Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Cultivo- PC Australian

Diário de cultivo completo.
Oi pessoal, tudo certo?

Já faz um par de semanas que eu recebi o meu primeiro print da ProFungos, o PC Australian.
Como eu tive alguns finais de semana agitados, com trabalho e depois tive que viajar a trabalho também, só hoje eu tive tempo de começar o meu cultivo.
Eu já venho acompanhando o fórum faz um par de meses, lendo vários diários de cultivo, entre outros tópicos. Já tinha comprado todo o material necessário, também. Venho dizer que, mesmo com muita teoria na cabeça, na hora de fazer na prática, não é tão fácil assim.

Hoje decidi fazer as seringas. Não foi fácil, na hora eu acabei me atrapalhando mais do que eu pensava.
Improvisei um glove box com a mesma caixa organizadora a qual penso usar mais tarde para a frutificação. Na verdade não fiz um glove box e tals como deveria de ser, mas usei a caixa como "casinha" para evitar correntezas de ar e manter o ambiente mais fechado.
Primeiro passei uma agua sanitária diluída com agua na caixa, ao mesmo tempo espirrei lysol no ambiente e dentro da caixa também. Depois passei álcool em gel dentro da caixa, assim como em cada instrumento que fosse precisar e fui deixando dentro da caixa.
Usei máscara, touca e luvas cirúrgicas.
Como recipiente para fazer a mistura dos esporos, usei pote de coleta (assim como alguém indicou no forum em algum tópico).
Usei água injetável que comprei na farmácia para misturar os esporos, dessa forma eu já evitei o trabalho de ficar fervendo a água.
A primeira seringa, foi uma de 20ml. Li no forum que era o tamanho mais recomendável, porém, acabei de atrapalhando um pouco com ela, pois ela é grande e eu não tive muito jeito na hora de ficar puxando o liquido, entrava muito ar.
Confesso que não confiei muito na "esterilização" do pote de coleta, então passei um álcool dentro. Depois cortei um pedaço do carimbo com uma tesoura esterilizada em álcool e com a pazinha do pote de coleta raspei pra dentro do potinho. Eu só não percebi que muitos dos esporos ficaram grudados na pazinha, então se perderam pois na ansiedade da primeira vez, acabei não percebendo na hora. Fiquei misturando várias vezes a solução com os esporos, puxando com a seringa e eu acabei me atrapalhando pois toda hora puxava muito ar. Confesso que não boto muita fé nessa seringa. Ela também não ficou com uma cor muito escura.
Devido à primeira tentativa, que não achei que fiz muito certo, decidi usar o resto do carimbo e fazer outra seringa, mas esta vez de 10ml. Voltei a passar lysol dentro da caixa organizadora e álcool em tudo para repetir o procedimento e usei um novo pote de coleta. Do mesmo jeito, nessa segunda tentativa, também usei aquela água para injeção de 10ml.
Acho que essa segunda seringa ficou melhor, pelo menos achei mais fácil usar uma seringa menor e não me atrapalhei tanto quanto a primeira vez.

Coloquei as duas seringas dentro de ziplock e na geladeira.

Agora é torcer para que nenhuma das seringas tenha contaminado... não foi fácil. O carimbo de PC Australian já era, mas hoje, felizmente recebi a minha cartinha da FSRE com um carimbo de Orissa. Então ainda tenho outra oportunidade para fazer certo caso eu tenha pisado na bola dessa vez.

É isso pessoal. Amanhã vou fazer a mistura de vermiculita e arroz integral para o meu PF TEK e inocular. Tenho 6 potinhos de vidro de 250ml, então estou pensando inocular metade com uma seringa e a outra metade com a segunda, caso tenha dado alguma merda.

Mandem boas vibes para que tudo possa dar certo!!! Qualquer comentário, sugestão, bronca, são bem vindos. Eu estou aqui para aprender.
Abraços e Buenas vibras!

E aí, @Champis , como andam os bolos no terrário?
Oi Brenoman, tudo certo?
Então, tó acompanhando os bolos todo dia de manhã e de tarde quando chego do trabalho. Aí eu tento manter a umidade alta borrifando bastante água nas paredes, mas ainda não é o ideal. Ontem comprei na internet um compressor de ar para aquário, mangueira e pedra porosa para montar no terrário e estou aguardando pela entrega.
Tentei tirar umas fotos o outro dia mas elas não ficam muito nítidas e coloridas por causa do plástico do terrário, então nem dá para apreciar direito. Mas hoje quando chegar em casa vou tentar tirar outras fotos pra postar aqui.

Abraços!

Oi pessoal, boa tarde!
Acabei de tirar umas fotos dos filhotes dentro do terrário. Tirei com o celular mesmo, para ser algo rápido e prático.
Eu sei que com a vermiculita não dá para apreciar muito o micélio... até pra mim fica difícil enxergar direito o micélio olhando através do plástico do terrário.
Seguem as fotos para que vocês também possam dar uma espiada.. :)

IMG_20140108_184602.jpg
IMG_20140108_184620.jpg
IMG_20140108_184654.jpg
IMG_20140108_185526.jpg

Aguardo os seus comentários!

Abraços!

Aguardo os seus comentários!

Está bonito. Continue mantendo os mesmos parâmetros. Tome cuidado com o calor atual para não deixar passar dos 30°C por muito tempo.

Parece bem seco dentro do terrário
Oi Tupy, bem seco não está, pois estou borrifando água e mesmo quando eu chego do trabalho, tem umidade e condensação na tampa e nas paredes do terrário.
Porém, concordo que a umidade não deve estar em 95% que é o necessário.
Se tudo der certo, hoje mesmo vou receber o compressor de aquário e montar o esquema no terrário.

Não se preocupe @Champis , todos nós estamos ansiosos pra ver a pinagem e crescimento dos frutos do seu empenho, e da Natureza, naturalmente... kkk... Agora, o que importa é contermos nossa ansiedade e intervir o mínimo possível no terrário e até na movimentação do ar em torno dele. Deixemos a Divina Natureza atuar e frutificar com fartura, que é como ela costuma retribuir nosso empenho, dedicação e AMOR. :geek:

Find Wally... quer dizer, Find the Pins!

Pins in the house!!

Estão vindo saudáveis, sinal que os parâmetros estão joinha. Logo mais o frutos irão dar o ar de sua graça. :eba:

venham cogumelos, seus lindos :LOL:

Essa é uma das melhores horas do cultivo, ver os frutos de seus estudos e trabalho crescendo, aproveite! Parabéns!

Última edição por um moderador:
Hoje eles ja estão assim.

IMG_20140112_181710.jpg

Na opinião de vocês, a quantidade de cogumelos crescendo está OK ou deveriam ser mais para ser o 1ro flush?

Hoje eles ja estão assim.

View attachment 64296

Na opinião de vocês, a quantidade de cogumelos crescendo está OK ou deveriam ser mais para ser o 1ro flush?
Eu acho que está ótimo, meu primeiro cultivo foi Australia mas acabei n fazendo Pftek... os casings nasceram bastante porem os cogus vieram menores porém gorssinhos.., já no bulk vieram grossos e maiores... acho q esse ai vai compensar em peso seco, sendo mesma coisa q um flush cheio de cogumelos menores. Mas pro primeiro cultivo com ctza está de parabéns :D

Também acho que é relativo. Diria até que está ótima para o primeiro cultivo.

O grandão ali acho que já pode ser colhido! :fome:

Back