Olá Amigos! Primeiramente, obrigado por acompanharem o meu cultivo!
Com relação a questão por tupy (substrato e quantidade de
esporos):
- Substrato: (1 copo de arroz + 2 copos de vermiculita)+ 1 copo de água.
- Usei todo o carimbo de GT em 15mls de água. Injetei em 4 furos equidistantes e não rentes ao vidro + 1 central. 3 ml por injeção.
Existe a lógica do excesso de esporos serem ruins conforme explicado pelo Mortandello. Sobre isso, não sinto nada. É claro que em uma próxima vez usarei muito menos esporos, sem dúvida. Mas nesse ponto, é só uma questão de falta de eficiência devido a inexperiência.
O que sinto é o seguinte:
- Acho que talvez faltou um pouco de água;
- 7 horas de esfriamento do substrato + apenas 30 minutos de aquecimento da seringa (um p/ tirar da panela de pressão e o outro ao tirar de geladeira, ambos para temperatura ambiente) pode ter causado certo choque térmico;
- O substrato talvez tenha ficado um pouco mais compacto do que deveria.
Esses fatores são os que impedem do crescimento ser mais acelerado... No meu sentimento, é claro.
Também tem a questão de que eu não injetei rente ao vidro, o que me leva a crer que tem mais
micélio que está lá no meio, só que ainda não apareceu pelo vidro. Esse é um sentimento forte que tenho também.
Hoje, fazem 10 dias completos que realizei a inoculação. (eu fiz entre 23:30 do 18 até 00:30 que eu estava sentado aqui no computador relatando as atividades.
Seguem mais 3 fotos de hoje 27/03/2012.
E pô... Na boa... A assepsia foi ótima... rs
Os meus sentimentos são influenciados pelos fatores que citei acima.
MAS... O tempo é o senhor da verdade. E essa jornada a tentativas, possíveis erros e acertos, fazem parte da viagem espiritual. Nem que eu tenha que recomeçar tudo... A trip já começou fazem 18 dias!!
09/03/2012 - Enviada carta para o banco de Manaus
13/03/2012 - Chegou na caixa postal de Manaus
16/03/2012 - Chegou aqui a carta com o selo
17/03/2012 - Fiquei sabendo que a carta chegou e peguei na portaria
17/03/2012 - Compra dos materiais
17/03/2012 - Glovebox montada
17/03/2012 - Seringa feita e na geladeira
19/03/2012 - Inoculação Realizada
24/03/2012 - Observados primeiros sinais claros de micélio
27/03/2012 - Observadas primeiras gotinhas de suor interno
28/03/2012 - As gotinhas de suor se alastraram pelo vidro