Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Cultivo - Tasmanianos

Diário de cultivo completo.
Um belo dia, fui premiado, então recebi dois carimbos de tasmanianos (Obrigado!).
Logo, com a mesma generosidade na qual os recebi, compartilhei um desses carimbos com um amigo que também vai fazer um cultivo. Nosso primeiro cultivo (ficou fluflu, não?).

Pois bem, vamos aos detalhes...

Sábado deixei o trigo para kibe de molho, coloquei certa quantidade de água (filtrada por um daqueles filtros que prometem filtrar até antraz) até cobri-lo, adicionei uma colherzinha de café e uma colherzinha de cremogema nessa água e misturei bem... O sedento bebeu toda a água e inchou, adicionei mais um pouco e deixei repousar no escuro e coberto.

Sábado à noite eu peguei o carimbo, raspei 1/4 do mesmo para um copinho e suguei-o com uma seringa com água geladinha, previamente esterilizada (um copo de água fervida até se reduzir a quantidade de uma seringa).

Não sei se fiz o correto, coloquei uma folha branquinha de base, e outro pedaço de folha em branco no centro... Raspei esses esporos para o pedaço menor de papel e em seguida joguei-os dentro do copinho (daqueles de pinga, também previamente esterilizado com água sanitária e depois álcool 92.8) ai então que com a seringa eu joguei a água de dentro dela e fiquei sugando. Até que praticamente todos os esporos fossem para dentro da seringa...

Nisso ficaram duas bocas de fogão acesas. Trabalhei o tempo todo perto delas.

Lacrei a seringa envolta em papel alumínio e depois em filme plástico e guardei na parte de baixo da geladeira. (Tinha um pouco mais de 4 ml)

Domingo, no inicio da tarde eu peguei o trigo que estava de molho joguei em uma bacia e adicionei a vermiculita, na proporção de uma parte de trigo encharcado de água cafeínada e cremogenada para duas partes de vermiculita seca, digo isso em volumes... Não coei o trigo, eu misturei com água de lá mesmo... Então adicionei mais uma generosa colher de chá de café mais outra de cremogema, e uma singela de gesso, para equilibrar o pH. Misturei tudo e fui adicionando pouquinho de água e um pouquinho de vermiculita até encontrar um ponto ideal, areado, nem seco nem molhado, em um tanto que eu pegava uma porção com as mãos e apertando bem, molhava bem mão, mas não chegava nem ao ponto de pingar uma gota. Pensaram que estava brincando com a carne moída.

Deixei essa mistura descansar um pouco. Então no fim da tarde eu limpei bem 5 potinhos de nutella, forrei o fundo com vermiculita seca, coloquei de forma muito bem soltinha o substrato, e fiz um selo de vermiculita de meio dedo. Fechei os potes com três folhas de papel alumínio, entre elas, duas folhas de filtro de papel para coar café. Mas não lacrei com nada, deixei-os solto.

Coloquei um pano no fundo da panela de pressão, os 5 copinhos, preenchi até a metade da altura dos copos de água e fechei para começar a esterilizar em fogo alto. Depois que começou apitar, abaixei um pouco o fogo e deixei por uma hora e 10 minutos.

Ficou esfriando por umas 3 horas, de noite, quando já estava temperatura ambiente, temendo que os copinhos ainda estivessem quentes e matasse os esporos, coloquei a panela de pressão em cima de uma bacia com água gelada e esperei mais uns minutos.

Com velocidade eu abri a panela de pressão, retirava um copo, fechava a panela de pressão e com uma fita durex muito bem limpa (digo a parte de fora), fechava de vez o papel alumínio nos copos. Fiz com os cinco, obvio.

Já com os copinhos fechados, limpei bem um trecho da pia com uma solução de álcool 92.8 e água sanitária. E deixei 8 pedacinhos de fita durex prontas para uso, eu fiz o seguinte, prendi uma parte do durex próximo a borda do copo, lateralmente, ficava capengando um pedaço pra fora, a idéia é que assim era só inocular e ao tirar a agulha da seringa, no mesmo momento, já fixar o durex para tampar o furo e com o outro pedaço, fixa-lo em cima. Fiz quatro furos no copo, distantes, um do outro e assim inoculei todos. Sempre fazendo bem rápido, e ao tirar a agulha, limpava a mesma com algodão com álcool e água sanitária. E também agitava bem a seringa para os esporos ficassem bem distribuídos na água. (na verdade queria apenas dar mais emoção a eles). Repeti esse procedimento para cada copo.

Feito isso, sobrou na seringa certa quantidade... O que fiz então foi preparar mais dois durex para cada copo e em uma atitude de muita velocidade inoculei bem no centro de cada copo e ia vedando.

Vale lembrar que dava uma esfregada no papel alumínio, com um chumaço de algodão com álcool e água sanitária, antes de perfurá-lo.

Vale lembrar também, que todos os procedimentos começando com o preparo da seringa, foram feitos, acredito que com uma boa assepsia, esfreguei bem os braços e mãos, rosto, pescoço, estava utilizando uma touca de culinária no cabelo, luvas para mãos (onde mais estariam elas) e mascara para o rosto, para não respirar em cima de nada.

Depois de inoculado todos os copos, guardei-os em potes plásticos de sorvete, bem limpos, fechados e guardados em lugar bem escuro.

Resumo do cultivo:
(Protocolos de cultivo)​

Raça: Tasmanianos
Região, estação do ano e temperatura média: Sudeste, Primavera. Variação de 20°C a 32ºC
Substrato: CMTEK-Cremofé, minhas conclusões baseada sobre esse post
Tipo e tempo de esterilização: Panela de pressão, 70 minutos
Origem dos esporos: Cristalizaram no plano físico, dentro de um envelope
Tipo de inoculação: Seringa com os esporos, quatro pontos eqüidistantes e um central
Data da inoculação: 15/10/2006 23:10
Data da germinação: 17/10/2006
Temperatura de incubação: Variação de 26°C a 32ºC
Data da colonização total: 01/11/2006
Data do aniversário: 08/11/2006
Bomba: Injeção de água no centro do micélio junto a choque térmico.
Parâmetros do terrário: Caixa de 68 litros vedada placas de isopor. Luz fornecida por quatro leds de luz branca de alta intensidade ligadas durante o dia. Argila expandida no fundo. Umidade e troca de ar fornecidas por uma bomba de ar (borbulhador de aquário, foram dispostos quatro pontos). Refrigeração através da circulação de água gelada pelo interior do terrário.
Tipo de frutificação: Bolo convencional com uma camada em cima e em baixo do bolo, feita a partir da mistura de pó de coco e vermiculita (ambos esterilizados em forno).
Data da formação de primórdias: 14/11/2006 (Acho).
Data do aparecimento de pins: 16/11/2006
Observações: A água utilizada na bomba foi uma solução com meia colher de café de cremogema e meia de pó de café diluídos em 400 ml de água destilada. A bomba de água que fornece a refrigeração se encontra em isolada em uma outra caixa de isopor, contendo aproximadamente 6 litros de água gelada. Os tubos que ligam uma caixa a outra se encontra revestido com acrilon (fibra para forrar edredom).

Os outros campos do resumo vou preenchendo assim que tiver as informações.

Se alguém tiver algum conselho, critica sugestão, sermão, ou apenas alguma pergunta, ou alguma dica para me passar e melhorar os procedimentos vou receber com muito agrado. Opinem!

Acredito não ter errado muito ao fazer tudo isso, senão que alguém me aponte os erros!

Não poderia deixar de esquecer de agradecer novamente ao companheiro que me enviou os esporos, muita luz em seu caminho! :p:

E é claro, à todos do fórum que direta ou indiretamente contribuíram com suas experiências e relatos, aprendi muito e foi com todos. Muita luz para todos.

Agora só me resta torcer para que tudo de certo com meu primeiro cultivo. :)
 
Kliphos disse:
Ainda não havia me preocupado com a iluminação.

Estava pensando em acoplar na tampa, alguns daqueles leds de luz branca. Funcionaria?

Servem apenas para guiar o crescimento dos cogumelos, não é mesmo? Será que esses leds funcionariam para isso?

Devem ficar o tempo todo ligado?


Utilizar led´s "Ultra bright"(éh como chama esses led´s de alta emição de lumens) brancos vai te poupar energia, pois eles consomem muito pouco, mais acredito que voce tenha que colocar varios, mas não muitos... ew vejo um POSSÍVEL problema no fato do feixe de luz dele ser muito concentrado! caso a quantidade de mcd´s emitidas pelo led seja adequada ao que o cogumelo necessita seria legal vc mirar um em cada bolo, pq o que estiver fora do foco dele vai receber muito pouca luz!!

E o que os mais sabios acham?

abraço

razao do edit... esqueci de mencionar que outra vantagem do led éh que ele emito muito pouco calor!!
 
Meus parabêns caro amigo, ficou muito bonito e bem feito seu terrário, boa sorte acho que os bolos vão gostar muito dessa casa nova! presumo que vai dar tudo certo.

Muitos pins e Boas vibrações.
 
Gostei, como sempre Kliphos, tudo bem explicadinho!!!
Continue assim que eu mesmo estou aprendendo muito com vc.
Paz
 
Claro, não poderia esquecer de dar os méritos ao pai, ele acompanhou e me ajudou a montar todo esse projeto.

TioDena disse:
Qual borbulhador éh o seu? me manda umas fotos dele pelo msn... geralmente ele tem um furinho em baixo, mais pode aparecer em qualquer um dos lados!...
Esqueci de detalhar... TioDena, as fotos do meu 'criador de oxigênio' estão anexadas.

Depois de ver as fotos em alta-resolução, acredito que o ar entre pelo menos orifício que a saída de ar, quero dizer, próximo a ele.

Ele tem duas saídas no qual eu dividi em mais duas. Pretendo deixar o borbulhador ligado apenas durante o dia, segundo o Morta, depois de 10 a 12 horas, a temperatura do ar que sai da bombinha atinge 30 graus.
MeuFilho (25).jpgMeuFilho (26).jpgMeuFilho (27).jpg
 
Ótimo, excelente a refrigeracão, a distribuição dos borbulhadores etc...!!! vc vai passar a mangueira da refrigeração pela tampa do terrario? passa pela lateral, pq toda vez que vc for abrir o terrário a mangueira vai atrapalhar!

abraços!!
 
veri gudi!!!!

Muito bom !!!! parabéns meu caro Kliphos!!! obra de mestre!!!

Essa configuração de terrário, com certeza funcional e relativamente barata, vai lhe trazer muitos frutos!!!! Montarei o meu com base em seu lay-out!!!

Mas, ficam algumas dúvidas, de minha parte:
-Com os borbulhadores, dispensa o uso de um cooler para troca de ar?
-vi q o seu é numa cx plastica...o uso direto em uma cx de isopor não prejudica em nada?

Valeu kara, muitos pins e prepare sua mente!!!!

paz e luz!!!!
 
veri gudi!!!!

mktedesco disse:
Mas, ficam algumas dúvidas, de minha parte:
-Com os borbulhadores, dispensa o uso de um cooler para troca de ar?
-vi q o seu é numa cx plastica...o uso direto em uma cx de isopor não prejudica em nada?

Sim, seu o ar que for "jogado" pra dentro tiver por onde sair sem esforço, nao precisa de cooler!
E o terrário pode ser perfeitamente montado direto dentro de uma caixa de isopor, assim como o do mauricio, o meu, dentre outros!


Abraço
 
skudex disse:
...tudo mto bem organizado e sem "gambearras" ...
;) O projeto é uma gambiarra por si só. :p:

TioDena disse:
...vc vai passar a mangueira da refrigeração pela tampa do terrario?
Isso mesmo, pela tampa, pelo lado. Não por cima. Entende? Encaixado do lado da tampa, assim ao levantar a tampa, os tubos ficam na caixa, e não na tampa. Quando terminar o encaixe eu tiro mais fotos e posto.

mktedesco disse:
...ficam algumas dúvidas, de minha parte:
-Com os borbulhadores, dispensa o uso de um cooler para troca de ar?
-vi q o seu é numa cx plastica...o uso direto em uma cx de isopor não prejudica em nada?...
Perfeitamente como disse UncleDena, eu tirei a tampa da caixa e fiz outra com placas de isopor, ela não encaixa 100% (embora muito melhor do que a original), portanto a própria pressão da bombinha de ar vai fazer a reciclagem do oxigênio.

O terrário foi montado em uma caixa plástica por que quando pensei em fazer o terrário não tinha em mente a dificuldade que seria em relação à temperatura. Mas de certa forma continuo gostando dele, acredito que o plástico é bem mais fácil de esterilizar e limpar do que o isopor, embora esse último(pelo menos em minha cidade) seja bem mais barato. Mas o projeto ficou bom, as placas de isopor se encaixaram muito bem ao redor da caixa.

:pos: Obrigado a todos pelos elogios, isso é fruto da colaboração de todos do fórum, direta ou indiretamente... E como sempre:

Boas vibrações para todos os cultivos e seus cultivadores!

Esqueci de falar também que ontem à noite preparei os copos para o aniversário. Em uns 400ml de água destilada eu dissolvi meia colher de café de cremogema e meia de pó café, misturei muito bem. Usando um filtro de café passei o liquido para outro copo, repeti esse procedimento algumas vezes até que nenhuma partícula sólida ficasse no líquido.

Fiz um furo central e injetei um pouco mais de 40ml (usei uma seringa de 20ml) do elixir para cada copo. Injetei até o líquido chegar ao selo de vermiculita, notei que o micélio bóia. A cada vez que manipulava a agulha, esfregava-o em um guardanapo com álcool.

É lindo ver o aveludado brilhante do micélio.

Depois que os embalei com um saquinho, levei-os para dormir na geladeira. E estão lá quietinhos até agora. Boas vibrações para eles.
MeuFilho (23).jpgMeuFilho (24).jpg
 
Última edição por um moderador:
best pin infestation go away contamination vibes:
/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\:eek:
OHHHHHHHHMNMMMMMMMMMMMM:confused:
OOOOHHHHHHMMMMMMM:rolleyes:
OOOHHHHHMMMMMM:D
[\/\/\/\/\/\/\/\/] (<- go away contamination vibes )
bom, acho q você arriscou muito injetando cremogema junto com café.. mas como raul dizia.. faça o que tu queres pois é tudo da lei.
 
veri gudi!!!!

TioDena disse:
Sim, seu o ar que for "jogado" pra dentro tiver por onde sair sem esforço, nao precisa de cooler!
E o terrário pode ser perfeitamente montado direto dentro de uma caixa de isopor, assim como o do mauricio, o meu, dentre outros!


Vlw Tio, já não penso mais em investir num cooler, para troca de ar. E farei uma janela lateral no terrário, lacrada com tela e acrilon (3,00 o metro encontrei) para evitar entrada de visitas indesejáveis.... os borbulhadores mandar ar para dentro.... ele sai pela janela. ok? Ainda estudo a viabilidade de controle de temperatura digital....

vlw, abraço, paz e luz!!!

Morta... "faz o que tu queres, há de ser tudo da lei" é a lei de Thelema, formatada por Aleister Crowley, já ouviu falar??? o kara é o kara .

E outra observação, mais uma vez parabenizando o Sr Kliphos por sua habilidade ninja de cultivar cogus.... olha naquela foto dos bolos na geladeira.... se bater uma larica, tem uns produtinhos legais lá!! huahuahua

Bom, e pra animar um pouco essa galera legal aí!!!

vlw, paz e luz a todos!!!!!!!!
 
Última edição por um moderador:
Kliphos disse:
Veio-me outra dúvida agora.

Como retiro os bolos do copo? Quero dizer... Obviamente com uma luva esterilizada, mas eles absorverão toda água?

Terei que enxuga-los com minha toalha de banho? :D:D:D

Como faço, só chacoalho? Levo-os para o terrário do jeito que estiver?

Pega uma vasilha onde a agua que o bolo nao tiver absorvido possa escorrer, prepare uma vasilha de vidro ou de metal e coloque vermiculita e água(bastante pq boa parte dela vai evaporar) dps leve ao forno pré aquecido por uns 40 mins!
Assim que a vermiculita esfriar vc faz um "colchãozinho" pro bolo num pratinho ou marmitex(quentinha qlq merda dessas) ! dai utilizando luvas, vc pega o copo vira sobre a palma da sua mão que vai estar sobre a vasilha, assim a agua que ele não absorveu vai cair na vasilha! dps coloque o bolo ACONCHEGANTEMENTE (respeito e carinho com eles:D ) no colchao de vermiculita manda pro terrário e aguarde 10/12 dias! :D
 
:D:D:D:D:D:D

Só estou postando porque estou radiante de alegria com o terrário e o aniversário dos bolos.

Preciso muito dormir, olhem a hora do post... :p: Depois posto com detalhes o que aconteceu bem como uma porção de fotos.

Estou extasiado com tudo isso e preciso berrar:

Boas vibrações para todos os cultivos e seus cultivadores!
Que a luz do sucesso brilhe em todos!
 
EEeeEEee... dá pra saber o q vc tah sentindo :D
Mto bom né? falaí?!?!

Vibraçoes positivas e muuita calma! calma que jah jah eles aparecem!

Minhas supervibrações hiperpositivas para o pininng!

Abraços
 
Bom, antes de qualquer coisa, exibir o terrário por completo.

A primeira foto mostra o higrômetro, um relógio e um termômetro. Revesti o aparelho com aqueles filmes plásticos de cozinha para não entrar água nele, Atrás, com um estilete, fiz umas 'janelinhas' para os sensores ficarem expostos. Tanto esse aparelho quanto os elásticos e o isopor receberam uma limpada com um pano bem molhado com uma mistura de água com água sanitária.

A segunda e terceira fotos mostram os detalhes que havia citados em outro post que é a 'abertura' feita na tampa para a passagem dos tubos.

A quarta foto mostra a disposição dos itens do terrário, como vai ficar definitivamente.

A quinta e sexta foto mostra o terrário fechado em exposição bem como ele vai ficar quando em funcionamento. Do lado do terrário da para notar a segunda caixa de isopor, de 6 litros, contendo água quase congelada usada para a refrigeração.
aparelho.jpgtampa1.jpgtampa2.jpgterrario1.jpgtarrario2.jpgterrario3.jpg

Não custa lembrar que o borbulhador vai ficar enrolado por uma fica camada de acrilon (fibra para forrar edredom). É uma tentativa de filtrar o ar que vai entrar pelas pedras porosas, isso me pareceu uma boa alternativa.

E que tem uma placa de isopor que fecha definitivamente aquela área que esta aberta, o terrário é completamente vedado por placas de isopor.
 
Última edição por um moderador:
Back
Top