Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Irmão, trabalhei com essa vermiculita tranquilo no meu cultivo, sem neura, pode usar.

Em questão to termostato, pode regular ele para 30 mesmo que é a temperatura ideal de incubação que não tem problema, pouca variação de temperatura não tem problema não, se tiver um termometro a parte para garantir a monitoria seria melhor, senão sem problemas.

Gratidão amigo, vou ir postando fotos... Sabe como abro um diário de cultivo aqui?

seguinte, fui testando o termostato aos 27°c 30 e 32°c, ele esquenta direitinho e desliga automaticamente, mas a temperatura na incubadora não passa de 22,5°c, como proceder? botei uma lâmpada agora em cima da incubadora vedando entrada de luz pra ver no que dá... aceitando sugestões!

OBS: qnd encosto o termometro na garrafa marca 30°c, mas cerca de 3cm distante cai pra 22,5°c... seria suficiente deixar os copos encostados na garrafa? não há perigo de colonizar apenas o lado que está fornecendo tal temperatura???
 
Última edição por um moderador:
Poste um novo tópico em Diário de cultivo






Essa temperatura está boa.

Não deixe os copos encostados na garrafa. Pode superaquecê-los, o que colocará o cultivo a perder.

mas li que a temperatura ideal para colonização é 28~30°c, alguém me indicou o sistema tube-on-tube, será eficaz ou rolaria vaporização contínua por falta de vedação?

14908302_10208688963553742_4185847495537554317_n.jpg
 
Última edição por um moderador:
mas li que a temperatura ideal para colonização é 28~30°c


Isso não quer dizer que não colonize bem em temperaturas um pouco abaixo disso.

Ou que valha a pena arriscar os copos para ficar exatamente em 28 - 30º.


Tente fazer esquemas simples no início. Concentre-se nos pontos que realmente pedem mais atenção, como o preparo e esterilização do substrato, e a assepsia na inoculação.
 
Isso não quer dizer que não colonize bem em temperaturas um pouco abaixo disso.

Ou que valha a pena arriscar os copos para ficar exatamente em 28 - 30º.


Tente fazer esquemas simples no início. Concentre-se nos pontos que realmente pedem mais atenção, como o preparo e esterilização do substrato, e a assepsia na inoculação.

Queria já deixar tudo preparado só pra botar os copos na incubadora qnd inoculasse... a parte da esterilização já está encaminhada, desinfetei mais cedo o banheiro.

Botei pisca pisca led vedado em alumínio dentro da incubadora para testar (junto com o termostato) e agora subiu a temperatura para 27~30°c... é que não quero problemas com a colonização mesmo :/
 
Última edição por um moderador:
bomba de aquario submersa sem cano para circulaçao da agua ajudaria na troca de ar e na circulaçao de ar no terrario ?


Não ficou claro para mim como é esse esquema que você mencionou.

Mas se você injetar ar o terrário é claro que vai melhorar a circulação.
 
Pessoal.

Como eu tinha dito quando abri meus diarios de cultivo aqui no forum (SEM OR, isso já faz algum tempo =o ), eu cultivava cubensis na casa de uma amiga que mora aqui perto. Infelizmente algumas coisas aconteceram e hoje eu não tenho mais essa opção. Estou com meu terrário parado aqui em casa e uma vontade louca de voltar a cultivar os chapeludos.

Resolvi começar a cultivar os comestiveis, já que meus familiares não toleram o uso de qualquer substancia e eu nem quero entrar nessa discussão com eles. Vi um cultivo de shimeji aqui no forum usando a tecnica casing que deu certo. Achei válido tentar.

Mas eis que as ideias evoluem e surgiu a ideia de após algum tempo, começar a "mesclar" os cultivos. Alguém já teve experiencia de cultivar espécies diferentes dentro do mesmo terrário ao mesmo tempo? Se eu der preferencia por alguma espécie de comestível que tenha faixas de temperatura e umidade próximas às do Cubensis isso daria certo ou eles começariam a "competir" de alguma forma? Os esporos de um poderiam atrapalhar os futuros flushs dos outros?

Ps: Ter Cubensis e shitake ou shimeji seria a real definição de paraiso :love:
 
Última edição:
Alguém já teve experiencia de cultivar espécies diferentes dentro do mesmo terrário ao mesmo tempo? Se eu der preferencia por alguma espécie de comestível que tenha faixas de temperatura e umidade próximas às do Cubensis isso daria certo ou eles começariam a "competir" de alguma forma? Os esporos de um poderiam atrapalhar os futuros flushs dos outros?
Eu cultivo atualmente Shimeji e Cubensis... Mas não no mesmo terrário, mas cultivaria sem problema, acho que não atraparia não.

Já vi em algum diário, não lembro se foi do Amaral ou do Anatman que estava cultivando pans e cubensis no mesmo terrario, eis que surgiu um cogumelo de Panaeolus no meio da bandeja do cubensis...

Eu acho que é o máximo que pode ocorrer, mas não vejo isso como um problema.
 
acho que não atraparia não.
Legal. Pretendo iniciar o cultivo de comestiveis dentro de algumas semanas, por enquanto estou dando uma pesquisada sobre o assunto.

eis que surgiu um cogumelo de Panaeolus no meio da bandeja do cubensis
Foi o máximo que pensei que poderia acontecer mesmo, ainda mais com os casings 100% colonizados e talz... Mas achei melhor perguntar antes de perder tempo com algo que por qualquer motivo obvio (ou nem tanto) pudesse não funcionar. E interessante esse cultivo de Panaeolus e cubensis juntos, vou tentar achar esse diario.

Valeu!!!
 
Ola amigos!

Quero usar palha para fazer casing, mas sempre vejo com palha marrom, hoje o vizinho cortou a grama e pedi a ele um saco , coloquei um pouco para secar ao sol e ela aparenta estar bem seca , porem, ainda esta verde.

A duvida e : pode ser usada assim e , ela vai ficar marrom?

Obrigado!
 
Última edição por um moderador:
1 pergunta tola (talvez) : dps de ''secado'' no ventilador, será q dá para preservar os cogus em um pote em meio ao sal de cozinha?, ai quando for ingerir, enxaguar e utiliza-lo?
 
Última edição:
1 pergunta tola (talvez) : dps de ''secado'' no ventilador, será q dá para preservar os cogus em um pote em meio ao sal de cozinha?, ai quando for ingerir, enxaguar e utiliza-lo? (o sal deve tirar suas propriedades medicinais não?)

Alguém disse:

"Aquele que pergunta e tolo apenas uma vez, o que não pergunta, permanece tolo!"

Na verdade faz mt sentido sua pergunta, o sal e usado como dissecante e conservante a muitos anos, não e um meio convencional mas acho q daria certo!

Antes de tentar , caso queira, coloque o sal em uma panela e o aqueça para retirar qualquer resto de agua, deixe esfriar um pouco, e ainda morno, passe para o pote definitivo, que seja um hermético!

Já sequei cogumelos com arroz , não ficam cracker dry mas ajuda a retirar a maior parte de agua, deixar exposto dentro de uma geladeira frostfree tbm seca bastante o cogumelo!

Boa sorte!
 
Última edição por um moderador:
Não entendi essa parte, + obrigado.

Enfim, estou pensando em fazer um tempero(cogumelo, sal, etc..) para cozinhar arroz, etc... :rolleyes:

E isso mesmo, coloque os cogumelos pre secos em tunel de vento ou cotados em tiras em um prato dentro de uma geladeira frostfree e eles secaram muito!

Seco folhas, cogus e polem assim, ajuda bastante mas demora uns 3 dias .

Sobre o tempero, so testando!
 
Última edição:
Consegui achar apenas cloreto de cálcio q vende por Kg, pode ser? Se sim como manusear? Pois ele se dissolve na água né?
 
Última edição por um moderador:
Back
Top