Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Do Tolueno para Psilocibina - Primeiro Cultivo

Diário de cultivo problemático.
09/03/2012 - Enviada carta para o banco de Manaus
13/03/2012 - Chegou na caixa postal de Manaus
16/03/2012 - Chegou aqui a carta com o selo
17/03/2012 - Fiquei sabendo que a carta chegou e peguei na portaria
17/03/2012 - Compra dos materiais
17/03/2012 - Glovebox montada
17/03/2012 - Seringa feita e na geladeira
19/03/2012 - Inoculação Realizada
24/03/2012 - Observados primeiros sinais claros de micélio

Status atual:
- Aguardando a colonização. Terrário ainda em planejamento.

Obs.: Ver replies deste post com relatos e fotos abaixo.
correios.jpg
 
tuas fotos estão meio embassadas JohnDoe, dos micélio logo acima, fica difícil definir algo com certeza. Mas ao que parece está meio encharcado, principalmente no pote maior. Aguardamos para ter certeza.
tupy Encharcado? Será? Não sei... Pode até ser mesmo... Eu achava que não... Mas se você está dizendo, vou procurar observar isso na próxima vez que eu olhar. Olhando ali o subtrato do pote grande... Mal se pode ver arroz... Não seria falta de arroz para ajudar nessa colonização? (não que eu vá colocar agora, rs) O que você acha?
 
tupy Encharcado? Será? Não sei... Pode até ser mesmo... Eu achava que não... Mas se você está dizendo, vou procurar observar isso na próxima vez que eu olhar. Olhando ali o subtrato do pote grande... Mal se pode ver arroz... Não seria falta de arroz para ajudar nessa colonização? (não que eu vá colocar agora, rs) O que você acha?

é o que parece amigo, assim num primeiro olhar. Posso estar enganado também. Esse negócio de micologia amadora não é fácil :cautious:
 
54o dia do GT e 41o dia do TKSSS, após as suas respectivas inoculações

Não mudou muito nem um, nem outro desde 5 dias atrás.

Eu ainda tinha esperança de ontem a noite fazer um dunk no TKSSS e iniciar a próxima fase. Porém, devido a parte de baixo não estar colonizada (justamente onde coloca-se só vermiculita), eu fiquei com medo que no meio, aonde não enxergo também não estivesse colonizado e estragasse tudo.

Estou pensando seriamente em partir para o Plano B.

O Plano B se aplicaria primeiramente ao GT:
Comprar uma terra preparada para outdoor, pegar esse bolo mal colonizado, misturar na terra e colocar em um balde na varanda do apto.

E iniciar um novo processo de inoculação com alguns ajustes:
- Um pouco mais de arroz e um "pingo" de água a mais;
- Não colocarei a primeira camada de vermiculita na parte de baixo do copo (mas colocarei na parte de cima);
- Farei somente inoculação em copos do tamanho que inoculei o TKSSS.

Eu ainda tenho meio carimbo de TKSSS em um pote com água na geladeira.

Não eram os meus planos iniciais porém penso em pedir mais carimbos de alguma espécie de mais fácil preparo e adaptação climática como Amazon ou Ecuador. (devido a eu não estar conseguindo manter a inoculadora com mais de 25oC) e para tentar corrigir qualquer outro erro que eu esteja cometendo.

Admito que estou chateado...
Embora eu tenha feito alguns pequenos erros durante o processo... A junção deles deve ter sido fatal.
(Embora eu não veja aonde eu tenha errado no TKSSS além de não conseguir subir a temperatura de colonização para 28oC ao invés de 25oC).
 
54o dia do GT e 41o dia do TKSSS, após as suas respectivas inoculações

Não mudou muito nem um, nem outro desde 5 dias atrás.

Eu ainda tinha esperança de ontem a noite fazer um dunk no TKSSS e iniciar a próxima fase. Porém, devido a parte de baixo não estar colonizada (justamente onde coloca-se só vermiculita), eu fiquei com medo que no meio, aonde não enxergo também não estivesse colonizado e estragasse tudo.

Estou pensando seriamente em partir para o Plano B.

O Plano B se aplicaria primeiramente ao GT:
Comprar uma terra preparada para outdoor, pegar esse bolo mal colonizado, misturar na terra e colocar em um balde na varanda do apto.

E iniciar um novo processo de inoculação com alguns ajustes:
- Um pouco mais de arroz e um "pingo" de água a mais;
- Não colocarei a primeira camada de vermiculita na parte de baixo do copo (mas colocarei na parte de cima);
- Farei somente inoculação em copos do tamanho que inoculei o TKSSS.

Eu ainda tenho meio carimbo de TKSSS em um pote com água na geladeira.

Não eram os meus planos iniciais porém penso em pedir mais carimbos de alguma espécie de mais fácil preparo e adaptação climática como Amazon ou Ecuador. (devido a eu não estar conseguindo manter a inoculadora com mais de 25oC) e para tentar corrigir qualquer outro erro que eu esteja cometendo.

Admito que estou chateado...
Embora eu tenha feito alguns pequenos erros durante o processo... A junção deles deve ter sido fatal.
(Embora eu não veja aonde eu tenha errado no TKSSS além de não conseguir subir a temperatura de colonização para 28oC ao invés de 25oC).
Mete marcha nesse meio carimbo de TKSSS que vc tem de backup na geladeira mano veio! Recebi recententemente um carimbo de TKSSS da profungos tbem, hidratei 30horas inoculei e tive péssimos resultados, voltei a trabalhar com o mesmo carimbo agora hidratado por 14 dias e os resultados estão muito satisfátorios! Eu boto fé que vc faz vinga esse carimbo que tem na geladeira. Noix!
 
Estou pensando seriamente em partir para o Plano B.

O Plano B se aplicaria primeiramente ao GT:
Comprar uma terra preparada para outdoor, pegar esse bolo mal colonizado, misturar na terra e colocar em um balde na varanda do apto.

E iniciar um novo processo de inoculação com alguns ajustes:
- Um pouco mais de arroz e um "pingo" de água a mais;
- Não colocarei a primeira camada de vermiculita na parte de baixo do copo (mas colocarei na parte de cima);
- Farei somente inoculação em copos do tamanho que inoculei o TKSSS.

Eu ainda tenho meio carimbo de TKSSS em um pote com água na geladeira.

Não eram os meus planos iniciais porém penso em pedir mais carimbos de alguma espécie de mais fácil preparo e adaptação climática como Amazon ou Ecuador. (devido a eu não estar conseguindo manter a inoculadora com mais de 25oC) e para tentar corrigir qualquer outro erro que eu esteja cometendo.

Admito que estou chateado...
Embora eu tenha feito alguns pequenos erros durante o processo... A junção deles deve ter sido fatal.
(Embora eu não veja aonde eu tenha errado no TKSSS além de não conseguir subir a temperatura de colonização para 28oC ao invés de 25oC).

Pense que vem adquirindo experiência. Eu já perdi inúmeros cultivos, até pendei em abrir um thread aqui no CM chamado "Quase deu certo", com certeza eu seria o com mais posts. Perdi a conta de quantos cultivos já perdi por inúmeras causas.
Quer um conselho?

01 copo arroz integral moído
02 copos vermiculita
01 copo água
rende 4 copos de 250ml

E não se esqueça, mesmo com essa facilidade toda aparente, ainda há riscos. Esse hobby é inexorável.
 
Olá a todos!
Seguindo em frente...
Ambiente esterilizado (banho tomado com protex, superfícies com álcool, bastante lysol spray no ar, luvas e máscara cirúrgica), resolvi abrir o pote e o copo.

Resultado GT: :(

Mesmo com a máscara, senti forte cheiro azedo. Lavei o bolo, tirei os excessos de substrato não colonizados. Notei aspectos escuros em diversas partes do bolo.
Joguei tudo no lixo. Limpei e esterilizei tudo da melhor forma possível (troquei as luvas mais umas duas vezes só para os procedimentos de limpeza e esterilização)...

Resultado TKSSS: :)

Muito diferente o aspecto, não tirei a máscara para cheirar, mas nada de cheiro azedo. Bem clarinho, sem manchas na parte colonizada. Teve uma parte que realmente não colonizou e eu lavei o substrato colonizado com água corrente da torneira para tirar os substratos não colonizados da parte de cima e baixo. O bolo se mostrou bem firminho e levinho... Adorei o aspecto.
Coloquei dentro de um pote de vidro totalmente esterilizado e depois completei com água mineral que abri a garrafa durante o procedimento.
Coloquei na geladeira. Tudo isso, quando eu terminei eram 12:05. 20:05, eu coloco no terrário!

Final de semana que vem: pretendo fazer mais substratos com o meio carimbo de TKSSS que já está hidratando a bastante tempo na geladeira.

Tentei documentar e tirar fotos da melhor forma possível.

- Infelizmente, eu abri o bolo de GT possivelmente contaminado antes do TKSSS. Eu sei que isso não foi bom.
Procurei limpar tudo e realizar a melhor assepsia possível antes de abrir o TKSSS.

Observação: Nas fotos eu dei duas gafes. 1) Em uma eu coloquei 42 dias, são 43. Outra gate, foi escrever externa com s. Ai ai ai...
13052012459.jpg13052012460.jpg13052012461.jpg13052012462.jpg13052012463.jpg13052012464.jpg13052012465.jpg13052012466.jpg13052012467.jpg13052012468.jpg13052012469.jpg13052012470.jpg13052012471.jpg13052012472.jpg13052012473.jpg13052012474.jpg13052012475.jpg13052012476.jpg13052012477.jpg13052012478.jpg
 
Procedimento arriscado,seria bom que tivesse usado água mineral.
Pois é kleber , eu até acho que seria melhor mesmo... (n)
Mas no dunking eu usei água mineral! :)

Eu lavei com água da torneira inspirado por aquele video "Let´s grow mushrooms" que o cara lava os "queijos" na torneira mesmo...

Tks for our repl! :)
 
E, se me permite a sugestão, enterrado o bolo azedo em um canteiro ou vaso em vez de descartar, JohnDoe.

Quem sabe nele não frutificava mesmo nessas condições?
 
E, se me permite a sugestão, enterrado o bolo azedo em um canteiro ou vaso em vez de descartar, JohnDoe.

Quem sabe nele não frutificava mesmo nessas condições?
Pois é Ecuador , foi meio detestável aquele cheiro azedo e fui logo jogando na lixeira... Se fosse somente um bolo mal colonizado eu acho que teria ponderado na hora... Mas já foi.
Eu moro em apto. O máximo que eu poderia fazer é colocar um balde com terra na varanda... Então, nesse caso preferia fazer um outdoor de algo não necessariamente contaminado.
Se eu morasse em casa e tivesse um jardim, ou, um terreno baldio de fácil acesso por aqui eu acho que enterraria sim o bolo.
 
Eu moro em apto. O máximo que eu poderia fazer é colocar um balde com terra na varanda...


Acho que se você não tiver pelo menos um vaso grande com plantas estabelecidas já há algum tempo não vale a pena.

Boa sorte com o outro bolo.
 
Acho que se você não tiver pelo menos um vaso grande com plantas estabelecidas já há algum tempo não vale a pena.

Boa sorte com o outro bolo.

Da pra por esterco de zebu em algum recipiente e enterrar o bolo contaminado lá dentro não da?

Precisa ter planta?
 
Da pra por esterco de zebu em algum recipiente e enterrar o bolo contaminado lá dentro não da?

Precisa ter planta?


Fazer tipo um bulk com um bolo contaminado? Acho que a chance de sucesso é bem baixa.

A questão de enterrar em um solo com plantas é há um bioma completo junto, com insetos, vermes, bactérias, outros fungos, etc. Isso pode de repente dar uma "arrumada" em um bolo contaminado, mas ainda com micélio de cubensis.
 
13/05/2012
- Bolo do TKSSS aniversariado;
- Bolo do GT foi para o lixo (cheiro azedo e mal colonizado, vide post acima).

Olá a todos mais uma vez!

Após aproximadamente 11 horas de dunk e coldshock, fiz um roll com vermiculita, coloquei dentro do terrário e aniversariei o bolo de TKSSS.

Eu achei que amanhã de manhã seria a melhor hora de aniversariar, já que eu ia deixar a luz acessa. Planejo deixar a luz ligada das 06:00 às 18:00. Aí eu deixava mais uma noite mergulhado em água para hidratar...
Porém, de manhã eu saio correndo e não teria tempo de aniversariar com calma.

Pois então...
Cheguei neste ponto do processo...
Espero que dê tudo certo!
13052012479.jpg13052012480.jpg13052012481.jpg13052012482.jpg13052012483.jpg13052012484.jpg13052012485.jpg13052012486.jpg13052012487.jpg13052012488.jpg13052012489.jpg13052012490.jpg13052012491.jpg13052012492.jpg13052012493.jpg13052012494.jpg13052012495.jpg13052012496.jpg13052012497.jpg13052012498.jpg13052012499.jpg13052012500.jpg13052012501.jpg
 
11 dias após o aniversário
24052012512.jpg24052012513.jpg
 
Aquela cor é verde-duende:sick: ou azul-psilocibina:cool: ?
Então PowR TocH ,
Eu também observei isso... Pode ser contaminante ou bolo ressecado, né... Eu fiz um roll só com vermiculita esterilizada. Quem sabe?

A água do terrário tem meia tampinha (da garrafa de água sanitária) de água sanitária (ficou meio redundante essa frase rs).

Não tem cheiro azedo nem nada...

Eu ia tirar umas fotos agora mesmo, quando reparei que meu cel tava sem bateria. Em breve eu posto outras fotos. Mas... Está mais para esverdeado do que azul. Porém, não é um verde que apareceu sob o micélio, e sim está mais para um escurecimento do verde da vermiculita. Quem sabe?
 
Back
Top