Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Cultivo - Tasmanianos

Diário de cultivo completo.
Um belo dia, fui premiado, então recebi dois carimbos de tasmanianos (Obrigado!).
Logo, com a mesma generosidade na qual os recebi, compartilhei um desses carimbos com um amigo que também vai fazer um cultivo. Nosso primeiro cultivo (ficou fluflu, não?).

Pois bem, vamos aos detalhes...

Sábado deixei o trigo para kibe de molho, coloquei certa quantidade de água (filtrada por um daqueles filtros que prometem filtrar até antraz) até cobri-lo, adicionei uma colherzinha de café e uma colherzinha de cremogema nessa água e misturei bem... O sedento bebeu toda a água e inchou, adicionei mais um pouco e deixei repousar no escuro e coberto.

Sábado à noite eu peguei o carimbo, raspei 1/4 do mesmo para um copinho e suguei-o com uma seringa com água geladinha, previamente esterilizada (um copo de água fervida até se reduzir a quantidade de uma seringa).

Não sei se fiz o correto, coloquei uma folha branquinha de base, e outro pedaço de folha em branco no centro... Raspei esses esporos para o pedaço menor de papel e em seguida joguei-os dentro do copinho (daqueles de pinga, também previamente esterilizado com água sanitária e depois álcool 92.8) ai então que com a seringa eu joguei a água de dentro dela e fiquei sugando. Até que praticamente todos os esporos fossem para dentro da seringa...

Nisso ficaram duas bocas de fogão acesas. Trabalhei o tempo todo perto delas.

Lacrei a seringa envolta em papel alumínio e depois em filme plástico e guardei na parte de baixo da geladeira. (Tinha um pouco mais de 4 ml)

Domingo, no inicio da tarde eu peguei o trigo que estava de molho joguei em uma bacia e adicionei a vermiculita, na proporção de uma parte de trigo encharcado de água cafeínada e cremogenada para duas partes de vermiculita seca, digo isso em volumes... Não coei o trigo, eu misturei com água de lá mesmo... Então adicionei mais uma generosa colher de chá de café mais outra de cremogema, e uma singela de gesso, para equilibrar o pH. Misturei tudo e fui adicionando pouquinho de água e um pouquinho de vermiculita até encontrar um ponto ideal, areado, nem seco nem molhado, em um tanto que eu pegava uma porção com as mãos e apertando bem, molhava bem mão, mas não chegava nem ao ponto de pingar uma gota. Pensaram que estava brincando com a carne moída.

Deixei essa mistura descansar um pouco. Então no fim da tarde eu limpei bem 5 potinhos de nutella, forrei o fundo com vermiculita seca, coloquei de forma muito bem soltinha o substrato, e fiz um selo de vermiculita de meio dedo. Fechei os potes com três folhas de papel alumínio, entre elas, duas folhas de filtro de papel para coar café. Mas não lacrei com nada, deixei-os solto.

Coloquei um pano no fundo da panela de pressão, os 5 copinhos, preenchi até a metade da altura dos copos de água e fechei para começar a esterilizar em fogo alto. Depois que começou apitar, abaixei um pouco o fogo e deixei por uma hora e 10 minutos.

Ficou esfriando por umas 3 horas, de noite, quando já estava temperatura ambiente, temendo que os copinhos ainda estivessem quentes e matasse os esporos, coloquei a panela de pressão em cima de uma bacia com água gelada e esperei mais uns minutos.

Com velocidade eu abri a panela de pressão, retirava um copo, fechava a panela de pressão e com uma fita durex muito bem limpa (digo a parte de fora), fechava de vez o papel alumínio nos copos. Fiz com os cinco, obvio.

Já com os copinhos fechados, limpei bem um trecho da pia com uma solução de álcool 92.8 e água sanitária. E deixei 8 pedacinhos de fita durex prontas para uso, eu fiz o seguinte, prendi uma parte do durex próximo a borda do copo, lateralmente, ficava capengando um pedaço pra fora, a idéia é que assim era só inocular e ao tirar a agulha da seringa, no mesmo momento, já fixar o durex para tampar o furo e com o outro pedaço, fixa-lo em cima. Fiz quatro furos no copo, distantes, um do outro e assim inoculei todos. Sempre fazendo bem rápido, e ao tirar a agulha, limpava a mesma com algodão com álcool e água sanitária. E também agitava bem a seringa para os esporos ficassem bem distribuídos na água. (na verdade queria apenas dar mais emoção a eles). Repeti esse procedimento para cada copo.

Feito isso, sobrou na seringa certa quantidade... O que fiz então foi preparar mais dois durex para cada copo e em uma atitude de muita velocidade inoculei bem no centro de cada copo e ia vedando.

Vale lembrar que dava uma esfregada no papel alumínio, com um chumaço de algodão com álcool e água sanitária, antes de perfurá-lo.

Vale lembrar também, que todos os procedimentos começando com o preparo da seringa, foram feitos, acredito que com uma boa assepsia, esfreguei bem os braços e mãos, rosto, pescoço, estava utilizando uma touca de culinária no cabelo, luvas para mãos (onde mais estariam elas) e mascara para o rosto, para não respirar em cima de nada.

Depois de inoculado todos os copos, guardei-os em potes plásticos de sorvete, bem limpos, fechados e guardados em lugar bem escuro.

Resumo do cultivo:
(Protocolos de cultivo)​

Raça: Tasmanianos
Região, estação do ano e temperatura média: Sudeste, Primavera. Variação de 20°C a 32ºC
Substrato: CMTEK-Cremofé, minhas conclusões baseada sobre esse post
Tipo e tempo de esterilização: Panela de pressão, 70 minutos
Origem dos esporos: Cristalizaram no plano físico, dentro de um envelope
Tipo de inoculação: Seringa com os esporos, quatro pontos eqüidistantes e um central
Data da inoculação: 15/10/2006 23:10
Data da germinação: 17/10/2006
Temperatura de incubação: Variação de 26°C a 32ºC
Data da colonização total: 01/11/2006
Data do aniversário: 08/11/2006
Bomba: Injeção de água no centro do micélio junto a choque térmico.
Parâmetros do terrário: Caixa de 68 litros vedada placas de isopor. Luz fornecida por quatro leds de luz branca de alta intensidade ligadas durante o dia. Argila expandida no fundo. Umidade e troca de ar fornecidas por uma bomba de ar (borbulhador de aquário, foram dispostos quatro pontos). Refrigeração através da circulação de água gelada pelo interior do terrário.
Tipo de frutificação: Bolo convencional com uma camada em cima e em baixo do bolo, feita a partir da mistura de pó de coco e vermiculita (ambos esterilizados em forno).
Data da formação de primórdias: 14/11/2006 (Acho).
Data do aparecimento de pins: 16/11/2006
Observações: A água utilizada na bomba foi uma solução com meia colher de café de cremogema e meia de pó de café diluídos em 400 ml de água destilada. A bomba de água que fornece a refrigeração se encontra em isolada em uma outra caixa de isopor, contendo aproximadamente 6 litros de água gelada. Os tubos que ligam uma caixa a outra se encontra revestido com acrilon (fibra para forrar edredom).

Os outros campos do resumo vou preenchendo assim que tiver as informações.

Se alguém tiver algum conselho, critica sugestão, sermão, ou apenas alguma pergunta, ou alguma dica para me passar e melhorar os procedimentos vou receber com muito agrado. Opinem!

Acredito não ter errado muito ao fazer tudo isso, senão que alguém me aponte os erros!

Não poderia deixar de esquecer de agradecer novamente ao companheiro que me enviou os esporos, muita luz em seu caminho! :p:

E é claro, à todos do fórum que direta ou indiretamente contribuíram com suas experiências e relatos, aprendi muito e foi com todos. Muita luz para todos.

Agora só me resta torcer para que tudo de certo com meu primeiro cultivo. :)
 
Otima colonizaçao! ffico felicissimo em ver uma nova Strain se espalhando entre os usuários!
parabens, o micelio parece se sentir "em casa" .
se eu fosse um micelio eu diria : SEU CULTIVO ESTÀ UMA BOSTA!!!
parabens! (uma bosta de vaca quase!)
 
Wazzzzrrggghmmmm Grrrmmmzzzzz Puffff Sliiiiisssll

A cremogema é essa mesmo, deliciosa e nutritiva!
 
na casa de um amigo demorou 8 dias a partir de micelio vivo e 12 a partir de multi-esporos.
a temperatura tem qeu ser 29 graus constantemente, e o simples fato de abrir e fechar todo dia a incubadora jah causa uma variação enorme no tempo final.
quando o bolo estiver aparentemente 100% colonizado eu aconselho a esperar alguns dias para que o micelio degrade um pouco mais o material.
 
sim, de acordo com a tabela do saudoso E-115 (saudades dos gordinhos!)
nessa variação de temperatura pode até dobrar pra 20-21 dias a incubação total. o ideal e 29 graus constantes mesmo.
 
Ficou Muito boa Kliphos, obrigado pela contribuição :pos:

Pode fazer upload das imagens para o servidor do site, fica mais fácil de acessar e não tem propagandas. :)
 
Cada dia que entro nesse site fico mais extasiado e entusiasmado com as fotos dos cultivos de vcs, isso só me causa mais vontade de aprender e ler sobre nossos amigos fungos!!!
Abraço a todos e sucesso no cultivo!!
 
Opa! Sempre a contribuir, sempre a colaborar!

O micélio continua a se desenvolver, vagarosamente, porém firme e forte.

Dou 'bom-dia' e 'boa-noite' para eles... E eles retribuem! :p::rolleyes:


Boas vibrações para todos os cultivos e seus cultivadores!
 
Boa tarde pessoal!

Se tiver alguém que não esteja tomando um chá nessa maravilhosa tarde de sol, poderia me ajudar com uma dúvida.

Um dos copos quase atingiu 100% de colonização, o que deve ocorrer por completo ainda hoje ou amanha... Sendo um copo ainda esta 60% e os demais estão por volta de 90%.

Espero que todos cheguem a 100% ainda essa semana e essa é exatamente minha dúvida.

Quanto tempo em média vocês esperam para aniversariar depois que a colonização atinge 100%?

Digo isso, porque um copo vai estar à frente dos outros, e ai? Espero todos chegarem a 100% e espero mais uns dias e faço o aniversario todos juntos ou conforme cheguem a 100% eu vou aniversariando, o que envolveria ficar abrindo mais vezes o terrário?

O que acham? :confused:
 
Eu deixaria uns 3 dias depois de 100% cada copo, dai tombaria os copos.
 
certinho entere 3 - 5 dias apos cada copo ficar 100%, se quiser atrasar algum bolo aumente o cold shock em até mais 12 horas (36 no total) se nao for dunkar, se for DUNKAr com agua dentro do copo o tempo maximo é só 24h mesmo.
o que vc pode fazer é deixar o copo apressadinho 24h a mais na geladeira sem dunkar, apos essas 24h vc injeta a agua e deixa mais 24h pra tentar igualar com os outros.
(só faça isso se for extremamente necessario aniversariar todos no mesmo dia, caso contrario qualquer atraso nos copos pode ser desnecesssario do ponto de vista risco/benefficio)


opa analizando melhor sua situaçao, nao vejo mal eh atrasar na incubadora por até 10 dias um bolo que jah esteja 100%. vai da sua pressa mesmo.
pode contar o tempo a apartir do ultimo bolo que completou os 100% + 3 dias pra todos sem medo.
favor desconsiderar a parte em italico. eu estava filosofando em vez de responder.
 
Morta, espera ai, eu me perdi no que você escreveu...

Então estarei tranqüilo para esperar que todos os bolos alcancem 100% ?

Quando voltar para casa, hoje à noite, vou ver se o guloso consumiu toda parte visível do copo.

Espero, ansiosamente, nervosamente, desesperadamente, que aconteça o mesmo com todos os copos até o feriado na quinta.

Logo, você me aconselha aniversariar sábado ou domingo, todos os bolos de uma vez?

Apenas gostaria de ressaltar, que gostaria de fazer o aniversario de todos juntos pelo simples fato que quero fazer um terrário e não abri-lo mais... Apenas ter uma 'válvula' para saída de ar, jogado para fora devido à pressão feita com a bombinha de ar.
 
Pode aguardar até que o último copo colonize para aniversariar tudo junto. A propósito, o que está no protocolo é que deve-se aguardar alguns dias após a colonização completa, o que eu discordo. Bons resultados são observados aniversariando logo que a superfície esteja toda colonizada.

O bom de aniversariar junto é que vc mantém um certo controle da frutificação dos bolos, colhendo os flushes simultaneamente.

Ah, vc vai ter que abrir o terrário pra colher os frutos.
 
Back
Top