Olá Tupy e Olá para todos os meu companheiros virtuais de micologia e enteologia!
É claro que eu não descrevi o suficiente sobre que rolou... Mas foi mais ou menos o seguinte...
Fiquei meio bolado com a idéia do meu primeiro pote não ter dado certo...
No primeiro substrato, que eu fiz com 2 copos de água, 1 de arroz (faltava 1 dedo para completar o copo), 1 de água, eu coloquei (prensei um pouco) tudo em 1 (UM) pote de vidro com tampa.
Ainda falando sobre o primeiro substrato, eu cozi ele com duas camadas de papel alumínio por cima com 4 furos de garfo. Depois de ter todo o esquema do "laboratório" formado, eu abri a panela, tapei os furos com fita crepe, sequei um pouco, passei álcool e coloquei na glovebox. Inoculei. Depois que eu inoculei, eu já tapei com a tampa do próprio pote que estava esterilizada já dentro da glovebox. Ou seja, o esquema foi bem limpo.
Mas, por uma série de fatores: pote grande, choque térmico, injeções longe do vidro, substrato mal balanceado e prensado, temperatura talvez abaixo dos 25, excesso de
esporos... O
micélio não aparentava ser forte.
Analisando todos os erros cometidos até então e com vontade de emendar mais um cultivo, eu o fiz quando me julguei preparado a iniciar outro.
Essa vez com copos. Fiz quatro copos. Nutrientes na medida certa... E sobrou um pouco ainda de substrato que não coloquei nos copos. (provavelmente a
vermiculita seca em cima e em baixo dos copos ocupou espaço e por ter deixado um pouco mais soltinho o substrato dentro dos copos).
O procedimento, não foi perfeito... rs só 12 horas de hidratação (quando poderiam ser 24.... mas eu ainda tenho 20 mls em um potinho da geladeira!! rsrsrs) >> Usei menos esporos!
E o resfriamento do substrato... Bem... Da última vez tinham sido 7 horas. Essa vez deixei resfriar por 8:45. Aparentemente, na mesma temperatura que o primeiro...
Melhorei a questão do tempo de tirar da geladeira a seringa. Tirei algo em torno de 1 hora antes. Assim ela teve mais tempo de aquecer para temperatura ambiente.
Essa vez, o choque térmico foi consideravelmente menor, 4 injeções em cada copo em distâncias equidistantes e rente ao vidro. E também usei menos esporos, conforme disse anteriormente.
Fiquei preocupado com a fita crepe. Não senti ela uma boa ferramenta para selar o alumínio no copo. Comprei silver tape desta vez! E foi a melhor coisa que eu fiz na minha opinião. Vedou legal o alumínio e dá para esterilizar sem medo de descolar.
Por fim... Após isso, eu fui limpar a minha incubadeira. Que até então, não tinha tanta neura por assepsia pois o pote de vidro estava bem vedado com a tampa e tudo... Agora, com os copos, eu não poderia ficar tirando da incubadeira para olhar de perto! O alumínio é bem frágil. Então, fui esterilizar a incubadeira. Nisso, quando, naquele ambiente limpo e usando os equipamentos (luva, máscara, touca): Eu resolvi abrir o pote para examinar. E foi o que eu fiz.
Os copos estavam dentro da incubadeira já esterilizada e fechada. Abri... Fucei... Fiz o que ortodoxamente falando não devia... (E cruz credo para aquele vídeo que o Mortandello postou... (mas o aviso foi recebido, ok?))... Tirei um pouco do excesso de vermiculita ("ganhei oxigênio" e espero que só oxigênio mesmo, dentro do pote). Esterilizei as áreas que dava, por fora, tampa, bordas do pote de vidro e fechei (bem vedado como a outra vez, até coloquei um alumínio novo).
Pontos:
- O substrato ficou aberto por uns 5 minutos... (muito tempo exposto)
- Mas o pote foi bem vedado depois.
Acomodei na
incubadora e pronto...
Foi isso que fiz...
Acredito, que, possivelmente, até aquele momento não estava nada contaminado. Mesmo eu estranhando o cheiro, acho que tinha certo cheiro de arroz cozido com mais alguma coisa... rsrsrs
Não acho que estava contaminado. Depois de sentir o micélio no concentrado dentro do pote e escondido no meio do substrato, não achei ele fraquinho.
Sim, é possível que agora a contaminação tenha ocorrido. Mas está bem vedado. Não sinto riscos de contaminação para os outros copos.
E, de ontem a noite para hoje a noite, observando... Notei que o micélio cresceu um pouco para cima e para um lado.
E que a trip continue...
Observação: As fotos, são todas da mesma incubadeira, só que de ângulos diferente.
Observação 2: Os novos micélios são de TKSSS.
Observação 3: A incubadeira é transparente, mas ela fica dentro de um rack. Em um local escuro.
Observação 4: Silver Tape se mostrou mais eficiente que a fita crepe.
Observação 5: Sei que não sou muito organizado na minha linha de raciocínio nos relatos, mas espero que esteja de fácil entendimento.
Relato sobre os procedimentos realizados em: 01/04/2012
Fotos deste post: 02/04/2012