Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Cultivo- PC Australian

Diário de cultivo completo.
Oi pessoal, tudo certo?

Já faz um par de semanas que eu recebi o meu primeiro print da ProFungos, o PC Australian.
Como eu tive alguns finais de semana agitados, com trabalho e depois tive que viajar a trabalho também, só hoje eu tive tempo de começar o meu cultivo.
Eu já venho acompanhando o fórum faz um par de meses, lendo vários diários de cultivo, entre outros tópicos. Já tinha comprado todo o material necessário, também. Venho dizer que, mesmo com muita teoria na cabeça, na hora de fazer na prática, não é tão fácil assim.

Hoje decidi fazer as seringas. Não foi fácil, na hora eu acabei me atrapalhando mais do que eu pensava.
Improvisei um glove box com a mesma caixa organizadora a qual penso usar mais tarde para a frutificação. Na verdade não fiz um glove box e tals como deveria de ser, mas usei a caixa como "casinha" para evitar correntezas de ar e manter o ambiente mais fechado.
Primeiro passei uma agua sanitária diluída com agua na caixa, ao mesmo tempo espirrei lysol no ambiente e dentro da caixa também. Depois passei álcool em gel dentro da caixa, assim como em cada instrumento que fosse precisar e fui deixando dentro da caixa.
Usei máscara, touca e luvas cirúrgicas.
Como recipiente para fazer a mistura dos esporos, usei pote de coleta (assim como alguém indicou no forum em algum tópico).
Usei água injetável que comprei na farmácia para misturar os esporos, dessa forma eu já evitei o trabalho de ficar fervendo a água.
A primeira seringa, foi uma de 20ml. Li no forum que era o tamanho mais recomendável, porém, acabei de atrapalhando um pouco com ela, pois ela é grande e eu não tive muito jeito na hora de ficar puxando o liquido, entrava muito ar.
Confesso que não confiei muito na "esterilização" do pote de coleta, então passei um álcool dentro. Depois cortei um pedaço do carimbo com uma tesoura esterilizada em álcool e com a pazinha do pote de coleta raspei pra dentro do potinho. Eu só não percebi que muitos dos esporos ficaram grudados na pazinha, então se perderam pois na ansiedade da primeira vez, acabei não percebendo na hora. Fiquei misturando várias vezes a solução com os esporos, puxando com a seringa e eu acabei me atrapalhando pois toda hora puxava muito ar. Confesso que não boto muita fé nessa seringa. Ela também não ficou com uma cor muito escura.
Devido à primeira tentativa, que não achei que fiz muito certo, decidi usar o resto do carimbo e fazer outra seringa, mas esta vez de 10ml. Voltei a passar lysol dentro da caixa organizadora e álcool em tudo para repetir o procedimento e usei um novo pote de coleta. Do mesmo jeito, nessa segunda tentativa, também usei aquela água para injeção de 10ml.
Acho que essa segunda seringa ficou melhor, pelo menos achei mais fácil usar uma seringa menor e não me atrapalhei tanto quanto a primeira vez.

Coloquei as duas seringas dentro de ziplock e na geladeira.

Agora é torcer para que nenhuma das seringas tenha contaminado... não foi fácil. O carimbo de PC Australian já era, mas hoje, felizmente recebi a minha cartinha da FSRE com um carimbo de Orissa. Então ainda tenho outra oportunidade para fazer certo caso eu tenha pisado na bola dessa vez.

É isso pessoal. Amanhã vou fazer a mistura de vermiculita e arroz integral para o meu PF TEK e inocular. Tenho 6 potinhos de vidro de 250ml, então estou pensando inocular metade com uma seringa e a outra metade com a segunda, caso tenha dado alguma merda.

Mandem boas vibes para que tudo possa dar certo!!! Qualquer comentário, sugestão, bronca, são bem vindos. Eu estou aqui para aprender.
Abraços e Buenas vibras!
 
Também acho que é relativo. Diria até que está ótima para o primeiro cultivo.

O grandão ali acho que já pode ser colhido! :fome:
Eles podem ser colhidos assim por separado? Pensei que tivesse que colher todos os cogumelos do bolo de uma vez só e logo dunkar.
 
Eles podem ser colhidos assim por separado? Pensei que tivesse que colher todos os cogumelos do bolo de uma vez só e logo dunkar.

Quando tem alguns isolados assim, pode colher antes sem problemas. Inclusive, acho até que economiza energia do micélio. Já que ele pode direcionar a energia para frutos menores.
 
Primeira colheita.

IMG-20140112-WA0004.jpg
IMG-20140112-WA0005.jpg

IMG-20140112-WA0002.jpg
Esse foi o maior.

IMG-20140112-WA0008.jpg
Como não vou consumi-los agora nem na semana, decidi secá-los.
Este é meu túnel de vento improvisado.
Usei uma touca cirúrgica embaixo dos cogumelos e outra em cima, para não ter nenhum bicho querendo come-los.

Depois, decidi colher outros três cogumelos de tamanho médio que parecia que já iam abrir também.

Ainda ficaram alguns menores dentro do terrário.

Valeu galera pelas boas vibes!!!!!
 
Última edição:
Este é meu túnel de vento improvisado.

Até que rendeu bem, heim! Gostei do esquema de secagem. :) O esquema é bem parecido com o meu método de secagem (para observação científica, claro!). Acho que depois de 24 horas pode por na sílica gel.

Usei uma touca cirúrgica embaixo dos cogumelos e outra encima, para não ter nenhum bicho querendo come-los.

Já basta as baratas safadas atacando cogumelos alheios.
 
Dedicação, capricho, bons estudos e começou pelo mais simples, os bolos PF. Tem tudo pra dar certo na primeira tentativa, e deu. Parabéns pelo cultivo!
 
E aí pessoal, hoje a tarde fiz a última colheita deste primeiro flush e já coloquei pra secar no ventilador.

Os cogumelos que colhi ontem já coloquei dentro do freezer num ziplock com bastante silica gel laranja (não sabia qual era a proporção de silica gel e preferi botar de mais do que de menos).

Os bolos estavam super hiper secos... já mandei eles pro dunk.
No entanto, estou aproveitando para fazer uma limpeza e algumas modificações no terrário pra deixar ele mais prático, sem que eu tenha que estar borrifando água toda hora...
Acabamos de tampar os furos da parte inferior com silicone. Amanhã vou testar se não vaza água pelo fundo, e se der certo.. quando colocar a perlita de volta, posso colocar mais água para garantir maior umidade, ou deixar a mangueira do compressor embaixo da perlita, com um pouco de água.
Vou ir fazendo adaptações no terrário até eu conseguir os resultados esperados.
 
Amanhã vou testar se não vaza água pelo fundo, e se der certo.. quando colocar a perlita de volta, posso colocar mais água para garantir maior umidade, ou deixar a mangueira do compressor embaixo da perlita, com um pouco de água.
Vou ir fazendo adaptações no terrário até eu conseguir os resultados esperados.

Se for usar o compressor não precisar por muita perlita dessa vez, talvez uns 5cm de altura no máximo.

Sucesso no segundo flush! Que venham los niños mágicos. :contente:
 
Oi pessoal...
Eu estava tão concentrada na primeira frutificação e colheita que deixei de lado os outros potes na incubadora.
Para minha surpresa, o micelio esta super agressivo e avançado, tanto nos potes inoculados com CL quanto nos copos inoculados com a seringa ME.
Olhem só.
IMG_20140114_190432.jpg
Potes inoculados seringa ME

IMG_20140114_191008.jpg
Potes inoculados com CL

Confesso que não esperava que eles fossem ficar prontos tão rápido. Nessa velocidade, eles vão estar prontos para aniversariar antes de acabar o ciclo de frutificaçao dos primeiros bolos.
Acho que vou ter que aprender a fazer um casing...
 
Para minha surpresa, o micelio esta super agressivo e avançado, tanto nos potes inoculados com CL quanto nos copos inoculados com a seringa ME.

...E muito muito bonito, uniforme, bem rizomórfico. :eba:

Viu como vale a pena o trabalho extra, seja fazendo uma CL ou deixando a seringa ME hidratar por um tempo. :)
 
Acompanhando a empreitada desde o começo, parabéns Champis!
Abs,
Thug
 
Pessoal,
Vi um micelio suspeito num dos meus copos, o S-3.

IMG_20140115_195558.jpg

Essa mancha branca, um pouco diferente do resto pode ser algum tipo de contaminação (ou cobweb) ou nada a ver?

Valeu!
 
Essa mancha branca, um pouco diferente do resto pode ser algum tipo de contaminação (ou cobweb) ou nada a ver?
Não parece ser cobweb porem esta muito estranho isso ai a cor não é branco puro esta mais pra branco gelo.
Fique de olho no avanço disso ai e qualquer coisa descarte.
aguarde a opinião de mais pessoas!
 
Eu acho que pode ser micélio de cubensis algodoado que surgiu no meio do micélio rizo, da mesma forma q ele pode aparecer traços rizos em partes algodoadas, mas tbm acho q ficar de olho nao custa nada né ?
 
Back
Top