Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Spawn de Painço - A+ albino

Diário de cultivo completo.
Inicio mais um diário, dessa vez da strain A+ albino, cujo carimbo me foi doado pelo @Narciss. :)
- Lavei 4 xícaras de painço em uma peneira;
- Coloquei de molho em água, e assim ficou por umas 34 horas (porque eu estava com muito sono quando cheguei em casa pra mexer com isso, mas o plano era deixar 24h)
- Escorri e coloquei numa panela com água limpa;
- Coloquei para ferver, no momento que pegou fervura forte (demorou, era muito painço) diminui o fogo e se passaram 13 minutos;
- Dei um choque térmico para parar o cozimento e escorri;
Ponto do painço: IMG_7147.JPG
- Distribui nos vidros, lacrei e coloquei micropore. Alguns lacrei com papel alumínio, outros com a tampa original furada;
IMG_7153.JPG IMG_7158.JPG IMG_7156.JPG
- Esterilizei todos os vidros por uma hora, foram ao todo três ''viagens", tomando o cuidado de posicionar todos os vidros com as tampas para cima, para que não entrasse água;
IMG_7160.JPG IMG_7162.JPG
- Deixei esfriando por algumas horas e inoculei. Nos potes grandes 2ml, nos pequenos 1,5ml;
IMG_7174.JPG
"Incubando": IMG_7176.JPG
Tirei bastante fotos e quando eu tiver resultados vou criar uma painço-tek, explicando os procedimentos mais detalhadamente na biblioteca.;)

Última edição:
Hoje tem aniversário! :feliz::contente::LOL::D:brincalhao::roflmao:
Há alguns dias a colonização está completa pelo que dava pra eu espiar, mas resolvi esperar completar 10 dias para o micélio consolidar-se bem. Hoje já não aguentava mais esperar. Logo que tirei ele do saco dava pra observar bem que o calor produzido pelo micélio gerou bastante evaporação, e do lado onde ficavam os furos estava mais sequinho.
View attachment 90406 View attachment 90405 View attachment 90404
Joguei fora essa água da tampa e pronto. Dei uma benzida na vermiculita úmida no microondas por cinco minutos porque ando com muita preguiça de esterilizar de verdade. A vermiculita está esfriando, mas tarde farei um casing no bulk.
View attachment 90403

Realmente seus diarios são aulas! Tens feito um ótimo trabalho.
Não vejo a hora de ver os frutos desse bulk, ta bonito dmssss!
Quanto a esterilização da vermiculita, voce acha q é necessário uma esterilização de maior tempo de duração ? Geralmente faço esterilização de poucos minutos.. (no final a vermiculita sempre fica umida)
E só por desencargo.. no final dessa esterilização a vermiculita deve continuar úmida ou secar completmente? Obg!

Quanto a esterilização da vermiculita, voce acha q é necessário uma esterilização de maior tempo de duração ? Geralmente faço esterilização de poucos minutos.. (no final a vermiculita sempre fica umida)
E só por desencargo.. no final dessa esterilização a vermiculita deve continuar úmida ou secar completmente? Obg!
Então, como a vermiculita é um composto não nutritivo eu faço essa pseudo-esterilização no microondas, é prático. Só que eu não chamaria de esterilização, seria incorreto! Para definirmos um procedimento como esterilização nóo teríamos de manter a uma temperatura elevada (em geral 120°) e constante por um certo período de tempo. E eu não sei a que temperatura o microondas opera, mas sabemos muito bem que o calor nem mesmo se distribui uniformemente. (Quem nunca comeu aquela lasanha fervendo no meio e fria das bordas?). O que eu faço pra aumentar a eficácia é umedecer bastante e colocar num potinho de vidro com tampa (é uma tampa que não veda, então não corre risco de explodir, acho que é feita pra microondas, tipo essa https://www.ciriana.com.br/loja/med...08d6e5fb8d27136e95/m/a/marinex-terrinas-2.jpg), dessa forma o vapor que se forma fica em sua maioria dentro do pote garantindo um calor mais uniforme. Ele sai de lá com a umidade no ponto ideal pra jogar sobre o casing, só falta esfriar. Não sei qual seria o modo mais eficaz, se seria deixar destampado e aquecer até secar...

Quem nunca comeu aquela lasanha fervendo no meio e fria das bordas?)
Já no meu caso foi lasanha fervendo nas bordas e fria no meio :D:roflmao:
O que eu faço pra aumentar a eficácia é umedecer bastante e colocar num potinho de vidro com tampa (é uma tampa que não veda, então não corre risco de explodir, acho que é feita pra microondas, tipo essa https://www.ciriana.com.br/loja/med...08d6e5fb8d27136e95/m/a/marinex-terrinas-2.jpg), dessa forma o vapor que se forma fica em sua maioria dentro do pote garantindo um calor mais uniforme. Ele sai de lá com a umidade no ponto ideal pra jogar sobre o casing, só falta esfriar. Não sei qual seria o modo mais eficaz, se seria deixar destampado e aquecer até secar...
Ah entendi e faz todo sentindo, vou providenciar um bom pote de vidro pra isso, até porque cansei de derreter os potes de casa, se bem que pelo que acompanho o pessoal.. acho que tenho exagerado na ''esterilização'' no microondas, tenho deixado tempo dms, sempre tentava secar a vermiculita e acabava derretendo o pote. :hilario:

Primeiro pin visível foi no dia 16, durante a tarde. Ontem e hoje surgiram mais alguns, ainda muito pouco próximo ao que eu estava esperando. :LOL:
Mas ainda tem muitos surgindo, vamos ver.

Anexos

• IMG_7788.JPG
    IMG_7788.JPG
    126.8 KB · Visualizações: 79
  • IMG_7784.JPG
    IMG_7784.JPG
    120.1 KB · Visualizações: 76
  • IMG_7785.JPG
    IMG_7785.JPG
    130.5 KB · Visualizações: 74
  • IMG_7778.JPG
    IMG_7778.JPG
    243.7 KB · Visualizações: 75
Mesmo com um pin set meio "perdido" os cogus estão lindos! Belas fotos
Parabens!

Última edição:
micélio aéreo... :coffee:
Teoricamente isso não é micélio aéreo! Mas é bem legal sim, ele continua crescendo:
IMG_7816.JPG
Isso vai de encontro com a ideia que eu e Psycho falamos por aqui de que basta o micélio estar ligado à rede micelial para receber os nutrientes.
Os cogumelos acabaram ficando com estipes muito longas. Eu não sei se é característica da strain ou se os dias andam muito nublados e a luz está insuficiente. De qualquer forma, coloquei iluminação artificial, e caso seja isso o próximo flush deve ter estipes mais curtas. Infelizmente a estipe longa fez com que muitos tombassem por causa do peso e ficou essa coisinha feia aí. Pode ser também que alguma característica do substrato impediu que eles se prendessem melhor, não sei. Amanhã ou segunda deve ter colheita!
IMG_7817.JPG

Teoricamente isso não é micélio aéreo!

É mesmo, até esqueci quando digitei... :atrapalhado: É que eu fiquei em dúvida se chamava de micélio teia-de-aranha... :LOL: Enfim, tá muito massa! :D

E me lembrou esse diálogo mesmo que vocês dois tiveram. :coffee:

Os cogumelos acabaram ficando com estipes muito longas. Eu não sei se é característica da strain

Os A+ albinos que cultivei saíram esbeltos, mas se sustentavam bem. Esse queda deve ser mesmo devido a alguma variável do seu cultivo.

Primeira colheira! Acabo de fazer uma colheita parcial do primeiro flush. Agora sim os feiosos atingiram um comprimento de estipe tão absurdo que não seria mesmo possível se manterem em pé, além disso as estipes não estão muito firmes. No próximo flush vamos descobrir se era falta de luz... excesso de CO2 não foi, porque eu abano o terrário o dia inteiro :LOL:. Foi um total de 310g, o que achei uma boa quantidade.
IMG_7819.JPG IMG_7820.JPGIMG_7826.JPG IMG_7829.JPG
Estes vão ficar para mais tarde:
IMG_7825.JPG
O coleguinha alpinista continua de vento em polpa.
IMG_7824.JPG IMG_7823.JPG
Meninos na primeira etapa de secagem:
IMG_7830.JPG

Feiosos? Aonde?kkkk
Estão é lindos dms!
E vamos acompanhando o segundo flush, com essa duvida que pintou fica até mais interessante :p

Fiz a 2ª colheita do primeiro flush, deu 72g.
IMG_7849.JPG
Ainda não colhi tudo, deixei alguns frutos ainda, inclusive uns 'maduros' que estão crescendo junto com uns muito novinhos que vou deixar amadurecer muito pouco.
IMG_7853.JPG
Estou tirando dois carimbos.
IMG_7847.JPG IMG_7848.JPG
Os frutos que colhi ontem ficaram 23h no ventilador e os pesei hoje para comparar o peso antes e depois da sílica, a título de curiosidade e também para, ao final, traçar um paralelo do peso frescoxseco deste cultivo, acho que nunca fiz isso. Depois do ventilador eles pesavam 35g.
IMG_7845.JPG IMG_7846.JPG
Até amanhã!

Esse primeiro flush foi pura ostentação heim, jovem?! Grande mala!

Ô loko!:eek: Fiquei impressionado com o tamanho dos cubensis do primeiro flush, verdadeiros monstros da psilocibina . :alien::troll:
Bela aula de cultivo, sigo acompanhando e aprendendo!

Ainda não terminei de colher o primeiro flush. A frente fria está fazendo com que se desenvolvam beeem devagar, mas colhi mais uma parcial, 61g (a tarde).
IMG_7854.JPG
E o segundo flush já está vindo aí, um bagunça :p. Dá pra ver novos pins e frutos já se desenvolvendo aí no meio. Mesmo não tendo terminado a colheita, hoje vou completar o casing nas áreas que estão precisando. Os frutos que sobraram vou colher amanhã a noite mesmo que não estejam maduros.
IMG_7860.JPG
Carimbos prontos e chapéus pesados. Tirarei mais carimbos.
IMG_7862.JPG IMG_7863.JPG

Coisa linda Madrinha! O meu micélio se desenvolveu no painço com sucesso e menos de 10 dias os potes ja estão 70%
Ficou muito lindo esse bulk e o cultivo ficou uma maravilha de rendimento! vou seguir meu primeiro cultivo em BULK graças a vc, espero que eu consiga.

BULK:
Pó de coco, Húmus de minhoca, Turfa Canadense, Vermicula e posso usar bicarbonato de calcio?

Sucesso Madrinha boas colheitas!

Back