Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Olá, eu gostaria de saber, por favor, sobre a durabilidade de carimbos. Pesquisei aqui no fórum, mas encontrei respostas incertas. Eu colecionei durante alguns anos vários carimbos e o mais antigo dele, strain B+, tem em torno de 6 anos. Não tenho a pretensão de "revivê-los" por enquanto, mas queria saber de alguém experiente quais as chances de germinação após longos períodos. Eles se mantêm guardados numa pequena caixa de isopor, eu a abro apenas para guardar novos carimbos. Ou seja, em grandes intervalos mensais.

Na realidade, estou sentindo o ar mudando. Após muitos anos cultivando cogumelos, eu nunca vi a procura se tornar tão popular. Talvez por medo de uma proibição iminente, tentei, digamos assim, me "garantir" colecionando carimbos de strains e espécies diferentes. E agora me bateu essa preocupação acerca da germinação desses esporos já tão "antigos".

Grato!
 
Se vc cultiva algumas x por ano, seria bom voce fazer um rodizio e ir pegando os carimbos mais velhos, cultiavalos e carimbar para substituir .

Nao sei ao certo quanto tempo pode durar um carimbo, mas sei que se bem guardado, seco e embalado pra nao ter contato com ar fresco, pode durar mais de um ano tranquilamente, porem, para reativar esses esporos vai carecer de hidratacao.

Boa sorte!
 
salve!? - aniversariei um bolo na garrafa pet, só q esqueci de molhar o bolo e já vedei a garrafa, ai o q fiz foi nevoar pela tampa da garrafa e jogar vermiculita em cima e novoei de novo, mais ao invés de molhar o bolo, acabou q tem mais água q vermiculita no fundo ficando ensopado.. e o bolo meio seco; a umidade passa pro bolo? ou ele frutifica mesmo assim?

tenho 1 caixa de isopor sobrando, estou pensando em fazer vários furos e passar micropore e fazer um terrario com vermiculita embaixo do bolo e finalizar com papel filme em cima isolando a caixa..
q acham disso tudo? Obrigado..
 
Pq minha pp sempre fica com essa mancha no fundo quando esterilizo bolos, a sua tbm fica?
20161104_231758.jpg
 
Como posso parar de receber notificacao daqui sempre que alguem posta uma pergunta, mas nao deixar de receber quando alguem responde uma pergunta minha?
 
Como posso parar de receber notificacao daqui sempre que alguem posta uma pergunta, mas nao deixar de receber quando alguem responde uma pergunta minha?


Veja se esse tópico está em https://teonanacatl.org/watched/threads

Se estiver, tire-o de lá. Aí você só receberá citações quando alguém quotar uma mensagem sua, ou te citar pelo user name.
 
Ia marcar otimista pra sua pergunta...

Mas, bem, basta parar de acompanhar o topico, na opçao lah em cima.

Ai soh vai notificar se alguém citar você. :coffee:
 
Como posso parar de receber notificacao daqui sempre que alguem posta uma pergunta, mas nao deixar de receber quando alguem responde uma pergunta minha?

O padrão do fórum é "acompanhar/monitorar" automaticamente todos os tópicos que participamos. Para mudar esse acompanhamento (alerta sempre que houver algo novo) automático é preciso que mude as configurações de usuário em preferências e/ou preferências de alertas.
 
Pessoal, continuo com a ideia de cultivar comestíveis e, infelizmente, o numero de informações sobre os comestiveis é bem menor aqui no forum.

Vamos lá, estou pesando em começar com o shimeji mesmo e pretendo fazer o seguinte:
A - Comprar uma bandeija de shimeji, retirar um pedaço do interior de algum fruto maior;
B - Iniciar uma cultura de shimeji em papelão, colocando o pedaço retirado do cogumelo sobre ou entre pedaços de papelão
C - retirar uma pequena amostra de micélio saudável desse papelão e iniciar uma cultura liquida.
D - inocular CL em serragem ou papelão, filtro de café/ borra de café, etc...

Duvida 1: Posso simplesmente pular a etapa do papelão (B) e colocar o pedaço de cogumelo direto no meio de cultura da CL?
Duvida 2: Qual deve ser o meio de cultura liquida utilizado nesses casos? será que consigo usar igual de cubensis?
Duvida 3: Consigo fazer cultura liquida com shimeji ou seria melhor colonizar um pote e depois distribui-lo entre outros (o que comercialmente chamam de "sementes")?

Ps: Desculpem o monte de duvidas, fiquei bem confuso em relação aos cultivos de comestiveis...
 
Última edição:
A - Comprar uma bandeija de shimeji, retirar um pedaço do interior de algum fruto maior;
B - Iniciar uma cultura de shimeji em papelão, colocando o pedaço retirado do cogumelo sobre ou entre pedaços de papelão
C - retirar uma pequena amostra de micélio saudável desse papelão e iniciar uma cultura liquida.
D - inocular CL em serragem ou papelão, filtro de café/ borra de café, etc...

Duvida 1: Posso simplesmente pular a etapa do papelão (B) e colocar o pedaço de cogumelo direto no meio de cultura da CL?
Duvida 2: Qual deve ser o meio de cultura liquida utilizado nesses casos? será que consigo usar igual de cubensis?
Duvida 3: Consigo fazer cultura liquida com shimeji ou seria melhor colonizar um pote e depois distribui-lo entre outros (o que comercialmente chamam de "sementes")?

Te aconselho a ir é direto para o uso de placas com agar. Se quer investir tempo e dinheiro nos comestíveis, é a melhor pedida.

Culturas Líquidas também irão funcionar, mas, nesse caso, será mais difícil para trabalhar com elas, dificuldade em contaminações e ai por diante.

Todas as suas letras (a.b.c.d) acima podem ser afirmações, pode trabalhar desse modo sim.
 
Valeu Tupy.
Placas é uma boa... Nem tinha cogitado essa ideia (não brinquei com isso ainda).
Na verdade, acho que passo-a-passo que eu vi aqui no forum sobre cultivo em papelão acaba mesmo na placa e eu acabei deixando isso passar...

Ah, também estou repensando a ideia de camuflar cubensis no meio de comestiveis (talvez um bolo ou outro só para renovar meus carimbos de esporos mesmo, não quero causar discussões aqui por esse motivo). Acho que vou comprar um saco de 10 ou 20kg de estrume e fazer varios outdoors num parque aqui perto de casa (tem uma boa area que é um pouco isolada. Então é um local onde ninguém vai, tem muitas arvores e tal... Sou um dos poucos que aproveitam aquele espaço no meio da cidade pra caminhar, passear com o dog, etc...). Pensei em dividir o saco de estrume em sacos menores de 2 ou 2,5kg e simplesmente injetar CL em varios pontos do sacos (teoricamente o estrume vem pasteurizado), esperar colonizar e então enterrar em alguns pontos estratégicos, longe dos olhos de curiosos.
 
Última edição:
Ola!
Tenho esse micelio de pan, retirado de copos que desisti de deixar colonizar.
cada ponto de micelio foi retirado de um copo recem inoculado com a strain, via seringa .
96691-659684f7356bf91570b14c61489b692d.jpg

Cada um era apenas um ponto inicial de germinacao, e pelo que eu li e preciso que o micelio de dois esporos se encontrem para q frutifique, certo?

Como da pra ver , eu coloquei eles juntos na mesma placa e relativamemte proximos para que haja esse encontro .
Depois que eles se encontrarem eu posso colher a amostra para repique de qualquer lugar ?
Obrigado!
 
Você pode colher amostra de qualquer ponto que desejar desse micélio. De preferência entre as partes mais saudáveis/risomorfas.

Repare que essa união entre micélios primordiais do qual você está falando é entre dois esporos. Em condições caseiras é quase impossível separar esporos. Quando você puder perceber o micélio ele já estará "completo".

O que você tem ai são alguns micélios diferentes que vão se unir, mas eles já estão "completos" (até pelo modo que você isolou, já de um bolo colonizado).

Até onde sei, é bom você esperar eles colonizarem toda o meio simplesmente para não ter muitos problemas com contaminações. Mas você poderia ter colocado apenas um ponto de micélio que daria certo da mesma maneira.
 
Última edição por um moderador:
Obrigado @Barratorta pela resposta!

Acho que deixei de mencionar alguns detalhes, mas nao sei se sao relevantes.

Esse micelio e proveniente de um pan selvagem Que estou tentando fazer o isolamento, por isso fiz a seringa muito rala em relacao a quantidade de esporos (nem dava pra ver que tinha esporos na agua) , fiz isso para diminuir as chances de entrar algum contaminante junto com os esporos.

Os bolos nao colonizaram, acho q posso dizer q ele estava em 1% srsrsrs, cada ponto de micelio, os 3, cada um de um copo diferente e medindo no maximo 8 milimetros .
Obrigado!
 
Não estou familiarizado com micélio de Pan e a foto aparece muito pequena pra mim, mas aparentemente voce conseguiu isolar sem contaminantes.

Mas não tenho experiencia com Pans e nem com placas. Se alguém mais experiente der alguma opinião diferente desconsidere a minha.
 
20161107_102728-1.jpg
Verdade , nao tinha reparado que estava pequena, essa e original!

micelio de pan e complicado mesmo, parece muito com contaminante, ja tive uns bolos colonizados que so quando coloquei no terrario que percebi que nao ia frutificar nunca, no maximo daria bolor rsrsrsr
 
Back
Top