Absolutamente nunca passe um
bolo ainda não totalmente colonizado para o
terrário. Por ansiedade voce pode arriscar todos os outros bolos. Partes ainda não colonizadas são um convite aos contaminantes e existem grandes chances de outras formas de vida chegarem lá antes do
micélio de cubensis. Inclusive, após o termino da colonização é sempre indicado deixar mais alguns dias para garantir total colonização do bolo.
As vezes, por ansiedade e pra economizar uma semana você perde o trabalho de mais de um mês.
_________________________________________________________________________________
EDIT:
Aproveitando para fazer uma pergunta:
Seguinte, gente. No inicio do ano recebi alguns carimbos da FSE.
Após a tentativa frustrada de reutilizar um carimbo antigo meu, decidi abrir um desses novos.
O escolhido foi um carimbo de B+Akm. Teoricamente um
strain de crescimento rápido e resistente. Como vou utilizar em um outdoor achei um bom candidato.
Na ultima quarta-feira (há 6 dias, portanto) fiz um seringa de 20ml com aproximadamente 1/4 do carimbo,
não deixei hidratar e inoculei 3 potes de trigo, 3 meios de
agar e uma tentativa de cultura liquida. Além disso me sobrou cerca de 4ml da seringa com
esporos.
Até agora nada desenvolveu em lugar nenhum. Alguma coisa parece estar querendo começar a crescer no agar, mas não tenho certeza. Talvez bactéria.
O carimbo não tinha data.
Comprei mais agar hoje, desta vez comprei na loja de cerveja caseira onde compro insumos, pra tentar com um agar diferente.
Estou pensando em diluir os 4ml da seringa em um pouco mais de agua (até 10ml);
Produzir um novo agar, desta vez com batata (tentei utilizar extrato de malte);
Se nos próximos dias nada nascer nos potes de trigo, tentarei inocular neles novamente (acham que vale a pena?);
Produzir uma nova CL, desta vez utilizando Karo.
Vocês tomariam alguma medida além destas? Acham que essa falta de atividade pode estar vinculada à possível idade dos esporos e que estes dias hidratando na seringa poderiam ter um resultado positivo?
__________________________________________________________________________________
EDIT 2:
Hoje apareceu um pequeno micélio dentro de um dos potes de trigo. Aparentemente os esporos estão velhos e trabalhando em marcha lenta. Vou esperar mais alguns dias pra ver se tenho novidades nos outros potes.
Pretendo continuar com o plano de diluir essa seringa que sobrou e tentar outros cultivos em agar.