Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Do Tolueno para Psilocibina - Primeiro Cultivo

Diário de cultivo problemático.
09/03/2012 - Enviada carta para o banco de Manaus
13/03/2012 - Chegou na caixa postal de Manaus
16/03/2012 - Chegou aqui a carta com o selo
17/03/2012 - Fiquei sabendo que a carta chegou e peguei na portaria
17/03/2012 - Compra dos materiais
17/03/2012 - Glovebox montada
17/03/2012 - Seringa feita e na geladeira
19/03/2012 - Inoculação Realizada
24/03/2012 - Observados primeiros sinais claros de micélio

Status atual:
- Aguardando a colonização. Terrário ainda em planejamento.

Obs.: Ver replies deste post com relatos e fotos abaixo.
correios.jpg
 
O que acham das espécies que pedi? Boas? Fortes? Fracas? Qualquer coisa? E sobre o terceiro ítem que eu coloquei? Será que tem alguma chance de me mandarem algo que não seja P. Cubensis?

Ambas são boas. São P. cubensis e P. subcubensis. Não existe isso de qual é "forte" ou "fraca", é relativo, há vários fatores que influenciam na potência, sem contar o fator subjetivo (set & setting, tolerância, metabolismo, etc.).

Não, a chance de mandarem algo que não seja cubensis é zero.
 
Mas que porcaria você tava fazendo com Tolueno quer fazer uma Bomba:LOL:


ainda bem que você conheceu os cogumelos viu...


Boa sorte no teu cultivo:)
 
Valeu pelo apoio recebido até o momento galera!

Chegou hoje a minha carta! Com Golden Teacher e TKSSS.

Aos novatos que, assim como eu têm insegurança de mandar a carta com dinheiro... Dúvidas sobr quando chegará lá, quando chegará o selo e etc... Moro em São Paulo/SP, mandei a carta conforme procedimento informado no site deles e em 1 semana já chegaram os selos. Superando minhas expectativas! Pois eu estava imaginando que eu ainda teria mais 1 ou 2 semanas para me preparar por aqui (estudar, compra de materiais etc).

Mas... Fiquei com uma dúvida (não que eu não tenha gostado) mas qual o porquê do brinde? É uma forma de me dizerem TKS me enviando TKSSS? rs Eu é que teria que agradecer (e o espero fazer devolvendo os selos assim que for a hora).

Galera,

Ontem passei na farmácia e peguei só um Lysoform Spray...
Mas já sondei luvas e máscaras. Não tinha água destilada... (preciso pesquisar se só essa água que posso usar na seringa e também sobre a seringa ainda...) Anyway,
Hoje já passei no Telhanorte e dei uma olhada nos materiais... Achei uma caixa grande legal para glovebox, canos já cortados que eles chamam de "luva" para canos, um elástico de plástico para ajudar na vedação, enfim...
No final das contas achei as caixas muito caras! A grande mais de 90 contos... E a caixa para o cultivo 30 e lá vai cacetada...
O cano e o elástico 4 e 1 real respectivamente...
Vejam as fotos anexas no post.
Tô só compartilhando o momento... Comments são MUITO BEM VINDOS! :)

Ah... E tem mais... Depois de olhar o tamanho da caixa... Moro num ap de 48 metros quadrados... Vai ser mó trambolho... Estou meio com pé atrás com o resultado: gastoXtrambolho...
17032012314.jpg17032012305.jpg17032012306.jpg17032012307.jpg17032012308.jpg17032012309.jpg
 
Pessoal, acho que já comprei tudo que preciso neste momento...

Hora de fazer a glovebox, depois colocar os esporos para hidratar na geladeira e, por fim fazer o substrato.
TENHO UMA DÚVIDA, depois de cozinhar na panela de pressão o substrato, tenho que esperar ele esfriar para depois inocular... Vi por aí que é coisa de 10 horas que tem que se esperar, bem como o tempo mínimo para hidratação. A questão é: tiro os substratos da panela de pressão e: - coloco na glovebox, -no pote (tipo arrumadeira menor que a do glovebox) que será usado para o cultivo, -ou espero esfriar na própria panela de pressão?
 
Espere esfriar dentro da panela, e te recomendo q faça um furo no
meiu dos potes vai ajudar no cozimento do grão logo apos abertura da panela,
tampe os furos com durex rapidamente, depois e so fazer os inoculos, boa sorte no cultivo.
 
Bom pessoal, hoje (ontem - 17/03/12) foi muito produtivo... Peguei os selos, comprei os materiais, montei uma glovebox e fiz a seringa.

Então, seguem algumas dificuldades e aprendizados que eu vivenciei:

- Nenhuma das duas farmácias perto de casa tinha aquele potinho de exame de fezes/urina que seria o ideal para raspar e fazer a seringa. Disseram que estava em falta. Usei um potinho que achei no mercado e raspei com a tampa da seringa.
- Essas caixas de plástico, chamadas de "organizadoras" são meio caras, mas são feitas de material resistente.
- Para cortar os círculos nas caixas e colocar os canos já cortados, chamados de "luvas" de canos em casas de construção, eu quebrei a caixa - tipo ela deu umas rachadas onde não deveria e eu usei fita translúcida para reparar. Aí por sugestão da minha mulher, eu acabei esquentando o estilete no fogo. Aí foi bem fácil de fazer os círculos. Se tivesse feito logo no início eu não teria "estragado" a caixa. Mas não foi perda total e deu para seguir em frente.
- Assepsia total: Isso é meio confuso e a paranoia faz parecer que nunca é o suficiente.

Aí começaram os problemas maiores... A hora de fazer a seringa!
Tudo pronto, banho tomado, luvas, máscara, toca, tudo posicionado e glovebox fechada...

- A primeira dificuldade na operação foi abrir o plástico que vem com o alumínio com o carimbo dentro... Acabou descolando a luva da mão esquerda. Acabei que tirei da glovebox e abri o plástico e parte do alumínio do lado de fora da glovebox. (Operar na glovebox é uma questão de prática também! Prática essa que eu ainda não tenho...)
- Tive dificuldade na hora da raspagem. Sensação que não aproveitei todos os esporos do selo... E não devo ter aproveitado 100% mesmo... Na hora H tentei raspar com a tampa da agulha... No final das contas, até com a luva da glovebox eu raspei um pouco o alumínio, que nessa altura do campeonato a esquerda já tinha soltado de vez.
- Eu não achei água destilada nas farmácias que fui e já bastou a quantidade de coisa que eu corri atrás para comprar... Botei para dentro da glovebox uma garrafinha de 600ml de água mineral...
- Puxar com a seringa a água daquela garrafinha foi um parto... E deixei aberta a garrafinha depois que puxei os 20ml da seringa.
- Joguei a água da seringa no potinho... Dei uma mexida mesmo sem tampar, de leve e puxei então a água do potinho com os esporos para a seringa. Nesse processo, eu derrubei a garrafinha da água dentro da glovebox... :p
- Tapada a seringa... Tirei ela da glovebox e coloquei contra a luz... Vi uns clusterzinhos boiando... Pelo menos isso... Muito leve impressão da água estar levemente mais escura... Mas eu vi uns clusterzinhos boiando!!!

Aí foi só enrolar a seringa num papel alumínio e colocar na geladeira...
Arrumei o meu lab... rs E descansei um pouco...

Eu pretendia preparar o substrato ainda hoje... Mas tô morto... Amanhã (hoje) quando eu acordar eu pretendo preparar ele e colocar para cozinhar. Aí eu espero esfriar (umas dez horas) e a noite, se tudo der certo eu faço a inoculação!

Em uma primeira análise, após vivenciar isso, estou achando que é mais fácil a maioria das continações virem do substrato mal cozido. Porque, mesmo essa parte do processo que eu fiz, quando deu problema na luva da glovebox, o ambiente estava preparando, eu estava limpo, materiais como luva, máscara e toca estavam sendo utilizados, tudo estava esterilizado... Acho difícil uma contaminação vir daí...
É mais provável que a contaminação venha de fábrica mesmo junto com os componentes utilizados no substrato e a má armazenação na hora de crescer o micélio.

17-18/03/2012 - Diário de Cultivo
17032012315.jpg17032012316.jpg17032012317.jpg17032012318.jpg18032012319.jpg18032012320.jpg18032012321.jpg
 
Bacana,

O ideal da glovebox é deixar o interior 100% isolado, porque mesmo pequenas frestas produzem fluxos de ar para dentro (carregando contaminantes), por conta das variações de pressão que o movimento das mãos fazem no interior da glove...

Mas eu boto fé que essa seringa será viavel, o procedimento foi bem feito como um todo.

Em relação ao substrato, eu não entendi a sua dúvida. Você vai usar qual método?
 
Eu também concordo que sua seringa esta confiável.O ideal seria voçê preparar seu substrato também dentro da glove,como voçê disse,o processo de preparação do substrato é outro risco que voçê tem de obter contaminação...Isso é,se for feito fora!

To acompanhando, boa sorte!
 
so pra constar, pra produzir uma seringa voce pode usar apenas 1/10 do carimbo.
imagina que pra ser visivel a olho nu uma acumulacao de esporos se compoe de 13^10 esporos.
(um milhao e trezentos mil).
 
- Eu não achei água destilada nas farmácias que fui e já bastou a quantidade de coisa que eu corri atrás para comprar... Botei para dentro da glovebox uma garrafinha de 600ml de água mineral...

Voce pode usar agua daqueles copinhos com tampa de aluminio....
Parece que é mais esterilizada que a de garrafa e melhor que a destilada que não tem nenhum mineral.

Força no cultivo:)
 
Opa! Salve Pessoal!

Substrato pronto e cozido. Aguardando resfriamento. Já está resfriando há exatamente 25 minutos... (ainda leva tempo para a inoculação).

Aí eu tenho algumas dúvidas... Se alguém puder me confirmar/responder:

1) Depois da inoculação (substrato preparado + esporos hidratados), bastar tapar bem o copo (no meu caso pote de vidro) e deixar em lugar escuro. Isto é, não precisa deixar furinho nenhum para ventilar. É só tapar e deixar em um lugar escuro e esperar pela colonização. Correto?

2) Com relação ao terrário...Caixa, perlita, furos, lugar arejado, limpo e com luz do dia (e a noite sem luz). Fica ruim? Pelo que vi em um vídeo do Youtube postado aqui no fórum (Youtube >> Procurar por "Let's Grow mushrooms! pf tek part 3"), é só isso que os caras colocam. Não tem cooler, filtros, nem nada. Do jeito que os caras fizeram, ficou muito simples. Se eu fizer o terrário do jeito que eu descrevi, posso ter algum problema com relação a eles não crescerem?
 
1) Depois da inoculação (substrato preparado + esporos hidratados), bastar tapar bem o copo (no meu caso pote de vidro) e deixar em lugar escuro. Isto é, não precisa deixar furinho nenhum para ventilar. É só tapar e deixar em um lugar escuro e esperar pela colonização. Correto?

Não deixe furo aberto pra ventilar, risco de contaminar:!:
Seria melhor fita microporo ou filtro de café adaptado pra tapar o furo.

Oque voce usou como substrato?
 
Não deixe furo aberto pra ventilar, risco de contaminar:!:
Seria melhor fita microporo ou filtro de café adaptado pra tapar o furo.

Oque voce usou como substrato?
Opa, você está falando ainda do pós inoculação/pré-colonização. Certo? Então, tenho como deixar todo tapado ou fazer furinhos... Aí é tranquilo.
Mas você está dizendo que deixar furos com filtro para "arejar" o substrato a ser colonizado ajudaria na colonização?

No substrato usei 1 copo de arroz integral batido no liquidificar, 2 copos de vermiculita e 1 copo de água mineral Minalba (a mais barata, e não usei a água da torneira por causa do cloro).

Tks
 
Opa, você está falando ainda do pós inoculação/pré-colonização. Certo? Então, tenho como deixar todo tapado ou fazer furinhos... Aí é tranquilo.
Mas você está dizendo que deixar furos com filtro para "arejar" o substrato a ser colonizado ajudaria na colonização?

No substrato usei 1 copo de arroz integral batido no liquidificar, 2 copos de vermiculita e 1 copo de água mineral Minalba (a mais barata, e não usei a água da torneira por causa do cloro).

Tks
NAO DEIXE FURO ABERTO PRA COLONIZAR, RISCO DE CONTAMINAR.
mano nao inventa a tek eh totalmente auto explicativa, nao mistura as bolas.
 
Certo, entendido!

Agora questiono: Somente com aberturas cobertas por filtro de café, perlita/argila expandida (perlita umidecida ou água na altura da argila são suficientes para o meu Micélio criar Spins?
Ou eu preciso de uma bomba de aquário para ventilar?
- Qual a importância de um termostato instalado?
- Qual a importância de eu deixar uma luz fria irradiando na caixa 24hrs por dia?
 
Somente com aberturas cobertas por filtro de café, perlita/argila expandida (perlita umidecida ou água na altura da argila são suficientes para o meu Micélio criar Spins?
Sim, é suficiente para criar primórdias e pinar.
Ou eu preciso de uma bomba de aquário para ventilar?
A bomba de aquário é para cultivos semi-automáticos. Ajuda aumentar a umidade e troca de ar.
- Qual a importância de um termostato instalado?
Exercer sua função lógica, aquecer o terrário.
- Qual a importância de eu deixar uma luz fria irradiando na caixa 24hrs por dia?
Cogumelos precisam de 12 horas de escuridão para crescerem lindos e saudáveis.
 
Back
Top