Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Cultivo - Tasmanianos

Diário de cultivo completo.
Um belo dia, fui premiado, então recebi dois carimbos de tasmanianos (Obrigado!).
Logo, com a mesma generosidade na qual os recebi, compartilhei um desses carimbos com um amigo que também vai fazer um cultivo. Nosso primeiro cultivo (ficou fluflu, não?).

Pois bem, vamos aos detalhes...

Sábado deixei o trigo para kibe de molho, coloquei certa quantidade de água (filtrada por um daqueles filtros que prometem filtrar até antraz) até cobri-lo, adicionei uma colherzinha de café e uma colherzinha de cremogema nessa água e misturei bem... O sedento bebeu toda a água e inchou, adicionei mais um pouco e deixei repousar no escuro e coberto.

Sábado à noite eu peguei o carimbo, raspei 1/4 do mesmo para um copinho e suguei-o com uma seringa com água geladinha, previamente esterilizada (um copo de água fervida até se reduzir a quantidade de uma seringa).

Não sei se fiz o correto, coloquei uma folha branquinha de base, e outro pedaço de folha em branco no centro... Raspei esses esporos para o pedaço menor de papel e em seguida joguei-os dentro do copinho (daqueles de pinga, também previamente esterilizado com água sanitária e depois álcool 92.8) ai então que com a seringa eu joguei a água de dentro dela e fiquei sugando. Até que praticamente todos os esporos fossem para dentro da seringa...

Nisso ficaram duas bocas de fogão acesas. Trabalhei o tempo todo perto delas.

Lacrei a seringa envolta em papel alumínio e depois em filme plástico e guardei na parte de baixo da geladeira. (Tinha um pouco mais de 4 ml)

Domingo, no inicio da tarde eu peguei o trigo que estava de molho joguei em uma bacia e adicionei a vermiculita, na proporção de uma parte de trigo encharcado de água cafeínada e cremogenada para duas partes de vermiculita seca, digo isso em volumes... Não coei o trigo, eu misturei com água de lá mesmo... Então adicionei mais uma generosa colher de chá de café mais outra de cremogema, e uma singela de gesso, para equilibrar o pH. Misturei tudo e fui adicionando pouquinho de água e um pouquinho de vermiculita até encontrar um ponto ideal, areado, nem seco nem molhado, em um tanto que eu pegava uma porção com as mãos e apertando bem, molhava bem mão, mas não chegava nem ao ponto de pingar uma gota. Pensaram que estava brincando com a carne moída.

Deixei essa mistura descansar um pouco. Então no fim da tarde eu limpei bem 5 potinhos de nutella, forrei o fundo com vermiculita seca, coloquei de forma muito bem soltinha o substrato, e fiz um selo de vermiculita de meio dedo. Fechei os potes com três folhas de papel alumínio, entre elas, duas folhas de filtro de papel para coar café. Mas não lacrei com nada, deixei-os solto.

Coloquei um pano no fundo da panela de pressão, os 5 copinhos, preenchi até a metade da altura dos copos de água e fechei para começar a esterilizar em fogo alto. Depois que começou apitar, abaixei um pouco o fogo e deixei por uma hora e 10 minutos.

Ficou esfriando por umas 3 horas, de noite, quando já estava temperatura ambiente, temendo que os copinhos ainda estivessem quentes e matasse os esporos, coloquei a panela de pressão em cima de uma bacia com água gelada e esperei mais uns minutos.

Com velocidade eu abri a panela de pressão, retirava um copo, fechava a panela de pressão e com uma fita durex muito bem limpa (digo a parte de fora), fechava de vez o papel alumínio nos copos. Fiz com os cinco, obvio.

Já com os copinhos fechados, limpei bem um trecho da pia com uma solução de álcool 92.8 e água sanitária. E deixei 8 pedacinhos de fita durex prontas para uso, eu fiz o seguinte, prendi uma parte do durex próximo a borda do copo, lateralmente, ficava capengando um pedaço pra fora, a idéia é que assim era só inocular e ao tirar a agulha da seringa, no mesmo momento, já fixar o durex para tampar o furo e com o outro pedaço, fixa-lo em cima. Fiz quatro furos no copo, distantes, um do outro e assim inoculei todos. Sempre fazendo bem rápido, e ao tirar a agulha, limpava a mesma com algodão com álcool e água sanitária. E também agitava bem a seringa para os esporos ficassem bem distribuídos na água. (na verdade queria apenas dar mais emoção a eles). Repeti esse procedimento para cada copo.

Feito isso, sobrou na seringa certa quantidade... O que fiz então foi preparar mais dois durex para cada copo e em uma atitude de muita velocidade inoculei bem no centro de cada copo e ia vedando.

Vale lembrar que dava uma esfregada no papel alumínio, com um chumaço de algodão com álcool e água sanitária, antes de perfurá-lo.

Vale lembrar também, que todos os procedimentos começando com o preparo da seringa, foram feitos, acredito que com uma boa assepsia, esfreguei bem os braços e mãos, rosto, pescoço, estava utilizando uma touca de culinária no cabelo, luvas para mãos (onde mais estariam elas) e mascara para o rosto, para não respirar em cima de nada.

Depois de inoculado todos os copos, guardei-os em potes plásticos de sorvete, bem limpos, fechados e guardados em lugar bem escuro.

Resumo do cultivo:
(Protocolos de cultivo)​

Raça: Tasmanianos
Região, estação do ano e temperatura média: Sudeste, Primavera. Variação de 20°C a 32ºC
Substrato: CMTEK-Cremofé, minhas conclusões baseada sobre esse post
Tipo e tempo de esterilização: Panela de pressão, 70 minutos
Origem dos esporos: Cristalizaram no plano físico, dentro de um envelope
Tipo de inoculação: Seringa com os esporos, quatro pontos eqüidistantes e um central
Data da inoculação: 15/10/2006 23:10
Data da germinação: 17/10/2006
Temperatura de incubação: Variação de 26°C a 32ºC
Data da colonização total: 01/11/2006
Data do aniversário: 08/11/2006
Bomba: Injeção de água no centro do micélio junto a choque térmico.
Parâmetros do terrário: Caixa de 68 litros vedada placas de isopor. Luz fornecida por quatro leds de luz branca de alta intensidade ligadas durante o dia. Argila expandida no fundo. Umidade e troca de ar fornecidas por uma bomba de ar (borbulhador de aquário, foram dispostos quatro pontos). Refrigeração através da circulação de água gelada pelo interior do terrário.
Tipo de frutificação: Bolo convencional com uma camada em cima e em baixo do bolo, feita a partir da mistura de pó de coco e vermiculita (ambos esterilizados em forno).
Data da formação de primórdias: 14/11/2006 (Acho).
Data do aparecimento de pins: 16/11/2006
Observações: A água utilizada na bomba foi uma solução com meia colher de café de cremogema e meia de pó de café diluídos em 400 ml de água destilada. A bomba de água que fornece a refrigeração se encontra em isolada em uma outra caixa de isopor, contendo aproximadamente 6 litros de água gelada. Os tubos que ligam uma caixa a outra se encontra revestido com acrilon (fibra para forrar edredom).

Os outros campos do resumo vou preenchendo assim que tiver as informações.

Se alguém tiver algum conselho, critica sugestão, sermão, ou apenas alguma pergunta, ou alguma dica para me passar e melhorar os procedimentos vou receber com muito agrado. Opinem!

Acredito não ter errado muito ao fazer tudo isso, senão que alguém me aponte os erros!

Não poderia deixar de esquecer de agradecer novamente ao companheiro que me enviou os esporos, muita luz em seu caminho! :p:

E é claro, à todos do fórum que direta ou indiretamente contribuíram com suas experiências e relatos, aprendi muito e foi com todos. Muita luz para todos.

Agora só me resta torcer para que tudo de certo com meu primeiro cultivo. :)
 
Kliphos disse:
Apenas gostaria de ressaltar, que gostaria de fazer o aniversario de todos juntos pelo simples fato que quero fazer um terrário e não abri-lo mais... Apenas ter uma 'válvula' para saída de ar, jogado para fora devido à pressão feita com a bombinha de ar.

Legal a ideia de aniversariar tudo junto! Pode evitar varios problemas! Quanto a essa "válvula", nao deixa ela totalmente livre nao, poe um algodãozinho pelo menos pra evitar entrada de contaminantes!

Abraço
 
Concordo com a idéia de aniversariar tudo junto se vc tiver um terrário bem grande. No meu caso, como meu terrário e bem pequeno, só cabem um casing e dois bolos, ou 4 bolos. Força no seu cultivo e good vibes.
 
Neuro, essa é outra intenção minha, tentar frutificar todos de uma vez!

Dena eu não sei se vou encontrar a válvula que necessito semelhante à panela de pressão, só sai ar se houver pressão interior, ou seja, o ar só tem um sentido, para fora.

Calango, o terrário é grande sim, tem 68 litros de capacidade... Suas medidas são 54 cm x 39 cm x 32,5 cm. E para copos de nutella, que são razoavelmente pequenos, vão caber os 5 copos certinhos.

Tenho um receio, esperar por todos os copos não pode fazer com que com apareçam pins antes da hora, mesmo dentro do copo?

O que fazer nesse caso?
 
os dias que vc atrasar os bolos nao seram suficientes pra isso nao !
pode ficar sussegado que nao vai dar nada de erraddo :)
 
Sabe como é... É minha primeira vez... A gente fica ansioso, não?

Olhas as fotos do apressadinho...

Espero um dia poder colocar uma placa na frente de casa: "Cuidado com o Cogumelo!”.
MeuFilho (16).jpgMeuFilho (17).jpg

Estou prestes a montar o terrário e é claro, que assim que estiver pronto eu tiro fotos dele.

Estava trocando umas idéias com o E115 sobre o compressor de ar (borbulhador para aquários), e gostaria de saber como vocês fazem.

O aparelho de vocês (para quem usa) fica ligado durante o dia inteiro?
Usam timer?
Desligam de madrugada?

E quanto aos contaminantes, em relação ao ar que entra nele, como dão manutenção no aparelho?

Existe algum 'filtro-poorman'?
Utilizam cloro na água que fica borbulhando?
 
Última edição por um moderador:
Kliphos disse:
Dena eu não sei se vou encontrar a válvula que necessito semelhante à panela de pressão, só sai ar se houver pressão interior, ou seja, o ar só tem um sentido, para fora.

Entendo, mais nao precisa ser algo do tipo, valvula de prioridade(espirro) em carro turbo que na hora que sobe a pressão ela descarrega o excesso! nao sei o que voce vai encontrar no mercado que trabalhe com uma pressao baixa dessas!
uns buraquinhos(bem pequeno tipo 6/8mm) no terrario com um filtro de cafe ou um algodãozinho enfiado nele tah de bom tamanho! por eles nao vai ter fluxo externo de ar nem vai criar pressão lah dentro!

quanto ao borbulhador éh melhor que ele fique ligado 100% do tempo sim! e na entrada de ar dele, se vc quiser fazer um filtrinho pra colocar ali ele sera muito bem vindo! use uma caneta bic, com algodao dentro ou algo parecido, mais sem apertar muito, caso contrario a bomba vai fazer muita força pra puxar o ar entao vai acabar diminuindo a quantidade de bolhas!

Cloro? bom, o cloro éh volátil(mais que a água)! portanto vai evaporar do recipiente antes que a agua, nao sei se isso pode acabar interferindo de forma consideravel nos bolos pelo fato de ser pouco, mas nao podemos esquecer que ele éh um germicida dos fortes! Eu prefiro ferver a agua do borbulhador com uma tampinha de agua sanitaria e/ou vinagre até o cheiro sumir! depois cada vez que tenho que completar novamente repito o processo!

Abraço
 
Olá pessoal.

TioDena, não encontrei a entrada de ar no borbulhador, estou quase me convencendo que é por osmose :confused:.

Aprendi que a temperatura ideal para incubação varia entre 27 e 29 graus, mas só agora, prestes a ver os copos 100% que me dei conta que o terrário deve ficar entre 18 e 21 graus.

E como moro no interior de São Paulo, a temperatura aqui é muito alta.

Conversando com meu irmão de cultivo, Zalinsk, e também com o Morta e o mktedesco, estávamos chegando a um ponto para abaixar a temperatura do terrário. Não fomos muito longe não :p:.

À noite meu pai deu uma idéia (o crédito é dele), de comprar um tubinho de plástico, daqueles usados nos borbulhadores de aquário e envolver todo o terrário com ele, em espiral. E por fora disso, envolver com placas de isopor.

Deixar em um nível acima do terrário, um isopor com muito gelo que ao derreter, iria escorrendo pela tubulação, retirando o calor, por fim, sair para algum balde ou direto pro ralo.

Também existiria dentro, trocas de garrafas com água congelada. O isopor externo impede da troca de calor com o exterior e ajudaria a manter a temperatura interior, que, espero que abaixe.

Quanto à troca de ar, e umidade acho que não terei problemas, pretendo colocar 4 pontos de borbulhador em baixo da argila expandida.

Mauricio se puder dar sua opinião na construção do meu terrário. Porque minha idéia tem alguma semelhança com o seu terrário, desse post.

Estava pensando depois, que ao invés de jogar a água poderia reaproveitá-la, usando uma bomba semelhante a você usou.

O que acham da idéia?
 
Última edição por um moderador:
TioDena disse:
Cloro? bom, o cloro éh volátil(mais que a água)! portanto vai evaporar do recipiente antes que a agua, nao sei se isso pode acabar interferindo de forma consideravel nos bolos pelo fato de ser pouco, mas nao podemos esquecer que ele éh um germicida dos fortes! Eu prefiro ferver a agua do borbulhador com uma tampinha de agua sanitaria e/ou vinagre até o cheiro sumir! depois cada vez que tenho que completar novamente repito o processo!

Abraço

Cloro= AGUA SANITARIA tio. usamos ele JUSTAMENTE por ser um germicida/bactericida/fungicida EFICIENTE. vinagre é acido, evapora com a agua e se deposita na supercicie do bolo causando uma qeda de Ph que pode ser benéfica para o aparecimento de trichoderma ou cobweb.

Kliphos disse:
Conversando com meu irmão de cultivo, Zalinsk, e também com o Morta e o mktedesco, estávamos chegando a um ponto para abaixar a temperatura do terrário. Não fomos muito longe não :p:.
o morta tava "passado" demais pra conseguir desenvolver alguma coisa em conjunto ontem :)
 
Acho que seu pai teve uma ótima idéia com o esperial do sub-zero, se, dúvida vai baixar bem a temperatura do terrário só que presumo que não chegará aos 18 graus.

Mais teste ai e me fale, vou usar uma caixa de isopor como terrário para meu bolo, com gelo, deixei duas formas de gelo no fundo a temperatura a 15cm acima do gelo ficou em 24c constantes por mais de 6h30m acho que deve chegar a umas 8 horas tranquilo, pena que eu fico o dia todo fora de casa dai não vou conseguir manter essa temperatura. mais ainda estou estudando outras formas.

Um abraço a todos e boas vibrações.
 
Mauricio se puder dar sua opinião na construção do meu terrário. Porque minha idéia tem alguma semelhança com o seu terrário, desse post.

A refrigeração do terrário não deve ser uma porta de acesso para contaminação.

Abrir o terrário para fazer trocas de garrafas com gelos seria inadequado.

A configuração que você bolou com tubo externo daria muito trabalho de manutenção, além deixar tudo molhado ao redor.

Colocando um tubo em espiral dentro da caixa, a água gelada circula e refrigera com eficiência.

A bomba para reciclar a água fica dentro de uma caixa pequena de isopor onde coloca-se água e gelo conforme necessário.

Eu utilizo perlita numa bandeja, pode ser argila expandida, para umidificar.

Coloquei uma placa de isopor nº 40 sobre o tubo de refrigeração para isolar a refrigeração da bandeja com perlita.
 
Irmãos.... coragem!!!

Kliphos, parabéns pela funcionalidade do seu cultivo... utilizarei vários parâmetros aprendidos até aqui no meu cultivo tb.....
Kara, te apruma q os cogus tão chegandoooooo....

Bom... a partir da semana q vem...tb estarei desenvolvendo meu terrário, muito próximo da sua idéia e tb do colega Maurício... e espero conseguir fazer a refrigeração automática... pois não posso monitorar durante o dia os cogus... postei no tópico do Maurício - terrário com refrigeração - uma idéia q pode funcionar, digo pode pois ainda não construi o meu. Mas acho q estamos no caminho.... unidos conseguiremos mais uma vez fazer isso eficiente e funcional. Daí, todos podem seguir a idéia central ou o modelo.

vlw.... mais uma vez parabéns, e good vibesssssss!!!

paz e luz!
 
Olá pessoal. Só para atualizar.

Quarta a noite foi colocada a argila expandida de molho em um balde com água e joguei duas tampinhas de água sanitária.

Quinta a tarde eu enxagüei a argila expandida, tirei aquele barro solto, separei as bolotas que estavam quebradas e voltei para o balde com água limpa e mais água sanitária. E está até hoje.

Hoje a noite vou terminar definitivamente o terrário, deixa-lo pronto para uso. Quarta havia comprado as placas de isopor, uma bomba de água para aquário. Mas os tubos de plástico, vou comprar hoje.

Vou fazer um pouco diferente do que citei no ultimo meu ultimo post. Farei algo bem semelhante ao Mauricio. Dispor a 'serpentina' no fundo do aquário em meio a argila expandida e os pontos de borbulhadores. A bomba de água ficara ligada, circulando água gelada, enquanto o borbulhador renova o ar e o mantém úmido.

Até ai, acho que esta tudo bem...

O que me volta a preocupar é o tempo que os bolos vão ficar no copo. Como calculei, todos os copos foram 100% colonizados ontem. Mas surgiu uma emergência e vou viajar para São Paulo nesse final de semana, retornando domingo.

Logo, somente domingo a noite usarei a técnica do Mauricio de injetar água esterilizadas nos copos e coloca-los na geladeira, para somente segunda feira aniversaria-los. Espero não prejudicar nada com esse atraso.

Mauricio, e para todos que utilizam essa técnica, vocês injetam água nos copos com uma seringa, insere no centro, dentro do micélio? Insere entre o copo e a superfície do micélio? Ambos? Depois é melhor colocar os copos na parte mais baixa da geladeira? Na parte de cima?
 
Kliphos disse:
Mauricio, e para todos que utilizam essa técnica, vocês injetam água nos copos com uma seringa, insere no centro, dentro do micélio? Insere entre o copo e a superfície do micélio? Ambos? Depois é melhor colocar os copos na parte mais baixa da geladeira? Na parte de cima?
Como mauricio me ensinou, injete NO CENTRO do bolo entre 40-60 ml de agua. até um certo ponto ele absorve a agua, depois disso ele começa a acumular. o bom eh cobrir com agua. coloca na parte superior da geladeira mesmo sem ser o congelador.
 
Vou fazer um pouco diferente do que citei no ultimo meu ultimo post. Farei algo bem semelhante ao Mauricio. Dispor a 'serpentina' no fundo do aquário em meio a argila expandida e os pontos de borbulhadores. A bomba de água ficara ligada, circulando água gelada, enquanto o borbulhador renova o ar e o mantém úmido.

Não coloque a argila em contato com o tubo de refrigeração

A água e argila ficam geladas e a argila não libera umidade.

Água gelada gera menos vapor, quanto mais aquecida mais vapor é liberado.

Disponha o tubo no fundo da caixa, coloque uma placa de isopor sobre o tubo.

Coloque a argila com água numa bandeja e a bandeja sobre a placa de isopor.

O borbulhador fica dentro da bandeja com argila.

Coloque um termometro dentro da bandeja com argila para monitorar a temperatura da argila.

Coloque um termometro na tampa da caixa para monitorar a temperatura no interior da caixa.

Ligue e desligue a bomba de reciclar água conforme as leituras dos termometros.

A leitura do termometro na bandeja indica sempre uma temperatura menor do que a leitura do termometro da tampa da caixa.

Se você utilizar um sensor para ativar o timer, esse deve ser colocado na bandeja.
 
Como sempre, meus planos foram impedidos por uma sério de fatores... Viajei nesse final e cheguei tarde no domingo e não conclui meu terrário, o que pretendo fazer hoje a noite, bem como afogar os copos para aniversariar amanha.

Como o Maurício deixou bem esclarecido, novamente vou mudar o setup do terrário. A argila expandida e os pontos de borbulhadores ficarão no fundo, mas enrolei a 'serpentina' nas paredes do terrário, acima da argila expandida. Assim vai resfriar rapidamente o ambiente do terrário sem afetar diretamente a umidade.

As placas de isopor foram encaixadas ao redor do terrário. Hoje à noite vou fazer uma tampa de isopor para não utilizar a original, estou com dó de estragar a tampa de plástico. Até que é melhor, isolara mais a temperatura e poderei encaixar os tubos de circulação de água e do borbulhador à vontade.

Para isso, de ontem, eu já deixei todos os tubos que serão utilizados hoje, juntos as pedras dos borbulhares e eteceras, dentro do próprio terrário, coberto com água e bastante água sanitária.

Bem... Esse será meu terrário very big blaster master super advantage ultra mega power plus supimpa poorman pra caraio.

Deixei umas pilhas recarregado, hoje à noite tiro fotos para todos verem o que não deve ser feito :eek:.

Os micélios já estão tão sedentos que conseguiram cobrir o selo de vermiculita de quase 2 cm que estava bem seco, solto.

Boas vibrações para todos os cultivos e seus cultivadores!
 
Otimo otimo!
você vai ver o TANTO de pins que irai sair desse selo!
parabens, tudo parece correr bem, só fique atento agora para umidade, temperatura e troca de ar.
também é hora de ler MAIS e MAIS as tecnicas de printagem, metodos de clonagem e coisas do tipo, sempre pensando nos proximos cultivos/cultivadores.
Os tasmanianos são uma otima raça, e que se todos ajudarem vai se estabelecer muito bem aqui no fórum.
 
Kliphos disse:
Olá pessoal.

TioDena, não encontrei a entrada de ar no borbulhador, estou quase me convencendo que é por osmose :confused:.

Qual borbulhador éh o seu? me manda umas fotos dele pelo msn... geralmente ele tem um furinho em baixo, mais pode aparecer em qualquer um dos lados!

Tenta ver se ele é totalmente vedado, se nao for(acho difícil) éh pq o ar entra por todos os lados!


abraço
 
terrário!!!

Grande Kliphos!!!

Kara... bom, pelo jeito vc estudou e aprendeu muito sobre terrário nesses últimos dias....
Acho muito válido vc postar fotos, como falou, de como é o lay-out do seu terrário, e o que "não fazer" tb é de extrema importância para todos cultivadores e futuros cultivadores. Força aí, que estamos torçendo por vc e seus cogus!!!!

Estarei desenvolvendo tb meu futuro terrário, e gostaria de seguir seu modelo, sei q tu vai faze uma coisa bala!!!! vlw, good vibes!!!!!!
 
Fala Kliphos

Acho que você encontrou uma boa configuração para o terrário.

É importante o equilíbrio dos parametros que devem ser controlados.

Umidade, oxigenação, temperatura e luz.

Procure em loja de tecido por acrilon.

É o enchimento que se coloca em edredon (aqueles cobertores fofos).

Eu utilizo acrilon na entrada de ar como filtro, é muito eficiente.

Proteja também o coller ou exaustor com filtro para evitar a entrada de insetos.
 
Mauricio disse:
...Umidade, oxigenação, temperatura e luz...
Ainda não havia me preocupado com a iluminação.

Estava pensando em acoplar na tampa, alguns daqueles leds de luz branca. Funcionaria?

Servem apenas para guiar o crescimento dos cogumelos, não é mesmo? Será que esses leds funcionariam para isso?

Devem ficar o tempo todo ligado?
 
Back
Top