Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
O que posso usar para o terrario em garrafa pet em vez de argila expandida/fibra de po d coco,?

Se você está se referindo ao que se pode usar para gerar umidade para micro-clima, o ideal é a perlita, também conhecida como perlite. Mas argila expandida tem sido relatado como muito mais fácil de se encontrar. Porém se o que você quer, é fazer um roll nos bolos, o melhor substituto para Pó de Casca de Coco é a Vermiculita Expandida, mais conhecida apenas como Vermiculita.
 
Tenho uma duvida quanto a contaminações...

Eu posso reutilizar um copo, no qual estava um bolo contaminado?

Se eu deixo alguns contaminados em um determinado local, após retirar os mesmos desse local eu poderei deixar novos bolos (recem inoculados) nesse ambiente, ou teria riscos de ser contaminado?
 
Eu posso reutilizar um copo, no qual estava um bolo contaminado?

Sim, só precisa limpar-lo, eu tinha uns potes que tiveram contaminações dentro e coloquei água sanitária diluída dentro e deixei de um dia pro outro e reutilizei no cultivo atual.

Se eu deixo alguns contaminados em um determinado local, após retirar os mesmos desse local eu poderei deixar novos bolos (recem inoculados) nesse ambiente, ou teria riscos de ser contaminado?

Limpe o local com álcool 70% ou isopropilico e hipoclorito que tá tudo certo, o risco sempre existe mesmo sem que tenham tido bolos contaminados no local.
 
Olá, sou novo no pedaço e há um tempo venho lendo bastante sobre cubensis e também sobre os comestíveis e decidi por minha mão na massa. Adquiri esporos de shimeji branco e psylo de um amigo e desenvolvi eles em meio BDA, passando depois pra sementes de trigo e futuramente para o substrato. O problema é que eu produzi muitas "sementes" de trigo fungado e não vou precisar usar nem metade, então gostaria de saber por quanto tempo eu posso armazenar essas sementes no pote de vidro sem que elas percam o potencial ou algo semelhante. Valeu, rapaziada!
 
Olá, sou novo no pedaço e há um tempo venho lendo bastante sobre cubensis e também sobre os comestíveis e decidi por minha mão na massa. Adquiri esporos de shimeji branco e psylo de um amigo e desenvolvi eles em meio BDA, passando depois pra sementes de trigo e futuramente para o substrato. O problema é que eu produzi muitas "sementes" de trigo fungado e não vou precisar usar nem metade, então gostaria de saber por quanto tempo eu posso armazenar essas sementes no pote de vidro sem que elas percam o potencial ou algo semelhante. Valeu, rapaziada!

Creio que na geladeira (refrigerado a 3°C, se congelar ele morre) irá durar alguns meses (meu chute no máximo uns 3) se até lá não for usar, enterre ele em algum lugar bonito com água perto ( cachoeiras, lagos e afins). :)
 
Olá, sou novo no pedaço e há um tempo venho lendo bastante sobre cubensis e também sobre os comestíveis e decidi por minha mão na massa. Adquiri esporos de shimeji branco e psylo de um amigo e desenvolvi eles em meio BDA, passando depois pra sementes de trigo e futuramente para o substrato. O problema é que eu produzi muitas "sementes" de trigo fungado e não vou precisar usar nem metade, então gostaria de saber por quanto tempo eu posso armazenar essas sementes no pote de vidro sem que elas percam o potencial ou algo semelhante. Valeu, rapaziada!

É bom usar dentro de no máximo 1 mês porque mesmo na geladeira ele vai gerar pins. Eu recomendaria simplesmente usar uma proporção maior de spawn para substrato ou achar outras formas de fazer o cultivo usando o spawn.
 
Última edição:
mas será que a precisão é boa?
Da solução com certeza é.Só não sei se pode ser usada em cultivo de cogus
Do medidor também deve ser, a variação com certeza não interfere no cultivo, já que aceita uma relativa grande variação de pH.

até mesmo em Bulk não vejo necessidade...
Eu uso as fitinhas, duram menos (que infinito, no caso do aparelho) mas foi essencial pra meu bulk funcionar! soube a exata medida de Spagnum pra equilibrar o pH básico do húmus que comprei.
 
Última edição por um moderador:
Da solução com certeza é.Só não sei se pode ser usada em cultivo de cogus
Do medidor também deve ser, a variação com certeza não interfere no cultivo, já que aceita uma relativa grande variação de pH.
digo do medidor mesmo, também tenho outro uso pra ele acabei de comprar aqui no ML

Acha mesmo que precisa desse investimento ?
Está cultivando no método Bulk ?
Caso contrário não vejo necessidade, até mesmo em Bulk não vejo necessidade...
27 reais se gasta num lanche lol
só de poder usar aditivos no substrato sem medo de estragar tudo ja deve dar um retorno bacana
por exemplo: aquele café pra dar um up de nitrogenio mas que tbm é imã de trichoderma
 
Bom dia amigos, não se se estou no lugar certo então peço desculpas antecipadas.

A questão é a seguinte, estou com a ideia de fazer uma "horta mágica". Estou precisando de algumas sugestões, dicas, indicações qualquer ajuda é bem vinda.

O projeto é o seguinte:

1 caixa de isopor de 70x40cm por 25 profundidade (dessas que vem peixe congelado)

Primeiro passo fazer furos no fundo da caixa para drenagem de água, e dividir o conteúdo da caixa em camadas:

1ª Pedra
2ª Terra (retirada de sítio)
3ª Bostas frescas que produzem algum tipo de cogumelo, pans cyans e cubensis (os que normalmente encontro por aqui)
4ª Estou avaliando se devo por uma camada de terra
5ª Pó de casca de coco e arroz integral cozido (já inoculado e com micelo desenvolvido)
6ª Uma camada de terra
7ª Pó de casca de coco

A ideia é cultivar a minha horta do dia a dia, e junto ter alguns cogumelos frescos... não estou pensando em grande produção e sim em ter um ou dois cogumelos frescos por semana no jardim de casa. Obrigado a todos da comunidade.
 
Humus não tem pH próximo de neutro?
Rapaz.......... Eu acho que o que tem dentro do Humus é um mistério e pode variar muito de produtor a produtor.
O que pode acontecer é ter algum componente a mais nesta terra que altere o pH.

Mas uma coisa é certa, eu coloco esterco, vermiculita e Humus, e sempre fica básico demais.
 
Back
Top