Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Do Tolueno para Psilocibina - Primeiro Cultivo

Diário de cultivo problemático.
09/03/2012 - Enviada carta para o banco de Manaus
13/03/2012 - Chegou na caixa postal de Manaus
16/03/2012 - Chegou aqui a carta com o selo
17/03/2012 - Fiquei sabendo que a carta chegou e peguei na portaria
17/03/2012 - Compra dos materiais
17/03/2012 - Glovebox montada
17/03/2012 - Seringa feita e na geladeira
19/03/2012 - Inoculação Realizada
24/03/2012 - Observados primeiros sinais claros de micélio

Status atual:
- Aguardando a colonização. Terrário ainda em planejamento.

Obs.: Ver replies deste post com relatos e fotos abaixo.
correios.jpg
 
Com relação aos TKSSS:
- Qual as chances de aparecer micélio nos 3 copos que ainda não apareceu micélio após 14 dias de inoculação? Devo desistir desses copos e jogar fora o substrato?
- Qual o erro que posso ter cometido durante a inoculação que fez com que somente 1 copo apresentasse micélio? // Estou achando que vem de dois fatores: somente 12 horas de hidratação

Com relação aos dois:
- Ouvi dizer, que manter duas espécies frutificando no terrário pode ser prejudicial a ambas pois seus ciclos e necessidades seriam diferentes e elas interfeririam no ambiente uma da outra. Pode ser falha em minha pesquisa, mas não encontrei nada relacionado a isso no fórum.


Com relação aos TKSSS:
O micélio geralmente germina de 4 a 5 dias,voçê ja esperou 14 dias e isso ja é considerado muito tempo.Eu não perderia mas tempo esperando resultados desses copos,jogaria todos fora e recomeçaria de novo,é difícil de se fazer mas o aconselhavel é voçê NÃO reinocular esses copos,por que pode correr o risco deles estarem contaminados interiormente ou o substrato ter azedado.
O fato desses 3 copos não terem germinado não quer dizer que não foi a hidtratação da seringa,ate por que os outros germinaram,então a seringa esta ótima.

Com relação aos dois:
Voçê deve estar falando de frutificar duas raças diferente no mesmo terrário,ja que são Pc cubensis não tem problema algum, até porque ambas necessitam das mesmas condições.Ja se fosse duas espécies diferentes aí sim teria problema,por exemplo Psilocybe cubensis e Psilocybe cyanescens no mesmo terrário,não daria muito certo porque os cyanescens precisam de uma temperatura um puco mas baixa que os cubensis para frutificar.
 
se quiser frutificar 2 strains diferentes no terrário não há problemas, só não passe esses carimbos adiante.
 
se quiser frutificar 2 strains diferentes no terrário não há problemas, só não passe esses carimbos adiante.
Aé? Correria risco de "cruzar" as espécies?

Um dos meus objetivos para poder concluir esse diário é com o envio de carimbos de volta para a origem! Se isso for um problema, terei de frutificá-los separadamente.
 
Aé? Correria risco de "cruzar" as espécies?

Um dos meus objetivos para poder concluir esse diário é com o envio de carimbos de volta para a origem! Se isso for um problema, terei de frutificá-los separadamente.

Não é bem "cruzar", mas talvez misturar os esporos?! o_O

Porém, na minha opinião, não vejo problema algum. Nos meus cultivos, sempre são duas strains por terrário. Mas é importante tomar cuidado para não deixar esporular demais, ou misturar os carimbos durante a sua confecção.

No fórum Shroomery e Mycotopia pelo menos, a opinião de que não há problema é praticamente unânime:
http://www.shroomery.org/forums/dosearch.php?terms=different strains terrarium
https://mycotopia.net/forums/fungi-magic-mushrooms/83172-different-strains-same-fc-ok.html

Creio que o Mauricio (apesar de "sumido") também não vê problema, já que o mesmo cultiva várias strains no mesmo terrário. Veja os cultivos dele aqui: https://teonanacatl.org/threads/cultivos-por-mauricio.6530/
 
Obrigado Cosmik e tupy pelas suas respostas. Foram um convite para eu pesquisar e, após algum tempo, criar a minha própria opinião também! ;)

Feedback geral sobre o meu cultivo:

19/04/2012

- Os três copos de TKSSS que não desenvolveram Micélio foram esvaziados.
- Está completando 1 mês de inoculação do GT no pote grande. Porém, a colonização deve estar entre 60, 70%. Acredito que a culpa, seja a não conformidade com 28 graus de temperatura para colonização. A maior parte do tempo fica em 26! Hoje pela manhã, estava em 21... E foi isso que me motivou tirar os 3 copos "sobrando" da incubadeira, colocar aquela garrafa com termostato dentro da organizadeira e fechar com um plástico transparente de cozinha.
- Até o momento, até mesmo nos copos que não desenvolveram micélio, não foram observadas contaminações.

Assim que eu acertar essa questão da temperatura... Provavelmente vai voltar a colonizar melhor... Aí deixo 1 semaninha... E já já pretendo começar os processos relacionados a frutificação.
 
JohnDoe , a temperatura esta mais do que otima cara, na verdade se varia asvezes pra +/- graus que 28 em um curto espaço de tempo é normal pro micelio, pois a temperatura da natureza nunca sera constante a 28 graus.

Normalmente essas retardias de crescimento do micelo se deve a mais de 1 fator que podem ser ou nao perceptiveis pro cultivador.

Genetica/receita de substrato/competidores externos/condiçoes ambientais e outros fatores que nao sao perceptiveis ao senso humano.
 
Olá a todos!! Segue um status do cultivo:

23/04/2012
- 1 mês e 1 dia do aparecimento do micélio de Golden Teacher (pote de vidro grande) (1 mês e 4 dias da inoculação dos esporos)
- 15 dias após o aparecimento de micélio do TKSSS (no qual 3 copos não surgiram micélio e apenas 1 vingou) (23 dias da inoculação dos esporos)

O Golden está com dificuldades de dominar completamente o substrato... Por isso, hoje eu resolvi virar o pote de vidro grande de ponta cabeça. Para dar uma mudança na gravidade, dar uma realocada no substrato e se tudo der certo, estimular a colonização.

O TKSSS acho que está indo bem. Copo menor, coloniza mais rápido. O micélio já está quase fazendo 360 no copo! :)

Mas vale lembrar que o Golden eu não inoculei no vidro, inoculei 5 pontos equidistantes mais para o centro do pote. O do TKSSS foram 4 pontos rentes ao vidro, dos quais apenas 2 deram origem a micélio.

Também estou seguindo em frente com o projeto do terrário e comprei mais alguns materiais:

Petshop:
- TIMER MECAN 127V - R$ 32,90
Casa de construção:
- LAMP FLUOR 2U 20W 127V BRONZEARTE - R$ 9,70
- RABICHO FIO PARAL = R$6,35
- RECEPTACULO E27 PARA SPOT 1PC - R$ 2,35
Total: R$ 51,30

Procedimentos futuros:
Essa semana (inclusive final de semana) será muito intenso com relação a trabalho e estudos. Não colocarei o terrário para funcionar. Mas, provavelmente, em duas semanas, do jeito que estiver... Pretendo colocar o Golden Teacher para frutificar!
- Pretendo tirar um pouco do excesso de substrato não colonizado da parte superior do pote.
- Injetar água mineral.
- Preencher o pote com água minera.
- Colocar na geladeira por algum tempo entre 12 a 24 horas.
- Tirar a água não absorvida (se houver).
- E colocar o pote aberto para colonizar, sem tirar o micélio do pote.
O que acham?

Comentários, direcionamentos, críticas, etc são muito bem vindas!
23042012407.jpg23042012408.jpg23042012409.jpg23042012410.jpg23042012411.jpg23042012412.jpg23042012413.jpg23042012414.jpg23042012415.jpg23042012416.jpg23042012417.jpg
 
As fotos dos copos estão desfocadas.

Quanto aos potes, bem, são muito grandes. Só resta esperar.
 
As fotos dos copos estão desfocadas.

Quanto aos potes, bem, são muito grandes. Só resta esperar.
Olá Ecuador! Obrigado por acompanhar meu diário!!!
O flash também atrapalhou nas fotos... Vou tirar fotos assim que puder durante o dia.
E só um detalhe: é 1 pote de vidro e 1 copo. rs Não são potes nem copos.
É que eu tiro fotos em várias perspectivas! rs
 
Ou um tripé, esse ajuda muito. ;)
Sim, principalmente quando esta usando exposição é "longuíssima".

Eu tenho uma câmera que até presta mas não tenho tripé, foi bom você lembrar, preciso adquirir um.
 
47o dia do GT (pote grande) e 34o dias do TKSSS (copo)

Olá a todos! Seguem fotos da colonização.

O GT está meio estagnado. Faz uma semana que dei uma chacoalhada, de forma a espalhar o substrato... Aí, uma parte do substrato com pouco arroz desceu para os lados "tapando" o micélio que estava "grudado" no vidro. Percebo, que há algo bem firme dentro desse substrato. Como se houvesse um miolão de micélio.
Nesse GT, alguns lados do pote não chegaram a ser colonizados...

>> Penso em lavar esse micélio, tirando todo o substrato não colonizado (embora seja mais vermiculita pura do que substrato propriamente dito). E colocar o micélio em um pote igual para fazer o dunk e o choque térmico.

Preciso expor essa minha idéia, sujeita a crítica é claro, mas com o intuito de pensar a respeito e submeter a análise de vocês. Considerando o tempo atual de colonização.

Quanto ao TKSSS, esse eu acho que vale a pena esperar ainda mais... Ele está indo bem, eu acho.

Mas, o fato é... Quando eu for tentar os procedimentos de preparo do substrato da próxima vez, vou colocar um pouco mais de arroz e deixar um pouco mais úmido.
(segue a medida que usei: 1 copo de água, 2 de vermiculita, 1 de arroz integral moído no liquidificador)
05052012431.jpg05052012432.jpg05052012433.jpg05052012434.jpg05052012435.jpg05052012436.jpg05052012437.jpg05052012438.jpg05052012440.jpg05052012441.jpg05052012442.jpg
 
Ensaio do Terrário

Dúvidas:
- A lâmpada das fotos simula a potência de uma de 80W... É forte demais? Qual a potência das lâmpadas que vocês usam?
- Analisando as fotos, qual o risco de incêndio? rs Parece bobagem, mas ainda bem que fiz esse ensaio para testar e pensar nessas coisas...
05052012443.jpg05052012444.jpg05052012445.jpg05052012446.jpg05052012448.jpg05052012449.jpg05052012454.jpg05052012456.jpg05052012457.jpg05052012458.jpg
 
Ensaio do Terrário

Dúvidas:
- A lâmpada das fotos simula a potência de uma de 80W... É forte demais? Qual a potência das lâmpadas que vocês usam?

Na minha opinião, é muita potência para algo tão simples. Sem contar no dinheiro jogado fora (conta de luz!). Para você ter uma ideia, no meu cultivo, uso uma lâmpada tem apenas 40W e fica certa de 40 centímetro acima da tampa do terrário. E pelo que tenho conseguido cultivar, os meninos estão adorando. Mas como o Ecuador comentou acima, já que montou assim, siga adiante. :rolleyes:

Uma curiosidade, no seu cultivo é necessário ser "camuflado" assim? Achei o local muito apertado, pouca circulação de ar. Cogumelos respiram como nós na fase de frutificação. Quanto mais circulação de ar e umidade alta, melhor será a disponibilidade de "vida" ao micélio.

Ensaio do Terrário- Analisando as fotos, qual o risco de incêndio? rs Parece bobagem, mas ainda bem que fiz esse ensaio para testar e pensar nessas coisas...

Na minha humilde opinião... O risco de incêndio é alto! :!: Lembra que baixa circulação de ar, calor, umidade/água, madeira e eletricidade não combinam? Então, olhe bem para o seu ambiente e tire as sua próprias conclusões. Com eletricidade não se brinca, muito menos em condições assim. :poop:

Se quiser fazer um cultivo mais xuxa, você pode até usar a luz indireta do dia. Outra dica, muita luz não é sinônimo de muitos cogumelos e frutos grandes. A luz é apenas um pequeno detalhe dentro de uma gama de fatores muito mais importantes. Cubensis são pouco exigentes quanto a luz. Inclusive há comentários no Shroomery (e eu também percebi isso), que os cubes crescem mais rápidos na fase escura do dia. :geek:
 
Obrigado pela atenção, Ecuador e Cosmik!

Então, ontem a noite mesmo troquei por uma lâmpada mais fraca. É de 15W, com equivalência de 40W ou 60W (não está escrito). Mas esquenta menos e é menor... Menos risco de fogo! Ilumina muito bem também.

Com relação a parte elétrica, eu tomei bastante cuidado... A instalação está boa. O que me preocupava era o calor gerado pela lâmpada.
Deixei a simulação do terrário ligada na noite passada e tudo OK!

Com relação ao meu terrário estar camuflado... rs Não é essa as intenção.
Ouvi dizer, que dentro de casa com o acende e apaga luz a noite, barulheira, etc... "Deixa eles meio estressados".
Então, optei por guardar o terrário aí para "isolar" ele de influências aleatórias do dia a dia.

Embora, eu acharia muito legal fazer tipo um aquário pscicodélico-zen para deixar amostra na sala... kkk Mas prefiro optar por proteger o terrário e os cubensis, para que crescem livre de stress.
Também tenho um gato no apto. E eu ia ficar muito chateado se eu o pegasse em cima do terrário, aí eu ia correr para dar uma bronca... Ia sair raiva de mim, além de isso não ser certo com o bixinho, os cogus iriam absorver as vibes... E eu quero algo positivo... Não junkie.

Embora eu não tenha religião, eu vou colocar uns cristais ou pedras semi preciosas ao redor do terrário (e talvez até dentro para melhorar a vibe!) rs

Voltando ao tema de ventilação... Existe uma lixeira entrada de ar dentro do móvel por onde passam os fios e até mesmo pela porta. No terrário vou ter a bombinha, jogando ar dentro da água... E tem os furos, que acho que vou fazer mais dois furos um pouco maiores próximo aonde vai estar a água, já que o CO2 fica em baixo e o O2 em cima.

O meu maior problema, continua sendo a colonização do substrato...
 
tuas fotos estão meio embassadas JohnDoe, dos micélio logo acima, fica difícil definir algo com certeza. Mas ao que parece está meio encharcado, principalmente no pote maior. Aguardamos para ter certeza.
 
Beleza JonhDoe.
Faz uma semana que dei uma chacoalhada , de forma a espalhar o substrato...

No bolo PF não se deve chacoalhar, o substrato fica meio compactado e impossibilita espalhar o micelio dessa forma.
Essa tecnica de chacolhar é usada para grãos inteiros.

Outro problema são potes grandes, eles demoram muito pra colonizar quando não travam.
Comece com copos pequenos 150-300ml colonizam mais rapido ....mesmo copos pequenos produzem bons frutos.
 
Back
Top