgânico, paguei uns R$30 o kg. O micélio demorou muito tempo para colonizar. Logo depois utilizei um arroz que tinha em casa mesmo, meio velho, arroz agulhinha integral bem simples, daqueles que até parboilizado é, custou uns R$4,00/kg. Resultado: com arroz barato o micélio se desenvolveu muito rápido (usando as mesmas técnicas e temperatura que o outro arroz). 😂 😂 😂🤭🤪:ahhque: Cada um com seu gosto. rsrs

Isso pode ocorrer devido a vários fatores. Um teste não é suficiente pra demonstrar muita coisa. Tem que fazer mais testes, com diferentes formas de prepar os grãos. Minhas culturas não estavam querendo colonizar totalmente o milho. Pensei que pudesse ser troca de ar, pois os potes os enchia mto. Diminui a quantidade de grãos que coloquei, aumentei os buracos nas tampas. E agr estou testando fermentar o milho, pra ver se a questão da colonização lenta ou parada tem a ver com nutrientes disponíveis. não acho que seja também senescência da cepa, uma vez que diferentes espécies de cogumelos que tenho terem apresentado o msmo problema. Pode ser ainda, agrotóxicos presentes nos grãos, como fungicidas. No geral, o orgânico não leva agrotóxicos, então se vc tiver disponbilidade de comprar grãos orgânicos, vale a pena fazer testes, pois no geral, são mais saudáveis pro fungo, então pra vc tbm, que vai consumir os fungos.
 
Última edição:
Salve irmãos.
Gostaria de saber se alguém pode indicar proporcoes ou o volume para comprar a caixa organizadora do terrário e pra glovebox...
E quanto que os amigos acham que é importante ter uma GB? Pode ser dispensável?
ABS
A pouco tempo fiz um curso de cogumelos não mágicos heheh e fiz essa pergunta aos professores. Me disseram que não vale a pena mesmo. Se vc tem um ambiente bem limpo, uma bancada e tals....só para isso, não tem a menor necessidade. se o cultivo é caseiro, apenas uma boa assepsia nos instrumentos e na bancada do "laboratório" já é suficiente. Desisti de fazer a minha.
 
A pouco tempo fiz um curso de cogumelos não mágicos heheh e fiz essa pergunta aos professores. Me disseram que não vale a pena mesmo. Se vc tem um ambiente bem limpo, uma bancada e tals....só para isso, não tem a menor necessidade. se o cultivo é caseiro, apenas uma boa assepsia nos instrumentos e na bancada do "laboratório" já é suficiente. Desisti de fazer a minha.
Se você tem um quarto reservado pra cultivo de cogumelos sim, ok, não precisa de glovebox, nem de SAB, apesar de que pra alguns procedimentos mais complexos seja legal ter pelo menos uma SAB. Mas se vc fizer seu cultivo, de forma caseira, no seu quarto, no lugar em que você e suas coisas estão o tempo todo, o ideal é fazer uma SAB sim. E claro, isso depende também da quantidade de coisa que você vai inocular. O curso que você fez provavelmente tenha sido um curso pra produção comercial de cogumelos em media a larga escala. As técnicas que envolvem esse tipo de cultivo não se aplicam as tecnicas de um cultivo caseiro de pequenas proporções, as tecnicas se diferem muito por as necessidades serem diferentes.
 
Uma simples glovebox bem desinfectada antes de usar, colocada em cima de uma mesa limpa também com desinfectante é tudo o que é necessário para qualquer cultivador caseiro.

Claro que dá sempre para melhorar mas isso funciona para uns 95%-99% de sucesso.
 
Se você tem um quarto reservado pra cultivo de cogumelos sim, ok, não precisa de glovebox, nem de SAB, apesar de que pra alguns procedimentos mais complexos seja legal ter pelo menos uma SAB. Mas se vc fizer seu cultivo, de forma caseira, no seu quarto, no lugar em que você e suas coisas estão o tempo todo, o ideal é fazer uma SAB sim. E claro, isso depende também da quantidade de coisa que você vai inocular. O curso que você fez provavelmente tenha sido um curso pra produção comercial de cogumelos em media a larga escala. As técnicas que envolvem esse tipo de cultivo não se aplicam as tecnicas de um cultivo caseiro de pequenas proporções, as tecnicas se diferem muito por as necessidades serem diferentes.
Olá!!! Claro, cada um sabe da sua necessidade, de como é o seu cultivo em casa, exatamente o que eu falei..... A pergunta foi por fora do curso, ele sabia oque eu tentava cultivar e que não é possível a cultura dos psilocybe com a Juncao. Apesar de ter aprendido uma tecnica diferente neste curso e ser um curso de produção comercial, muitos processos são os mesmos, mesmo as necessidades sendo diferentes. As primeiras estapas do cultivo podem ser as mesmas, como o replicamento em placa petri e no grão. Estou aprendendo ainda a cultivar o Psilocybe, mas ajudou muito, mesmo sendo outra escala e outros cogus e outra tecnica. enfim....minha experiencia é pouca, só quis passar o entendimento de alguém muito experiente que me falou sobre isso. Eu tenho um ambiente só pra isso, bem limpo, por isso desisti de fazer a glove box...
mas é isso aí ..... vivendo e aprendendo todo dia 🙏🙏
 
Última edição:
Olá!!! Claro, cada um sabe da sua necessidade, de como é o seu cultivo em casa, exatamente o que eu falei..... A pergunta foi por fora do curso, ele sabia oque eu tentava cultivar e que não é possível a cultura dos psilocybe com a Juncao. Apesar de ter aprendido uma tecnica diferente neste curso e ser um curso de produção comercial, muitos processos são os mesmos, mesmo as necessidades sendo diferentes. As primeiras estapas do cultivo podem ser as mesmas, como o replicamento em placa petri e no grão. Estou aprendendo ainda a cultivar o Psilocybe, mas ajudou muito, mesmo sendo outra escala e outros cogus e outra tecnica. enfim....minha experiencia é pouca, só quis passar o entendimento de alguém muito experiente que me falou sobre isso. Eu tenho um ambiente só pra isso, bem limpo, por isso desisti de fazer a glove box
se o cara te disse que não da pra cultivar os psilocybes com Juncao ele não tem mta experiencia, pelo menos com psilocybes, afinal, é um cultivador comercial de cogumelos.. É claro que da pra cultivar psilocybes pela tecnica juncao!!! eles adoram capim, é meu susbtrato principal pra cultivar.

edit: lembrando que esterco é capim digerido!
 
se o cara te disse que não da pra cultivar os psilocybes com Juncao ele não tem mta experiencia, pelo menos com psilocybes, afinal, é um cultivador comercial de cogumelos.. É claro que da pra cultivar psilocybes pela tecnica juncao!!! eles adoram capim, é meu susbtrato principal pra cultivar.

edit: lembrando que esterco é capim digerido!
não sabia não.... vou atrás me informar melhor. obrigada.
 
não sabia não.... vou atrás me informar melhor. obrigada.
Aqui no fórum tem alguns posts sobre capim como substrato. É só pegar capim seco, dar uma triturada pra facilitar a colonização, pasteurizar, inocular, cuidar pra que a umidade permaneça okay e ai é só colher. Vc pode fazer isso com bulk, com monotubs, vc pode fazer leiras no jardim, em vasos, na horta, vc pode pode fazer isso em sacos, potes, marmitas, casings, enfim. Capim é uma das melhores alternativas.

edit: este cultivo aqui foi com 100% de capim como substrato MDK
 
Aqui no fórum tem alguns posts sobre capim como substrato. É só pegar capim seco, dar uma triturada pra facilitar a colonização, pasteurizar, inocular, cuidar pra que a umidade permaneça okay e ai é só colher. Vc pode fazer isso com bulk, com monotubs, vc pode fazer leiras no jardim, em vasos, na horta, vc pode pode fazer isso em sacos, potes, marmitas, casings, enfim. Capim é uma das melhores alternativas.

edit: este cultivo aqui foi com 100% de capim como substrato MDK
tô achando por aqui no forum.... valeu!
 
Última edição:
Olá, pessoal!

Semana passada adquiri os meus primeiros esporos de psilocybe cubensis (cinco seringas estirpe TKSSS). Contudo, estou tendo dificuldade em encontrar um substituto para a vermiculita, devido ao preço elevado do produto. Não queria perder muito dinheiro nessa empreitada, pois sequer tenho certeza se e o clima da minha cidade propiciará o desenvolvimento dos cogumelos (temperaturas entre 30 e 35 graus durante a maior parte do tempo).

Dessa forma, gostaria de saber se é possível preparar a inoculação em recipientes com somente arroz OU centeio.

Outra dúvida, não muito relevante e meio boba, é se teria problema em adicionar suplemento vitamínicos ao substrato.

Quaisquer outras sugestões são bem vindas!

Saudações,
 
Última edição:
Contudo, estou tendo dificuldade em encontrar um substituto para a vermiculita,

Fibra ou pó de coco funcionam.




gostaria de saber se é possível preparar a inoculação em recipientes com somente arroz OU centeio.

Sim, vai colonizar. Mas depois você terá que fazer um casing ou um bulk e para isso terá que utilizar fibra ou pó de coco, ou com vermiculita. Fora que essas técnicas são mais difíceis que PF Tek.


Sugiro que leia tópicos como:




 
Eae galera eu desidratei os cogu no ventilador, deixei 24hs ficaram bem secos.

Dai coloquei eles em um Ziplock com umas 2 pitadas de sílica laranja atóxica. A sílica tá ficando azul/esverdeada.

Minha dúvida é: Ela tá absorvendo a psilocibina dos meus cogumelos? :ahhque:

To pesquisando aqui e no google que nem doido e não acho essa info... Valeu galera se alguém puder esclarecer, fico grato.
 
Back
Top