Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Do Tolueno para Psilocibina - Primeiro Cultivo

Diário de cultivo problemático.
09/03/2012 - Enviada carta para o banco de Manaus
13/03/2012 - Chegou na caixa postal de Manaus
16/03/2012 - Chegou aqui a carta com o selo
17/03/2012 - Fiquei sabendo que a carta chegou e peguei na portaria
17/03/2012 - Compra dos materiais
17/03/2012 - Glovebox montada
17/03/2012 - Seringa feita e na geladeira
19/03/2012 - Inoculação Realizada
24/03/2012 - Observados primeiros sinais claros de micélio

Status atual:
- Aguardando a colonização. Terrário ainda em planejamento.

Obs.: Ver replies deste post com relatos e fotos abaixo.
correios.jpg
 
Acabei de ler o seu tópico inteiro, e notei uma coisa lá no comecinho:
- Não fiz somente quatro furos. Como eu tinha 15 ml de seringa, eu lance 3 ml em pontos equidistantes e um central.
Eu não sei se está certo pq eu nunca fiz um cultivo, apesar de querer muito, eu estou meio duro pra comprar os materiais e tal, mas eu li por ai que o máximo que pode usar por furo ao inocular é 1 ml, e o mínimo 0,25 ml, totalizando no máximo 4 ml por copo. No caso vc usou todos os 15 mls não foi? Talvez isso que mais tenha atrasado o seu cultivo, pq o resto ele está ótimo, não tinha o que dar errado, muito caprichado! Mas no próximo tenta inocular menos pra ver se dá certo... E tomara que esse tksss faça juz ao nome e vença todas as possíveis contaminações, se é que são contaminações aquilo!
Abraços!
 
- Não fiz somente quatro furos. Como eu tinha 15 ml de seringa, eu lance 3 ml em pontos equidistantes e um central.
Eu não sei se está certo pq eu nunca fiz um cultivo,


Também funciona.
 
Olá Tana!

Valeu pelo comment!
Sobre esses furos equidistantes e um central... Esse é o GT, que ficou azedo...

Primeiro que os furos equidistantes não foram rentes ao vidro! (o central, ainda até acho uma idéia interessante). Aí o que acontece... Percebi que se ele colonizasse de fora para dentro, as áreas externas seriam melhor colonizadas, criando uma cobertura de micélio... Dessa forma, após, 30, 40 dias, após aparentemente estar tudo colonizado, se algo lá no meio não colonizou, não teria tanto problema nesse momento... Eu poderia tirar o bolo daí para fazer outros procedimentos porque ele estaria: primeiro que "protegido" (em certo nível) de contaminações por estar coberto sem substrato não colonizado em contato com o ar e em segundo, teria firmado o bolo. Eu poderia "lavar o bolo" sem ele se despedaçar... (Se bem que essa deve ser uma visão de iniciante minha).

Outra coisa!! Aí você tocou em um ponto chave... Comentei com o Mortandello esses dias... Que talvez, o cheiro azedo do GT tenha sido até por causa do excesso de esporos! Eu usei um carimbo inteiro em um pote!

NO TKSSS, infelizmente, eu usei meio carimbo para 4 copos e só um apresentou micélio... E é nesse que hoje estou apostanto para me render alguns frutos!!

E sério mesmo... o GT estou em dívida com o banco... Mas o TKSSS, se frutificar... Um selo vou fazer e mandar de volta!
 
E sério mesmo... o GT estou em dívida com o banco... Mas o TKSSS, se frutificar... Um selo vou fazer e mandar de volta!


Sugiro mandar dez selos de volta.
 
Sugiro mandar dez selos de volta.
Oi Ecuador!

Por que 10 selos? Eles estão precisando muito? Ou é uma questão de pagar o desperdício do GT?
Ou ainda uma questão meta para atingir boas colheitas?
 
É que nem todos que pedem carimbos conseguem cultivar com sucesso.

E dos que cultivam com sucesso, somente uma parte manda carimbos de volta.

Mandar dez carimbos de volta é uma forma de compensar as diversas falhas no envio, cultivo e reciprocidade.
 
É que nem todos que pedem carimbos conseguem cultivar com sucesso. E dos que cultivam com sucesso, somente uma parte manda carimbos de volta. Mandar dez carimbos de volta é uma forma de compensar as diversas falhas no envio, cultivo e reciprocidade.

Sinceramente EU APOIO!
Na minha opinião... Essa é a base "espiritual" que mantém esse processo de cultivo que aprendo aqui "puro". Longe de rumos que visem lucro, se aproveitar dos outros, violência etc.
 
Sinceramente, acho que para um cultivo bem sucedido, 10 carimbos é muito pouco, mande logo uns 30 para a PróFungos, minha meta é bem mais que isso :)
 
Pessoal,
Não estou gostando nada da aparência do bolo...
A parte escura cresceu... E o algodãozinho também.
A parte escura parece mais um verde bem escuro.
O algodãozinho eu acredito que seja cobweb.

ê laiá...

Enfim... Gostaria dos comments de vocês...

Baseado nos comments, se a maioria dos feedbacks sugerirem (confirmarem) contaminação, pretendo começar o processo de limpeza. Encerrarei o Diário. E em breve iniciarei o diário de uma segunda tentativa.

Agradeço desde já pela ajuda!
foto01.jpgfoto02.jpgfoto03.jpg
 
Tá estranho esse bolo irmão JohnDoe , a chance de ta contaminado é enorme, como que ta o cheiro dessa coloração?
 
Pessoal,
Não estou gostando nada da aparência do bolo...
A parte escura cresceu... E o algodãozinho também.
A parte escura parece mais um verde bem escuro.
O algodãozinho eu acredito que seja cobweb.

ê laiá...

Enfim... Gostaria dos comments de vocês...

Baseado nos comments, se a maioria dos feedbacks sugerirem (confirmarem) contaminação, pretendo começar o processo de limpeza. Encerrarei o Diário. E em breve iniciarei o diário de uma segunda tentativa.

Agradeço desde já pela ajuda!

não desanima não hein!!! a esterelização é a chave do negócio... é muito, mas muito difícil esterelizar 100% mesmo... só com a prática!

abraços!
 
Se realmente for trichoderma esses malditos podem acabar com seus futuros cultivos,,joga esse bolo fora John e da uma grau nesse terrário.
 
Se realmente for trichoderma esses malditos podem acabar com seus futuros cultivos,,joga esse bolo fora John e da uma grau nesse terrário.
Qual a possibilidade do algodãozinho ser cobweb?
Acho que as partes escuras estão sendo tomadas pelo micélio branco. Mais uns dias, o micélio branco toma conta. (se bem observei a tendência)
Se fosse trichoderma, o micélio de cubensis (ou até mesmo cobweb) cresceriam no mesmo lugar onde está escuro?
 
Uma pena essa contaminação John, estava na torcida pelo seu cultivo.

Abraços!
 
Qual a possibilidade do algodãozinho ser cobweb?
Acho que as partes escuras estão sendo tomadas pelo micélio branco. Mais uns dias, o micélio branco toma conta. (se bem observei a tendência)
Se fosse trichoderma, o micélio de cubensis (ou até mesmo cobweb) cresceriam no mesmo lugar onde está escuro?

Daqui eu pessoalmente não consigo indentificar se esse algodãozinho é cobweb.Quando meus casing contaminam com TRICHO o cobweb sempre veem junto,tenta comparar com o micélio de cubensis para ver se voçê consegue tirar a dúvida.

Existe a possibilidade do micélio de cubensis tomar essa contaminação escura e com isso ate nascer cogumelos desse bolo. O problema seria conservar esse contaminante no terrário,e como voçê disse:a contaminação aumentou de tamanho e isso é um problema.
 
Última edição:
Daqui eu pessoalmente não consigo indentificar se esse algodãozinho é cobweb.Quando meus casing contaminam com TRICHO o cobweb sempre veem junto,tenta comparar com o micélio de cubensis para ver se voçê consegue tirar a dúvida.

Existe a possibilidade do micélio de cubensis tomar essa contaminação escura e com isso ate nascer cogumelos desse bolo.problema seria conservar esse contaminante no terrário,e como voçê disse:a contaminação aumentou e tamanho e isso é problema.
Olá Kleber,
É interessante o que está havendo aqui.
O algodãozinho é branco. Branco mesmo. Não é acinzentado.
Vamos chamar o algodãozinho de micélio... rs
E o micélio está crescendo não pelas bordas, mas também pelo meio de onde estava escuro!

Ainda há áreas escuras. Porém, está sendo muito rápido o crescimento desse micélio e está prevalecendo contra a possível TRICHO.

Se for TRICHO, eu não estou tão preocupado. Quando as atividades nesse terrário se encerrarem (ou por sucesso ou por fracasso) vou dar uma geral 100%.

Seguem anexas 4 fotos. de dois lados. distante e close para cada lado.

De qualquer modo, quero notar que a temperatura do terrário está próxima aos 30 graus. Na água do terrário, o termômetro mede 26 graus.
Todo o período de colonização, dificilmente passei de 25 graus. Agora, além do tempo esquentar um pouco, a lâmpada é mais eficiente que o termostato para aquecer... rs
foto01.jpgfoto02.jpgfoto03.jpgfoto04.jpg
 
Pelo meu monitor é dificil dizer mas não parece boa coisa, principalmente o lado escuro que aparece.

Vai no conselho dos amigos, tira do terrario e enterra em um vaso e cobre com camada fina de terra.
Acredito que ainda pode vir algum fruto dai.

Segue a luta Jonh, desiste não.:)
 
Olá KarapanA !

Eu só tenho esse bolo no terrário e não tenho nenhum outro colonizando.
Estou só esperando por um estalo para iniciar outro cultivo...

Olhando a progressão... O micélio deve tomar conta do bolo em mais um, dois ou três dias no máximo.

Sabe quando não há nada a perder? Estou deixando continuar só para ver o que acontece. Hoje são 15 dias de aniversário... Há 15 dias esse bolo está pela primeira vez numa temperatura adequada para o desenvolvimento do fungo. Eu me assustei sim com esse treco escuro aí... Ontem mesmo estava bem mais feio... Mas conforme o micélio vai crescendo, vai melhorando a aparência... Estou vendo... Analisando... Etc...
Tudo que eu puder observar agora será a base que terei para comparar com os próximos cultivos...

Aprendi muito até aqui!
Entre as coisas que aprendi com os erros:

- Inocular somente rente ao vidro;
- Usar bem poucos esporos;
- Inocular bolos pequenos de substrato;
- Atentar a temperatura correta de colonização;
- Procedimentos de chacoalhar o bolo em fase de colonização não se faz com um PF cake;
- Poder reparar o cheiro azedo que ficou o meu bolo com GT;
- Observar esse escuro e a sequente "dominação" por parte do "algodão"...

Parecem apenas itens simples... Mas que realmente só atentei durante a experiência.

Fora aprender a montar tudo, conhecer os materiais, manipular as coisas... Tudo isso está sendo de grande aprendizado! kkk A cultura de pscilobe cubensis tem sido uma experiência inédita na minha vida! kkk

E sinceramente, mesmo os últimos feedbacks confirmando a desistência e etc... Tem sido válidos para eu tomar como referência. Essa é a minha primeira experiência né... Rs... A minha referência são vocês!
 
Back
Top