Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Bom dia amigos, não se se estou no lugar certo então peço desculpas antecipadas.

A questão é a seguinte, estou com a ideia de fazer uma "horta mágica". Estou precisando de algumas sugestões, dicas, indicações qualquer ajuda é bem vinda.

O projeto é o seguinte:

1 caixa de isopor de 70x40cm por 25 profundidade (dessas que vem peixe congelado)

Primeiro passo fazer furos no fundo da caixa para drenagem de água, e dividir o conteúdo da caixa em camadas:

1ª Pedra
2ª Terra (retirada de sítio)
3ª Bostas frescas que produzem algum tipo de cogumelo, pans cyans e cubensis (os que normalmente encontro por aqui)
4ª Estou avaliando se devo por uma camada de terra
5ª Pó de casca de coco e arroz integral cozido (já inoculado e com micelo desenvolvido)
6ª Uma camada de terra
7ª Pó de casca de coco

A ideia é cultivar a minha horta do dia a dia, e junto ter alguns cogumelos frescos... não estou pensando em grande produção e sim em ter um ou dois cogumelos frescos por semana no jardim de casa. Obrigado a todos da comunidade.

Está no local correto sim.

Quando tu mencionaste sua ideia de uma horta lembrei na hora de um relato de outdoor aqui do Teo:
Outdoor de Selvagens

E continuando... essas fezes que tu mencionaste, vai pegar as que já possuem algum micélio vivo?

Se não terás que fazer um substrato bulk e pasteurizar antes de inocular.

Sobre substratos bulk:
Substratos "Bulk"
 
Última edição:
Saudações, amigos

Volto com o mesmo assunto do meu último questionamento aqui. Os potes de TPB que não colonizaram 100% estão apresentando dezenas de primordias dentro dos potes. Gostaria de saber se há chances de sucesso em fazer um casing com esses bolos, visto que não há colonização completa em nenhum dos potes. Não apareceu nenhum sinal de contaminação até agora, exceto a grande quantidade de excreção. Se alguém que já passou por algo parecido e teve sucesso puder me ajudar, ficarei imensamente grato.

Grande abraço.
 
Os potes de TPB que não colonizaram 100% estão apresentando dezenas de primordias dentro dos potes. Gostaria de saber se há chances de sucesso em fazer um casing com esses bolos, visto que não há colonização completa em nenhum dos potes.


Se estão pinando sem completarem a colonização a causa mais provável é que outro fungo ou microrganismo tenha tomado o substrato que você está chamando de não colonizado.

Creio que o melhor a fazer é aniversariar, retirar fora a parte que não estiver colonizada pelo micélio de cubensis, e tentar frutificar no estilo PF.

De modo algum faça casing utilizando a parte do substrato não colonizada pelo cubensis.
 
Se estão pinando sem completarem a colonização a causa mais provável é que outro fungo ou microrganismo tenha tomado o substrato que você está chamando de não colonizado.

Creio que o melhor a fazer é aniversariar, retirar fora a parte que não estiver colonizada pelo micélio de cubensis, e tentar frutificar no estilo PF.

De modo algum faça casing utilizando a parte do substrato não colonizada pelo cubensis.


Sendo assim, preferirei descartar os potes, as partes colonizadas e não colonizadas não estão concentradas. O micélio eclodiu de modo multifocal e há buracos ao redor dos bolos que não está colonizado (ou pelo menos não apresenta nenhum outro agente de modo perceptível), impossibilitando a retirada sem destruir o bolo. Acredito que o problema tenha vindo junto com a seringa de esporos. De qualquer forma, há outro cultivo em andamento que não apresenta nenhum problema. Obrigado pelas orientações.

Até mais!
 
Quando fazemos um carimbo selvagem, sem adicionar sílica gel no pote no qual estamos isolando o chapéu pro carimbo, e consequentemente o carimbo fica com aspecto úmido, isso pode trazer algum problema ?

Seguem fotos.
P_20170319_195852.jpgP_20170319_200134.jpg
 
Quando fazemos um carimbo selvagem, sem adicionar sílica gel no pote no qual estamos isolando o chapéu pro carimbo, e consequentemente o carimbo fica com aspecto úmido, isso pode trazer algum problema ?

Seguem fotos.
View attachment 99043View attachment 99044

A umidade é necessária para o chapéu liberar os esporos. Depois de 24 horas eu costumo remover o chapéu e fechar o recipiente e deixar o carimbo secar. Você também pode colocar uma folha de papel toalha entra o pote e a tampa para ajudar a absorver a unidade depois de o carimbo estar pronto.
 
A umidade é necessária para o chapéu liberar os esporos. Depois de 24 horas eu costumo remover o chapéu e fechar o recipiente e deixar o carimbo secar. Você também pode colocar uma folha de papel toalha entra o pote e a tampa para ajudar a absorver a unidade depois de o carimbo estar pronto.

Eu já dobrei o alumínio, sem pressionar um lado no outro, dobrei as bordas, e está já dentro de ziplock, cada um na sua. O chapéu ficou 24h sobre o alumínio. Agora vou aguardar cerca de 36h para usar 1 dos carimbos para tentar domesticação. Será o suficiente ?
 
Eu já dobrei o alumínio, sem pressionar um lado no outro, dobrei as bordas, e está já dentro de ziplock, cada um na sua. O chapéu ficou 24h sobre o alumínio. Agora vou aguardar cerca de 36h para usar 1 dos carimbos para tentar domesticação. Será o suficiente ?

Você dobrou antes de secar?
 
Sim... :notworthy: Só removi o chapéu e dobrei. :unhas:

Hmm. Eu acredito que você vá conseguir fazer o cultivo ainda com esses carimbos, mas o ideal seria deixar secar um pouco antes.
 
Olá amigos preciso de uma ajuda aqui!!

Fiz quatro bolos com fibra de coco e arroz, apenas um colonizou mas logo ficou contaminado entao se passaram 23 dias e nenhum dos outros deram sinal de micelio entao resolvi recolonizar...aconteceu o mesmo... novamente colonizou apenas um mas novamente contaminou fiquei pe da cara pois os processos de esterelização e assepsia foram feitos como o recomendado 1hr na PP, alcool 70, s/ corrente de ar, usei pinhobril( diz que mata 99,9% dos competidores haha), luvas, mascara etc... deixei a seringa na geladeira 24 horas e flambei-as duas vezes, uma na confecçao da seringa e outra na inoculaçao.

resolvi então que era hora de inovar, comprei vermiculita pela internet e estou esperando chegar mas ae fica minhas duvidas

1: sera que meu carimbo pode estar contaminado? contaminando todo meu cultivo? pois os outros dois copos que restaram estao com um cheiro ruim

2: faço a confecçao e inoculaçao em cima de um banco(de sentar, não de dinheiro) e li em alguns lugares que a madeira pode contaminar minhas agulhas

3:costumo olhar com frequencias os bolos que ficam em uma caixa de papelao no guarda roupa e as vezes ate retiro os dois primeiros papeis aluminios deixando apenas o primeiro papel a mostra com a fita microporosa e cheiro para ver se tudo esta como deveria....esse processo pode favorecer os contaminante?

IMG_20170320_240247312.jpg assim que dou uma olhadinha...



IMG_20170320_240141314.jpg IMG_20170320_240157613.jpg estes foram os dois contaminados... os outros estao apenas com um cheiro azedo.... pelo jeito deve ser bacteriana


enfim..a temperatura esta boa(25 a 28 C)

me deem um helpp

abraço e paz!!
 
Olá amigos preciso de uma ajuda aqui!!

Fiz quatro bolos com fibra de coco e arroz, apenas um colonizou mas logo ficou contaminado entao se passaram 23 dias e nenhum dos outros deram sinal de micelio entao resolvi recolonizar...aconteceu o mesmo... novamente colonizou apenas um mas novamente contaminou fiquei pe da cara pois os processos de esterelização e assepsia foram feitos como o recomendado 1hr na PP, alcool 70, s/ corrente de ar, usei pinhobril( diz que mata 99,9% dos competidores haha), luvas, mascara etc... deixei a seringa na geladeira 24 horas e flambei-as duas vezes, uma na confecçao da seringa e outra na inoculaçao.

resolvi então que era hora de inovar, comprei vermiculita pela internet e estou esperando chegar mas ae fica minhas duvidas

1: sera que meu carimbo pode estar contaminado? contaminando todo meu cultivo? pois os outros dois copos que restaram estao com um cheiro ruim

2: faço a confecçao e inoculaçao em cima de um banco(de sentar, não de dinheiro) e li em alguns lugares que a madeira pode contaminar minhas agulhas

3:costumo olhar com frequencias os bolos que ficam em uma caixa de papelao no guarda roupa e as vezes ate retiro os dois primeiros papeis aluminios deixando apenas o primeiro papel a mostra com a fita microporosa e cheiro para ver se tudo esta como deveria....esse processo pode favorecer os contaminante?

View attachment 99052 assim que dou uma olhadinha...



View attachment 99050 View attachment 99051 estes foram os dois contaminados... os outros estao apenas com um cheiro azedo.... pelo jeito deve ser bacteriana


enfim..a temperatura esta boa(25 a 28 C)

me deem um helpp

abraço e paz!!

Difícil de dizer ao certo o que está acontecendo. Você teria que fazer uma descrição um pouco mais detalhada do processo. Por hora o que posso te dar de dica é o seguinte:
  • Algo está indo de errado com a preparação da seringa. Provavelmente você não está misturando os esporos muito bem na água e está esquecendo de chacoalhar antes de inocular.
  • Você deve esterilizar a agulha entre um copo e outro.
  • 4 copos é muito pouco, eu recomendaria fazer uns 12 na próxima vez.
Se você quer uma ajuda mais detalhada, escreva o passo a passo de como fez tudo.
 
Bom dia, ontem estava tentando preparar o meu primeiro substrato para a colonização e me surgiram algumas dúvidas, que acredito que para outros membros são simples...

1- Como esterilizar o pano que vai no fundo da panela de pressão?
2- Quando, você prepara o substrato na panela de pressão, ele tem que ficar com aspeto cozido (bem inchado), ou meio seco (como se fosse ao forno)?
2.1 - Acredito que essa seja um pouco mais complexa. Quando colocamos o alimento dentro da panela de pressão, o intuito é diminuir o tempo de cozimento, pois aumentando a pressão aumentamos a temperatura de ebulição da água, porém o substrato fica isolado dentro do copo... este processo não está fazendo sentido nenhum pra mim, alguém pode explicar?
 
Bom dia, ontem estava tentando preparar o meu primeiro substrato para a colonização e me surgiram algumas dúvidas, que acredito que para outros membros são simples...

1- Como esterilizar o pano que vai no fundo da panela de pressão?
2- Quando, você prepara o substrato na panela de pressão, ele tem que ficar com aspeto cozido (bem inchado), ou meio seco (como se fosse ao forno)?
2.1 - Acredito que essa seja um pouco mais complexa. Quando colocamos o alimento dentro da panela de pressão, o intuito é diminuir o tempo de cozimento, pois aumentando a pressão aumentamos a temperatura de ebulição da água, porém o substrato fica isolado dentro do copo... este processo não está fazendo sentido nenhum pra mim, alguém pode explicar?
1- não precisa esterilizar o pano
2- no ponto de field capacity
3- o vidro é um ótimo condutor de calor
 
2.1 - Acredito que essa seja um pouco mais complexa. Quando colocamos o alimento dentro da panela de pressão, o intuito é diminuir o tempo de cozimento, pois aumentando a pressão aumentamos a temperatura de ebulição da água, porém o substrato fica isolado dentro do copo... este processo não está fazendo sentido nenhum pra mim, alguém pode explicar?


O substrato não deve ficar isolado dentro do copo. Apesar de haverem tutoriais por aí aconselhando a fechar o copo ou pote totalmente, isso impede a panela de pressão de ser totalmente eficaz.

O que esteriliza, em um autoclave ou panela de pressão, é a combinação de temperatura alta (120º C) com uma atmosfera pressurizada, e de vapor d´água, ao invés de ar. Se você isola o substrato, sem deixar aberturas para o vapor d´água pressurizado entrar, vai contar somente com a temperatura.

Não ficou claro que tipo de substrato você vai usar.
 
Bom dia, ontem estava tentando preparar o meu primeiro substrato para a colonização e me surgiram algumas dúvidas, que acredito que para outros membros são simples...

1- Como esterilizar o pano que vai no fundo da panela de pressão?
2- Quando, você prepara o substrato na panela de pressão, ele tem que ficar com aspeto cozido (bem inchado), ou meio seco (como se fosse ao forno)?
2.1 - Acredito que essa seja um pouco mais complexa. Quando colocamos o alimento dentro da panela de pressão, o intuito é diminuir o tempo de cozimento, pois aumentando a pressão aumentamos a temperatura de ebulição da água, porém o substrato fica isolado dentro do copo... este processo não está fazendo sentido nenhum pra mim, alguém pode explicar?

1-R: Não precisa esterelizar previamente o pano se ele for um pano de louça limpo por exemplo.

2-R: Se for utilizar Arroz Integral não precisa cozinha-lo antes, basta tritura-lo um pouco no liquidificador e seguir a receita PF Tek Padrão. Se utilizar trigo para kibe é ainda mais simples, basta mistura-lo a vermiculita ou pó de casca de coco seguindo a PF Tek Padrão.

2.1-R: Quando você finaliza o processo de confecção do substrato e monta os copos, no final você coloca papel alumínio sobre os copos, então você tem duas opções, ou lacra os copos com fita e faz uns 2 furos no papel alumínio usando uma agulha (que no meu ver parece mais arriscado), ou mantem o papel alumínio apenas solto sobre os copos e lacra os copos apenas no final do processo, quando a Panela já esfriou e você remove os copos da mesma. O processo da panela de pressão é justamente para que a água que evapora dentro da panela, faça o vapor, e o calor, através da pressão circule por dentro dos copos, e por dentro do substrato. Tornando tudo que está dentro da panela esterilizado.

Espero ter clariado suas ideias.
 
Estou com dificuldades para conseguir um carimbo de psilocybe cubensis keepers creepers, quando tentei retirar carimbo coloquei um copo em cima da cabeça do cogumelo e o papel alumínio em baixo, porém fica muito úmido e não ocorre depósito de esporos
 
Estou com dificuldades para conseguir um carimbo de psilocybe cubensis keepers creepers, quando tentei retirar carimbo coloquei um copo em cima da cabeça do cogumelo e o papel alumínio em baixo, porém fica muito úmido e não ocorre depósito de esporos

Você pode estar retirando o chapéu ou muito cedo ou muito tarde. Eu costumo ver quando o véu se rompe, espero algumas hora e aí faço o carimbo. Se está ficando muito úmido, tente usar um copo maior ou um recipiente que respire melhor, mas a umidade é importante para que os esporos sejam depositados e não costuma ser o problema.
 
Alguém no forum tem experiencia com esses sacos autoclavaveis??

perguntando pq na descrição diz que é HDPE, pra não passar de 15min a 120ºC e USO ÚNICO

me interessei pq conseguiria esterilizar 20L de grãos por ciclo ao invés de 10 com as jarras
 
Back
Top