Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
De uns três dias a uma semana. Com possibilidade de variações. Depende da temperatura, da genética da strain e provavelmente de outras condições.
do pin até agora foi 4/5 dias, olha o tamanho.. IMG_20161123_185043.jpg

outra coisa; o q devo fazer com os abortos? tirar antes ou depois da colheita? tem uns 5..,
2 abortos pequeninos estão com uma pinta azul (considerando q foram esmagado no copo).
 
Última edição:
Quero fazer algumas experiências pelo que irei precisar de vários ml de esporos.

Pensei em usar um biberão de cerca de 200ml e 1/4 de carimbo lá dentro, depois guardar no frigorífico e, à medida que vá precisando, ir tirando com seringas (novas) de lá de dentro. Isto em vez de estar a criar já umas 6 seringas.

Acham que haverá algum inconveniente?
 
Última edição:
Acham que haverá algum inconveniente?


Se a solução de esporos for feita com água sem contaminantes e um carimbo sem contaminantes, em um ambiente asséptico, não vejo porquê.

Seringas ou uma solução de esporos duram meses na geladeira.
 
posso come-los? se sim, os muitíssimos pequenos tbm?
Sim, você pode comer os abortos e inclusive secar os abortos, mas eu só faço isso com os grandinhos. Os muitissimos pequenos talvez seja um pouco estranho pois provavelmente voce vai comer substrato/vermiculita junto.

se eu pegar um bolo pf-tek que ainda não pinou e fazer dele um casing não da nada não né?
Pode fazer. Corte ou quebre o bolo e cubra com vermiculita, pó de coco ou o que você for usar de casing.
 
Posso usar a vermiculita no fundo do terrário pra melhorar umidade.


Vermiculita no fundo não melhora a umidade. Além de tornar difícil retirar algum eventual acúmulo de água.

Se não for usar perlita ou argila expandida coloque somente uma fina camada de água no fundo.

Mas a vermiculita pode passar umidade diretamente para bolos, tanto que há essa técnica: Double casing. Mas não precisa forrar com vermiculita o fundo do terrário.
 
quanto tempo de repouso uma experiencia pode suceder a outra? ''levando em conta uma experiencia forte''.

Pelo menos 3 dias é o mínimo pra uma redução na tolerância. O recomendável é pelo menos 7 dias, melhor ainda 15 dias.

Mas ter também excepcionalmente duas experiências profundas em dois dias consecutivos não fará mal por si mesmo - como numa viagem à cachoeira em que vai ficar apenas 3 dias...

No começo o ritmo é sempre maior. Em suma, dê pelo menos uma semana de intervalo.
 
EDIT: Encontrei aqui: Técnica PF - Cultivo de Bolos de Arroz Integral

Julgo que foi aqui no fórum que encontrei um tutorial que ensinava como utilizar apenas arroz integral inteiro para fazer os bolos (sem vermiculite). Mas não estou a conseguir encontrar o tópico de forma alguma, peço desculpa.

Alguém me sabe indicar?

Obrigado!
 
Última edição:
EDIT: Encontrei aqui: Técnica PF - Cultivo de Bolos de Arroz Integral

Julgo que foi aqui no fórum que encontrei um tutorial que ensinava como utilizar apenas arroz integral inteiro para fazer os bolos (sem vermiculite). Mas não estou a conseguir encontrar o tópico de forma alguma, peço desculpa.

Alguém me sabe indicar?

Obrigado!

Esa técnica de usar apenas arroz integral foi citada em algum tópico no ano passado. Mas é tão não-recomendada que só serviu pra ter respostas de que não serve, e ficou no passado. :coffee:

Nem pó de coco você consegue?
 
Esa técnica de usar apenas arroz integral foi citada em algum tópico no ano passado. Mas é tão não-recomendada que só serviu pra ter respostas de que não serve, e ficou no passado. :coffee:

Nem pó de coco você consegue?

Obrigado pela resposta ExPoro.

Eu tenho vermiculita e já domino bem a técnica pf-tek base.

Sim, vi que não é do mais recomendado mas estou com tempo para fazer testes então estou a testar algumas técnicas, mesmo as menos recomendadas. Vou fazer uns 3 copos só com arroz, outros com fibra de coco em tijolo (ainda a procurar como vou fazer) para ir vendo como funcionam. :)
 
Bom dia, amigos

Gostaria de algumas elucidações, se possível, acerca do meu caso. Estou com um casing num balde como terrário e semana passada tive a primeira frutificação com uma excelente pinagem, após 4 dias de terrário, porém, praticamente 90% das primordias estão se desenvolvendo de forma muito lenta e apenas uns 4 cogumelos conseguiram chegar na fase adulta, mas só um deles realmente ficou um cogumelo decente. A temperatura está ok, mas a umidade é realmente a minha incógnita, pois não faço medições com higrômetro. Eu tenho o costume de borrifar água nas paredes sempre que vou abanar, em torno de 4 vezes por dia, mas já tem argila expandida no fundo, será essa a causa dessa maturação lenta? Sei que deve-se diminuir a umidade de forma sutil nessa fase, mas, na prática, é difícil ter a noção sem um higrômetro (e estou sem ele). Já faz 6 ou 7 dias do aparecimento dos pins dessa frutificação, acham que devo colher as primordias e esperar um novo flush? Eu não estou os considerando abortos ainda. Agradeço muito a atenção.

(Se for necessário uma foto para avaliação, posso tirar uma sem problemas).
 
Você realizou um dunk depois do primeiro flush ou simplesmente retirou os cogus e deixou o casing no balde?


Esse foi o primeiro flush. Retirei apenas os cogumelos que se desenvolveram, no caso, foram 4. Ainda tem muitas primordias. Deixei como está e voltei o casing para o balde.
 
Atah, desculpe. Não sei ao certo o que pode causar isso. Deixa os mais experientes opinarem.

Porém, arriscaria dizer que você talvez precise rever a umidade.

Garanta que a umidade esteja realmente sendo suficiente. Se achar necessário, colha esses pins e realize um dunk. Alias, sempre realize dunk antes de colocar para frutificar;

Uma coisa que pode ser feita caso o casing esteja com aparência de seco é encher uma seringa com agua fervida e após resfriar você goteja sobre o casing.

Troca de ar, em teoria, parece estar adequada. Só garanta que você está, de fato, trocando o ar lá de dentro e não só abrindo, dando uma abanada e fechando de volta;

Luminosidade não precisa ser intensa, mas é necessária. Não deixe eles no escuro.
 
Última edição por um moderador:
Back
Top