Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Do Tolueno para Psilocibina - Primeiro Cultivo

Diário de cultivo problemático.
09/03/2012 - Enviada carta para o banco de Manaus
13/03/2012 - Chegou na caixa postal de Manaus
16/03/2012 - Chegou aqui a carta com o selo
17/03/2012 - Fiquei sabendo que a carta chegou e peguei na portaria
17/03/2012 - Compra dos materiais
17/03/2012 - Glovebox montada
17/03/2012 - Seringa feita e na geladeira
19/03/2012 - Inoculação Realizada
24/03/2012 - Observados primeiros sinais claros de micélio

Status atual:
- Aguardando a colonização. Terrário ainda em planejamento.

Obs.: Ver replies deste post com relatos e fotos abaixo.
correios.jpg
 
Então perdeu todos os substratos?

Iniciou outro cultivo no mesmo ambiente em que abriu os copos contaminados?
Cuidado!
 
Olá Tupy e Olá para todos os meu companheiros virtuais de micologia e enteologia!

É claro que eu não descrevi o suficiente sobre que rolou... Mas foi mais ou menos o seguinte...

Fiquei meio bolado com a idéia do meu primeiro pote não ter dado certo...
No primeiro substrato, que eu fiz com 2 copos de água, 1 de arroz (faltava 1 dedo para completar o copo), 1 de água, eu coloquei (prensei um pouco) tudo em 1 (UM) pote de vidro com tampa.
Ainda falando sobre o primeiro substrato, eu cozi ele com duas camadas de papel alumínio por cima com 4 furos de garfo. Depois de ter todo o esquema do "laboratório" formado, eu abri a panela, tapei os furos com fita crepe, sequei um pouco, passei álcool e coloquei na glovebox. Inoculei. Depois que eu inoculei, eu já tapei com a tampa do próprio pote que estava esterilizada já dentro da glovebox. Ou seja, o esquema foi bem limpo.

Mas, por uma série de fatores: pote grande, choque térmico, injeções longe do vidro, substrato mal balanceado e prensado, temperatura talvez abaixo dos 25, excesso de esporos... O micélio não aparentava ser forte.
Analisando todos os erros cometidos até então e com vontade de emendar mais um cultivo, eu o fiz quando me julguei preparado a iniciar outro.

Essa vez com copos. Fiz quatro copos. Nutrientes na medida certa... E sobrou um pouco ainda de substrato que não coloquei nos copos. (provavelmente a vermiculita seca em cima e em baixo dos copos ocupou espaço e por ter deixado um pouco mais soltinho o substrato dentro dos copos).
O procedimento, não foi perfeito... rs só 12 horas de hidratação (quando poderiam ser 24.... mas eu ainda tenho 20 mls em um potinho da geladeira!! rsrsrs) >> Usei menos esporos!
E o resfriamento do substrato... Bem... Da última vez tinham sido 7 horas. Essa vez deixei resfriar por 8:45. Aparentemente, na mesma temperatura que o primeiro...
Melhorei a questão do tempo de tirar da geladeira a seringa. Tirei algo em torno de 1 hora antes. Assim ela teve mais tempo de aquecer para temperatura ambiente.

Essa vez, o choque térmico foi consideravelmente menor, 4 injeções em cada copo em distâncias equidistantes e rente ao vidro. E também usei menos esporos, conforme disse anteriormente.

Fiquei preocupado com a fita crepe. Não senti ela uma boa ferramenta para selar o alumínio no copo. Comprei silver tape desta vez! E foi a melhor coisa que eu fiz na minha opinião. Vedou legal o alumínio e dá para esterilizar sem medo de descolar.

Por fim... Após isso, eu fui limpar a minha incubadeira. Que até então, não tinha tanta neura por assepsia pois o pote de vidro estava bem vedado com a tampa e tudo... Agora, com os copos, eu não poderia ficar tirando da incubadeira para olhar de perto! O alumínio é bem frágil. Então, fui esterilizar a incubadeira. Nisso, quando, naquele ambiente limpo e usando os equipamentos (luva, máscara, touca): Eu resolvi abrir o pote para examinar. E foi o que eu fiz.

Os copos estavam dentro da incubadeira já esterilizada e fechada. Abri... Fucei... Fiz o que ortodoxamente falando não devia... (E cruz credo para aquele vídeo que o Mortandello postou... (mas o aviso foi recebido, ok?))... Tirei um pouco do excesso de vermiculita ("ganhei oxigênio" e espero que só oxigênio mesmo, dentro do pote). Esterilizei as áreas que dava, por fora, tampa, bordas do pote de vidro e fechei (bem vedado como a outra vez, até coloquei um alumínio novo).
Pontos:
- O substrato ficou aberto por uns 5 minutos... (muito tempo exposto)
- Mas o pote foi bem vedado depois.

Acomodei na incubadora e pronto...

Foi isso que fiz...

Acredito, que, possivelmente, até aquele momento não estava nada contaminado. Mesmo eu estranhando o cheiro, acho que tinha certo cheiro de arroz cozido com mais alguma coisa... rsrsrs
Não acho que estava contaminado. Depois de sentir o micélio no concentrado dentro do pote e escondido no meio do substrato, não achei ele fraquinho.

Sim, é possível que agora a contaminação tenha ocorrido. Mas está bem vedado. Não sinto riscos de contaminação para os outros copos.
E, de ontem a noite para hoje a noite, observando... Notei que o micélio cresceu um pouco para cima e para um lado.

E que a trip continue...

Observação: As fotos, são todas da mesma incubadeira, só que de ângulos diferente.
Observação 2: Os novos micélios são de TKSSS.
Observação 3: A incubadeira é transparente, mas ela fica dentro de um rack. Em um local escuro.
Observação 4: Silver Tape se mostrou mais eficiente que a fita crepe.
Observação 5: Sei que não sou muito organizado na minha linha de raciocínio nos relatos, mas espero que esteja de fácil entendimento.

Relato sobre os procedimentos realizados em: 01/04/2012
Fotos deste post: 02/04/2012
02042012346.jpg02042012347.jpg02042012348.jpg02042012349.jpg02042012350.jpg
 
otimo quando os problemas acontecidos estao dentro dos parametros ja observados nos outros cultivos.
so assim a gente pode te ajudar, de fato.

bateu uma saudosidade vendo teu cultivo agora.
lembro da epoca em que tinha eu, psilocibec, mauricio e neuro aqui so pra cuidar dos novatos.
a gente era MUUUUUUUUUITO mais chato com os procedimentos do que hoje em dia.
 
03/04/2012
- Segundo dia dos TKSSS. Nenhum sinal de micélio. (espero que daqui a pouco fiquem que nem o do Universe!)
- O do potão grande... Do Micélio estranho, que espero que seja de GT... rsrs Apelidei de Brutus! Notei que ele cresceu significativamente mais para baixo e para um dos lados.

Observação: Antes, eu verificava o pote pela manhã e pela noite. Para todos os efeitos, a partir de ontem, só estou verificando 1 vez por dia e sem abrir a incubadeira.
Observação 2: Fiz umas pesquisas na internet, e reparei relatos sobre o GT que o micélio colonizaria de forma um pouco mais lenta que as outras e que ele cresce em forma rizomórfica - algo que realmente pude notar.
 
Registro de Gastos 2:

01/0/2012

Petshop:
Vermiculita 250g - R$ 3,95 (reserva para próximos substratos)

Farmácia:
Lisoform Spray - R$ 16,51 (assepsia básica)

Mercado:
Água Minalba s/ gás 1,5 L - (preparação do substrato) - R$ 1,29
Água Crystal s/ gás 310 ml - (aquela do copinho que vc abre o alumínio - para seringa) - R$ 0,65

Total: R$ 22,44

Observação: Ao concluir esse diário, farei a soma de todos os registros de gastos.
 
05/04/2012
- Quarto dia de colonização do TKSSS nos copos : nem sinal do micélio
- Décimo oitavo dia de colonização do GT, o Brutus! Ainda com aquela "aparência fraquinha", continua a colonização! Estendendo-se para os dois outros lados do pote. E o lado oposto ao lado que inicialmente foi onde o micélio deu as caras, está começando a aparecer sinais do micélio. Se, o que foi injetado daquele lado não colonizou, isso significa que o que estava crescendo do outro lado está chegando lá!

Esse final de semana prolongado vou comprar os materiais do terrário.
Após análises pelo fórum, é muito provável que eu opte por Casing! Me pareceu uma técnica bem mais limpa de frutificação que o PFTek. Alguém poderia me indiciar "o texto de referência" principal sobre a técnica? E pergunto também: O cold shock é indispensável, ou não?

Abraço a todos!
05042012352.jpg05042012353.jpg05042012354.jpg05042012355.jpg
 
Beleza JohnDoe.
Acho que voce pode cortar gastos usando algumas gotas de hipoclorito de sodio dissolvida em agua.
Hipoclorito voce consegue nos postos de saude, é de graça.:)

Eu uso lisorme bruto dura 2 a 3 meses (1litro R$6,00) .Uso diluido em agua dentro de um borrifador só pra procedimentos criticos como carimbos, culturas, colheita.
 
KarapanA,
Obrigado pelas dicas! No momento, vou ficar com o Lysoform Spray... A composição dele e a forma que sai o Sprayacho que dão mais eficiência. Ou seja, "é mais fácil". Tenho medo, depois de uma mudança dessa no meu esquema de assepsia e acontecer alguma contaminação, eu botar a culpa no esquema de lysorform ou hipoclorito no borrifador.
Mas é ótimo o destaque de alternativas! :) E abertura para novos experimentos econômicos nos próximos cultivos.

Queria perguntar para a galera também sobre a areia expandida.

Estou começando o projeto do terrário mais a fundo. Para depois, só me preocupar com o casing.
Decidi usar areia expandida para o chão do terrário.
Queria saber como é usualmente feita a assepsia nela. Na panela de pressão? Submersão em água sanitária?
 
Queria perguntar para a galera também sobre a areia expandida.

Estou começando o projeto do terrário mais a fundo. Para depois, só me preocupar com o casing.
Decidi usar areia expandida para o chão do terrário.
Queria saber como é usualmente feita a assepsia nela. Na panela de pressão? Submersão em água sanitária?

Primeiro, argila expandida! :)

Você pode fazer a assepsia utilizando água sanitária diluída na água na primeira lavagem e depois diluindo um pouquinho de novo na água em que elas ficarão mergulhadas.

Não tente colocar na panela de pressão né, é claro que não vai dar muito certo.
 
Obrigado pela resposta Rain! Acredito que entendi o jeito...
Deixar de molho, submerso na água sanitária por quanto tempo na primeira lavagem?
Depois como faz para colocá-las no terrário? Enxágua e depois coloca lá dentro do terrário?
--
07/04/2012

Como citei anteriormente, estou avançando no projeto do terrário.

Hoje comprei...
No Petshop:
- 2 Termômetros Flutuantes - R$ 5,00 cada (um para o terrário e outro para a incubadeira)
- Termostático Neptune 25W - R$ 39,90 (depois, se for o caso eu compro outro ou não... não sei)
- Compressor 60LT - R$ 27,70 (para o terrário)
Na Casa de Contrução:
- Organizador Vista Med. Alto Sanremo - R$ 55,00
- Argila Expandida 1KG West - R$ 4,00
-> Total: R$ 136,6

Eu sinceramente, não gostei muito do tamanho da organizadora que eu comprei... Achei relativamente baixa porém, coube certinho no rack da sala! Como é todo transparente... É só instalar na parte de cima um lâmpada fria com temporizador... E já era! Eu ia deixar na luz natural... Mas o Terrário iria sofrer com o movimento da casa... Mesmo que ele fique em um quarto que eu uso de closet, teria gente passando, falando, etc... Um ambiente talvez estressante.
Dentro do rack rolará um certo isolamento. O que é interessante!

Quando cheguei, fiz uma medida da temperatura dentro da incubadeira. Estava em 26 graus celsius... Instalei o termostato em uma garrafa, infelizmente tive que cortar o bico da garrafa foi o termostato é gordo! rs
E ativei tudo lá...

Agora quero ver se consigo estabilizar melhor a temperatura de colonização e melhorar a performance geral.
Também, agora tenho termômetro!

Anexei no posts umas fotos...

Abraço a todos!
07042012377.jpg07042012378.jpg07042012379.jpg07042012380.jpg07042012381.jpg07042012382.jpg
 
Obrigado pela resposta Rain! Acredito que entendi o jeito...
Deixar de molho, submerso na água sanitária por quanto tempo na primeira lavagem?
Depois como faz para colocá-las no terrário? Enxágua e depois coloca lá dentro do terrário?

Atente para o fato de que não me refiro à deixar de molho na água sanitária pura, mas sim em água normal com água sanitária diluída.

:teo_seta_direita: Dilúa uma colher de água sanitária em alguns litros de água (preferencialmente uns quatro ou cinco litros)
:teo_seta_direita: Pegua a argila expandida e coloque num balde, junto com essa água preparada.
:teo_seta_direita: Lave muito bem, chacoalhando e esfregando as bolinhas. Use luva para não queimar as mãos.
:teo_seta_direita: Jogue fora essa água, faça uma nova mistura e deixe as pedrinhas de molho por algumas horas.

:teo_seta_direita: No terrário, você deve repetir o mesmo processo, mas agora com menos água sanitária, ou seja, uma mistura mais diluída.
:teo_seta_direita: Coloque as bolinhas no fundo do terrário, e encha com água "sanitariada" até a metade da altura total da argila expandida.
:teo_seta_direita: A cada cinco dias, ou menos, troque a água.

Abraços!
 
Obrigado mais uma vez pela resposta Rain!

Entendi... Pouca água sanitária na água do terrário para impedir que aquilo vire foco de contaminações.

Certo, mas não faz mal para o micélio? Embora ele não esteja em contato com direto com a água, aquela água estará no terrário como responsável por parte da umidificação. Ou seja, hora ou outra vai ter água sanitária chegando no micélio. Tudo certo com relação a isso? (levando em conta PEQUENA quantidade de água sanitária diluída na água do terrário).

A água do terrário precisa ser mineral? Ou pode ser da torneira com cloro mesmo? (rs que sai mais barato)
Já que eu vou colocar água sanitária... O pouco cloro em água filtrada da torneira, não deve fazer mal!
 
Gostei de ver John, não se deixou levar por um fracasso, em vez disso foi lá e mandou ver! :)
Continue firme maluco >:D
 
Obs.: Eu não perdi o pote grande que eu abri para cheirar! O micélio está lá, uniforme e colonizando o pote!! Embora o fracasso da história, seja o procedimento irresponsável de abrir e cutucar o pote grande há algum tempo.
 
Ah, certo então..
Se a colonização estagnar faz uns furos e tapa com micropore para entrada de O2, no meu caso deu certo:sneaky:
Acompanhando e esperando ;D
 
Certo, mas não faz mal para o micélio? Embora ele não esteja em contato com direto com a água, aquela água estará no terrário como responsável por parte da umidificação. Ou seja, hora ou outra vai ter água sanitária chegando no micélio.

Não há problema não. Não há com o que se preocupar! Pequenas quantidades não prejudicam o micélio.

A água do terrário precisa ser mineral? Ou pode ser da torneira com cloro mesmo? (rs que sai mais barato)
Já que eu vou colocar água sanitária... O pouco cloro em água filtrada da torneira, não deve fazer mal!

Pode ser da torneira sim. Não têm problema.

A água tem que ser mineral quando você está preparando substratos e seringas, que é aonde o micélio vai interagir.

Abraços!
 
Cronologia Atualizações:
15/04/2012
- 27 dias após a inoculação e 22 após o aparecimento do micélio >> Golden Teacher, Pote de Vidro Grande
- 14 dias após a inoculação e aprox. 7 dias após o parecimento do micélio em um dos quatro copos >> Thai Koh Samui Super Strain

Anexas fotos.

Considerações:

- Após a instalação de um termostato dentro da parte do armário que estou usando como incubadeira, consegui manter um calorzinho no ambiente.
- O termômetro instalado dentro da organizadeira aonde estão os potes fica em 26graus
- Após 14 dias da inoculação do TSSS, somente um copo apresentou micélio.
- 28 dias e a colonização do substrato ainda não está 100%. O pote é grandinho.... Mas usei um carimbo inteiro em 20 mls de água espalhados em 5 injeções não rentes ao vidro.
- Um dos copos de TKSSS tinha tombado na panela de pressão... Ele ficou meio inchado e pesado... rs Acho que dá para distinguir ele nas fotos.

Dúvidas:

Com relação ao GT:
- Seria muito precipitado aniversariar ele neste momento? >> A acredito que o procedimento que eu utilizaria seria o seguinte: limpar a superfície de substrato, com concentração quase que 100% de vermiculita, colocar água mineral, geladeira por 12 horas e então, terrário. Sem tirar do pote grande e deixando destapado o pote. Com a superfície do micélio em contato com o ar do terrário.
Para ser sincero, se eu decidisse em avançar nesse procedimento, faria exatamente daqui a 1 semana. Ainda preciso comprar o temporizador e instalar a iluminação aonde será o terrário.

Com relação aos TKSSS:
- Qual as chances de aparecer micélio nos 3 copos que ainda não apareceu micélio após 14 dias de inoculação? Devo desistir desses copos e jogar fora o substrato?
- Qual o erro que posso ter cometido durante a inoculação que fez com que somente 1 copo apresentasse micélio? // Estou achando que vem de dois fatores: somente 12 horas de hidratação

Com relação aos dois:
- Ouvi dizer, que manter duas espécies frutificando no terrário pode ser prejudicial a ambas pois seus ciclos e necessidades seriam diferentes e elas interfeririam no ambiente uma da outra. Pode ser falha em minha pesquisa, mas não encontrei nada relacionado a isso no fórum.
15042012397.jpg15042012398.jpg15042012399.jpg15042012400.jpg15042012401.jpg15042012402.jpg15042012403.jpg15042012404.jpg
 
Com relação aos TKSSS:
- Qual as chances de aparecer micélio nos 3 copos que ainda não apareceu micélio após 14 dias de inoculação? Devo desistir desses copos e jogar fora o substrato?
- Qual o erro que posso ter cometido durante a inoculação que fez com que somente 1 copo apresentasse micélio? // Estou achando que vem de dois fatores: somente 12 horas de hidratação

Aí John, a chance de aparecer micélio nesses 3 copos é mínima, digo porque fiquei esperando 1 mês em um copo e não apareceu nada. O que foi que eu fiz? Inoculei de novo o copo e a colonização foi normal. Mas no meu caso a seringa estava bem fraca de esporos, usei muito pouco para teste e nenhum dos 4 copos que inoculei vingou.

Inocula esses copos de novo e vê se apresenta uma colonização, ou pode começar do zero com eles. Mas antes disso, tenta inocular de novo, pode ser que algo aconteça :D

Torcendo aí cara :)
 
Back
Top