Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Cultivo - Tasmanianos

Diário de cultivo completo.
Um belo dia, fui premiado, então recebi dois carimbos de tasmanianos (Obrigado!).
Logo, com a mesma generosidade na qual os recebi, compartilhei um desses carimbos com um amigo que também vai fazer um cultivo. Nosso primeiro cultivo (ficou fluflu, não?).

Pois bem, vamos aos detalhes...

Sábado deixei o trigo para kibe de molho, coloquei certa quantidade de água (filtrada por um daqueles filtros que prometem filtrar até antraz) até cobri-lo, adicionei uma colherzinha de café e uma colherzinha de cremogema nessa água e misturei bem... O sedento bebeu toda a água e inchou, adicionei mais um pouco e deixei repousar no escuro e coberto.

Sábado à noite eu peguei o carimbo, raspei 1/4 do mesmo para um copinho e suguei-o com uma seringa com água geladinha, previamente esterilizada (um copo de água fervida até se reduzir a quantidade de uma seringa).

Não sei se fiz o correto, coloquei uma folha branquinha de base, e outro pedaço de folha em branco no centro... Raspei esses esporos para o pedaço menor de papel e em seguida joguei-os dentro do copinho (daqueles de pinga, também previamente esterilizado com água sanitária e depois álcool 92.8) ai então que com a seringa eu joguei a água de dentro dela e fiquei sugando. Até que praticamente todos os esporos fossem para dentro da seringa...

Nisso ficaram duas bocas de fogão acesas. Trabalhei o tempo todo perto delas.

Lacrei a seringa envolta em papel alumínio e depois em filme plástico e guardei na parte de baixo da geladeira. (Tinha um pouco mais de 4 ml)

Domingo, no inicio da tarde eu peguei o trigo que estava de molho joguei em uma bacia e adicionei a vermiculita, na proporção de uma parte de trigo encharcado de água cafeínada e cremogenada para duas partes de vermiculita seca, digo isso em volumes... Não coei o trigo, eu misturei com água de lá mesmo... Então adicionei mais uma generosa colher de chá de café mais outra de cremogema, e uma singela de gesso, para equilibrar o pH. Misturei tudo e fui adicionando pouquinho de água e um pouquinho de vermiculita até encontrar um ponto ideal, areado, nem seco nem molhado, em um tanto que eu pegava uma porção com as mãos e apertando bem, molhava bem mão, mas não chegava nem ao ponto de pingar uma gota. Pensaram que estava brincando com a carne moída.

Deixei essa mistura descansar um pouco. Então no fim da tarde eu limpei bem 5 potinhos de nutella, forrei o fundo com vermiculita seca, coloquei de forma muito bem soltinha o substrato, e fiz um selo de vermiculita de meio dedo. Fechei os potes com três folhas de papel alumínio, entre elas, duas folhas de filtro de papel para coar café. Mas não lacrei com nada, deixei-os solto.

Coloquei um pano no fundo da panela de pressão, os 5 copinhos, preenchi até a metade da altura dos copos de água e fechei para começar a esterilizar em fogo alto. Depois que começou apitar, abaixei um pouco o fogo e deixei por uma hora e 10 minutos.

Ficou esfriando por umas 3 horas, de noite, quando já estava temperatura ambiente, temendo que os copinhos ainda estivessem quentes e matasse os esporos, coloquei a panela de pressão em cima de uma bacia com água gelada e esperei mais uns minutos.

Com velocidade eu abri a panela de pressão, retirava um copo, fechava a panela de pressão e com uma fita durex muito bem limpa (digo a parte de fora), fechava de vez o papel alumínio nos copos. Fiz com os cinco, obvio.

Já com os copinhos fechados, limpei bem um trecho da pia com uma solução de álcool 92.8 e água sanitária. E deixei 8 pedacinhos de fita durex prontas para uso, eu fiz o seguinte, prendi uma parte do durex próximo a borda do copo, lateralmente, ficava capengando um pedaço pra fora, a idéia é que assim era só inocular e ao tirar a agulha da seringa, no mesmo momento, já fixar o durex para tampar o furo e com o outro pedaço, fixa-lo em cima. Fiz quatro furos no copo, distantes, um do outro e assim inoculei todos. Sempre fazendo bem rápido, e ao tirar a agulha, limpava a mesma com algodão com álcool e água sanitária. E também agitava bem a seringa para os esporos ficassem bem distribuídos na água. (na verdade queria apenas dar mais emoção a eles). Repeti esse procedimento para cada copo.

Feito isso, sobrou na seringa certa quantidade... O que fiz então foi preparar mais dois durex para cada copo e em uma atitude de muita velocidade inoculei bem no centro de cada copo e ia vedando.

Vale lembrar que dava uma esfregada no papel alumínio, com um chumaço de algodão com álcool e água sanitária, antes de perfurá-lo.

Vale lembrar também, que todos os procedimentos começando com o preparo da seringa, foram feitos, acredito que com uma boa assepsia, esfreguei bem os braços e mãos, rosto, pescoço, estava utilizando uma touca de culinária no cabelo, luvas para mãos (onde mais estariam elas) e mascara para o rosto, para não respirar em cima de nada.

Depois de inoculado todos os copos, guardei-os em potes plásticos de sorvete, bem limpos, fechados e guardados em lugar bem escuro.

Resumo do cultivo:
(Protocolos de cultivo)​

Raça: Tasmanianos
Região, estação do ano e temperatura média: Sudeste, Primavera. Variação de 20°C a 32ºC
Substrato: CMTEK-Cremofé, minhas conclusões baseada sobre esse post
Tipo e tempo de esterilização: Panela de pressão, 70 minutos
Origem dos esporos: Cristalizaram no plano físico, dentro de um envelope
Tipo de inoculação: Seringa com os esporos, quatro pontos eqüidistantes e um central
Data da inoculação: 15/10/2006 23:10
Data da germinação: 17/10/2006
Temperatura de incubação: Variação de 26°C a 32ºC
Data da colonização total: 01/11/2006
Data do aniversário: 08/11/2006
Bomba: Injeção de água no centro do micélio junto a choque térmico.
Parâmetros do terrário: Caixa de 68 litros vedada placas de isopor. Luz fornecida por quatro leds de luz branca de alta intensidade ligadas durante o dia. Argila expandida no fundo. Umidade e troca de ar fornecidas por uma bomba de ar (borbulhador de aquário, foram dispostos quatro pontos). Refrigeração através da circulação de água gelada pelo interior do terrário.
Tipo de frutificação: Bolo convencional com uma camada em cima e em baixo do bolo, feita a partir da mistura de pó de coco e vermiculita (ambos esterilizados em forno).
Data da formação de primórdias: 14/11/2006 (Acho).
Data do aparecimento de pins: 16/11/2006
Observações: A água utilizada na bomba foi uma solução com meia colher de café de cremogema e meia de pó de café diluídos em 400 ml de água destilada. A bomba de água que fornece a refrigeração se encontra em isolada em uma outra caixa de isopor, contendo aproximadamente 6 litros de água gelada. Os tubos que ligam uma caixa a outra se encontra revestido com acrilon (fibra para forrar edredom).

Os outros campos do resumo vou preenchendo assim que tiver as informações.

Se alguém tiver algum conselho, critica sugestão, sermão, ou apenas alguma pergunta, ou alguma dica para me passar e melhorar os procedimentos vou receber com muito agrado. Opinem!

Acredito não ter errado muito ao fazer tudo isso, senão que alguém me aponte os erros!

Não poderia deixar de esquecer de agradecer novamente ao companheiro que me enviou os esporos, muita luz em seu caminho! :p:

E é claro, à todos do fórum que direta ou indiretamente contribuíram com suas experiências e relatos, aprendi muito e foi com todos. Muita luz para todos.

Agora só me resta torcer para que tudo de certo com meu primeiro cultivo. :)
 
boa sorte! sempre ´bom ver gente nova cultivando especies diferentes do pesa e do thai aqui no forum!!!
boa sorte!
BEST VIBES GIVIN
 
Não sei se fiz o correto, coloquei uma folha branquinha de base, e outro pedaço de folha em branco no centro... Raspei esses esporos para o pedaço menor de papel e em seguida joguei-os dentro do copinho (daqueles de pinga, também previamente esterilizado com água sanitária e depois álcool 92.8) ai então que com a seringa eu joguei a água de dentro dela e fiquei sugando. Até que praticamente todos os esporos fossem para dentro da seringa...

Um amigo me disse que melhor é usar um copinho de coleta de exames, custa de 40 a 60 centavos nas farmácias, e já raspar os esporos direto pra dentro do potinho com água, e depois misturar bem sugando e soltando água pela seringa.


Desejo um bom cultivo aos dois, mantenham a comunidade informada, as boas vibrações da primavera darão uma boa ajuda no cultivo de vocês!

Sorte :pos:
 
Opaa !!
começamos nossos primeiros cultivos quase juntos ... :rolleyes:
inoculei 4 potes dia 12/10 e mais 4 dia 14/10 .. !
também usei vidros de nutella !!
Também usei Trigo para Kibe nos 4 potes inoculados dia 14/10, mas não dexei de molho...
os do dia 12/10 estão com o micélio em desenvolvimento... !!
AhH! Cultivei PESA ! (hauhauhua)
--------

Abraço..
E boa sorte com seu cultivo .. !! :pos:
 
Kliphos disse:
Com velocidade eu abri a panela de pressão, retirava um copo, fechava a panela de pressão e com uma fita durex muito bem limpa (digo a parte de fora), fechava de vez o papel alumínio nos copos. Fiz com os cinco, obvio.

Parece que a manha principal vc jah aprendeu! TEM QUE SER NINJA!
 
:p::eek::p:

É com muita felicidade que eu anuncio: MICÉLIO! Eis que surge o branquinho!

Ontem à noite fui ver os copos e para minha surpresa encontro pontos de micélio próximos a todos os pontos de inoculação que foram feitos, e, além disso, dois dos cinco copos estão com o fundo tomado pelo micélio.

Ver que eles apareceram é algo que causa muito animo no cultivo, indescritível, sensação única.

Mas estou muito intrigado com uma coisa... O micélio é ralinho mesmo? Parece até que um chumaço de algodão foi espichado ao Maximo, ainda é possível ver claramente o substrato por trás dele. É assim mesmo? Estou achando que está muito seco, pois o selo de vermiculita se encontra bem seco e solto. O fundo do copo nem esta mais molhadinho.

Outra coisa me preocupa, existem pequeninos pontinhos pretos no micélio como se fossem pequenos riscos, não é algo que esta se expandindo como um contaminante (acredito eu...) senão, são como se fossem pequenos riscos em cima do micélio. É normal? Acontece mesmo?
 
Parabéns, a sensação de ver eles nascendo é muito magica mesmo.

Quando surge ele vem assim ralinho mesmo como disse o Neuro, mas fique observando pra ver se ele engrossa e fica mais branco, tem um contaminante chamado cobweb que parece com a descrição que você deu.

Boa sorte, vai colonizar e degradar esse substrato com vontade! :pos:
 
Olá pessoal,
:cool:
Apareceu o algodão pra mim também estão em alguns pontos, o milho de pipoca está dando certo mesmo sem a cremogema, quanto estiver mais grandinho eu tiro fotos e posto aqui.

Good Vibes to all.
 
Parabéns pelo começo do seu cultivo, que dê tudo certo. Good vibes. Aliás, abro o espaço para dizer que a primavera troxe muito mais cogumelos para perto de nós, tenho os visto em madeira, esterco, grama e tudo mais. Que a primavera te presenteie com belos frutos. :D :D :D :D :D :D :D
 
Pois bem!

Aqui estão algumas fotos do micélio mágico.

Assim como disseram Neuro e Psilo, no inicio o micélio é ralo mesmo, mas o que eu me surpreendi é como se desenvolvem rápido.

Estou muito feliz a animado com o cultivo. É impressionante ficar observando como a natureza faz de um simples copo, seu ecossistema.

Mas algo me deixa um pouco preocupado, como havia escrito, existem alguns pontos e traços pretos no micélio que não sei identificar se é um contaminante e estou postando as fotos para que possam me ajudar.

Algumas foram tiradas com flash outra não, é complicado tirar fotos com flash por causa do reflexo e sem flash, muito difícil não borrar. Eu reduzi as fotos a 50% do tamanho original para que fiquem fáceis e rápidas de abrir, se precisar da original é só avisar, mas acredito que seja suficiente para identificar.



MeuFilho (1).jpgMeuFilho (2).jpgMeuFilho (3).jpgMeuFilho (4).jpgMeuFilho (5).jpgMeuFilho (6).jpgMeuFilho (7).jpgMeuFilho (8).jpgMeuFilho (9).jpgMeuFilho (10).jpg
 
Otimas foto9s, otimos resultados! em breve os tazmanianos vao MUDAR sua vida :)
BEST RIZOMORFIZATION VIBES GIVEN!
\/\/\/\/\/\ ooohhhmmm( to ficando craque nisso cada vez mando menos vibes em caracter mas elas ficam mais fortes. tipo super saiajin 4)
 
Fico feliz em ver mais um ciltivo caminhando bem na primeira fase. Parabéns. Espero que te dê frutos em breve. By.
 
Parece ser micélio sim, está bem branquinho e bonito, parece saudável.

Quanto aos pontos pretos, acho que não é nada, com exeção da foto um e da foto dois onde parecem buraquinhos feitos por traças.
 
NeuroFX disse:
Tá me parecendo pedaços de grãos ou vermiculita. Verifique se os riscos estão agarrados aos grãos (ou ao micélio) ou se estão colados no copo.
Eu fiz esse esforço enquanto tirava as fotos e só consegui ficar vesgo... Por um angulo parece muito que esta agarrado aos grãos, por outro, parecem que estão colados no copo. O copo de nutella tem uns relevos que dificultam muito isso.

Mas estou me contentando que seja traços do trigo ou da vermiculita, pois analisado as outras fotos mais detalhadamente eu notei que esse pontos estão pelo substrato. Mas que de alguma forma o micélio não os cobriu, e por ele ser branquinho esses pontos ficam em contraste. Talvez o micélio não tenha apreciado o gosto.

psilocibec disse:
Quanto aos pontos pretos, acho que não é nada, com exeção da foto um e da foto dois onde parecem buraquinhos feitos por traças.
Traças? Como assim? Ta falando daquele bichinho que come papel e tecido? Dentro do copo? Depois de esterilizar?
Estariam elas viajando pela psilocibina?
 
Caramba gente. :) Cada vez mais o micélio cresce.

Na minha opinião, como primeira experiência, acredito que o micélio esteja super forte. :rolleyes: O micélio esta bem denso e branco e o substrato esta bem areado com bastante oxigênio.

:mad: Acho que aqueles pontinhos pretos eram mesmo do trigo para kibe, como detalhei, eu não escorri a água que deixei hidratando o trigo, logo, ele não foi bem limpinho. Digo isso porque depois de tanto admirar os copos, consigo ver com facilidade esses pontos no substrato, e também por que eles não estão se desenvolvendo, apenas estão lá.

E os buraquinhos, acredito serem os espaços vazios do substrato, deixei eles muito bem soltinhos quando montei os copos, fui soltando com mão, deixando caírem no copo.

O micélio está cada dia maior e em 2 dos 5 copos alguns dos pontos inoculados, se ligaram uns com os outros. Muito fantástico ver isso.

Que tudo ocorra com sucesso para o cultivo de todos!
 
Bons ventos cara!! Parabens, que colonizem alegre e vorazmente o substrato :pos:
 
Back
Top