Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Cultivo- PC Australian

Diário de cultivo completo.
Oi pessoal, tudo certo?

Já faz um par de semanas que eu recebi o meu primeiro print da ProFungos, o PC Australian.
Como eu tive alguns finais de semana agitados, com trabalho e depois tive que viajar a trabalho também, só hoje eu tive tempo de começar o meu cultivo.
Eu já venho acompanhando o fórum faz um par de meses, lendo vários diários de cultivo, entre outros tópicos. Já tinha comprado todo o material necessário, também. Venho dizer que, mesmo com muita teoria na cabeça, na hora de fazer na prática, não é tão fácil assim.

Hoje decidi fazer as seringas. Não foi fácil, na hora eu acabei me atrapalhando mais do que eu pensava.
Improvisei um glove box com a mesma caixa organizadora a qual penso usar mais tarde para a frutificação. Na verdade não fiz um glove box e tals como deveria de ser, mas usei a caixa como "casinha" para evitar correntezas de ar e manter o ambiente mais fechado.
Primeiro passei uma agua sanitária diluída com agua na caixa, ao mesmo tempo espirrei lysol no ambiente e dentro da caixa também. Depois passei álcool em gel dentro da caixa, assim como em cada instrumento que fosse precisar e fui deixando dentro da caixa.
Usei máscara, touca e luvas cirúrgicas.
Como recipiente para fazer a mistura dos esporos, usei pote de coleta (assim como alguém indicou no forum em algum tópico).
Usei água injetável que comprei na farmácia para misturar os esporos, dessa forma eu já evitei o trabalho de ficar fervendo a água.
A primeira seringa, foi uma de 20ml. Li no forum que era o tamanho mais recomendável, porém, acabei de atrapalhando um pouco com ela, pois ela é grande e eu não tive muito jeito na hora de ficar puxando o liquido, entrava muito ar.
Confesso que não confiei muito na "esterilização" do pote de coleta, então passei um álcool dentro. Depois cortei um pedaço do carimbo com uma tesoura esterilizada em álcool e com a pazinha do pote de coleta raspei pra dentro do potinho. Eu só não percebi que muitos dos esporos ficaram grudados na pazinha, então se perderam pois na ansiedade da primeira vez, acabei não percebendo na hora. Fiquei misturando várias vezes a solução com os esporos, puxando com a seringa e eu acabei me atrapalhando pois toda hora puxava muito ar. Confesso que não boto muita fé nessa seringa. Ela também não ficou com uma cor muito escura.
Devido à primeira tentativa, que não achei que fiz muito certo, decidi usar o resto do carimbo e fazer outra seringa, mas esta vez de 10ml. Voltei a passar lysol dentro da caixa organizadora e álcool em tudo para repetir o procedimento e usei um novo pote de coleta. Do mesmo jeito, nessa segunda tentativa, também usei aquela água para injeção de 10ml.
Acho que essa segunda seringa ficou melhor, pelo menos achei mais fácil usar uma seringa menor e não me atrapalhei tanto quanto a primeira vez.

Coloquei as duas seringas dentro de ziplock e na geladeira.

Agora é torcer para que nenhuma das seringas tenha contaminado... não foi fácil. O carimbo de PC Australian já era, mas hoje, felizmente recebi a minha cartinha da FSRE com um carimbo de Orissa. Então ainda tenho outra oportunidade para fazer certo caso eu tenha pisado na bola dessa vez.

É isso pessoal. Amanhã vou fazer a mistura de vermiculita e arroz integral para o meu PF TEK e inocular. Tenho 6 potinhos de vidro de 250ml, então estou pensando inocular metade com uma seringa e a outra metade com a segunda, caso tenha dado alguma merda.

Mandem boas vibes para que tudo possa dar certo!!! Qualquer comentário, sugestão, bronca, são bem vindos. Eu estou aqui para aprender.
Abraços e Buenas vibras!
 
Eu acho que pode ser micélio de cubensis algodoado que surgiu no meio do micélio rizo, da mesma forma q ele pode aparecer traços rizos em partes algodoadas, mas tbm acho q ficar de olho nao custa nada né ?

Pode crer, Dread. Também pensei na possibilidade de ser um micélio mais algodoado.
Na foto não aparece, mas em volta dessa mancha tem um pouco de xixi de micélio. Não sei se isso seja indicativo de alguma coisa.
 
Vi um micelio suspeito num dos meus copos, o S-3.

Também não acho que seja algo preocupante, ainda. Me parece ser apenas um setor "rebelde", comum acontecer.

Não sei se isso seja indicativo de alguma coisa.

Pode ser o calor atual. Como está a média da temperatura próxima aos potes?
 
Acredito que estão a uns 30 ou 33 graus. É muito quente?
Sim, apesar de não ser recomendado o micélio suporta, costumo regredir a temperatura de incubação a medida que o
micélio avança levando em consideração que o fungo gera calor. Geralmente termina de colonizar a 26º ou menos dependendo da massa.
 
Última edição:
Na minha opinião, trata-se de uma contaminação bacteriana. Eu separaria esse pote dos demais e manteria sob estreita observação.
 
E ai mana @Champis o que aconteceu com este diário?
Como vai aquele copo com setor duvidoso?
E aí Acturus, tudo certo?

Hoje fiz a primeira colheita do segundo flush. Ainda tem uns bolos que pinaram um pouquinho mais tarde e acho que hoje mesmo, quando voltar pra casa, vou poder fazer a colheita.
No entanto, ontem a noite aniversariei outros três bolos que foram inoculados com CL, então nesse exato momento estou com 6 bolos no terrário.

Ainda faltam os 3 ou 4 copos PF TEK (inoculados com ME) que estão no terrário, com os quais estou pensando fazer um casing, por questão de espaço, mas estou penando para conseguir a fibra de coco e o pó de conchas.
Aquele copo com o micélio estranho é uma contaminação bacteriana, mesmo. Separei esse copo e estou vendo se o micélio consegue vencer a contaminação. Ele está tentando invadir a contaminação. Estou de olho.

Mais tarde posto umas fotos da primeira colheita do segundo flush, é que agora está um pouco complicado.

Um super abraço!
 
E aí Acturus, tudo certo?

Hoje fiz a primeira colheita do segundo flush. Ainda tem uns bolos que pinaram um pouquinho mais tarde e acho que hoje mesmo, quando voltar pra casa, vou poder fazer a colheita.
No entanto, ontem a noite aniversariei outros três bolos que foram inoculados com CL, então nesse exato momento estou com 6 bolos no terrário.

Ainda faltam os 3 ou 4 copos PF TEK (inoculados com ME) que estão no terrário, com os quais estou pensando fazer um casing, por questão de espaço, mas estou penando para conseguir a fibra de coco e o pó de conchas.
Aquele copo com o micélio estranho é uma contaminação bacteriana, mesmo. Separei esse copo e estou vendo se o micélio consegue vencer a contaminação. Ele está tentando invadir a contaminação. Estou de olho.

Mais tarde posto umas fotos da primeira colheita do segundo flush, é que agora está um pouco complicado.

Um super abraço!
Se voce não achar o pó de coco nem o calcário de conchas, use vermiculita para camada casing, ela não precisa de controle de ph e vai segurar bem a umidade.. caso tenha a vermiculita né hehe
 
Aquele copo com o micélio estranho é uma contaminação bacteriana, mesmo.

Será? Ainda acho que o amarelo seja metabólito. É muito comum em temperaturas altas.

Consegue ver na foto?
64364-694388a49d68ac6c80b3083fc8891d9b.jpg
O micélio cheirava cubensis, e o cultivo seguiu sem maiores problemas.

Contaminação bacteriana tem um cheiro nada agradável.
 
Será? Ainda acho que o amarelo seja metabólito. É muito comum em temperaturas altas.

Consegue ver na foto?
64364-694388a49d68ac6c80b3083fc8891d9b.jpg
O micélio cheirava cubensis, e o cultivou seguiu sem maiores problemas.

Contaminação bacteriana tem um cheiro nada agradável.

Ela esta referindo-se a aquele setor duvidoso lembra-se?

View attachment 65620

@Champis caso você possa colocar fotos atuais desta coisa fique a vontade!

De qualquer forma se houver duvidas não arrisque descarte esse bolo para não comprometer o resto do cultivo e como o @Cosmik disse cheiro podre, azedo, ou fermentado pode ser contaminação bacteriana
 
Será? Ainda acho que o amarelo seja metabólito. É muito comum em temperaturas altas.

Consegue ver na foto?
64364-694388a49d68ac6c80b3083fc8891d9b.jpg
O micélio cheirava cubensis, e o cultivo seguiu sem maiores problemas.

Contaminação bacteriana tem um cheiro nada agradável.

Oi Cosmik, o cheiro ainda não está ruim, aliás ontem não tinha cheiro de nada . (Não abri o copo, apenas tentei cheirar pelos furinhos com micropore). Mas o aspecto ficou meio melecado, e conforme o micélio quer avançar, está soltando bastante liquido amarelo.

Mas como disse, estou de olho. Tomara que eu esteja errada e não seja nada preocupante.

@Champis caso você possa colocar fotos atuais desta coisa fique a vontade!

Quando chegar em casa tirarei umas fotos com uma boa camera e vou postar. :)
 
Última edição:
Buenas noches galera. Hoje eu colhi a maioria dos comelos do 2do flush. Apenas um bolo ainda está frutificando. Seguem algumas fotos.
IMG_20140120_070519.jpg
O primeiro bolo a ser colhido.

IMG_20140120_072426.jpg
Primeira colheita.

IMG_20140120_193143.jpg
Segunda colheita.

Aproveito tambem para postar as fotos daquele micelio estranho.

IMG_20140120_195454.jpg
Micélio lutando com contaminante.

IMG_20140120_195519.jpg
IMG_20140120_195510.jpg

Alguem tem uma ideia do que possa ser?
 
Boa colheita, eu teria esperado os pequeninos abrirem o véu! :homenvelho

Pode crer Ashtar, só que os cogumelos não estão muito sincronizados com os meus horários. Aí, as vezes, prefiro colher um pouco antes do que muito depois. :p
 
Oi pessoal.

Atualizando a situação do copo contaminado (ou não), o micelio esta invadindo e combatendo o intruso. O copo esta totalmente colonizado, mas só falta o micelio de cubensis ganhar essa batalha ao 100%.
Mas agora o bolo começou a pinar dentro do copo. (vejam a foto, tem um pin bem no meio, na parte superior da foto)
IMG_20140122_230002.jpg

E aí? Espero pra ver o que acontece, ou improviso um terrário numa garrafa pet e coloco o bolo pra aniversariar sozinho?
Com os outros 3 bolos que restaram e que são da mesma leva, vou fazer um bulk nesse final de semana. Nos planos originais, esse 4to bolo estava incluso no bulk, mas agora não sei o que fazer com ele.

Valeu aí pelas dicas!
 
Back
Top