Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Do Tolueno para Psilocibina - Primeiro Cultivo

Diário de cultivo problemático.
09/03/2012 - Enviada carta para o banco de Manaus
13/03/2012 - Chegou na caixa postal de Manaus
16/03/2012 - Chegou aqui a carta com o selo
17/03/2012 - Fiquei sabendo que a carta chegou e peguei na portaria
17/03/2012 - Compra dos materiais
17/03/2012 - Glovebox montada
17/03/2012 - Seringa feita e na geladeira
19/03/2012 - Inoculação Realizada
24/03/2012 - Observados primeiros sinais claros de micélio

Status atual:
- Aguardando a colonização. Terrário ainda em planejamento.

Obs.: Ver replies deste post com relatos e fotos abaixo.
correios.jpg

Pessoal, mais um detalhe que me gerou dúvida... Lendo o artigo: https://teonanacatl.org/threads/como-fazer-inóculo-de-grãos.141/ que é muito bom por sinal, o mesmo possui a seguinte menção:
- "Para acelerar o desenvolvimento, os frascos e as bolsas devem ser agitados regularmente por alguns dias para distribuir os grãos colonizados pelo substrato. Quando os grãos estiverem totalmente cobertos com micélio estão prontos para o uso." -

Quer dizer que é interessante, pegar o pote 1X por dia e dar uma balançada de leve para ajudar na colonização? Há alguma contra-indicação?

Quer dizer que é interessante, pegar o pote 1X por dia e dar uma balançada de leve para ajudar na colonização? Há alguma contra-indicação?

1x por dia é muito. Vai atrasar a colonização. Eu faço no olhômetro e no máximo 3x durante toda a colonização. Balanço quando completa 5%, 25% e 50%.

(POST INFORMATIVO SOBRE LISTA DE MATERIAIS)

Informações Importante: Tipo de estabelecimento, Peça, Preço e onde eu usei

Informação a título de acompanhamento do cultivo: data e onde eu usei

Mercado:

17/03/2012
-Água Minalba s/gás 510ML;R$ 0,99 (seringa)
- TIGELA DURALEX C/TPA;R$17,90 (cozimento do substrato e local onde ele será guardado para criação do spawn)
-KIT FEIRINHA SANREMO;R$ 2,99 (potinho que usei no lugar daquele potinho de exame de urina/fezes)

18/03/2012
- Garrafa de Água Minalba 1,5L;R$ 1,29 (preparação do substrato e cozimento do mesmo)
- Papel Alumínio 30X3 M;R$ 1,59 (preparação do pote para o substrato)
- Filme PVC Kiko 28X10cm;R$ 2,59 (ainda não usei, mas deve ser usado para vedação do pote onde sairá o spawn
- Fita Crepe Neto 18MMX10M;R$ 1,45 (vedar o alumínio no pote para o momento da inoculação)
- Barbante NEDO 15M;R$ 1,45 (amarrar alumínio para o momento do cozimento do substrato)

Farmácia:

16/03/2012
- Lysoform Spray;R$ 16,51 (assepsia)

17/03/2012
- Máscara Cirúrgica Neve 50 c/E;R$ 10,90 (assepsia)
- Luva Cirúrgica (LUVA CRE LEMGR 100 M;R$ 22,90 (assepsia)
- (2X) Seringa BD PLAS20ML;R$ 4,83 (fazer a seringa de esporos que realizará a inoculação)
- Álcool Zulu 10000M;R$ 5,40 (assepsia)
- Touca Banho ORG 2 UNID; R$ 3,70 (assepsia)... rs preferia cirúrgica, mas não tinha

Casa de Construção:

17/03/2012
- Luva Tigre 100MM Simples Esg (2X);R$ 7,60 (glovebox) - esse é o cano que usei na glove.
- Adesivo PVC Incolor Bisnaga 75GRS;R$ 2,70 (glovebox)
- Estilete MOD.508 c/3 LAMINAS P TROLL;R$ 9,45 (glovebox)

Petshop:

17/03/2012
- Luva de LATEX GD;R$ 5,20 (glovebox)
- VERMICULITA 250G;R$ 3,95 (substrato)
- ORGANIZADOR FLEX ALT;R$ 24,50 (onde realizarei a cultura) - eu sei que o ideal é comprar uma igual a da glove, mas por hora... fica essa mesmo.
- CX.UTILID. G;R$ 76,60 (glovebox)

--

Total gasto até o momento: R$ 249,22 :cry:

1) Depois da inoculação (substrato preparado + esporos hidratados), bastar tapar bem o copo (no meu caso pote de vidro) e deixar em lugar escuro. Isto é, não precisa deixar furinho nenhum para ventilar. É só tapar e deixar em um lugar escuro e esperar pela colonização. Correto?

Nãããããããooooooooooooooooooooooooooo!!!

Os copos já vão sair da panela de pressão com a tampa de alumínio. Ao retirá-los, você deve lacrá-los IMEDIATAMENTE com fita adesiva. Ou seja, quando você for fazer a inoculação, os copos já estarão lacrados. Depois de inocular, você deve lacrar os furos da tampa IMEDIATAMENTE. Aí sim você os manda para a incubadora.

Nãããããããooooooooooooooooooooooooooo!!!

Os copos já vão sair da panela de pressão com a tampa de alumínio. Ao retirá-los, você deve lacrá-los IMEDIATAMENTE com fita adesiva. Ou seja, quando você for fazer a inoculação, os copos já estarão lacrados. Depois de inocular, você deve lacrar os furos da tampa IMEDIATAMENTE. Aí sim você os manda para a incubadora.
Entendi o seu Não, mas Sim! rs Na verdade, eu preparei os copos conforme receita, fiz duas camadas de alumínio e fiz alguns furos... Fiz com garfo mesmo. 4 colunas de 4 furinhos. Quando abri a panela, antes de tirá-lo na panela já tapei os furos com fita crepe(lembrando que eu estava em uma ambiente mais esterilizado possível), aí eu tirei ele da panela e vedei as laterais com fita crepe. (...) alguns passos depois (...) já na glovebox, após as injeções (que foram dadas atravessando o alumínio), eu já tinha a tampa de plástico do pote esterilizada dentro da glovebox. Sem tirar o alumínio, coloquei a tampa de plástico e ficou muito bem vedado!

Pessoal, o ato sexual... ops... ato inocular foi feito!

Coisas que aprendi / Problemas que enfrentei: (obs.: isso não é um passo a passo)

- Sei que o tempo de segurança seria 10 horas de resfriamento... Mas foram aproximadamente 7 horas. De fato, estava "gelado" na temperatura ambiente. Mas cada caso é um caso, 10 horas é uma boa referência. O importante é saber que a panela deve estar (e seu interior também) em temperatura ambiente alcançada naturalmente.

- Assepsia-Paranóica é meu sobre nome. rs 70% do trabalho foi limpar, esterilizar, re-limpar e re-esterilizar.

- Alguém já teve problemas com fita crepe e a luva cirúrgica??? Na hora H ficava grudando na luva... Foi meio atordoante essa parte.

- A agulha que usei acho que era pequena. Não tinha mais que dois cm. Acabei afundando aquela pequena base da agulha para poder injetar.

- Não fiz somente quatro furos. Como eu tinha 15 ml de seringa, eu lance 3 ml em pontos equidistantes e um central.

- Hoje fui capaz de ver melhor vários clusters na seringa.

Basicamente isso... Não foi tão difícil, embora trabalhoso.
Agora é hora de pensar no terrário.

Valeu a todos até o momento pela ajuda!!;)

Pics
19032012322.jpg19032012323.jpg19032012324.jpg19032012325.jpg19032012326.jpg19032012327.jpg

Entendi o seu Não, mas Sim! rs Na verdade, eu preparei os copos conforme receita, fiz duas camadas de alumínio e fiz alguns furos... Fiz com garfo mesmo. 4 colunas de 4 furinhos. Quando abri a panela, antes de tirá-lo na panela já tapei os furos com fita crepe(lembrando que eu estava em uma ambiente mais esterilizado possível), aí eu tirei ele da panela e vedei as laterais com fita crepe. (...) alguns passos depois (...) já na glovebox, após as injeções (que foram dadas atravessando o alumínio), eu já tinha a tampa de plástico do pote esterilizada dentro da glovebox. Sem tirar o alumínio, coloquei a tampa de plástico e ficou muito bem vedado!
Pics

John, foi bem! Agora é só esperar a primeira manchinha branca aparecer! A primeira vez é bem emocionante.

Uma observação: você não precisava furar o alumínio antes da panela de pressão. É só deixar a tampa de alumínio intacta, encaixada na boca do copo, para aí sim, depois da PP, vedá-la.

- Sei que o tempo de segurança seria 10 horas de resfriamento... Mas foram aproximadamente 7 horas. De fato, estava "gelado" na temperatura ambiente. Mas cada caso é um caso, 10 horas é uma boa referência. O importante é saber que a panela deve estar (e seu interior também) em temperatura ambiente alcançada naturalmente.

Importante mesmo seria esperar as 10 horas recomendadas, visto que vermiculita age como isolante termico e apos 10 horas atinge os 30 graus maximos recomendados para a seguranca dos esporos..

- Alguém já teve problemas com fita crepe e a luva cirúrgica??? Na hora H ficava grudando na luva... Foi meio atordoante essa parte.

Ja, e eu ate hoje nao descobri como resolver.

- A agulha que usei acho que era pequena. Não tinha mais que dois cm. Acabei afundando aquela pequena base da agulha para poder injetar.

Se tivesse lido o suficiente sobre o ato inoculatorio saberia que o metodo correto para inocular-se um copo com PF eh se injetar de dentro pra fora, encostando a ponta da agulha no vidro interno do copo e inoculando-se APENAS uma gota suficiente para escorrer ate o fundo do copo, PELO VIDRO.

- Não fiz somente quatro furos. Como eu tinha 15 ml de seringa, eu lance 3 ml em pontos equidistantes e um central.

Procedimento desnecessario , o ideal eh fazer o minimo de inoculacoes possiveis ja que elas mesmas sao o ponto chave para contaminacao nesta fase do processo.

Menos aqui significa MAIS - Isolamento, rizoformismo e consequentemente frutificacao superior e mais rapida.

- Hoje fui capaz de ver melhor vários clusters na seringa.

Se voce viu esporos quer dizer que tinha esporos DEMAIS.

eu dei o exemplo do pote com 2 kilos de terra e 1 kilo de feijao, quando brotar o que que vai acontecer?

eles terao que gastar seu tempo competindo com as sementes que estragaram ao seu redor e com a competicao entre as raizes prodcurando por alimento.

Vou te dar uma ultima dica:

Agora que esta tudo pronto, ACALME-se e cultive sua paciencia.
o ideal eh esperar no minimo 5 dias pra abrir a incubadora e olhar.
nesses 5 dias leia e RE LEIA todos os metodos para confeccao dos bolos PF (tem um manual para iniciantes por ANDREW e eu que eh otimo, funciona como um check-list) e nao invente nada, se nao estiver descrito como tecnica comprovada eh porque de fato ou estragara seu cultivo ou eh um re-trabalho inutil.
BOA SORTE!

Obrigado Morandello! Realmente, eu cheguei a ler, mas não me atentei a informação da gota escorrer pelo vidro!... :(
E seu exemplo de excesso de sementes é realmente interessante.
Agora já foi...
Não dá para acertar de primeira tudo...

Mas anyway, valeu pelos toques!

Relato:

Pessoal, desde que mandei a carta fiquei acelerado com tudo isso... Chegou os esporos e eu me acelerei mais ainda!
Em um final de semana eu "resolvi" quase tudo...

Vários erros e acertos... O resultado? A natureza vai dizer daqui a pouco!

Mas, no final das contas, sinto um certo alívio de ter passado. O final de semana foi divertido, mas muito intenso!
Hoje, segunda-feira, sinto-me extremamente cansado e sem energia. Meio gripado até...
E agora, enquanto o spawn cresce (espero que spawn de cubensis e não de outra coisa rs), eu tenho tempo de esquecer um pouco o cultivo, digerir na minha cabeça os aprendizados e experiências.

Espere esses 4 dias ae sem alarde.
tudo que pode fazer eh torcer pra nascer branco nao cinza :)
acredito que voce tenha ate umas 70% de chances de dar certo.
(onde 70 % = 30% somente de dar merda.)
entao se anime, de vibes positivas que um dia te conto a historia dos bolos com a seringa de agua pura que renderam 30 gramas de cogus secos aqui em casa.
SEM ESPOROS.

Poxa mortandello ,qro saber dessa mano, quem sabe não acontece comigo hehe
o pode da mente pode mover motanhas, ja dizia Maomé.

Eita, R$ 249,22 fiz um cultivo para meu primo a semana passada gastei R$ 16,00 e sobro ainda um monte de substrato :LOL:

Esse cultivo vai sair ninja mano parabéns:)

Mortandello:
Kkk Orra... Isso que é "incular até a úúúltima ponta"!
Antes de eu ler o seu segundo post eu ia escrever assim em resposta: "Vixe... E qual foi a strain???" kkk
Mas pensando bem, essa pergunta pode até fazer certo sentido... Qual foi?
Assim, dá para ter uma noção, caracterização, de uma strain com essa tendência. Pelo menos a que rolou, agente vai saber que tem a tendência de rolar com seus esporos!
---------
Mago:
Aí sim eim... Depois de eu fazer meu terrário... Vou querer ser o mais econômico possível... Mas 16 contos? O que foi comprado com esse dinheiro exatamente??
---------
E galera, valeu pelo apoio e pelo acompanhamento! O senso crítico de vocês é muito importante!

E aí pessoal!

Passou 5 dias desde que injetei os esporos no substrato.
Realmente, percebo claramente alguns erros cometidos:

1. Usei todo o carimbo em uma seringa.
2. Injetei toda a seringa.
3. Injetar rente ao vidro faria: Escorrer até o fundo espalhando melhor os esporos e Quando eles começassem a virar micélio, seria visível.
4. Quando eu injetei com uma agulha que não achei muito profunda, tenho minhas dúvidas de ter ultrapassado aquela vermiculita inicial.
5. Não deixei a seringa aquecer por mais de meia hora em temperatura ambiente após tirá-la da geladeira.
6. Só esperei o bolo esfriar por 7 horas, mesmo não sentindo/percebendo que o mesmo estava quente, este pode ter sido mais um provável ponto de falha.

Até agora, não vi nenhum sinal de micélio!

- Pergunta 1: Devo abrir para verificar? Se sim alguma recomendação?

- Pergunta 2: Recebi um outro carimbo, que não pedi rs, mas veio de TKSSS. Eu estou com vontade de preparar mais uma seringa, um bolo e inocular corrigindo os erros anteriores. Precipitado?

Comigo já aconteceu de levar uma semana para começar a ver algum sinal de miscélio. Não é problema injetar longe do vidro, desde que não fique água acumulada no fundo do pote, por isso injetando pelo vidro você vê quanto injetou, mas não significa que vai ter problemas. Tendo sido injetado no meio do substrato o miscélio certamente vai levar mais tempo para ficar visível, e quando ficar estará mais colonizado do que você estará vendo!!!

Então calma aí, brother, vai dar tudo certo.

Comigo já aconteceu de levar uma semana para começar a ver algum sinal de miscélio. Não é problema injetar longe do vidro, desde que não fique água acumulada no fundo do pote, por isso injetando pelo vidro você vê quanto injetou, mas não significa que vai ter problemas. Tendo sido injetado no meio do substrato o miscélio certamente vai levar mais tempo para ficar visível, e quando ficar estará mais colonizado do que você estará vendo!!!

Então calma aí, brother, vai dar tudo certo.
Valeu PowR TocH! Eu espero que seja isso aí mesmo!
O lance é a paciência...

Eu estava certo que eu iria nesse fds preparar mais uma incubação... Mas não... É como o Ecuador falou "Espere."... Friamente, esse é o caminho certo. Embora, a minha visão seja zero de religiosa, metade supersticiosa e totalmente espiritual, entendo que este é o caminho certo.
Mais pela questão da paciência. E a "luta" momentaneamente de um simples "Espere." na verdade eu enxergo como um caminho preparatório para a experiência e aprendizado dos Cubensis que faz parte do ato do cultivo. É o que, na minha opinião, faz com que esta não seja uma experiência vulgar.

Aêêê! O "danadinho" apareceu!
(devia ter aparecido antes... mas eu não percebi!)
Fotos tiradas hoje (24/03/2012).
Hoje é o sexto dia após a inoculação.

Observações Realizadas:
- Ele só apareceu em 1 dos lados do pote;
- Comprei um pote com tampa. A tampa estava esterealizada dentro da glovebox na hora da inoculação. Por tanto, não vi necessidade coloca um durex após as injeções (mas coloquei antes de tirar da panela de pressão), tendo em vista que a tampa vedou bem. Eu ainda coloquei depois que tirei da glovebox (fora da glovebox: ambiente esterealizado, luvas, máscara e toca) eu ainda enrolei o pote naquela borrachinha transparente de cozinha, que acho que foi exagero, não precisava ter enrolado com o plástico o pote. Já estava bem vedado e esse excesso dificulta na observação. Hoje eu levantei o plástico.)
- Acredito que o micélio não tenha aparecido de uma forma (cor) mais intensa pelos esporos não terem sido injetados rente ao vidro.
- O pote é grande. Nesse substrato tenho 2 copos de vermiculita, 1 de arroz integral moído e 1 de água. Então acredito que precisarei no mínimo mais duas semanas para o "garotinho" colonizar tudo (mas espero estar totalmente errado com relação ao tempo rs).
24032012328.jpg24032012329.jpg24032012330.jpg24032012331.jpg

Back