Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Salve pessoal, hoje fui conferir a temperatura da minha incubadora, como faço sempre que acordo... Notei que a temperatura estava marcando 32°c, então abri ela pra botar gelo e baixar a temperatura.. (depois dessa façanha lembrei que poderia simplesmente desligar o termostato)

Logo que abri vi que todos os copos estavam quase colonizados total, na parte de baixo está quase tudo miceliado. Fazem só 9 dias que incubei... Queria saber, assim que colonizar completamente posso aniversariar??

A temperatura ambiente geralmente tem variado de 28 a 32°c aqui na minha cidade (Pelotas-RS) e na incubadora 28~30°c sempre. Strain é B+.

DSC06169.JPG

Essa foto é de um dos copos que peguei pra mostrar... Parte dele apresenta essas "raízes", outras partes o micélio cobriu o substrato, porém parece "fraco", tem uma textura meio transparente... Acham que pode acabar por contaminar ou está só se desenvolvendo? Parece paranoia kkk mas em caso de contaminação tenho de tirá-los dali. Aguardo respostas, valeuuuu ♥
 
Última edição por um moderador:
Queria saber, assim que colonizar completamente posso aniversariar??
Espere alguns dias após aparentemente terminar de colonizar. É importante que o micélio tenha colonizado todo o substrato para dar menos chances aos contaminantes, mesmo que você não consiga ver.

O calor acelera a colonização (até certo ponto...) e o B+, em teoria, é um colonizador relativamente rápido. Provavelmente lá pelo começo da terceira semana ele já esteja pronto para ir pro terrário.

Diversos micélios diferentes estão se desenvolvendo e se unindo ai. Por isso um é mais algodoado, outro mais rizomorfo. Isso é normal quando inoculamos esporos.
 
Última edição:
Pessoal, eu gostaria de saber se o pó de coco, puramente, pode substituir a vermiculita como camada de casing. Eu já pesquisei no fórum, mas vejo o pessoal usando bastante em bulk como também em bolos, não vi nenhum cultivo em que o casing é simplesmente pó de coco.
 
A temperatura ambiente geralmente tem variado de 28 a 32°c aqui na minha cidade (Pelotas-RS)


Não faz sentido usar incubadora nessa faixa de temperatura. Só aumenta o risco de algum acidente com super aquecimento dos copos.
 
Não faz sentido usar incubadora nessa faixa de temperatura. Só aumenta o risco de algum acidente com super aquecimento dos copos.

Não faria sentido, mas eles estão num roupeiro em uma peça bem fresca, onde marca 26°c, por isso o uso da incubadora. ;)

Então, tive uma ideia de terrário que daria quase no mesmo do aquário (vi que muitos usam)... A ideia inicial foi que forrei o interior de um roupeiro (que serviu para meu antigo grow que tinha para cultivo de cannabis) com aqueles plásticos grossos de mesa, usei grampeador pra deixar bem esticado, nível acima de onde ficará a água com argila expandida. Na parte de cima o mesmo procedimento, grampeado, só que com uma abertura para a troca de ar que será feita manualmente (de 6 em 6 horas). Tô pensando em a "tampa" fazer envolta com lã acrílica, para evitar passagem de contaminantes ou somente colar com a fita microporosa. O roupeiro já foi limpo com desinfetante e água sanitária..

Aceito sugestões também.

DSC06171.JPG DSC06172.JPG

Todos os grampos à mostra, serão tapados com fita para evitar contaminantes também, e a parte interior do terrário será limpo com álcool 70%.

DSC06173.JPG

ps: o motivo pelo qual não comprei a caixa organizadora, é que o valor dela não está viável aqui na minha cidade, variando de $60~$73.
 
Última edição por um moderador:
Então, tive uma ideia de terrário que daria quase no mesmo do aquário (vi que muitos usam)... A ideia inicial foi que forrei o interior de um roupeiro (que serviu para meu antigo grow que tinha para cultivo de cannabis) com aqueles plásticos grossos de mesa, usei grampeador pra deixar bem esticado, nível acima de onde ficará a água com argila expandida. Na parte de cima o mesmo procedimento, grampeado, só que com uma abertura para a troca de ar que será feita manualmente (de 6 em 6 horas). Tô pensando em a "tampa" fazer envolta com lã acrílica, para evitar passagem de contaminantes ou somente colar com a fita microporosa. O roupeiro já foi limpo com desinfetante e água sanitária..
Aceito sugestões também.
View attachment 96746 View attachment 96747
Todos os grampos à mostra, serão tapados com fita para evitar contaminantes também, e a parte interior do terrário será limpo com álcool 70%.
View attachment 96748

ps: o motivo pelo qual não comprei a caixa organizadora, é que o valor dela não está viável aqui na minha cidade, variando de $60~$73.

Bem legal o setup, se não tiver vazamentos de água vai te servir sim, e bem.

Se conseguir uma boa umidade ai dentro vai embora. Não sei como é o calor e umidade ai na tua região.

O que vai te dar trabalho é tampa, toda hora que abrir ter que passar uma fita em volta novamente pra fechar.
 
Bem legal o setup, se não tiver vazamentos de água vai te servir sim, e bem.

Se conseguir uma boa umidade ai dentro vai embora. Não sei como é o calor e umidade ai na tua região.

O que vai te dar trabalho é tampa, toda hora que abrir ter que passar uma fita em volta novamente pra fechar.

Não haverá vazamentos pois grampeei 10cm acima do "chão" onde vai a argila e água. A minha cidade é bem úmida, sempre varia uns 60% e em dias de chuva sobe pra 82% mas acredito que se eu borrifar as paredes do terrário levante ainda mais a umidade... Se eu não conseguir o compressor de aquário vai dar uma trabalheira sim, mas ainda tenho 10 dias até o aniversário, irei pensar em um jeito melhor. Obrigada pela resposta!
 
Não faria sentido, mas eles estão num roupeiro em uma peça bem fresca, onde marca 26°c, por isso o uso da incubadora.


Só se preocupe com incubadora se a temperatura ficar constantemente abaixo de 20C.

Fora isso é despesa, trabalho e risco desnecessários.
 
E aí galera, é normal os cogus de out ficarem com aspectos diferentes, tipo cor formato do chapéu e não terem véu?
 

Anexos

  • 20161114_171617.jpg
    20161114_171617.jpg
    368.3 KB · Visualizações: 18
Eu não disse nada porque só conheço cubensis e não acompanho o tópico de identificações pra saber se é pan, mas isso daí também me parece não ser psicoativo.
 
Cubensis tksss, eh um casting que enterrei, teve um bolo que misturei com a terra de um vaso aqui, e ele pinou um cogu igual esses sem véu, e era psicoativo, porém esses não vou consumir não (depois das últimas bad bem sei se volto consumir). Ha e esses não azularam, ao contrário do outro do vaso.
 
Está foto e do casing que enterrei, comparei esses com o cogu que pinou do bolo que misturei com a terra de um vaso, não tenho foto dele, esse do bolo no vaso azulou, esses da foto

Edit: não são cubensis, esses msm pinaram por todo o jardim, o estranho foi pinaram tantos bem em cima do casing enterrado.
 
Última edição por um moderador:
Então galera, preocupada com a umidade resolvi pesquisar métodos de levantar % dela... achei esses dois vídeos:
View: https://www.youtube.com/watch?v=4qXxAb0-_8M
/
View: https://www.youtube.com/watch?v=ujlE2n2YYH8

Ambos têm a mesma função, puxar o ar do ambiente e liberar depois de passar pela água, levantando a umidade do local... Teria como colocar no terrário até como meio de ventilação? (estaria circulando ar dentro do terrario, mas é apenas uma teoria) Falo também em lavar com clorofina o tecido antes de por na bacia, e na água colocar agua oxigenada para evitar contaminantes...
 
Acho que uma bomba de ar de aquario com a saída enfiada numa garrafa com agua (se tiver uma pedra porosa na ponta, melhor ainda) vai ser muito mais compacto e talvez mais eficiente que essas gambiarras, além de que, na minha opinião, quanto mais tranqueira dentro do terrário pior.
 
Ae galera, poderiam me responder se tem algum problema em eu dormir ao lado do meu futuro terrário?:sleep: Meu quarto é o único lugar disponível para eu cuidar dos meus amiguinhos. Consigo uma geladeira extra e poderia deixa-los em cima dela, próximo à janela mas, será que ele não perderia muita umidade?:(
 

Anexos

  • IMG_20161115_205642651.jpg
    IMG_20161115_205642651.jpg
    177.1 KB · Visualizações: 5
poderiam me responder se tem algum problema em eu dormir ao lado do meu futuro terrário?


Cartola, por favor não poste em tópicos de diários de cultivo perguntas que não tem a ver diretamente com o mesmo.

Não vejo problema em você dormir ao lado do seu terrário, nem vejo porquê ele perderia mais umidade devido a isso.
 
pack de perguntinhas:

*Várias vezes vi umas manchas escuras (arroxeadas) debaixo dos cogumelos, e supus ser os esporos deles depois de romperem o véu. Queria saber, esses esporos q ja caíram e ficaram pelo terrário, são reaproveitáveis de alguma forma? O fato de ter perdido esses esporos não diminui o potencial dos cogus?

*A vermiculita que ja foi utilizada pra forrar terrários pode ser reutilizada? Como esterilizaria? Ou é muito risco de contaminação?

*Estava pensando em usar um daqueles potões de vidro (de palmito) pra substituir o copo na confecção de um pf-tek, fazendo um bolo grande pra cortar em fatias e distribuir em terrários. Vêem algo negativo nisso? Acham que demoraria muito pra colonizar , a ponto de nao compensar? Cortar o bolo em fatias pode danificar/matar o micélio?

*Fazendo um chá, por quanto tempo devo ferver os cogus? Não há perda de psilo no vapor ou é melhor tampar pra não perder nada? O 'bagaço ' que sobrar dos cogus, ainda pode ser comido ou perde totalmente os princípios?

*Pós alguns dias de chuva, devo sair à procura deles assim que sair sol, ou espero um dia ou dois?

*Em relação ao arroz integral, o milho é mais nutritivo a ponto de compensar todo o processo de 'tindalização' ?
 
Back
Top