Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Última edição:
Parece que, ao fim de quase um ano e 3 ou 4 tentativas, estou a ter um resultado positivo ao criar uma cultura liquida.

Hoje já tinha uma pequena nuvem com cerca de 1/3 do tamanho de uma unha. Acontece que, nos potes que foram inoculados simultaneamente, o micélio já vai, em alguns potes, a caminho de meio frasco de crescimento.

A minha pergunta é se é normal a cultura liquida ter um crescimento aparentemente muito mais lento.

Obrigado!
 
Bom dia, amigos!

Estou com um possível problema com um cultivo. Tenho 3 potes PF inoculados com TPB que estão em torno de 90% colonizados. Porém, há uns 4 dias venho notando que o crescimento micelial parou ou está extremamente lento. Ganhei a seringa de esporos dessa strain de um amigo e, desde as primeiras formações miceliais, os potes apresentam excreções. Nota-se que os potes já possuem 4 furos na tampa e estão juntos com outros potes de B+ que estão colonizando perfeitamente bem nas mesmas condições. Há algo que eu possa fazer para resolver isso?

Grato pela atenção. Abraço!
 
Parece que, ao fim de quase um ano e 3 ou 4 tentativas, estou a ter um resultado positivo ao criar uma cultura liquida.

Hoje já tinha uma pequena nuvem com cerca de 1/3 do tamanho de uma unha. Acontece que, nos potes que foram inoculados simultaneamente, o micélio já vai, em alguns potes, a caminho de meio frasco de crescimento.

A minha pergunta é se é normal a cultura liquida ter um crescimento aparentemente muito mais lento.

Obrigado!

O que tu colocaste como nutriente nesta sua cultura liquida?

Vejo muitos fazerem culturas liquidas com apenas dextrose que já sabemos que tem uma colonização mais lenta que as demais.


Bom dia, amigos!

Estou com um possível problema com um cultivo. Tenho 3 potes PF inoculados com TPB que estão em torno de 90% colonizados. Porém, há uns 4 dias venho notando que o crescimento micelial parou ou está extremamente lento. Ganhei a seringa de esporos dessa strain de um amigo e, desde as primeiras formações miceliais, os potes apresentam excreções. Nota-se que os potes já possuem 4 furos na tampa e estão juntos com outros potes de B+ que estão colonizando perfeitamente bem nas mesmas condições. Há algo que eu possa fazer para resolver isso?

Grato pela atenção. Abraço!

Creio que a única coisa que você pode fazer é esperar mas creio que seja bom retirar os potes saudáveis de perto dos que você acredita estarem contaminados por precaução.

Se o pote está com alguma contaminação, está acontecendo uma batalha entre o contaminante e o micélio.

Dá pra esperar pra ver quem que ganha, mas fora isso não tem o que fazer.
 
O que tu colocaste como nutriente nesta sua cultura liquida?

Vejo muitos fazerem culturas liquidas com apenas dextrose que já sabemos que tem uma colonização mais lenta que as demais.

Obrigado pela resposta.

Fiz com mel comum de supermercado. Alguns dias depois já tinha "uma dúzia" de pontos do micélio. Está a correr bem, parece-me.
 
Obrigado pela resposta.

Fiz com mel comum de supermercado. Alguns dias depois já tinha "uma dúzia" de pontos do micélio. Está a correr bem, parece-me.

Mel pode ser usado sozinho com água, só tem que ser na proporção correta de 4% do volume de água.

E paciência.
 
Qual a técnica de hidratação do bolo pinado (que já passou por um dunk) que é utilizada aqui na comunidade do Teonanacatl?

Sei que Mist & Fan é pratica comum aqui. Mas não vejo menções à técnicas como a colher de vermiculita saturada, straw tek ou bottom watering.
 
Última edição:
Qual a técnica de hidratação do bolo pinado (que já passou por um dunk) que é utilizada aqui na comunidade do Teonanacatl?

Sei que Mist & Fan é pratica comum aqui. Mas não vejo menções à técnicas como a colher de vermiculita saturada, straw tek ou bottom watering.

Talvez, aplicar água mineral (ou fervida) com uma seringa em cada bolo do terrário.
 
Talvez, aplicar água mineral (ou fervida) com uma seringa em cada bolo do terrário.

O motivo de eu ter perguntado sobre hidratação de bolos pinados é que não vejo essa prática nos cultivos...

Tinha até me esquecido da técnica da seringa, pois as outras são mais simples e funcionam também (tem um monte de empecilhos com contaminantes e a agulha entope).

Mas a técnica que eu mais gostei até agora foi a bottom watering.

Se eu conseguir tirar meus bolos inteiros dos potes vou fazer e posto os resultados no meu diário.

Aqui o cara faz umas tampas com papel alumínio para os bolos e as preenche com água:

Foil VS. Lids / CBK's bottom watering tek - Mushroom Cultivation - Shroomery Message Board

E aqui tem uma guria explicando sobre a técnica (quanto de água que precisa, quanto tempo poder ficar etc).

V-Tek & Easy Casing layers • Growing from watered whole grains in screw-lid plastics - Mushroom Cultivation - Shroomery Message Board
 
Fala galera, estou me mudando, estava com uns potes já colonizados esperando pra ir pro terrário, é um dos potes ja saiu um precipitado, tem algum problema?, vou usar como terrário uma estufa darkbox que e pra cultivo de cannabis mas vou adaptar filtros com mascaras pra fazer a troca gasosa e vou por um umidificador pra fornecer a umidade necessária o q vcs acham?
 
Fala galera, estou me mudando, estava com uns potes já colonizados esperando pra ir pro terrário, é um dos potes ja saiu um precipitado, tem algum problema?, vou usar como terrário uma estufa darkbox que e pra cultivo de cannabis mas vou adaptar filtros com mascaras pra fazer a troca gasosa e vou por um umidificador pra fornecer a umidade necessária o q vcs acham?

Olha, não sei o quão úmido que é onde você mora, geralmente uma argila expandida ou uma perlita já está ok para fazer a umidificação.

Considerando que é um terrário, não precisa de filtros nos furos até porque um substrato 100% colonizado tem chances baixas de ser contaminado.

Dê uma procurada de imagens no google com"Shotgun fruiting chamber" que tu já terás uma ideia de como um terrário deve ser.

Outra coisa, quando tu queres que um bolo frutifique tu precisas ter troca de ar (FAE - Fresh Air Exchange), troca gasosa é outra história.

Para tal abanamos os bolos, por isso que os filtros não tem muito sentido, a não ser que tu tenhas um lugar 100% esterilizado (inclusive o ar :eek:)
 
.
Para tal abanamos os bolos, por isso que os filtros não tem muito sentido, a não ser que tu tenhas um lugar 100% esterilizado (inclusive o ar :eek:)[/QUOTE]
Entao minha dúvida era mais sobre o PIN que está nascendo in vitro dentro do pote, como a darkbox já é toda automatizada com coolers pra troca gasosa, termohigrometro e etc pensei em fazer o filtro so pra garantir mesmo como eu já tenho um umidificador que não uso poderia usa lo também já que é algo que está na mão, moro no litoral aqui e bem úmido
 
.
Para tal abanamos os bolos, por isso que os filtros não tem muito sentido, a não ser que tu tenhas um lugar 100% esterilizado (inclusive o ar :eek:)
Entao minha dúvida era mais sobre o PIN que está nascendo in vitro dentro do pote, como a darkbox já é toda automatizada com coolers pra troca gasosa, termohigrometro e etc pensei em fazer o filtro so pra garantir mesmo como eu já tenho um umidificador que não uso poderia usa lo também já que é algo que está na mão, moro no litoral aqui e bem úmido

Pin in vitro não tem problema não, ele vai desenvolver o cogumelo normal, só não tenho certeza se não tem problema se o cogumelo rasgar o véu dentro.

Tem muitos cultivadores que gostam de deixar crescer dentro do pote, aqui temos exemplos:
Completo - Diário do ebinary - Cultivo no capim
Em Andamento - Cultura Negligente #2 - In Vitro Tek no Copo de Requeijão - TKSSS - 12º Cultivo

Meu amigo @ExPoro deve saber essa questão do in vitro, só esperar ele vir aqui olhar hahaha.
 
Última edição:
Fala galera, estou me mudando, estava com uns potes já colonizados esperando pra ir pro terrário, é um dos potes ja saiu um precipitado, tem algum problema?, vou usar como terrário uma estufa darkbox que e pra cultivo de cannabis mas vou adaptar filtros com mascaras pra fazer a troca gasosa e vou por um umidificador pra fornecer a umidade necessária o q vcs acham?

Pin in vitro não tem problema não, ele vai desenvolver o cogumelo normal, só não tenho certeza se não tem problema se o cogumelo rasgar o véu dentro.

Tem muitos cultivadores que gostam de deixar crescer dentro do pote, aqui temos exemplos:
Completo - Diário do ebinary - Cultivo no capim
Em Andamento - Cultura Negligente #2 - In Vitro Tek no Copo de Requeijão - TKSSS - 12º Cultivo

Meu amigo @ExPoro deve saber essa questão do in vitro, só esperar ele vir aqui olhar hahaha.

Eu particularmente acho melhor na dúvida haver pinagem no copo do que aniversariar antes de terminar de consolidar internamente a colonização.

Sobre in vitro, é isso mesmo. Pode deixar lá crescendo até que rompa o véu ou comece a ter um aspecto extremamente machucado - azulando até ficar quase preto. Outro limite é também no caso de abortos começarem a ter um aspecto de estragado.

É muito comum in vitro acidental.

Quando acontece de cultivos terem in vitro acidental enquanto outros copos estão consolidando ou quase chegando nos 100%, eu deixo pra aniversariar tudo junto, uns 5-7 dias depois que terminar os 100% dos copos atrasados, se os cogumelos in vitro estiverem dentro do limite que falei acima. Na hora do aniversário, já faz a primeira colheita. :coffee:
 
Back
Top