Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Spawn de Painço - A+ albino

Diário de cultivo completo.
Inicio mais um diário, dessa vez da strain A+ albino, cujo carimbo me foi doado pelo @Narciss. :)
- Lavei 4 xícaras de painço em uma peneira;
- Coloquei de molho em água, e assim ficou por umas 34 horas (porque eu estava com muito sono quando cheguei em casa pra mexer com isso, mas o plano era deixar 24h)
- Escorri e coloquei numa panela com água limpa;
- Coloquei para ferver, no momento que pegou fervura forte (demorou, era muito painço) diminui o fogo e se passaram 13 minutos;
- Dei um choque térmico para parar o cozimento e escorri;
Ponto do painço: IMG_7147.JPG
- Distribui nos vidros, lacrei e coloquei micropore. Alguns lacrei com papel alumínio, outros com a tampa original furada;
IMG_7153.JPG IMG_7158.JPG IMG_7156.JPG
- Esterilizei todos os vidros por uma hora, foram ao todo três ''viagens", tomando o cuidado de posicionar todos os vidros com as tampas para cima, para que não entrasse água;
IMG_7160.JPG IMG_7162.JPG
- Deixei esfriando por algumas horas e inoculei. Nos potes grandes 2ml, nos pequenos 1,5ml;
IMG_7174.JPG
"Incubando": IMG_7176.JPG
Tirei bastante fotos e quando eu tiver resultados vou criar uma painço-tek, explicando os procedimentos mais detalhadamente na biblioteca.;)

Última edição:
Mas lembre que se vedar os copos prefira de furos para circulação de ar, senão o paple alumínio vai estourar. :)

Eu nunca fiz furos no papel alumínio antes de ir para panela, já cozinhei uns 13 copos e nenhum estourou, acho que tive sorte então. :)
Vou começar a usar essa dica, e parabéns pelo diário! Bem didático! @Malahov é foda!

Eu estava muito curiosa pra ver o andamento da colonização do bulk, daí descobri que com uma lanterna eu podia dar uma espiada. Fiquei encantada com a velocidade que está indo, aproveitei e tirei umas fotos :D.

Anexos

• IMG_7661.JPG
    IMG_7661.JPG
    52.7 KB · Visualizações: 100
  • IMG_7656.JPG
    IMG_7656.JPG
    51.8 KB · Visualizações: 94
  • IMG_7660.JPG
    IMG_7660.JPG
    53.2 KB · Visualizações: 88
Excelente seu trabalho e dedicação como sempre!!! Nota 10!!!
Gteach

Hoje tem aniversário! :feliz::contente::LOL::D:brincalhao::roflmao:
Há alguns dias a colonização está completa pelo que dava pra eu espiar, mas resolvi esperar completar 10 dias para o micélio consolidar-se bem. Hoje já não aguentava mais esperar. Logo que tirei ele do saco dava pra observar bem que o calor produzido pelo micélio gerou bastante evaporação, e do lado onde ficavam os furos estava mais sequinho.
IMG_7724.JPG IMG_7726.JPG IMG_7727.JPG
Joguei fora essa água da tampa e pronto. Dei uma benzida na vermiculita úmida no microondas por cinco minutos porque ando com muita preguiça de esterilizar de verdade. A vermiculita está esfriando, mas tarde farei um casing no bulk.
IMG_7731.JPG

Hoje tem aniversário! :feliz::contente::LOL::D:brincalhao::roflmao:
Há alguns dias a colonização está completa pelo que dava pra eu espiar, mas resolvi esperar completar 10 dias para o micélio consolidar-se bem. Hoje já não aguentava mais esperar. Logo que tirei ele do saco dava pra observar bem que o calor produzido pelo micélio gerou bastante evaporação, e do lado onde ficavam os furos estava mais sequinho.
View attachment 90406 View attachment 90405 View attachment 90404
Joguei fora essa água da tampa e pronto. Dei uma benzida na vermiculita úmida no microondas por cinco minutos porque ando com muita preguiça de esterilizar de verdade. A vermiculita está esfriando, mas tarde farei um casing no bulk.
View attachment 90403

Incrível Malahov!
Realmente inspirador! Parabéns! :D

keep growing!

Ta lindo demais esse bulk madrinha, estou ancioso para ver a quantidade abundante de frutos que esse micélio furioso vai "expelir" dai rs

Me tira uma dúvida porque o seu micélio colonizou tão rapido e um que tenho aqui estava a 10 dias estagnado só no fundinho do copo?
Seria esses esporos que inoculei com uma procedencia de bem menos esporos numa seringa?

Me tira uma dúvida porque o seu micélio colonizou tão rapido e um que tenho aqui estava a 10 dias estagnado só no fundinho do copo?
Copos são um caso a parte, porque a colonização começa do zero, costumam demorar pelo menos 20~30 dias, e dependendo do volume muito mais que isso. No caso aqui é um bulk, ele coloniza rápido porque o grão já colonizado está bem distribuído pelo substrato. Quanto menor a proporção spawn X substrato, mais rápido.
Agora sobre a estagnação do micélio normalmente ocorre pelos seguintes motivos: você compactou o substrato (apertou ele dentro do copo), muito úmido, muito muito seco ou contaminado. Nós estamos falando de PF tek ou de um spawn de grãos? Procurei por aqui e parece que você não tem um diário!

Copos são um caso a parte, porque a colonização começa do zero, costumam demorar pelo menos 20~30 dias, e dependendo do volume muito mais que isso. No caso aqui é um bulk, ele coloniza rápido porque o grão já colonizado está bem distribuído pelo substrato. Quanto menor a proporção spawn X substrato, mais rápido.
Agora sobre a estagnação do micélio normalmente ocorre pelos seguintes motivos: você compactou o substrato (apertou ele dentro do copo), muito úmido, muito muito seco ou contaminado. Nós estamos falando de PF tek ou de um spawn de grãos? Procurei por aqui e parece que você não tem um diário!

É Madrinha ele ta muuuito seco, hoje ao sair de casa pra vir pro trabalho eu coloquei um copo se agua dentro da caixa de isopor aonde eles estão encubados de repente ajude em algo mas muito dificil, vou ter que encomendar outro carimbo, acho que os grãos estão secos demais

Back