Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Spawn de Painço - A+ albino

Diário de cultivo completo.
Inicio mais um diário, dessa vez da strain A+ albino, cujo carimbo me foi doado pelo @Narciss. :)
- Lavei 4 xícaras de painço em uma peneira;
- Coloquei de molho em água, e assim ficou por umas 34 horas (porque eu estava com muito sono quando cheguei em casa pra mexer com isso, mas o plano era deixar 24h)
- Escorri e coloquei numa panela com água limpa;
- Coloquei para ferver, no momento que pegou fervura forte (demorou, era muito painço) diminui o fogo e se passaram 13 minutos;
- Dei um choque térmico para parar o cozimento e escorri;
Ponto do painço: IMG_7147.JPG
- Distribui nos vidros, lacrei e coloquei micropore. Alguns lacrei com papel alumínio, outros com a tampa original furada;
IMG_7153.JPG IMG_7158.JPG IMG_7156.JPG
- Esterilizei todos os vidros por uma hora, foram ao todo três ''viagens", tomando o cuidado de posicionar todos os vidros com as tampas para cima, para que não entrasse água;
IMG_7160.JPG IMG_7162.JPG
- Deixei esfriando por algumas horas e inoculei. Nos potes grandes 2ml, nos pequenos 1,5ml;
IMG_7174.JPG
"Incubando": IMG_7176.JPG
Tirei bastante fotos e quando eu tiver resultados vou criar uma painço-tek, explicando os procedimentos mais detalhadamente na biblioteca.;)
 
Última edição:
Parabens pelo cuidado nos procedimentos.
Torcendo pra tudo continuar indo bem na fase de incubação. :)
Gogogo Leucisticos :fome:
Paz.
 
Hoje todos os copos já apresentavam colonização visível, como eu injetei em direção ao vidro, a maioria é no fundo, pra onde o líquido escorreu. Deve ter vários pontos centrais, escondidos. Batizei os copos de 1 a 6 para facilitar os relatos:
IMG_7234.JPG
1:IMG_7209.JPG IMG_7208.JPG
2:IMG_7214.JPG
3:IMG_7216.JPG
4:IMG_7218.JPG
5:IMG_7222.JPG
6:IMG_7224.JPG IMG_7232.JPG
 
Coisa Linda @Malahov , estou afim de cultivar albinos novamente, cultiveo-os mas foi com bolos pf-tek to afim de uma produção maior, gostei mto do efeito dos Albinos, bem potentes!
 
Diferente ver o micélio crescendo em grãos :bigode:.
Indo num bom ritmo, parabéns pela ausência de contaminações :).
Acompanhando :coffee:.
 
Não tem problema levar fita isolante à panela de pressão? Nunca vedei meus copos achando que derreteria ou algo assim... e assim sofri muitas invasões de água :ressaca:
 
Não tem problema levar fita isolante à panela de pressão? Nunca vedei meus copos achando que derreteria ou algo assim...
Eu levo a pressão com fita isolante desde meu primeiro cultivo, sem problemas. A fita isolante aguenta um bocado de calor, porque ela foi feita para isolamento de fiação elétrica e ela às vezes aquece também. Teve uma vez que a fita ressecou e partiu, mas foi porque eu coloquei pouca água na panela e secou tudo, começou a aquecer demais. :(
Mas lembre que se vedar os copos deixe furos para circulação de ar, senão o papel alumínio vai estourar. :)
 
Última edição:
Maioria dos potes completaram 100% de colonização. (Foto do dia 18)
Eu já teria feito um bulk com parte dos potes, mas me faltou materiais que comprarei essa semana.
 

Anexos

  • IMG_7400.JPG
    IMG_7400.JPG
    129.3 KB · Visualizações: 85
Perdão pela falta de atualização deste diário. Não atualizei porque não houve evolução mesmo. Eu acabei focando em outras coisas e ficando com preguiça de retomar o cultivo, então guardei os potes em um saco preto na geladeira (parte baixa) por pouco mais de um mês para desacelerar o metabolismo do micélio. Semana passada resolvi que era necessário agir antes que o micélio morresse e limpei todo o material. Domingo preparei o substrato e desta vez resolvi aumentar a proporção de vermiculita e diversificar a fonte de nutrientes e misturar humus com esterco, uma vez que li que quanto mais ingredientes diferentes melhor. Usei a seguinte proporção: 1,5L de vermiculita fina (29%), 1L de esterco curtido (19,2%), 0,5L de humus, 2L de pó de coco e 0,2L de carbonato de cálcio. Todos medidos sem compactar nada no copo, se compactasse ia caber muuuito mais dos ingredientes fofos. Calculei que ia usar 1,7L de micélio e fiz 5,2L de substrato. Atenção que depois de misturar tudo é necessário desmanchar com as mãos as bolotas de esterco porque senão o micélio não conseguirá colonizá-lo bem.
IMG_7617.JPG IMG_7619.JPG IMG_7620.JPG
Depois adicionei 500ml de água, misturei bem e coloquei a mistura em um saco para freezer e microondas (PP 5), coloquei sobre o recipiente de cozimento a vapor e fui compactando bem a medida que fui colocando (se compactar só no fim não dá certo). Depois de cheio e compactado, removi bem o ar e fechei com um araminho de pão de forma. Também funcionaria usar uma braçadeira de plástico. Deixei um espacinho para a inserção do termômetro culinário.
IMG_7623.JPG IMG_7626.JPG IMG_7628.JPG IMG_7629.JPG
Enchi a panela de água até o ponto antes da água atingir o recipiente de cozimento a vapor, coloquei o substrato e tampei com uma outra panela, de forma que durante o processo as partes superiores também aqueçam, perdendo menos calor para o ambiente. As instruções de pasteurização eu segui daqui: https://teonanacatl.org/threads/costa-rica-fai.11419/#post-165087. Achei bem mais fácil fazer assim do que dentro de uma fronha, porque faz muito menos sujeira. Ao todo o processo de pasteurização tomou 3 horas para completar e depois deixei esfriar naturalmentr sem retirá-lo de lá.
IMG_7632.JPG
Hoje em uma bacia limpa coloquei o micélio, desmanchei bem e acrescentei o substrato. Tudo foi bem misturado e colocado no terrário (desta vez vou tentar um monotub). Eu queria ter ampliado a quantidade de furos no terrário, mas eu esqueci de fazer isso antes, então fica pra próxima. Não compactei o substrato nem nada, só dei uma ajeitada nele que estava sem soltinho porque está mais pra seco do que pra molhado.
IMG_7633.JPG IMG_7634.JPG IMG_7635.JPG IMG_7636.JPG IMG_7638.JPG IMG_7639.JPG
Coloquei o terrário dentro de um saco preto para frear a troca gasosa e diminuir a luminosidade. Como o saco é bem translucido cobre com um tecido escuro principalmente do lado em que a caixa recebe luminosidade da janela. Não fechei o saco para manter uma troca gasosa mínima e uma vez ao dia vou dar uma ventilada no saco. E é isso aí, acho que vou dar uma espiadinha daqui uns 10 dias.
IMG_7641.JPG IMG_7643.JPG IMG_7644.JPG
 
Última edição:
A Malahov Sempre arrasando!
Ponto chave deste diário: muito capricho ;)
Mandando muita energia positiva para para você ter o mesmo sucesso igual ao primeiro diário!!

Mudando um pouco de assunto, mas acho que daqui a pouco o @PsychoEvie ta por aqui comentando a foto que tem sua mão com a unha pintada :LOL::LOL:
 
Back
Top