Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Cultivo - Tasmanianos

Diário de cultivo completo.
Um belo dia, fui premiado, então recebi dois carimbos de tasmanianos (Obrigado!).
Logo, com a mesma generosidade na qual os recebi, compartilhei um desses carimbos com um amigo que também vai fazer um cultivo. Nosso primeiro cultivo (ficou fluflu, não?).

Pois bem, vamos aos detalhes...

Sábado deixei o trigo para kibe de molho, coloquei certa quantidade de água (filtrada por um daqueles filtros que prometem filtrar até antraz) até cobri-lo, adicionei uma colherzinha de café e uma colherzinha de cremogema nessa água e misturei bem... O sedento bebeu toda a água e inchou, adicionei mais um pouco e deixei repousar no escuro e coberto.

Sábado à noite eu peguei o carimbo, raspei 1/4 do mesmo para um copinho e suguei-o com uma seringa com água geladinha, previamente esterilizada (um copo de água fervida até se reduzir a quantidade de uma seringa).

Não sei se fiz o correto, coloquei uma folha branquinha de base, e outro pedaço de folha em branco no centro... Raspei esses esporos para o pedaço menor de papel e em seguida joguei-os dentro do copinho (daqueles de pinga, também previamente esterilizado com água sanitária e depois álcool 92.8) ai então que com a seringa eu joguei a água de dentro dela e fiquei sugando. Até que praticamente todos os esporos fossem para dentro da seringa...

Nisso ficaram duas bocas de fogão acesas. Trabalhei o tempo todo perto delas.

Lacrei a seringa envolta em papel alumínio e depois em filme plástico e guardei na parte de baixo da geladeira. (Tinha um pouco mais de 4 ml)

Domingo, no inicio da tarde eu peguei o trigo que estava de molho joguei em uma bacia e adicionei a vermiculita, na proporção de uma parte de trigo encharcado de água cafeínada e cremogenada para duas partes de vermiculita seca, digo isso em volumes... Não coei o trigo, eu misturei com água de lá mesmo... Então adicionei mais uma generosa colher de chá de café mais outra de cremogema, e uma singela de gesso, para equilibrar o pH. Misturei tudo e fui adicionando pouquinho de água e um pouquinho de vermiculita até encontrar um ponto ideal, areado, nem seco nem molhado, em um tanto que eu pegava uma porção com as mãos e apertando bem, molhava bem mão, mas não chegava nem ao ponto de pingar uma gota. Pensaram que estava brincando com a carne moída.

Deixei essa mistura descansar um pouco. Então no fim da tarde eu limpei bem 5 potinhos de nutella, forrei o fundo com vermiculita seca, coloquei de forma muito bem soltinha o substrato, e fiz um selo de vermiculita de meio dedo. Fechei os potes com três folhas de papel alumínio, entre elas, duas folhas de filtro de papel para coar café. Mas não lacrei com nada, deixei-os solto.

Coloquei um pano no fundo da panela de pressão, os 5 copinhos, preenchi até a metade da altura dos copos de água e fechei para começar a esterilizar em fogo alto. Depois que começou apitar, abaixei um pouco o fogo e deixei por uma hora e 10 minutos.

Ficou esfriando por umas 3 horas, de noite, quando já estava temperatura ambiente, temendo que os copinhos ainda estivessem quentes e matasse os esporos, coloquei a panela de pressão em cima de uma bacia com água gelada e esperei mais uns minutos.

Com velocidade eu abri a panela de pressão, retirava um copo, fechava a panela de pressão e com uma fita durex muito bem limpa (digo a parte de fora), fechava de vez o papel alumínio nos copos. Fiz com os cinco, obvio.

Já com os copinhos fechados, limpei bem um trecho da pia com uma solução de álcool 92.8 e água sanitária. E deixei 8 pedacinhos de fita durex prontas para uso, eu fiz o seguinte, prendi uma parte do durex próximo a borda do copo, lateralmente, ficava capengando um pedaço pra fora, a idéia é que assim era só inocular e ao tirar a agulha da seringa, no mesmo momento, já fixar o durex para tampar o furo e com o outro pedaço, fixa-lo em cima. Fiz quatro furos no copo, distantes, um do outro e assim inoculei todos. Sempre fazendo bem rápido, e ao tirar a agulha, limpava a mesma com algodão com álcool e água sanitária. E também agitava bem a seringa para os esporos ficassem bem distribuídos na água. (na verdade queria apenas dar mais emoção a eles). Repeti esse procedimento para cada copo.

Feito isso, sobrou na seringa certa quantidade... O que fiz então foi preparar mais dois durex para cada copo e em uma atitude de muita velocidade inoculei bem no centro de cada copo e ia vedando.

Vale lembrar que dava uma esfregada no papel alumínio, com um chumaço de algodão com álcool e água sanitária, antes de perfurá-lo.

Vale lembrar também, que todos os procedimentos começando com o preparo da seringa, foram feitos, acredito que com uma boa assepsia, esfreguei bem os braços e mãos, rosto, pescoço, estava utilizando uma touca de culinária no cabelo, luvas para mãos (onde mais estariam elas) e mascara para o rosto, para não respirar em cima de nada.

Depois de inoculado todos os copos, guardei-os em potes plásticos de sorvete, bem limpos, fechados e guardados em lugar bem escuro.

Resumo do cultivo:
(Protocolos de cultivo)​

Raça: Tasmanianos
Região, estação do ano e temperatura média: Sudeste, Primavera. Variação de 20°C a 32ºC
Substrato: CMTEK-Cremofé, minhas conclusões baseada sobre esse post
Tipo e tempo de esterilização: Panela de pressão, 70 minutos
Origem dos esporos: Cristalizaram no plano físico, dentro de um envelope
Tipo de inoculação: Seringa com os esporos, quatro pontos eqüidistantes e um central
Data da inoculação: 15/10/2006 23:10
Data da germinação: 17/10/2006
Temperatura de incubação: Variação de 26°C a 32ºC
Data da colonização total: 01/11/2006
Data do aniversário: 08/11/2006
Bomba: Injeção de água no centro do micélio junto a choque térmico.
Parâmetros do terrário: Caixa de 68 litros vedada placas de isopor. Luz fornecida por quatro leds de luz branca de alta intensidade ligadas durante o dia. Argila expandida no fundo. Umidade e troca de ar fornecidas por uma bomba de ar (borbulhador de aquário, foram dispostos quatro pontos). Refrigeração através da circulação de água gelada pelo interior do terrário.
Tipo de frutificação: Bolo convencional com uma camada em cima e em baixo do bolo, feita a partir da mistura de pó de coco e vermiculita (ambos esterilizados em forno).
Data da formação de primórdias: 14/11/2006 (Acho).
Data do aparecimento de pins: 16/11/2006
Observações: A água utilizada na bomba foi uma solução com meia colher de café de cremogema e meia de pó de café diluídos em 400 ml de água destilada. A bomba de água que fornece a refrigeração se encontra em isolada em uma outra caixa de isopor, contendo aproximadamente 6 litros de água gelada. Os tubos que ligam uma caixa a outra se encontra revestido com acrilon (fibra para forrar edredom).

Os outros campos do resumo vou preenchendo assim que tiver as informações.

Se alguém tiver algum conselho, critica sugestão, sermão, ou apenas alguma pergunta, ou alguma dica para me passar e melhorar os procedimentos vou receber com muito agrado. Opinem!

Acredito não ter errado muito ao fazer tudo isso, senão que alguém me aponte os erros!

Não poderia deixar de esquecer de agradecer novamente ao companheiro que me enviou os esporos, muita luz em seu caminho! :p:

E é claro, à todos do fórum que direta ou indiretamente contribuíram com suas experiências e relatos, aprendi muito e foi com todos. Muita luz para todos.

Agora só me resta torcer para que tudo de certo com meu primeiro cultivo. :)
 
Lembvre de cobrir a lateral do terrário com um papel que não permita a entrada de luz. Nessa fase seria bom que a luz só entrasse por cima, para dar direção aos cogumelos. Boa sorte na frutificação.
 
profissional!!!!

Muito bem Kliphos!! muito bem explicado e ilustrado!! com certeza, vai funcionar !!! Estou torçendo por isso!!!

Mas, novamente lembrando.... além da paciência que os próximos dias exigirão de vc , e do estudo pra dominar mais técnicas... vc tem algo tão ou mais importante agora... o seu preparo. Leia, informe-se, medite em si mesmo.

Prepare sua mente, tem q estar ciente da expansão. De nada adianta expandí-la, se existem limites e obstáculos. Prepare-se muito bem. Encare isso como um verdadeiro ritual, e o respeito que tiveres com isso, será devolvido em forma de aprendizado. Não se tranque dentro de si mesmo.

bom amigo, ótimas e fugazes vibrações, muita paz e luz!!!
 
Calango, quanto à luz eu tinha dito sobre os leds, essa foi a única parte do terrário que resta. Como precisava aniversariar ontem (na verdade foi hoje de madrugada, mas como ainda não tinha dormido, foi ontem... para mim 'só é amanhã depois que durmo' :D:D:D), não da mais para adaptar na tampa, pois seria necessário abrir o terrário.

Pretendo adaptar os leds na parte mais alta, de lado, nas paredes do terrário. E assim como sugeriu meu irmão de cultivo, Zalinsk, vou cobrir o led com algum papel, assim distribuirá a claridade e não ficara apenas com o foco.

O que acham?
 
Kliphos, instalar leds pode ser uma boa, se vc já os possui. Se não, existem alguns "contras" para o uso deles: não sei quanto à alimentação deles, existem a luz (110/220v) e tem tb uns q funcionam a pilha de relógio, q dura muito , esses últimos são direcionais tipo um spot, batatos, e funcionais.

Mas já q vai utilizar um dispositivo defletor de claridade, lhe dou mais uma alternativa: pq simplesmente não usa uma dessas lâmpadas eletrônicas (econômicas), pois elimina o uso de mais de uma lampada, não precisa usar esse defletor para o facho (ela ilumina como um todo), e existem modelos de baixa potência, que além de consumir muito pouco, não esquenta e fornece quantidade de lux suficientes para o desenvolvimento dos pins. Conheço modelo mini de 9w, mas já vi uma mini luminária, usada direto na tomada em corredores, com potência de 1w. Talvez seria uma alternativa melhor, com melhor apresentação final da instalação.

Cabe a vc agora decidir qual a melhor alternativa, não q a sua seja ruim...se já tiver os leds então, manda bala e fala como ficou!!! vlw

paz e luz!!!
 
Nossa ,,, terrario muito bem feito !!! Parabéns



Good Vibes !!
 
Otimo Kliphos!!!
parabens, adorei o setup. só achei que no seu marcador falta a quantidade de combustivel e o medidor de velocidade :)
Otimo mesmo, e nao esqueça de tampar as laterais com um papel, um contact ou qualquer coisa do tipo pra evitar os " fat asses" isso acontece quando a luz rebate nas paredes internas formando um " haze" filtrado, confundiondo o cogumelo e faznedo ele crescer pouco. (alias os cogus crescem para todos os lados.ficanmdo ggordinhos e baixinhos)
 
Mktedesco, quando terminar a parte da iluminação, posto mais fotos.

Morta, eu vou colocar nitro ainda, depois eu coloco todos marcadores. O terrário é um amd athlon com 1 GB de RAM (!!!).


Bom, então vamos para a parte mais incrível, o aniversário!

A primeira foto mostra uma mistura de partes iguais em volume, de pó de coco e vermiculita. Misturei bem, preenchi com água e levei ao forno por quase uma hora e lá dentro mesmo, deixei esfriar, ficou com uma boa textura.

A segunda foto mostra todos meus filhotes geladinhos, esperando pela liberdade.
A terceira foto é um close da estrutura-cérebro que se parece o micélio afogado.

A quarta foto mostra algo impressionante. Em TODOS os copos, o micélio ultrapassou o selo de vermiculita, e eu deixei quase dois dedos do selo... Mas o que impressiona é que nesse copo, assim que eu abri me deparei com esse bloquinho de micélio querendo sair do copo, de alguma forma, formou essa bolinha que esta na foto.

Na quinta, sexta e sétimas fotos são do aniversário em si, dos bolos já colocados no terrário, recém nascidos.

Só quem é cultivador de verdade sabe de verdade o que se passa nesse momento, ainda mais na primeira vez. O aroma suavemente adocicado do bolo é impressionante. O perfume do fungo se alastra por toda sala. Essa sensação não pode ser descrita, é euforia pura.

Sabem disso o Morta e o TioDena que me aturaram pela madrugada, estava feito criança. A sensação de tocar o bolo, mesmo que com luvas, é indescritível. Leva-los para o terrário mais ainda, me senti como se estivesse em um maternal.

O terrário esta funcionando maravilhosamente bem. Liguei-o e em 40 minutos a temperatura chegou a 14 graus Celsius e 95% de umidade. Em duas horas estabilizou-se em 17 graus e 92% de umidade.

Fui para casa na hora do almoço para conferir o aparato, estava com a mesma umidade porem a temperatura era de 22 graus. A água do sistema de refrigeração estava fresca. Troquei a água da caixa de isopor por uma quase congelada, deixei mais dois cubos de gelo, feitos nos próprio copos de nutella e em 20 minutos a temperatura estabilizou a 18 graus.

Boas vibrações para todos os cultivos e seus cultivadores!
mistura.jpgfilaindiana.jpgfilaindianaclose.jpgfugitivo.jpgbercario 1.jpgbercario 2.jpgbercario 3.jpg
 
Tah tudo muito bonito e muito funcional tb! os bolos estão lindos e vão te render belos frutos! Parabéns!

Quanto aos leds, se vc tiver alguma duvida em relação a fonte ou qlq outra coisa pode me consultar, oque vc tinha que pesquisar mesmo é se eles fornecem a luz suficiente para os cogus(quantidade em lumens)! Eu uso aki uma lampada de 9w! também éh legal! éh beem provável que eles consigam fornecer luz suficiente, já que eu andei lendo por aqui que a luz só serve para guiá-los!

Abraços
 
Parabéns Kliphos

Todo seu esforço e dedicação serão recompesados com muitos frutos.

Deixe a temperatura oscilar na faixa dos 22 à 27º C.
 
Frutos altos e delgados com chapéu de tamanho pequeno a médio. Ótima strain, muito visual e trará sorrisos para seu rosto! Micélio de médio rizomorfismo. O véu rasga-se do chapéu e dão belos prints escuros. Apresenta espantosa habilidade de frutificação e rapidamente se recupera entre flushes. Se dão bem em temperaturas frias. É extremamente rápido crescendo no adubo, possui grandes safras e produz alguns belos chapéus grandes.

Citando o nosso prooprio guia.
Já eu acredito que baixas temperaturas durante a pinagem produzem mais frutos, e uma temperatura POUCO mais elevada na fase de frutificação induz frutos maiores e carimbos mais espessos. (teoria propria. funciona assim para mim ) temperaturas muito altas durante a fase de pinagem do bolo produzem muitos abortos e tambem cogumelos penquenos e com chapeu minimo.
 
eitcha, ew mantenho temperatura baixa o tempo inteiro! :neg: mal deixo passar dos 23! agora por exeplo o terrario esta com a refrig. ligada e tá em 17graus! :(
 
Pessoal, já passei meu primeiro susto, hoje não deu para ir direto para casa depois do trabalho e acabei voltando quase 23h00min. Quando cheguei fui logo correndo para o maternal e quando chego, a temperatura do terrário estava 30 graus.

Fiquei quase 12 horas sem ver o terrário (desde o almoço) e já vi que vou ter que comprar um timer, para depois de umas horas, quando a bomba esquentar, desligá-la. Assim pelo menos vai demorar bem mais para esquentar.
Gente... Coração de pai dói... Que dor foi ver isso.

(!!!???!!!) Estabilizada a temperatura, aprendi a lição. Tomar mais cuidado e prestar mais atenção. Cogumelo feliz cogumelo do coração. (!!!???!!!)

Por favor... Enviem boas vibrações para que não seja afetado.

Boas vibrações para todos os cultivos e seus cultivadores!
 
Kliphos disse:
(!!!???!!!) Estabilizada a temperatura, aprendi a lição. Tomar mais cuidado e prestar mais atenção. Cogumelo feliz cogumelo do coração. (!!!???!!!)
essa quadrinha foi otima...ehehhe
a inspiraçao que os cogus trazem junto com eles é demais.
notou algum odor nos copos ao abri-los?
ouvi dizer que é muito bom!
 
Num assusta não kliphos, foi pouco tempo! só nao deixa isso acontecer direto!
 
Boa tarde pessoal!

Agora não corro mais o risco de cozinhar meus filhotes. Antes de sair de casa, troco a água do sistema refrigeração e deixo ligado um timer que desliga a bomba de água depois de duas horas e meia. Assim se evita que a água esquente pelo aquecimento do próprio aparelho.

Gostaria de perguntar também, se é paranóia minha ou se tem algum problema com os bolos. Apareceram marcas, muito pequenas da cor amarelo bem fraco, parece até uma espuminha, mas como o plástico é grosso não da para ver com clareza o interior do terrário.

Sei que é meio jogado ao vento, bem vago, mas se alguém conhecer algo semelhante ou souber o que pode ser (se é que é algo que mereça atenção), agradeceria desde já.

:rolleyes:
 
Poe fotos, que a galera jah te fala o que pode ser!

Abraço
 
Hey Kliphos... tah pensando em contaminação ??!?
.. Bom se os meus 2 míseros bolinhos derem algumas furtificações... posso esperar do seu cultivo Quilos e Quilos de cogumelo ...
Estou abrindo meu terrario umas 4 vezes por dia... para troca de ar.. conferir a umidade (no tato .. hehehe) , pegar nos bolos com as mãos gordurentas depois de fritar batata frita... , pegar nos bolos depois de brincar com o cahorro... bom isso já tem 4 dias.. e até agora não vi contaminação .. huahauh... meio loko... mah tão lah bunitinhos... branquinhos ( ?)
:D ...
Abraço Kliphos...
Boa sorte nas suas frutificações... e mais nas minhas... heheheuhuah...
PAZ!
(não entendi mto o que escrevi... não organizo minhas idéias de maneira simples... hauhau.. nao entendi de novo...)
 
Back
Top