Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Spawn de Painço - A+ albino

Diário de cultivo completo.
Inicio mais um diário, dessa vez da strain A+ albino, cujo carimbo me foi doado pelo @Narciss. :)
- Lavei 4 xícaras de painço em uma peneira;
- Coloquei de molho em água, e assim ficou por umas 34 horas (porque eu estava com muito sono quando cheguei em casa pra mexer com isso, mas o plano era deixar 24h)
- Escorri e coloquei numa panela com água limpa;
- Coloquei para ferver, no momento que pegou fervura forte (demorou, era muito painço) diminui o fogo e se passaram 13 minutos;
- Dei um choque térmico para parar o cozimento e escorri;
Ponto do painço: IMG_7147.JPG
- Distribui nos vidros, lacrei e coloquei micropore. Alguns lacrei com papel alumínio, outros com a tampa original furada;
IMG_7153.JPG IMG_7158.JPG IMG_7156.JPG
- Esterilizei todos os vidros por uma hora, foram ao todo três ''viagens", tomando o cuidado de posicionar todos os vidros com as tampas para cima, para que não entrasse água;
IMG_7160.JPG IMG_7162.JPG
- Deixei esfriando por algumas horas e inoculei. Nos potes grandes 2ml, nos pequenos 1,5ml;
IMG_7174.JPG
"Incubando": IMG_7176.JPG
Tirei bastante fotos e quando eu tiver resultados vou criar uma painço-tek, explicando os procedimentos mais detalhadamente na biblioteca.;)

Última edição:
Obrigada.
posso usar bicarbonato de calcio?
Eu sei que carbonato de cálcio funciona. Já o bicarbonato eu não sei e meu forte não é química, não poderei te ajudar.

Primeiro flush terminou de ser colhido, mais 76g hoje menos dois chapéus que devem pesar uns 8g. Total do primeiro flush: 540g. :D
Hoje colhi o menino alpinista também.
IMG_7866.JPG IMG_7864.JPG
Mais dois carimbos no forno.
IMG_7869.JPG
O experimento da secagem deu 27g de cogus secos (de 310g frescos), ou seja, 8,7% em relação ao peso original, o que corresponde com o valor que o Stamets refere no livro dele, que cogumelos são 91% água. Do ventilador para a sílica ele perdeu mais 23% de peso, ou seja, ainda tinha muita água.
IMG_7868.JPG
Que venha o segundo flush... na verdade deve chegar em poucos dias, porque já tem alguns pins.

Última edição por um moderador:
Total do primeiro flush: 540g. :D

Show de Bola!!!
Malahov, falhei na minha primeira tentativa em fazer carimbo, poderia me dar uma dica? Acho que não esperei o tempo que o chapéu precisava, ele mal tinha se aberto e recolhido o véu, e eu arranquei o coitado :unhas: hehe.
Estou aproveitando seu diário, que está show de bola! Pra te perguntar como tu costuma proceder pra fazer teus carimbos, eu quero conseguir fazer um hehe :pirata:

Pra te perguntar como tu costuma proceder pra fazer teus carimbos, eu quero conseguir fazer um hehe :pirata:
Esses da última foto não estão no ponto que eu acho o mais propício a tirar carimbos, mas eu resolvi tentar mesmo assim. Os dois primeiros carimbos que tirei estavam mais propícios porque estavam mais abertos, de forma que a parte de cima estava mais plana e a de baixo ficando convexa. (https://teonanacatl.org/attachments/img_7848-jpg.90765/) Normalmente nesse ponto o chapéu fica manchado por cima de esporos. Tendo colhido no ponto certo aja rapidamente e tente ser higiênico com os chapéus, tem um passo a passo aqui: https://teonanacatl.org/threads/carimbo-como-retirar.1161/

@Malahov coincidência ou não mas fui no mercado e vi que painço é baratinho me interessei, reparei q seu jogo de panela q usa pra pasteurizar bulk é igual ao meu e tbm o mesmo carimbo que tenho hahahaha, esse diario vai me ajudar mto mais doq eu tinha pensado!

painço é baratinho
Sim, por ele ser baratinho, muito fácil de encontrar e fácil de preparar que eu resolvi trabalhar com ele e quem sabe ele se torne mais popular por aqui. Já vi que alguns começaram a trabalhar com painço, o que me deixa muito feliz. Espero que se dê bem com ele. :)

Do ventilador para a sílica ele perdeu mais 23% de peso, ou seja, ainda tinha muita água.

Ressalvada as diferenças que possam existir entre secar com túnel de vento e com ventilador...

Pois é, nos meus experimentos de relação entre "peso fresco x peso seco" eu também media a diferença que dava entre o túnel de vento e o pote com sílica, e sempre dá uma diferença. Essa etapa do pote com sílica é fundamental pra quem seca com túnel de vento deixar o máximo secos, em especial se a pessoa só os deixa por um ou dois dias. :coffee:

Um adendo. Por experiência própria deixo os cogumelos em túnel de vento por vezes por até uma semana, e mesmo assim levá-los ao pote com sílica termina a secagem para deixá-los crack´n´dry na maioria das vezes. Mesmo após uma semana, raramente sai algum totalmente seco como ficaria após o pote com sílica - apesar de já ter ocorrido isso uma ou outra vez. :bigode:

Eu não sei se é característica da strain
Quando cultivei os Albinos, todos ficaram com as estipes longas. Na época (como sempre aqui na região) estava bem quente...:coffee:
Estas fotos foram da minha iniciação na co-criação micelial

Anexos

• 100_3159.JPG
    100_3159.JPG
    56.3 KB · Visualizações: 39
  • 100_3232.JPG
    100_3232.JPG
    69.1 KB · Visualizações: 40
Durante os últimos dois dias colhi o segundo flush, que pensando melhor acho que era o fim do primeiro flush... Porque agora sim eu fiquei sem cogumelos em desenvolvimento... Enfim, é meio subjetivo, o flush foi muito heterogêneo.
Sobre as colheitas:
Terrário e colheita no dia 27 (51g):
IMG_7883.JPG IMG_7884.JPG IMG_7886.JPG
Colheita dia 28, começo da tarde e noite (132g):
IMG_7888.JPG IMG_7890.JPG Cogus estavam bem quebradiços hoje, especialmente no chapéu, não sei o motivo.
Total 183g. Agora sim eu pude refazer de leve a camada de casing e borrifar bastante água pra esperar a próxima leva de pins. Esses dias percebi uma coisa chata: a lâmpada que tenho deixada acesa fica numa posição lateral em relação ao terrário e estava entrando luz pelos lados e chegando na parte inferior do bulk. Resultado: ele pinou e desenvolveu uns cogus esmagados por lá (olhando por baixo dá pra ver bem) que eu não tenho qualquer condição de alcançar. Temo que eles comecem a se decompor e contaminem tudo, mas sinceramente, não quero quebrar o bulk todo nesse momento, mas estou começando a cogitar a possibilidade. Veremos.

E quanto deu o total seco?
IMG_7889.JPG Deu 47, mas essa balança tem uma margem de erro teoricamente de 1g e testando mais cedo ela chegou a dar 2g de diferença com a balança mais exata. Mas na hora pesei nessa mesmo, porque a outra é muito pequena. Enfim, considerando a margem de erro está no peso estimado.

Noutro e neste diario de painço seu cuando o bulk esta pronto e vc adiciona a vermiculita umida... vc ja coloca ele em condições de frutificação ou ele volta 48 hs na sacola plástica com furos e depois aniversa?
Eu adiciono a camada de casing após colocar ele em condições de frutificação. E reaplico a vermiculita a cada flush, porque ao arrancar os cogumelos ficam 'falha' no casing. Sempre uso uma camada bem fina, só pra ajudar a manter úmido. Não há motivos para levar ele pra sacola alguma. No caso de casings onde a pessoa desmanchou o spawn e colocou a camada de casing, aí tem algum fundamento porque o micélio leva uns dias pra reconstruir as ligações, então ele passa esses dias em estado vegetativo.
Aproveito pra falar um pouco sobre meus cogumelinhos de estimação, pelos quais estou um pouco obcecada porque eles são tão fofinhos e eu posso carregar pela casa :X3:
Eu tinha um pote de spawn que eu não guardei na geladeira com os demais porque ele tinha uma região que não colonizou (dá pra ver na foto). Eu não sabia se era um problema de espaço, se os grãos tinham grudado no vidro, se era uma bactéria, mas de qualquer modo ele ficou meio esquecido até dia 12/05 na prateleira. No dia que aniversariei o bulk eu resolvi fazer alguma coisa com ele e inspirada pelos cogus tarados do @PsychoEvie eu resolvi fazer o cultivo o mais simples possível: pra ter espaço e criar um microclima agradável removi parte do spawn do pote e coloquei em outro vidrinho. Coloquei uma camada mais generosa de vermiculita porque ia ser a únida fonte de umidade, cobri as laterais com um pedaço de papel alumínio e só. No pote maior, eu até fiz uma frescura extra: colei uns palitos de churrasco pra quando eles estivesse crescendo eles terem um espaço e a sacola não fica caindo sobre eles. O potinho pequeno ficou coberto por plástico filme furado e o outro na sacola. O pequeno obviamente levou uns dias pra reconstruir a rede e ficar branquinho de novo por isso ele é o mais atrasadinho. O que eu fiz basicamente foi abanar muitas vezes ao dia, vez ou outra eu borrifava alguma água, mas no começo não precisava porque eu pegava algum grãozinho de vermiculita e estavam sempre bem úmidos. E demorou pra caramba pra surgir algum sinal de vida, mas eu prossegui abanando ele várias vezes ao dia, até que na semana passada surgiram os primeiros no pote maior. Depois do surgimento dos pins eu passei a fornecer mais água pros frutos conseguirem se desenvolver bem, mas sempre borrifo bem de longe deixando a névoa cair e então abano muito, MUITO, até eu ter certeza de que os frutos não vão ficar machucados. O do pote menor se mudou pra um saco também pra ter espaço pro frutos. O saco dele fica aberto e o do outro eu coloquei um arame deixando um furinho no meio porque senão fica muito aberto. Agora também tenho umedecido o saco por dentro. Enfim, está aí a prova de que é possível cultivar com um vidro de azeitona, um saco, vermiculita (na próxima vou até tentar sem, em nome da ciência rs) e muita paciência. :p
IMG_7728.JPG IMG_7733.JPG IMG_7873.JPG IMG_7875.JPG IMG_7909.JPG IMG_7917.JPG IMG_7916.JPG IMG_7907.JPG IMG_7919.JPG IMG_7920.JPG

Entendi.. Nao estava seguro se vc tratava ele como casing ao adicionar vermiculita por cima o seguia sendo bulk com camada de vermiculita.. mais Bulk no fin rsssss
Vlw!
Gteach
Edit.. Belos frascos.. Belos frutos como vc tem costume....

Última edição:
Ontem colhi o primeiro in vitro e dunkei; hoje colhi o segundo e fiz o mesmo. Total de 86,2.
IMG_7931.JPG IMG_7921.JPG IMG_7926.JPG IMG_7936.JPG IMG_7934.JPG IMG_7931.JPG IMG_7932.JPG IMG_7933.JPG
IMG_7944.JPG IMG_7945.JPG
O bulk já está pinando novamente.

ATENÇÃO, CENAS FORTES! SÓ CONTINUE SE ESTIVER PREPARADO. :roflmao:
Hoje fui espiar a situação por baixo do terrário e a situação estava preta. Eu fiquei preocupada, até achei que podia ser uma contaminação e pensei que era hora de fazer picadinho do bulk. Vejam bem, o que dava pra tirar pelas laterais eu tirei, mas isso não tinha jeito. Então eu piquei o bulk e fui colocando em formas. Eu até tentei não desmembrar muito, mas ele foi quebrando, foi ó :teo_seta_direita::poop:.
Quando cheguei no cogu ele não estava com fungos, nem fedido e nem babento, e a parte preta pareciam ser esporos do projeto de chapéu que ele desenvolveu. Quando constatei isso me perguntei se eu precisava ter mesmo feito isso tudo, mas tá feito. Arranquei os esmagadinhos e joguei água corrente. Limpei o terrário só com a mão e água corrente, não usei detergente nem água sanitária, nada. O micélio parecia muito saudável e eu não acho que era situação pedindo por muitas ações. Depois eu montei o melhor que pude e ficou bem feio hahaha. Arranquei os pins porque quase todos se machucaram e vamos ver. :coffee: Protegi da luz e espero que não aconteça de novo.

Anexos

• IMG_7946.JPG
    IMG_7946.JPG
    190.2 KB · Visualizações: 67
  • IMG_7953.JPG
    IMG_7953.JPG
    150.4 KB · Visualizações: 65
  • IMG_7950.JPG
    IMG_7950.JPG
    124.8 KB · Visualizações: 62
  • IMG_7951.JPG
    IMG_7951.JPG
    147.3 KB · Visualizações: 62
  • IMG_7949.JPG
    IMG_7949.JPG
    110 KB · Visualizações: 61
Caramba @Malahov.. isso foi cirugia precisa.. Torcendo por ese cuadradao magico... ;)
Gteach :cool:

ATENÇÃO, CENAS FORTES! SÓ CONTINUE SE ESTIVER PREPARADO. :roflmao:
Eu achei que estava até ver as fotos :amargo:

Brincadeiras a parte, parabens pela cirurgia. Bom saber que ta tudo aparentemente bem.
"Como diria Jack Estripador, vamos por partes." :mascara:

Back