Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Spawn de Painço - A+ albino

Diário de cultivo completo.
Inicio mais um diário, dessa vez da strain A+ albino, cujo carimbo me foi doado pelo @Narciss. :)
- Lavei 4 xícaras de painço em uma peneira;
- Coloquei de molho em água, e assim ficou por umas 34 horas (porque eu estava com muito sono quando cheguei em casa pra mexer com isso, mas o plano era deixar 24h)
- Escorri e coloquei numa panela com água limpa;
- Coloquei para ferver, no momento que pegou fervura forte (demorou, era muito painço) diminui o fogo e se passaram 13 minutos;
- Dei um choque térmico para parar o cozimento e escorri;
Ponto do painço: IMG_7147.JPG
- Distribui nos vidros, lacrei e coloquei micropore. Alguns lacrei com papel alumínio, outros com a tampa original furada;
IMG_7153.JPG IMG_7158.JPG IMG_7156.JPG
- Esterilizei todos os vidros por uma hora, foram ao todo três ''viagens", tomando o cuidado de posicionar todos os vidros com as tampas para cima, para que não entrasse água;
IMG_7160.JPG IMG_7162.JPG
- Deixei esfriando por algumas horas e inoculei. Nos potes grandes 2ml, nos pequenos 1,5ml;
IMG_7174.JPG
"Incubando": IMG_7176.JPG
Tirei bastante fotos e quando eu tiver resultados vou criar uma painço-tek, explicando os procedimentos mais detalhadamente na biblioteca.;)

Última edição:
Depois do esquartejamento o bulk voltou pro estado vegetativo e sinceramente não sei se vai voltr a produzir, especialmente agora que está fazendo menos de 20° por aqui. De qualquer forma os dois cultivos in vitro deram mais frutos (40,6g) e foram dunkados. No dia em que fui fazer a colheita do que tinha palitos de bambu para criar espaço pros frutos percebi que todos os palitos estavam tomados por uma grande diversidade de fungos, de todos tipos e cores, imaginem minha cara. :confused:
Daí eu aproveitei que ia dunkar, tirei os palitos e troquei tudo o que o envolvia, mas antes tirei fotos, claro. Muito Rhizopus.

Anexos

• IMG_7972.JPG
    IMG_7972.JPG
    46.1 KB · Visualizações: 55
  • IMG_7961.JPG
    IMG_7961.JPG
    67.2 KB · Visualizações: 56
  • IMG_7970.JPG
    IMG_7970.JPG
    56.6 KB · Visualizações: 58
  • IMG_7980.JPG
    IMG_7980.JPG
    56.4 KB · Visualizações: 55
  • IMG_7983.JPG
    IMG_7983.JPG
    75.7 KB · Visualizações: 55
  • IMG_7978.JPG
    IMG_7978.JPG
    85.1 KB · Visualizações: 51
  • IMG_7985.JPG
    IMG_7985.JPG
    53.2 KB · Visualizações: 48
No dia em que fui fazer a colheita do que tinha palitos de bambu para criar espaço pros frutos percebi que todos os palitos estavam tomados por uma grande diversidade de fungos, de todos tipos e cores, imaginem minha cara. :confused:

Pois é, acho que vou fazer uma extensão do meu in vitro como você fez com o seu pro fruto não passar do terrário. Legal ter essa informação de outros fungos com o uso de palito. Acho que uma ideia então seria usar canudos de plástico. :coffee:

Edit2: tô pensando em usar a parte debaixo de uma pet pra proteger o copo.

Edit: putz, que câmera boa a sua. :fotos:

Última edição:
Olá! Primeiramente meus parabéns, estive lendo seu relato e fiquei impressionado com a qualidade desse Flush e como você faz parecer tudo tão fácil e tranquilo.:)
Sem contar que o cultivo in vitro foi magnífico!!!
Então, gostaria de tirar uma dúvida com relação a iluminação artificial, pois estou pretendendo iniciar meu primeiro cultivo em breve, porém, eu tenho uma caixa organizadora que gostaria de fazer meu terrário nela mas ela é toda preta inclusive a tampa.
Agora, é possível eles se desenvolverem com iluminação artificial ou eles necessitam de iluminação natural?
Gostaria de algumas dicas do que fazer para que dê tudo certo no meu terrário, se é necessário uma mudança na caixa como retirar a tampa ou apenas instalar uma iluminação lá dentro?
Desde já agradeço, um grande abraço!:)

Pois é, acho que vou fazer uma extensão do meu in vitro como você fez com o seu pro fruto não passar do terrário.
Você pode só usar um saco como eu fiz com o terrário 2. Funciona bem, é só deixar ele meio cheio de ar. Mas um pedaço de pet pode funcionar bem também.
Agora, é possível eles se desenvolverem com iluminação artificial ou eles necessitam de iluminação natural?
Eles se desenvolvem com iluminação artificial, dê preferência a luz branca (5500K~6500K). Tem gente que usa leds, acho que pode ser a melhor opção pra você se não quiser fazer alterações na tampa. Tem aquelas cordinhas de LED, saca? Se procurar um pouco encontrará algo pelo fórum.

Poxa muito obrigado mesmo!
Me parece então que a relação luz x calor trabalham de formas diferentes, sendo assim a luz atuando como direcionador para os cogumelos e o calor para seu desenvolvimento.
Não tendo problema em utilizar luz artificial e um termostato para desenvolver.:feliz:
Grato mais uma vez!! Paz e sucesso!!

a luz atuando como direcionador para os cogumelos
Eu não acredito nessa afirmação, conforme já disse em alguns posts como neste em que fiz um apanhado mais completo sobre o assunto se você souber inglês.
Boa sorte, aguarde seu diário! :)

Infelizmente, vou encerrar este diário. O bulk esquartejado foi sofrendo um problema após o outro. Minhas plantas atraíram umas moscas, no começo era um pouquinho, mas depois tinha um bocado. Daí um dia fui abanar o terrário (que já não estava muito bem depois do esquartejamento) e vi uma mosquinha lá dentro, isso aconteceu porque a caixa organizadora que eu uso tem um fresta BEM grande, ela não fica nem um pouco vedada quando fechada. Pois bem, eu vedei com filme toda a borda mas um dia fui abrir e tinha muita mosca, ou seja, elas tinham botado ovos no substrato e eu resolvi jogar tudo fora. Descobri que essas moscas se alimentam de fungos (http://www.agrolink.com.br/agricultura/problemas/busca/fungus-gnats_3122.html) e por isso elas curtiram tanto o terrário. Pra não terminar só com notícia ruim, colhi um gigante do in vitro, acho que os in vitro não devem produzir mais que isso. Eu acabei adotando uma cúpula de pet inspirada pelo @ExPoro, mas ele era tão grande que tive que finalizar dentro de uma sacola. Ele ficou caído assim porque ele cresceu se apoiando na garrafa e quando eu tirei o suporte, ele não tinha construído uma estipe muito forte. :(
Vou começar outros cultivos em breve. Até!

Anexos

• IMG_8082.JPG
    IMG_8082.JPG
    59.8 KB · Visualizações: 66
  • IMG_8085.JPG
    IMG_8085.JPG
    71.4 KB · Visualizações: 49
  • IMG_8086.JPG
    IMG_8086.JPG
    69 KB · Visualizações: 49
Parabéns pelo diário e o cultivo, @Malahov. :) Acidentes acontecem, e é bom saber dessas moscas. Fiquei até meio bolado, achei que somente bulks tinham chance de dar larvas, e pelo texto do link não ficou claro se elas não se desenvolvem em micélios. :unhas:

Ah, legal ter usado a parte de cima da garrafa e assim além de proteger ainda ajuda mais na troca gasosa. Boa.

Muito legal o in vitro. :p
cresceu bem, mas já cresceu preguiçoso, se encostando na garrafa. :roflmao:
Parabéns pelo cultivo.

A painço-tek ja está na biblioteca?
Acabou que eu fui preguiçosa e nunca fiz o tal painço-tek, até porque depois de um tempo eu conclui que com as explicações do diário dava pra seguir tudo. Mas bem lembrado, @Curandeiro! Preciso fazer sim, até porque nem todo mundo vai ler esse diário. Enquanto não sai meu painço-tek, você quer tirar alguma dúvida? :)

Seguindo os conselhos deste diario como base...na ultima rodada de painço primeiro limpiei bem o grao com abundante agua quente..e depois deixe de molho por 24 hs em cafe feito bem fraco.. e meia colher de calcario de concha...logo sem enjuagar fervi fogo baixo por 10 mts.. e sequei com a tecnica das duas blusas...
Fico :) !

Última edição:
Back