Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
esses esporos q ja caíram e ficaram pelo terrário, são reaproveitáveis de alguma forma? O fato de ter perdido esses esporos não diminui o potencial dos cogus?

Não e não.

Fazendo um chá, por quanto tempo devo ferver os cogus? Não há perda de psilo no vapor ou é melhor tampar pra não perder nada? O 'bagaço ' que sobrar dos cogus, ainda pode ser comido ou perde totalmente os princípios?

Eu fervo até o nível d`água ficar suficiente pra uma garrafinha Pet de 200 ml ou equivalente.

Mas uns 10-15 minutos de fervura e tá bom.

Não há perda notável de psilocibina no vapor, acredito.

Não ferver também dá certo, colocando os cogumelos em temperatura de chá.

Tem quem coma os bagaços, mas acho desnecessário, pois a feitura do chá extrai a psilocibina deles. Se é pra comer, melhor mastigar e comer logo tudo sem fazer chá. Se é pela onda bater mais rápido, pode deixar na boca os cogumelos mastigados se não tiver problema com o gosto, que absorve mais rápido pela papila gustativa.

Pós alguns dias de chuva, devo sair à procura deles assim que sair sol, ou espero um dia ou dois?

Não caço, mas pelo tanto que já li, espera um ou dois dias de sol antes, pra dar tempo dos cogumelos crescerem.

:coffee:
 
Estava pensando em usar um daqueles potões de vidro (de palmito) pra substituir o copo na confecção de um pf-tek

Eu uso potes de palmito. Mas não tente fazer PF-Tek com ele, lembre-se que no PF o bolo precisa sair do pote/copo, então a boca precisa ser mais larga que o interior. Eu uso para colonizar grãos, sempre quebrando esse micélio com leves pancadas para não formar um bolo solido e então fazer casings ou utilizar de outras formas. É importante não encher muito os potes para conseguir quebrar o micélio (até aproximadamente 2/3).

Em relação ao arroz integral, o milho é mais nutritivo a ponto de compensar todo o processo de 'tindalização' ?

Cada pessoa prefere um método. Tem gente que prefere milho, eu não obtive bons resultados com ele e como na minha casa não posso ficar "cuidando" de milho por 3 dias prefiro outros grãos, como trigo que são mais fáceis de trabalhar. Se preocupe com outros fatores, como troca de ar e temperatura do seu terrário. Todos os grãos normalmente utilizados tem um bom potencial e vão render cogumelos suficientes.

Sobre a preparação do chá e caça de cogumelos, existem diversos tópicos discutindo esse assunto no fórum com diversos pontos de vista e experiências.

Particularmente prefiro comer com chocolate, alguma bolacha maizena ou mesmo puros se estiverem secos e forem de cultivo.

Se forem selvagens é necessário fazer chá. Melhor ferver durante algum tempo, mas não tem muito consenso sobre isso.
 
Última edição por um moderador:
galera uma pequena duvida,

estava usando um arroz intregral vencido :eek: mas so fui reparar isso hoje, mas ate entao nunca deu problema algum, ele venceu no mes 6 de 2016 mas usei varias vezes dps e funcionou normal, hj quando dps de ter montado alguns potes percebi esse detalhe, o que pode ocorrer??
 
estava usando um arroz intregral vencido
As empresas são obrigadas a colocar uma data de validade. Até essa data elas se precisam se responsabilizar pelo produto.
Atingir essa data não é sinal de absolutamente nada. Se o arroz não está mofado ou aparentando estar estragado, pode consumir.
 
Eu uso potes de palmito. Mas não tente fazer PF-Tek com ele, lembre-se que no PF o bolo precisa sair do pote/copo, então a boca precisa ser mais larga que o interior. Eu uso para colonizar grãos, sempre quebrando esse micélio com leves pancadas para não formar um bolo solido e então fazer casings ou utilizar de outras formas. É importante não encher muito os potes para conseguir quebrar o micélio (até aproximadamente 2/3).

Eu vi , acho que aqui no fórum ou em algum grupo do face, uma técnica pra 'cortar' vidro com barbante e álcool, então pensei nisso pra tirar o bolo depois. Mas me parece interessante isso que disse sobre colonizar os grãos pra fazer casing. Pode me explicar melhor suas técnicas? Se preferir, cham inbox.



*Outra perguntinha, meio besta essa, Se eu ja misturar os esporos no bolo antes de colocar na panela de pressão, eles morrem com o calor ou são resistentes?
 
acho que aqui no fórum ou em algum grupo do face, uma técnica pra 'cortar' vidro com barbante e álcool, então pensei nisso pra tirar o bolo depois.


Tem uma boa possibilidade de não dar certo e/ou danificar o bolo.



Outra perguntinha, meio besta essa, Se eu ja misturar os esporos no bolo antes de colocar na panela de pressão, eles morrem com o calor ou são resistentes?


É óbvio que eles morrem com o calor.
 
@VagneRoberto, o que você quis dizer com "vi um pin"?

Onde você viu? No pasto, no quintal, no seu terrário? Quais as condições do clima na sua região? Se são selvagens, você tem absoluta certeza que são cubensis?

Sem mais informações fica impossível tentar ajudar.

Micologia não é uma ciência exata. Quando se diz que algo demora X dias para acontecer, isso é apenas uma média aproximada. Dezenas de fatores interferem no desenvolvimento dos fungos (e de todos os seres vivos).
 
@VagneRoberto, o que você quis dizer com "vi um pin"?

Onde você viu? No pasto, no quintal, no seu terrário? Quais as condições do clima na sua região? Se são selvagens, você tem absoluta certeza que são cubensis?
Sem mais informações fica impossivel tentar ajudar.

Micologia não é uma ciencia exata. Quando se diz que algo demora X dias para acontecer, isso é apenas uma média aproximada. Dezenas de fatores interferem no desenvolvimento dos fungos (e de todos os seres vivos).
Desculpe-me, vi no terrario de garrafa pet, 3 pins 1 maior e 2 pequeninos, - aqui varia de 15 a 30 gr, mantenho a temperatura adequada com gelos e ventilador, a noite fexo o quarto; uso vermiculita como umidificador; não sei se devo nevoar dps q pinou? - a strain é KP
 
Última edição:
O momento ideal para colher os cogumelos é um pouco antes ou logo após o véu se romper (de preferência antes), independente do tamanho do cogumelo.

Está cultivando com que tecnica? Pf-tek?

Aparentemente seu problema está na baixa formação de pins. Busque no forum sobre os fatores que influenciam a pinagem.

Dica: Reiniciando o Início
 
Sim Pf-tek.

  1. Fiz um casing com 2 bolos e vermiculita e ainda nada.
  2. 1 bolo, 3 ou 4 pins um menor q o outro, esse q vós falo..
  3. Outro bolo que pinou uns 6 pequeninos dentro do copo tando uns 92% colonizado, msm assim passei ao terrário por ansiedade; esses estão crescendo muito lentamente...
E 1 outro bolo que está num terrário improvisado de isopor apenas com vermiculita, 1 semana e ainda nada. - pra fecha tenho + 3 copos; 1 colonizado100%, outro 95%, outro 86..

Enfim: pra min ter uma base, quanto tempo demora pra começar romper o véu?
 
Última edição por um moderador:
Enfim: pra min ter uma base, quanto tempo demora pra começar romper o véu?


De uns três dias a uma semana. Com possibilidade de variações. Depende da temperatura, da genética da strain e provavelmente de outras condições.

Sugiro que observe e espere, e tente controlar a ansiedade, que costuma ser a pior inimiga dos cultivadores iniciantes.
 
Absolutamente nunca passe um bolo ainda não totalmente colonizado para o terrário. Por ansiedade voce pode arriscar todos os outros bolos. Partes ainda não colonizadas são um convite aos contaminantes e existem grandes chances de outras formas de vida chegarem lá antes do micélio de cubensis. Inclusive, após o termino da colonização é sempre indicado deixar mais alguns dias para garantir total colonização do bolo.

As vezes, por ansiedade e pra economizar uma semana você perde o trabalho de mais de um mês.

_________________________________________________________________________________

EDIT:
Aproveitando para fazer uma pergunta:

Seguinte, gente. No inicio do ano recebi alguns carimbos da FSE.
Após a tentativa frustrada de reutilizar um carimbo antigo meu, decidi abrir um desses novos.

O escolhido foi um carimbo de B+Akm. Teoricamente um strain de crescimento rápido e resistente. Como vou utilizar em um outdoor achei um bom candidato.

Na ultima quarta-feira (há 6 dias, portanto) fiz um seringa de 20ml com aproximadamente 1/4 do carimbo, não deixei hidratar e inoculei 3 potes de trigo, 3 meios de agar e uma tentativa de cultura liquida. Além disso me sobrou cerca de 4ml da seringa com esporos.

Até agora nada desenvolveu em lugar nenhum. Alguma coisa parece estar querendo começar a crescer no agar, mas não tenho certeza. Talvez bactéria.

O carimbo não tinha data.

Comprei mais agar hoje, desta vez comprei na loja de cerveja caseira onde compro insumos, pra tentar com um agar diferente.

Estou pensando em diluir os 4ml da seringa em um pouco mais de agua (até 10ml);
Produzir um novo agar, desta vez com batata (tentei utilizar extrato de malte);
Se nos próximos dias nada nascer nos potes de trigo, tentarei inocular neles novamente (acham que vale a pena?);
Produzir uma nova CL, desta vez utilizando Karo.

Vocês tomariam alguma medida além destas? Acham que essa falta de atividade pode estar vinculada à possível idade dos esporos e que estes dias hidratando na seringa poderiam ter um resultado positivo?
__________________________________________________________________________________
EDIT 2:

Hoje apareceu um pequeno micélio dentro de um dos potes de trigo. Aparentemente os esporos estão velhos e trabalhando em marcha lenta. Vou esperar mais alguns dias pra ver se tenho novidades nos outros potes.

Pretendo continuar com o plano de diluir essa seringa que sobrou e tentar outros cultivos em agar.
 
Última edição:
Meu objetivo é produzir


Vou te dar o caminho das pedras, e você faz as contas.

Pesquise a composição do milho. Todo grão tem um pouco de água, então desconsidere a água e considere somente o peso seco.

Se você conseguir fazer um cultivo em condições ótimas vai converter aproximadamente 30% do peso seco do milho em peso seco de cogumelos. Ou 30% do peso seco do milho em 300% de peso fresco de cogumelos.
 
Back
Top