Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Fala galera, bom dia..

Minha dúvida é quanto ao tempo de colonização. O que influência?^

Por exemplo, foram inoculados 5 copos. Fiz a inoculação e logo após coloquei eles dentro de uma caixa de isopor de 5LT, e guardei dentro do guarda roupas.

Após 7 dias fiz minha primeira checagem e observei que dentre esses 5 bolos, 1 parecia o 'Usain Bolt' em relação aos demais. Sua colonização estava acontecendo em dois lados distintos dos copo, e aparentemente está tudo bem.

Já os demais bolos estão com o crescimento 'muuuuiiito' atrasado. O que está visível de micélio neles é o que normalmente fica visível em apenas em 2~3 dias.

O que será que pode estar acontecendo? É normal isso? O local de armazenamento influencia? Falta de circulação de ar? Temperatura?

Obrigado.
 
Última edição por um moderador:
Fala galera, bom dia..

Minha dúvida é quanto ao tempo de colonização. O que influência?^
Por exemplo, foram inoculados 5 copos. Fiz a inoculação e logo após coloquei eles dentro de uma caixa de isopor de 5LT, e guardei dentro do guarda roupas.

Após 7 dias fiz minha primeira checagem e observei que dentre esses 5 bolos, 1 parecia o 'Usain Bolt' em relação aos demais. Sua colonização estava acontecendo em dois lados distintos dos copo, e aparentemente está tudo bem.
Já os demais bolos estão com o crescimento 'muuuuiiito' atrasado. O que está visível de micélio neles é o que normalmente fica visível em apenas em 2~3 dias.
O que será que pode estar acontecendo? É normal isso? O local de armazenamento influencia? Falta de circulação de ar? Temperatura?

Obrigado.

Na minha experiência é por conta de alguns fatores:
  • Modo de inoculação - às vezes a agulha não vai fundo o suficiente e fica um pouco dos esporos no selo. O ideal é apontar a seringa para a borda do copo para o líquido escorrer até o fundo.
  • Dispersão dos esporos na seringa - se a seringa não é bem chacoalhada antes de cada inoculação isso pode afetar a inoculação também.
  • Substrato - tipo do substrato, se está muito compactado, se é arroz inteiro (cozido ou cru), farinha, etc.
 
Estou na dúvida sobre o que fazer com uns bolos problemáticos:

Bolo 1

GwNT2M1.jpg
pV6tiX1.jpg

Bolo 2

9uKMFSf.jpg
tR1ULZl.jpg

Bolo 3

msuJYtX.jpg
osSQJjt.jpg

Acham que dá para fazer o dunk e aniversariar (em isolamento dos demais bolos saudáveis, claro) ou é melhor nem perder tempo?
 
Estou na dúvida sobre o que fazer com uns bolos problemáticos:

Bolo 1

GwNT2M1.jpg
pV6tiX1.jpg

Bolo 2

9uKMFSf.jpg
tR1ULZl.jpg

Bolo 3

msuJYtX.jpg
osSQJjt.jpg

Acham que dá para fazer o dunk e aniversariar (em isolamento dos demais bolos saudáveis, claro) ou é melhor nem perder tempo?

Aniversaria e vê quanto de micélio que tem ai, muitas vezes ele só está ao redor do contaminante e não vale a pena.

Se ele tem um bom bloco de micélio, retire as partes com cor (faça isso longe da sua casa hahaha) pois esses pontos ai estão esporulando contaminantes para todo o lado.

Depois um dunk e roll e boa sorte, só não é aconselhável retirar esporos dos cogumelos que vierem (se tiver ágar da pra fazer uma clonagem, é interessante pois seria um micélio mais resistente à contaminantes).

Sucesso ai, abraço.
 
Bom dia!

Amigos, estou numa situação estranha no meu terrário...

Primeiramente, aqui faz muito calor durante o dia (sensação térmica hoje à 35º)...

Estou com a strain MDK, meu terrário não tem umidade automatizada (ainda!) e eu preciso abrir pra borrifar agua 3 vezes ao dia.

Dou umas 5/6 borrifadas indiretas de cada lado (tenho dois bolos PF no terrario), apenas pra formar a névoa de humidade.

Um dos bolos parece OK, sem cogumelos pretos ou estranhos.

Bolo2.jpg

Mas o outro bolo aparenta está 'doente'

E tem uns cogumelos que ficaram pretos e caíram (podres?), e depois desses, meu terrário adquiriu um cheiro ruim (realmente podre),

Bolo1_B.jpg Bolo1_A.jpg

E queria saber:

É normal alguns cogumelos ficarem completamente pretos com aparência (ou realmente) podre?
É possível cultivar nessas condições de temperatura?
 
Última edição por um moderador:
O que aconteceu aí pode ter sido contaminação bacteriana. Não é normal não. Eu recomendo descartar esse bolo, retirar os pins/cogumelos do outro e desmontar e limpar esse terrário, montar de novo e aí colocar o bolo saudável, mas ainda assim corre o risco dele ter contaminado tb.

Para abaixar a temperatura, utilize o sistema de garrafinhas de água congeladas. Encha algumas até um pouco mais da metade, congele e vá colocando no terrário, preferencia no centro. Assim que forem descongelando, troque por outra congelada e assim vai. Vai diminuir bem a temperatura do terrário.
 
O que aconteceu aí pode ter sido contaminação bacteriana. Não é normal não. Eu recomendo descartar esse bolo, retirar os pins/cogumelos do outro e desmontar e limpar esse terrário, montar de novo e aí colocar o bolo saudável, mas ainda assim corre o risco dele ter contaminado tb.

Para abaixar a temperatura, utilize o sistema de garrafinhas de água congeladas. Encha algumas até um pouco mais da metade, congele e vá colocando no terrário, preferencia no centro. Assim que forem descongelando, troque por outra congelada e assim vai. Vai diminuir bem a temperatura do terrário.

É possivel fazer um Casing qubrando o bolo apos a lavada?
 
É possivel fazer um Casing qubrando o bolo apos a lavada?

É possível sim, mas é possível também que contamine todo o casing e perca tudo. Nunca tive contaminação bacteriana assim, não sei dizer. Eu tentaria um outdoor com o saudável e partiria pra um cultivo novo.
 
Bom dia!
Amigos, estou numa situação estranha no meu terrário...
Primeiramente, aqui faz muito calor durante o dia (sensação termica hoje à 35º)...
Estou com a strain MDK, meu terrario não tem humidade automatizada (ainda!) e eu preciso abrir pra borrifar agua 3 vezes ao dia.
Dou umas 5/6 borrifadas indiretas de cada lado (tenho dois bolos PF no terrario), apenas pra formar a névoa de humidade.
Um dos bolos parece OK, sem cogumelos pretos ou estranhos.View attachment 99332

Mas o outro bolo aparenta está 'doente'
e tem uns cogumelos que ficaram pretos e cairam (podres?), e depois desses, meu terrário adquiriu um cheiro ruim (realmente podre),
View attachment 99331 View attachment 99330

e queria saber:
É normal alguns cogumelos ficarem completamente pretos com aparencia (ou realmente) podre?
É possivel cultivar nessas condições de temperatura?

O seu terrário não tem furos? Como está sendo feita a troca de ar?
 
Boa tarde galera. Estou com receio de que um dos bolos (strain MDK) esteja contaminado.
Antes de aniversariar, este bolo apresentava esse aspecto o qual suspeitei de que fosse apenas excremento micelial:
P_20170322_165038.jpg
Aniversariei esse bolo mesmo assim uns 4 dias atrás.. e agora está se apresentando a essa forma exatamente na área da excreção:
P_20170331_103603.jpg P_20170331_103651.jpg P_20170331_103658.jpg P_20170331_103712.jpg

Que pode ser? CobWeb? E era excremento micelial mesmo?
Grato.
 
Boa tarde galera. Estou com receio de que um dos bolos (strain MDK) esteja contaminado.
Antes de aniversariar, este bolo apresentava esse aspecto o qual suspeitei de que fosse apenas excremento micelial:
View attachment 99338
Aniversariei esse bolo mesmo assim uns 4 dias atrás.. e agora está se apresentando a essa forma exatamente na área da excreção:
View attachment 99340 View attachment 99341 View attachment 99342 View attachment 99343

Que pode ser? CobWeb? E era excremento micelial mesmo?
Grato.

Bom dia @stomaner!

Não vi nenhuma contaminação aí não. Só que o micélio do seu copo está estressado. Talvez pela temperatura do lugar onde você o esteja encubando.
 
Boa tarde pessoal! Como posso saber se o interior do bolo (PFTek) já está colonizado 100%? Foram feitos naqueles copos de whiski, e por fora estão colonizados. Devo esperar um tempo para garantir a colonização interna?
 
Back
Top